Condemat - Meio Ambiente e Segurança definem prioridades regionais


  WANDERLEY COSTA
Reunião sobre segurança foi realizada na quarta-feira (7/3), em Poá
    
Na manhã desta sexta-feira (9/3), representantes das cidades que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) se reuniram na Ilha Marabá, em Mogi das Cruzes, para finalizar as propostas sobre Meio Ambiente que comporão a Agenda Metropolitana da região a ser apresentada ao secretário de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo, Edson Aparecido dos Santos no próximo dia 30 de março.

A criação de um sistema de conservação dos recursos naturais foi uma das pautas discutidas. Segundo a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Suzano, Michele de Sá Vieira, as áreas relativas ao meio ambiente foram construídas sem um planejamento, comprometendo os recursos naturais. “A ideia é a valorização de todos os territórios por meio de um plano regional”, ressalta.

Além disso, os representantes das cidades da região definiram, dentre outras reivindicações, o desassoreamento de rios e córregos nos municípios do Alto Tietê, a ampliação e criação de um núcleo ambiental no Parque Utaberaba, bem como a criação de uma Universidade Livre do Meio Ambiente, com um centro de referência de gestão ambiental.

Segurança
Já as questões relativas à área de segurança foram discutidas em reunião realizada na última quarta-feira (7/3) em Poá e o consenso foi entorno do monitoramento. A proposta é de que todas as cidades do Alto Tietê tenham uma rede de câmeras de monitoramento, mas que também haja uma central regional que cruze as informações entre os demais municípios, facilitando e tornando mais eficaz as ações em que as forças de segurança de uma cidade precisem perseguir suspeitos de cometer crimes.

O secretário interino de Defesa Social e Prevenção à Violência de Suzano, Élio Polidoro dos Santos, afirma que o trabalho integrado é o que a região precisa. “Tem que haver comunicação entre os municípios para que as ações sejam efetivas, senão vamos apenas mandar a sujeira para baixo do tapete do vizinho”.

Entre outras propostas que surgiram na reunião também está a aquisição de viaturas, bases móveis e investimento em educação. Foi frisado também que além das ações cotidianas, é importante trabalhar a questão preventiva, em especial, com as crianças e os adolescentes que frequentam as escolas municipais e estaduais do Alto Tietê. 

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

A Magoo Baby tem mais de 50 anos no mercado do enxoval de bebê

A Magoo Baby tem mais de 50 anos  no mercado do enxoval de bebê
Clique acima e conheça nossa loja

Postagens mais visitadas deste blog