Suzano - Região - Linhas 11 e 12 da CPTM "ganham" 8 mil passageiros em um ano na região


Mais oito mil passageiros passaram a usar o transporte coletivo sobre trilhos no Alto Tietê nos últimos 12 meses. Enquanto que em março de 2011 cerca de 149,9 mil usuários utilizavam o serviço nas duas linhas de trem que atendem a região, em março deste ano o número saltou para 157,9 mil. Um acréscimo de 5,33%.
A afirmação tem como base dados informados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Neles constam as médias de passageiros embarcados em dias úteis tanto na Linha 11-Coral (no trecho entre a Estação Estudantes, em Mogi das Cruzes, e a Antonio Gianetti Neto, em Ferraz de Vasconcelos) como na Linha 12-Safira (de Engenheiro Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, até Calmon Viana, em Poá).

Em toda a região, a Estação Suzano foi o local que registrou o maior aumento na demanda em comparação a março de 2011 e o mesmo período deste ano. Segundo a CPTM, em média 2,3 mil pessoas a mais passaram a embarcar no local, variação de 7,4%. Já a Estação Antônio Gianetti Neto, em Ferraz, registrou o segundo maior número. Há 1,8 mil "novos" usuários em comparação ao mesmo período do ano passado.
Enquanto isso, em comparação às duas vias ferroviárias, a Linha 11-Coral foi a que teve a maior procura. Aproximadamente 6,3 mil passageiros passaram a utilizá-la. Um acréscimo de 5,4% em um ano, saltando de 117 mil para 123,3 mil passageiros em um ano.
Já na Linha 12-Safira, o crescimento foi de 1,7 mil pessoas ou 5,2%. Agora são em média 34,6 mil pessoas embarcadas, não mais 32,9 mil somente.
 Em contrapartida aos aumentos, houve diminuição pela procura do serviço de transporte nas estações Ferraz de Vasconcelos (Linha 11-Coral) e Calmon Viana (tanto na Linha 11-Coral como na Linha 12-Safira). Juntas, elas “perderam” 1,8 mil usuários. 

A Estação Ferraz perdeu 900 passageiros neste período. Já a de Calmon Viana, na Linha 11 tem 600 usuários a menos e na Linha 12, queda de 300 passageiros
]No final de 2010 a Estação Calmon, em Poá, foi totalmente reformada e recebeu diversas melhorias. Já desde o ano passado a Estação Ferraz passa por obras.
A antiga estrutura foi demolida para dar lugar a espaços modernos ao estilo do que é encontrado na Capital paulista. 

 Porém,  a atual estrutura provisória em Ferraz é alvo constante de reclamações, especialmente porque há dificuldade na entrada de pessoas com dificuldades de locomoção. No local não há elevadores e a altura entre os degraus é apontada como um dos fatores negativos.

Diante das reclamações, o prefeito ferrazense, Jorge Abissamra (PSB), agendou reunião com o, então, presidente em exercício da companhia, o diretor de Planejamento (Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro) em seu gabinete. Na ocasião, há quase duas semanas, ficou acertado que seria apresentado em breve um do estudo com as possíveis adequações na passarela provisória.
FONTE
SUZANO
 Em Suzano, a construção da estação provisória já começou. Para a reconstrução da nova estação, a CPTM enfrenta problemas com as desapropriações. 
A demora do procedimento pode atrasar as obras e a chegada do Expresso Leste até o município 

Postagens mais visitadas deste blog