Itaquaquecetuba - Comissão de Segurança vai discutir fechamento de bares a partir das 23h



A Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara de Itaquaquecetuba vai analisar a possibilidade de apresentar um projeto de lei visando o fechamento de bares na cidade a partir das 23 horas. 

A medida foi levantada ontem, durante audiência pública promovida pela comissão na sede do Poder Legislativo. A expectativa é apresentar um documento em até 60 dias.
O grupo também se comprometeu a instalar um "braço" da Frente Parlamentar em Defesa da Vítimas de Violência na cidade. A proposta foi feita pela presidente do colegiado, a deputada federal Keiko Ota (PSB). "Estamos levando para todos os Estados, cidades, para debater, porque a violência não discrimina ninguém, todos podemos ser violentados", frisou. 

Quanto a lei que pode enrijecer o funcionamento de estabelecimentos à noite, autoridades em segurança presentes no evento, como o delegado titular do Setor de Homicídios de Itaquá, Eduardo Boigues Queroz, disseram que tal iniciativa foi tomada em Diadema, ABC Paulista, e por lá, os índices de criminalidade teriam diminuído em 50%. Frente a isso, Itaquaquecetuba poderia conseguir diminuir a criminalidade, já que costuma ser alvo de números negativos, em especial quando se tratam de roubos e homicídios. Para se ter uma ideia, no primeiro trimestre do ano já foram registrados 14 assassinatos.

Para o delegado, uma lei enérgica seria necessária uma vez que muitos dos crimes começam estimulados pelo álcool e, por sua vez, por pessoas "alteradas" e em bares. "Cheguei a fazer essa proposta para a (gestão) Câmara anterior, mas não foi levada para frente. Mas, acho que seria importante retomar isso".

Questionado, o presidente da comissão, vereador Rolgaciano Fernandes Almeida (PSDC), atentou que o caso será, sim, levado adiante. "A discussão é certa. Vamos chamar a população, as autoridades municipais novamente e discutir essa questão. Se a maioria concordar, nós iremos criar o projeto de lei e vamos enviar ao Executivo, que decidirá por promulgar ou vetar". A expectativa é apresentar o projeto em 60 dias. O prazo apontado pelo vereador também vai ao encontro com a estimativa de uma nova audiência promovida pela comissão.

A proposta ganhou aprovação de boa parte da população e de outros representantes da sociedade presentes, com a Polícia Militar (PM) e secretários municipais. O delegado mencionou uma moradora presente que possui um bar em determinada localidade no município. Como afirmado por ela, a abertura do estabelecimento no período diurno é, de longe, muito mais vantajosa do que no noturno. "Ela me disse que o rendimento financeiro, à noite, não paga nem a conta de água".

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog