Escola Municipal Ambiental de Itaquá em parceria com universidade orienta graduandos na execução de projeto ambiental
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência,
Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) por meio da Escola
Municipal Ambiental (EMA) ‘Nelson Barreto’ em parceria com a
Universidade Universus Veritas (Univeritas/UNG) campus
Itaquaquecetuba, realizou neste primeiro semestre encontros com
discentes da instituição visando promover ações de teoria e prática como
forma de contribuição ao Projeto Jardins e Hortas Urbanas, desenvolvido
pelos alunos do 5º semestre do curso de Pedagogia da universidade,
através da disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências.
Conforme explicou a diretora da EMA,
Ivonilda da Silva Duarte Ferreira, a instituição de ensino superior
solicitou uma orientação sobre a questão da Educação Ambiental, visando
trabalhar o projeto com os alunos em questão.
“Deste modo, no primeiro
momento, a EMA trouxe alunos do quinto semestre do curso de Pedagogia
para conhecerem o projeto e para uma visitação no Parque Mário do Canto.
Em torno de 50 estudantes participaram de uma trilha monitorada e
conheceram espécies de árvores nativas, etc. Foi feita também uma
exposição sobre o projeto da EMA”, contou a diretora.
Ao grupo foi apresentado ainda os espaços
das plantas da espécie suculentas, paisagismos, jardim e horta
medicinal.
Além disso, o funcionamento da composteira, da cisterna e do
minhocário foi mostrado.
Durante a visita um grupo de alunas
também colocou a “mão na massa” e começou a desenvolver um projeto no
espaço horta medicinal, recebendo instruções da equipe da EMA. O
trabalho foi de paisagismo e a ação foi finalizada com a produção de um
quadro verde.
Os trabalhos desenvolvidos ao longo dos
encontros foram expostos na Feira de Sustentabilidade 2018, no Campus da
universidade na última terça-feira (22).
Para a secretária Verônica Cosmo Barbosa,
ações parceiras como esta tendem a fortalecer a
sociedade sobre a conscientização da questão ambiental:
“Destaco ainda
que, futuramente na condição de profissionais em sala de aula, estes
alunos orientarão tendo como referencial as práticas vivenciadas hoje,
daí a importância de um aprendizado por meio de projeto, que como meio
facilitador atua de maneira eficaz na formação integral dos estudantes”.