Farmácia Popular: Três cidades têm farmácias credenciadas no ministério

Dat


Em 2 anos, 25 mil pessoas receberam medicamentos
Das dez cidades do Alto Tietê, três possuem farmácias credenciadas no Ministério da Saúde para o programa federal Farmácia Popular: Itaquaquecetuba, com sete unidades; Ferraz de Vasconcelos, com três; e Suzano, com cinco.

Desde janeiro do ano passado, quando o sistema de distribuição gratuita de remédios relacionados à hipertensão e diabetes começou a funcionar, 24.554 pessoas foram beneficiadas com o programa na região, a maioria delas em Suzano: 10.234, segundo informação da assessoria de Imprensa da pasta federal.

Em novembro, foram beneficiados 2.378 suzanenses com medicamentos para esses problemas. Em Ferraz, 1.697 pessoas receberam remédios para diabetes e hipertensão, enquanto em Itaquá mais de 1,5 mil pacientes retiraram medicamentos de forma gratuita nas farmácias credenciadas.
Já a distribuição de remédios para pacientes com asma sem qualquer custo começou em junho deste ano e, desde então, 581 pessoas receberam os medicamentos. E, mais uma vez, é em Suzano onde a maioria dos remédios é retirada: em novembro foram 87 pacientes beneficiados. Itaquá aparece na sequência com 66 pessoas e Ferraz com 47.
Além das farmácias credenciadas no Ministério da Saúde, ainda existe a própria rede em cada uma dessas cidades, com adição de Poá. No entanto, não existem dados completos da distribuição de medicamentos dessas unidades.

Qualquer cidadão tem direito ao benefício da Farmácia Popular, desde que possua um documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de validade. (F.M.)

Postagens mais visitadas deste blog