Suzano - Edital de licitação para Hospital Federal deve ser publicado na quarta


Na próxima quarta-feira a Prefeitura de Suzano deve publicar o edital com as regras para a licitação que vai definir a empresa responsável pela construção do Hospital Regional de Suzano. Essa é a expectativa do prefeito Marcelo Candido (PT).
O hospital, em cálculos atualizados, deve custar R$ 100 milhões, sendo que a verba para a primeira etapa, aproximadamente R$ 25 milhões, já foi liberada pelo governo federal.
De acordo com Candido, a expectativa inicial era publicar o edital na primeira semana de dezembro, mas devido a adequações, acabou atrasando.
"Estou me empenhando para publicar até a próxima quarta-feira. É uma obra de alta complexidade e a decisão tomada é fazer a licitação completa e conforme o processo é concluído ir utilizando os recursos que já estão liberados e a contrapartida da Prefeitura", detalha. "Isso atrasou porque o edital proposto teve que ser revisado e incluído outros itens, já que houve a mudança de área. Assim levamos um tempo um pouco maior, mas fica um edital completo e definitivo em relação a execução da obra".
O prefeito destacou ainda que todos os documentos solicitados pela Caixa Econômica Federal (CEF), responsável por autorizar a licitação e repassar o dinheiro liberado, foram entregues apesar do banco informou que faltam dados sobre a titularidade.
"Existe um problema de timing entre a CEF e as prefeituras, não é uma particularidade de Suzano. A gente informa, mas fica a lista de pendências. Isso já está resolvido".
ESTADUAL Mesmo sem conseguir iniciar a obra durante sua gestão, Candido não acredita na possibilidade de que ela seja paralisada.
"Acredito que boicotar uma obra dessa envergadura é uma insanidade política e um desrespeito com a população. Seria uma atitude de muita irresponsabilidade, então não acredito que o Paulo Tokuzumi (PSDB) fará. Pelo contrário, nas conversas que tenho me parece que ele quer que aconteça", disse.
Ele destaca ainda que a construção do Hospital Estadual - que deve ser localizado ao lado do Hospital das Clínicas, que atua como retaguarda - é importante na medida em que há déficits de vagas na região.
"Lógico que as duas obras são bem-vindas porque aumenta a capacidade de atendimento e ambos integram a estratégia de atendimento em todo o Alto Tietê. Em 2006 iniciei um processo que sabia ser longo, não é fácil de construir e há poucos hospitais federais. É muito difícil que a União construa, foi um trabalho de convencimento por conta da demanda de Suzano. O Estado só pautou isso recentemente. E vão construir ao lado da retaguarda, precisa definir porque são serviços diferentes".

Postagens mais visitadas deste blog