Professores dão cursos de educação musical para outros professores em Mogi das Cruzes
Formação será dada por professores e pesquisadores que fazem parte do projeto "Tocando, cantando...fazendo música com crianças", referência em educação musical
Com dez anos de trabalho em educação musical nas escolas, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação, inova mais uma vez. Entre os meses de março e abril, os pesquisadores estagiários da Fundunesp (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp) e os próprios educadores da rede municipal ministrarão cursos para outros educadores de escolas e creches municipais. Serão sete cursos de formação que trabalharão diferentes temas, como planejamento das aulas até a criação de arranjos musicais.
A programação dos cursos demonstra a evolução do ensino de música na rede municipal, realizado desde 2002 por meio do projeto “Tocando, cantando...fazendo música com crianças” e que, recentemente, também conta com o projeto “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola”. “A música ajuda na formação do cidadão, na disciplina e contribui para o desenvolvimento cultural dos alunos e da comunidade”, comentou a secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Avila Horle. O primeiro projeto é furto de uma parceria da administração municipal e a Unesp, por meio do Instituto de Artes e da Fundunesp.
Os cursos são abertos a todas as escolas municipais e revelam um amadurecimento dos profissionais da rede municipal, que estão preparados para levar seu conhecimento para outras unidades. “A Prefeitura tem investido em nossa formação no projeto. É importante passar aquilo que a gente aprendeu para outros professores”, disse a professora Vanessa Martinez, que ministrará o curso “Estruturação de Planejamento em Aulas de Música e Avaliação” com os pesquisadores Alexandre Rodrigues e Gisele Moraes.
O primeiro, “Criação de arranjo”, teve início na última terça-feira (20/03). Na quarta-feira (21/03), começou “Estilos Musicais e arranjos instrumentais para o Ensino Fundamental I” e sexta-feira (23/03), “Apreciação musical – Gêneros Musicais: Música popular, erudita e de tradição”. Além dos cursos, todas as escolas da rede municipal estão participando de reuniões e encontros de trabalho sobre o ensino de música na escola.
“Já são dez anos de muita persistência, estudo, pesquisa no trabalho das escolas e com as escolas. Acreditamos neste trabalho como realmente importante para o desenvolvimento do ser humano.”, observou a profª drª Iveta Maria B. A. Fernandes, coordenadora pedagógico-musical do projeto.
Em abril serão realizados os curso de “Sonorização de histórias”, “Estrutura de Planejamento em Aulas de Música e Avaliação”, “Improvisação Musical como Ferramenta na Educação Musical” e “Organização de plano de aula para bebês, repertório e atividades relacionadas”, este último será dedicado aos educadores de crianças de quatro meses a 3 anos.
Pioneirismo em educação musical
Com dez anos de trabalho em educação musical nas escolas, Mogi das Cruzes tem chamado a atenção de outros municípios, que só recentemente estão implantando a educação musical nas escolas para atender a exigência da Lei Federal nº 11.769 de 18/08/08, que tornou a música conteúdo obrigatório na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).
O projeto “Tocando, cantando...fazendo música com crianças” começou como um curso de capacitação e atende atualmente 31 escolas. Além de trabalhar a educação musical com crianças e adultos no horário de aula, visa a formação contínua dos educadores desenvolvendo a linguagem musical. Hoje educadores que atuam no projeto e pesquisadores-estagiários da Fundunesp estão ministrando cursos para outros profissionais da rede municipal.
O trabalho mogiano já rendeu até um livro, o “Brincando e Aprendendo: um novo olhar para o ensino da música” - Coordenação e Supervisão de Iveta M. B. A. Fernandes”, editado pelo selo Cultura Acadêmica da Editora Unesp. Criada por educadores e profissionais da rede municipal, a publicação, que vem acompanhada de um CD-Rom, traz jogos e material didático sobre o ensino de música.
Bandas Sinfônicas Escolares
O aprendizado de música também é oferecido no contraturno para os alunos da rede municipal por meio do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, lançado em setembro de 2011 com base no “Música: Formação, Expressão e Emoção” da Escola Municipal Prof. Mario Portes, desenvolvido desde 2003. Alunos da unidade em Jundiapeba já são monitores nas escolas do projeto.
A iniciativa possibilita que os alunos interessados optem por aprender um determinado instrumento e participem da Banda Sinfônica de sua escola. Os alunos mais destacados integrarão a Banda Sinfônica Municipal de Mogi das Cruzes. A iniciativa é realizada em oito escolas municipais de período integral ou não e beneficia 1.259 crianças e jovens. (KCB)
A programação dos cursos demonstra a evolução do ensino de música na rede municipal, realizado desde 2002 por meio do projeto “Tocando, cantando...fazendo música com crianças” e que, recentemente, também conta com o projeto “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola”. “A música ajuda na formação do cidadão, na disciplina e contribui para o desenvolvimento cultural dos alunos e da comunidade”, comentou a secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Avila Horle. O primeiro projeto é furto de uma parceria da administração municipal e a Unesp, por meio do Instituto de Artes e da Fundunesp.
Os cursos são abertos a todas as escolas municipais e revelam um amadurecimento dos profissionais da rede municipal, que estão preparados para levar seu conhecimento para outras unidades. “A Prefeitura tem investido em nossa formação no projeto. É importante passar aquilo que a gente aprendeu para outros professores”, disse a professora Vanessa Martinez, que ministrará o curso “Estruturação de Planejamento em Aulas de Música e Avaliação” com os pesquisadores Alexandre Rodrigues e Gisele Moraes.
O primeiro, “Criação de arranjo”, teve início na última terça-feira (20/03). Na quarta-feira (21/03), começou “Estilos Musicais e arranjos instrumentais para o Ensino Fundamental I” e sexta-feira (23/03), “Apreciação musical – Gêneros Musicais: Música popular, erudita e de tradição”. Além dos cursos, todas as escolas da rede municipal estão participando de reuniões e encontros de trabalho sobre o ensino de música na escola.
“Já são dez anos de muita persistência, estudo, pesquisa no trabalho das escolas e com as escolas. Acreditamos neste trabalho como realmente importante para o desenvolvimento do ser humano.”, observou a profª drª Iveta Maria B. A. Fernandes, coordenadora pedagógico-musical do projeto.
Em abril serão realizados os curso de “Sonorização de histórias”, “Estrutura de Planejamento em Aulas de Música e Avaliação”, “Improvisação Musical como Ferramenta na Educação Musical” e “Organização de plano de aula para bebês, repertório e atividades relacionadas”, este último será dedicado aos educadores de crianças de quatro meses a 3 anos.
Pioneirismo em educação musical
Com dez anos de trabalho em educação musical nas escolas, Mogi das Cruzes tem chamado a atenção de outros municípios, que só recentemente estão implantando a educação musical nas escolas para atender a exigência da Lei Federal nº 11.769 de 18/08/08, que tornou a música conteúdo obrigatório na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).
O projeto “Tocando, cantando...fazendo música com crianças” começou como um curso de capacitação e atende atualmente 31 escolas. Além de trabalhar a educação musical com crianças e adultos no horário de aula, visa a formação contínua dos educadores desenvolvendo a linguagem musical. Hoje educadores que atuam no projeto e pesquisadores-estagiários da Fundunesp estão ministrando cursos para outros profissionais da rede municipal.
O trabalho mogiano já rendeu até um livro, o “Brincando e Aprendendo: um novo olhar para o ensino da música” - Coordenação e Supervisão de Iveta M. B. A. Fernandes”, editado pelo selo Cultura Acadêmica da Editora Unesp. Criada por educadores e profissionais da rede municipal, a publicação, que vem acompanhada de um CD-Rom, traz jogos e material didático sobre o ensino de música.
Bandas Sinfônicas Escolares
O aprendizado de música também é oferecido no contraturno para os alunos da rede municipal por meio do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, lançado em setembro de 2011 com base no “Música: Formação, Expressão e Emoção” da Escola Municipal Prof. Mario Portes, desenvolvido desde 2003. Alunos da unidade em Jundiapeba já são monitores nas escolas do projeto.
A iniciativa possibilita que os alunos interessados optem por aprender um determinado instrumento e participem da Banda Sinfônica de sua escola. Os alunos mais destacados integrarão a Banda Sinfônica Municipal de Mogi das Cruzes. A iniciativa é realizada em oito escolas municipais de período integral ou não e beneficia 1.259 crianças e jovens. (KCB)