Alto Tietê - Estado diz que é impossível ter base do helicóptero Águia na região


O secretário estadual de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, afirmou que é impossível que qualquer cidade da região tenha uma base do helicóptero Águia da Polícia Militar. A afirmação foi dada durante a Agenda Metropolitana, ocorrida no último dia 30, em Mogi das Cruzes. O pedido havia sido feito para que os atendimentos - com o equipamento - fosse agilizado.
"Eu já digo que é impossível. Estamos tão próximos de São Paulo", disse antes de começar a Câmara Temática de Segurança Pública. "Sair do Campo de Marte, onde tem um Grupamento Aéreo, e chegar até aqui (na região) para qualquer ocorrência leva cinco minutos", complementou.
O argumento do secretário estadual é que seria feito um investimento muito alto para um retorno baixo. Já, que para um deslocamento de helicóptero, ele acha a distância entre a Capital e o Alto Tietê é muito pequena. "Seria inviável. É um pedido que não vejo condições de atendimento. A gente tem que ser transparente, claro e realista".
PEDIDO
 Há mais de um ano, a Polícia Militar da região estava pleiteando um helicóptero Águia. No ano passado, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD) solicitou para o então comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, o pleito. Ele havia sugerido que a cidade mogiana recebesse a base. O comando da PM havia dito que o pedido seria analisado.
Anteriormente o comando do 32º Batalhão da PM, localizado em Suzano, também havia solicitado uma base. Porém, já era admitida a dificuldade por conta da proximidade com São Paulo e São José dos Campos.
O helicóptero Águia da PM normalmente tem três horas e meia de autonomia de voo. Sua velocidade operacional é de 250 km/h. Vem equipado com farol de busca, rádios policiais multicanais e um kit resgate.

Postagens mais visitadas deste blog