Mogi vai participar de projeto para tratamento de dependentes químicos


O Alto Tietê terá uma cidade participando de programa estadual voltado para o tratamento de dependentes químicos. Mogi das Cruzes está entre os 11 municípios paulistas que serão contemplados com o Cartão Recomeço, que fará a transferência de recursos voltados para a internação desse público, principalmente de usuários de crack. 
A novidade será anunciada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) hoje, às 10 horas, em cerimônia que será realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O Programa será desenvolvido pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Social, Justiça e Defesa da Cidadania e Saúde.
O vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira representará o município ao lado dos membros que integram o Comitê Gestor do Plano Integrado de Enfrentamento do Crack e outras Drogas, criado pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) no início deste ano e que é composto por representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Segurança e Educação. "Nossa equipe técnica conhecerá todos os detalhes do novo programa durante o evento, mas, conforme divulgado pelo próprio governador, trata-se de uma oportunidade de tratamento para os dependentes de crack e seus familiares. A droga é um mal que vem devastando muitas famílias e que precisa ser enfrentado", adianta o prefeito. 
O novo programa prevê o credenciamento de clínicas de reabilitação e recuperação de dependentes químicos em 11 municípios: Diadema, Sorocaba, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José dos Campos, Osasco, Santos e Mogi das Cruzes. O edital para o credenciamento das clínicas deve ser lançado nos próximos dias pelo governo do Estado.
PROCEDIMENTO O Cartão Recomeço oferecerá uma ajuda financeira para famílias mais necessitadas que tenham parentes dependentes químicos. O objetivo do novo programa é oferecer a eles uma oportunidade de internações voluntárias em entidades especializadas que prestam serviço de acolhimento, tratamento ou reinserção social para dependentes química.
A meta inicial do governo do Estado é que as primeiras famílias recebam o cartão Recomeço em 90 dias.

Postagens mais visitadas deste blog