Professores dão cursos de educação musical para outros professores em Mogi das Cruzes


Professores dão cursos de educação musical para outros professores em Mogi das Cruzes

Formação será dada por professores e pesquisadores que fazem parte do projeto "Tocando, cantando...fazendo música com crianças", referência em educação musical

Com dez anos de trabalho em educação musical nas escolas, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação, inova mais uma vez. Entre os meses de março e abril, os pesquisadores estagiários da Fundunesp (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp) e os próprios educadores da rede municipal ministrarão cursos para outros educadores de escolas e creches municipais. Serão sete cursos de formação que trabalharão diferentes temas, como planejamento das aulas até a criação de arranjos musicais.

A programação dos cursos demonstra a evolução do ensino de música na rede municipal, realizado desde 2002 por meio do projeto “Tocando, cantando...fazendo música com crianças” e que, recentemente, também conta com o projeto “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola”. “A música ajuda na formação do cidadão, na disciplina e contribui para o desenvolvimento cultural dos alunos e da comunidade”, comentou a secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Avila Horle. O primeiro projeto é furto de uma parceria da administração municipal e a Unesp, por meio do Instituto de Artes e da Fundunesp.

Os cursos são abertos a todas as escolas municipais e revelam um amadurecimento dos profissionais da rede municipal, que estão preparados para levar seu conhecimento para outras unidades. “A Prefeitura tem investido em nossa formação no projeto. É importante passar aquilo que a gente aprendeu para outros professores”, disse a professora Vanessa Martinez, que ministrará o curso “Estruturação de Planejamento em Aulas de Música e Avaliação” com os pesquisadores Alexandre Rodrigues e Gisele Moraes.

O primeiro, “Criação de arranjo”, teve início na última terça-feira (20/03). Na quarta-feira (21/03), começou “Estilos Musicais e arranjos instrumentais para o Ensino Fundamental I” e sexta-feira (23/03), “Apreciação musical – Gêneros Musicais: Música popular, erudita e de tradição”. Além dos cursos, todas as escolas da rede municipal estão participando de reuniões e encontros de trabalho sobre o ensino de música na escola.

“Já são dez anos de muita persistência, estudo, pesquisa no trabalho das escolas e com as escolas. Acreditamos neste trabalho como realmente importante para o desenvolvimento do ser humano.”, observou a profª drª Iveta Maria B. A. Fernandes, coordenadora pedagógico-musical do projeto.

Em abril serão realizados os curso de “Sonorização de histórias”, “Estrutura de Planejamento em Aulas de Música e Avaliação”, “Improvisação Musical como Ferramenta na Educação Musical” e “Organização de plano de aula para bebês, repertório e atividades relacionadas”, este último será dedicado aos educadores de crianças de quatro meses a 3 anos.

Pioneirismo em educação musical

Com dez anos de trabalho em educação musical nas escolas, Mogi das Cruzes tem chamado a atenção de outros municípios, que só recentemente estão implantando a educação musical nas escolas para atender a exigência da Lei Federal nº 11.769 de 18/08/08, que tornou a música conteúdo obrigatório na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).

O projeto “Tocando, cantando...fazendo música com crianças” começou como um curso de capacitação e atende atualmente 31 escolas. Além de trabalhar a educação musical com crianças e adultos no horário de aula, visa a formação contínua dos educadores desenvolvendo a linguagem musical. Hoje educadores que atuam no projeto e pesquisadores-estagiários da Fundunesp estão ministrando cursos para outros profissionais da rede municipal.

O trabalho mogiano já rendeu até um livro, o “Brincando e Aprendendo: um novo olhar para o ensino da música” - Coordenação e Supervisão de Iveta M. B. A. Fernandes”, editado pelo selo Cultura Acadêmica da Editora Unesp. Criada por educadores e profissionais da rede municipal, a publicação, que vem acompanhada de um CD-Rom, traz jogos e material didático sobre o ensino de música.

Bandas Sinfônicas Escolares

O aprendizado de música também é oferecido no contraturno para os alunos da rede municipal por meio do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, lançado em setembro de 2011 com base no “Música: Formação, Expressão e Emoção” da Escola Municipal Prof. Mario Portes, desenvolvido desde 2003. Alunos da unidade em Jundiapeba já são monitores nas escolas do projeto.

A iniciativa possibilita que os alunos interessados optem por aprender um determinado instrumento e participem da Banda Sinfônica de sua escola. Os alunos mais destacados integrarão a Banda Sinfônica Municipal de Mogi das Cruzes. A iniciativa é realizada em oito escolas municipais de período integral ou não e beneficia 1.259 crianças e jovens. (KCB)

Postagens mais visitadas deste blog