Mogi das Cruzes - Cidade perde Julio Simões, um dos maiores empresários de transporte


Ele deixa império de 129 filiais com 18 mil colaboradores no Brasil e em quatro países da América Latina
Noemia Alves E
Katia Guimarães
Da Reportagem Local
Divulgação
Julio Simões, que morreu aos 84 anos, fundou a JSL, uma das maiores empresas na área de logística
O empresário Julio Simões, fundador da JSL, uma das maiores empresas de logística do País, morreu, aos 84 anos, de parada cardiorrespiratória. Ele estava internado há pouco mais de um mês no Hospital Sírio Libanês, na capital, e tinha sido submetido a uma cirurgia.

Nascido em Portugal, no dia 3 de fevereiro de 1928, na Ribeira de Alcalamouque, a quilômetros de Coimbra, Júlio Simões chegou ao Brasil ainda jovem, em 1952, quando tinha 24 anos. Ele se estabeleceu em Mogi para trabalhar com um tio, atuando no transporte coletivo intermunicipal. 

Pouco mais tarde foi contratado como mecânico na principal empresa de ônibus da época, a Eroles. Em 1956, decidiu comprar seu próprio caminhão e "trabalhar por conta" fazendo o transporte de hortifrutigranjeiros de Mogi ao Rio de Janeiro. 

Entre os principais clientes na época estava a Cooperativa Agrícola de Cotia, além de uma promissora indústria da época, a Companhia Suzano Papel e Celulose, que a empresa mantém como cliente até hoje. 

Estava criada, portanto, a Transportadora Julio Simões, que durante 15 anos atuou exclusivamente no transporte de cargas. 

A partir das décadas de 1970 e 1980, o empresário Julio Simões passou a investir também na área de fretamento e turismo, além de locação de veículos leves. 

Aliás, foi nesta época que Julio comprou a Transcofer, uma transportadora sete vezes maior do que a empresa dele, de propriedade do ex-prefeito de Guarulhos, ex-deputado e fundador do Mogi News, Pascoal Thomeu. "Foi quando eu dei o pulo do gato", declarou ele ao Mogi News, em entrevista no ano de 2008. 

Com o passar dos anos, o empresário quis crescer ainda mais, passou a investir na prestação de serviços integrados de logística, e a adquirir importantes empresas do setor. Com o passar dos anos e avanço da idade, passou para os filhos o comando dos negócios. "Dei 40% da empresa para o Fernando há dez anos. Eu tenho cinco filhos. 

A minha parte (60%) será dividida em cinco partes, 12 para cada um, e, assim, o Fernando fica com 52% e se torna o sócio majoritário. O Fernando é o único dos cinco que trabalha na empresa e o neto, Fernandinho, também. Fernando trabalha na empresa desde os 16 anos e começou de baixo para conhecer tudo. Trabalhou muito e tem ajudado muito no crescimento dos últimos anos", declarou há cerca de três anos.
Hoje, a empresa, que mudou de nome para JSL, especializou-se em diversos segmentos do transporte e da logística e conta com 129 filiais e 18 mil colaboradores em todo o Brasil, além de quatro países da América Latina. 

A frota da empresa tem, segundo a JSL, 31,4 mil ativos, entre veículos leves, caminhões, carretas, ônibus, máquinas e equipamentos.

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog