Alto Tietê - Consórcio fecha acordo para brigar por um aeroporto no Alto Tietê

É consenso entre os representantes municipais a candidatura da região como sede do empreendimento
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Secretários municipais e técnicos das prefeituras do Alto Tietê participaram de reunião em Mogi; várias propostas foram discutidas
Secretários municipais e técnicos das prefeituras do Alto Tietê concluíram ontem à tarde, durante reunião em Mogi, parte da lista de pedidos de investimentos que serão apresentados ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) e secretários na reunião da Agenda Metropolitana marcada para o dia 30 deste mês.
Na pauta do encontro de ontem, realizado no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), foram apresentados mais 12 projetos na área de transporte público de passageiros, logística e transporte e infraestrutura, além dos 28 apresentados previamente ao secretário de Desenvolvimento Metropolitano Edson Aparecido e considerados de interesse regional.
Portanto, são, até o momento, 40 propostas de investimentos para o Alto Tietê, sendo que há ainda outras duas câmaras temáticas (Saúde e Educação) discutidas em Suzano e Arujá em que mais projetos foram apresentados e ainda mais dez câmaras devem ser realizadas até amanhã para discutir outros setores.
Dentre os novos itens incluídos na câmara técnica realizada em Mogi, tornou-se consenso entre os representantes municipais a candidatura do Alto Tietê como provável sede do terceiro aeroporto da Região Metropolitana. "Todos os secretários e até prefeitos que participaram da reunião (Marco Bertaiolli - Mogi; Jorge Abissamra - Ferraz de Vasconcelos) concordam que a logística da nossa região, que faz acesso a várias partes do Estado, desde litoral, passando por portos, além de servir de ligação para estradas interestaduais, dentre outros fatores, credenciam o Alto Tietê a receber aeroporto, independente de ser para voos particulares ou executivos. Não estamos apresentando cidade A ou B a ter o aeroporto, mas sim uma proposta para que o Estado faça investimentos neste setor. O Alto Tietê não pode ficar sem este investimento. É uma posição unânime, do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê)", detalhou o secretário de Planejamento, João Francisco Chavedar, coordenador do evento de ontem em Mogi.

O prefeito de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), participou do início da reunião, pouco antes da discussão da proposta do aeroporto ser apresentada. Ele, que é relator na Câmara Temática criada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para discutir sobre o aeroporto, acredita que a discussão tenha um ponto final ainda neste semestre.
"Os estudos e discussões técnicas que apontarão qual a região mais propensa a receber o aeroporto ainda começarão no fim deste mês. Contudo, não há dúvidas de que o Alto Tietê têm condições de pleitear este investimento", disse o prefeito de Mogi.
O prefeito de São Bernardo do Campo, na região do ABC, Luiz Marinho (PT), é presidente da Câmara Temática da qual Bertaiolli faz parte, e já apresentou aos governos estadual e federal um projeto de investimentos na aviação civil e que inclui um aeroporto.

Postagens mais visitadas deste blog