Redes sociais perdem espaço como fonte de notícia,diz relatório global - O Brasil é onde o Facebook tem a maior popularidade como fonte
Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram uma fonte importante 
de acesso a notícias. 
Contudo, esta tendência começa a mudar. 
A 
conclusão é do Relatório sobre Notícias Digitais do Instituto Reuters, 
um dos mais conceituados do mundo. 
O estudo, divulgado nesta semana, 
entrevistou milhares de pessoas em 37 países para entender os hábitos de
 consumo de jornalismo.
Segundo a pesquisa, o índice de pessoas que se informam pelas redes 
sociais caiu em diversos mercados importantes, como Estados Unidos (6%),
 Reino Unido e França. 
“Quase a totalidade disso se deve à diminuição da
 busca, publicação e compartilhamento de notícias do Facebook”, analisam
 os autores. 
Apesar disso, a rede social ainda é a mais utilizada para 
ler notícias (36%), seguida de Whatsapp (15%), Twitter (11%), FB 
Messenger (8%) e Instagram (6%).
Na comparação entre países, o Brasil ainda é o local pesquisado em 
que o Facebook tem maior popularidade como fonte de notícias (66%), 
seguido por Estados Unidos (45%), Reino Unido (39%) e França (36%).
Por outro lado, aplicativos de troca de mensagens, como Whatsapp, FB 
Messenger, Telegram e Skype, estão ganhando espaço como palco de troca 
de notícias. 
Entre os brasileiros entrevistados para a pesquisa, quase a
 metade (48%) afirmou usar o Whatsapp para acesso a conteúdo 
jornalístico. 
O país só fica atrás da Malásia, onde o índice foi de 54%. 
O percentual vem crescendo também em outros países, como Espanha (36%) e
 Turquia (30%).
Confiança
O estudo também mediu a confiança das pessoas no jornalismo. Do total
 de entrevistados, 44% manifestaram esse sentimento em relação ao 
noticiário que consomem. No caso daquelas fontes de informação acessadas
 mais regularmente, o índice subiu para 51%. 
O percentual é menor quando
 os conteúdos são vistos a partir de mecanismos de busca (34%), como 
Google, ou recebidos por redes sociais (23%), como Twitter.
No recorte por países, o Brasil aparece como o 3º onde a confiança é 
maior nos veículos jornalísticos (59%), ficando atrás apenas de Portugal
 (62%) e Finlândia (62%). No ranking, o Brasil é seguido por Holanda 
(59%), Canadá (58%), Dinamarca (56%) e Irlanda (54%). 
Edição:   Sabrina Craide
Por
            
                Jonas Valente – Repórter Agência Brasil