Médicos alertam que cuidados com coração devem começar na infância Nutricionista sugere as pessoas ficarem longe de produtos industrializados e gordurosos. No Brasil 360 mil infartos por ano porderiam ser evitados.

Encontrar o caminho do equilíbrio. Vimos homens, mulheres e crianças dando passos importantes para mudar o estilo de vida.
Vimos que não dá para ficar culpando a rotina, a falta de tempo, o trabalho.
“Ninguém nasceu em berço de ouro. A maior parte das pessoas precisa trabalhar muito”, destaca o cardiologista Raul Dias 

dos Santos, do Instituto do CoraçãoSP .
Então, é preciso conciliar e tratar a saúde também como prioridade.
“Trabalhar a vida inteira e quando você começa aquela fase de curtir a vida, você vem infartando, hipertenso”, afirma a cardiologista Rosa Célia.
Coração para a vida toda. Quais os passos que podem nos ajudar a viver mais e melhor?
"A primeira coisa é passar longe do cigarro", alerta Raul dias dos Santos.
"O cigarro, ele sozinho, é responsável pelo menos por trinta por cento dos problemas cardiovasculares", completa.
Em algumas mulheres os efeitos do fumo podem ser ainda mais devastadores.
“A mulher que fuma nao pode usar antinconcepcional porque aumenta muito o risco de doença coronariana em até três vezes o risco de ela ter um infarto, uma ataque cardíaco”, alerta a cardiologista Cynthia Magalhães .
“Um dos maiores problemas é a escolha do que vai para o prato. Seis, sete porções de frutas e vegetais durante o dia, comer menos carne vermelha comer mais o queijo branco o arroz e feijão é uma boa. Comer um franguinho na chapa na grelha”, sugere o cardiologista.
“Se a gente conseguir ficar longe de produtos indutrializados, vísceras , fígado, moela coração, lingua, fritura, maionese, tempero industrializado, carne seca, linguica, lombinho, a gente vai ser muito mais saudável”, destaca o nutricionista Marcelo Barros.
Para quem quer começar uma mudança, o cardiologista Ivan Cordovil sugere: “Exercício físico, pelo menos 5 dias na semana. Nós precisamos nos exercitar. Eu diria que o ideal é caminhar 5 dias na semana, uma hora por dia, com passos médios, nem rápido nem devagar, não pode parar”.
“Mudança de hábito de vida é lenta. A gente está há doze anos com o mesmo grupo", diz o nutricionista Marcelo Barros.
Por isso começar o quanto antes. Crianças saudáveis têm mais chances de se tornarem adultos saudáveis.
“O exemplo dentro de casa é mais improtante. Não adianta eu dizer para o meu filho não beba e eu bebo, vc não fume e eu fumar. você não pode comer porcaria, e eu como”, observa a cardiologista Rosa Célia.
Para quem já anda desconfiado do coração. "A única forma de você ter um diagnóstico precoce é habitualmente aferir a pressão, pelo menos de seis em seis meses. Para quem tem a pressão normal a partir dos 30 anos deveria ser obrigatório”, afirma o cardiologista da dona Rosileida Luiz Antônio Carvalho.
“Doença do coração é uma doença inflamatória. Os vasos ficam inflamados se você reduzir de 5% a 10% o peso você reduz essa inflamação”, diz o nutricionista Marcelo Barros.
“A mulher vai anualmente ao ginecologista. Ela tem que fazer o mesmo com o cardiologista. É fundamental que ela procure pelo menos uma vez ao ano pra fazer exame de colesterol, verificar pressão , ver açúcar no sangue, fazer o mínimo de exames que possam fazer a prevenção da doença coronariana, que é a principal causa de morte, mata mais do que câncer de mama”, diz a cardiologista Cynthia Magalhães.
No brasil nos temos uma estimativa de 400 mil infartos por ano. Daria para evitar 360 mil infartos por ano. Derrame, 500 mil. Daria pra evitarmos 450 mil derrames por ano.
"Uma coisa é a sociedade, o indivíduo entender. Fator de risco não dói porque um outro engano da populacao é dizer assim: eu me sinto bem portanto estou bem. Não é verdade as pessoas sentem-se bem até na vespera do infarto sentir-se bem nao é sinônimo de estar bem. Dá para prevenir, a pessoa não tem que morrer antes da hora!", alerta Álvaro. Avezum.

Postagens mais visitadas deste blog