Redes sociais perdem espaço como fonte de notícia,diz relatório global - O Brasil é onde o Facebook tem a maior popularidade como fonte
Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram uma fonte importante
de acesso a notícias.
Contudo, esta tendência começa a mudar.
A
conclusão é do Relatório sobre Notícias Digitais do Instituto Reuters,
um dos mais conceituados do mundo.
O estudo, divulgado nesta semana,
entrevistou milhares de pessoas em 37 países para entender os hábitos de
consumo de jornalismo.
Segundo a pesquisa, o índice de pessoas que se informam pelas redes
sociais caiu em diversos mercados importantes, como Estados Unidos (6%),
Reino Unido e França.
“Quase a totalidade disso se deve à diminuição da
busca, publicação e compartilhamento de notícias do Facebook”, analisam
os autores.
Apesar disso, a rede social ainda é a mais utilizada para
ler notícias (36%), seguida de Whatsapp (15%), Twitter (11%), FB
Messenger (8%) e Instagram (6%).
Na comparação entre países, o Brasil ainda é o local pesquisado em
que o Facebook tem maior popularidade como fonte de notícias (66%),
seguido por Estados Unidos (45%), Reino Unido (39%) e França (36%).
Por outro lado, aplicativos de troca de mensagens, como Whatsapp, FB
Messenger, Telegram e Skype, estão ganhando espaço como palco de troca
de notícias.
Entre os brasileiros entrevistados para a pesquisa, quase a
metade (48%) afirmou usar o Whatsapp para acesso a conteúdo
jornalístico.
O país só fica atrás da Malásia, onde o índice foi de 54%.
O percentual vem crescendo também em outros países, como Espanha (36%) e
Turquia (30%).
Confiança
O estudo também mediu a confiança das pessoas no jornalismo. Do total
de entrevistados, 44% manifestaram esse sentimento em relação ao
noticiário que consomem. No caso daquelas fontes de informação acessadas
mais regularmente, o índice subiu para 51%.
O percentual é menor quando
os conteúdos são vistos a partir de mecanismos de busca (34%), como
Google, ou recebidos por redes sociais (23%), como Twitter.
No recorte por países, o Brasil aparece como o 3º onde a confiança é
maior nos veículos jornalísticos (59%), ficando atrás apenas de Portugal
(62%) e Finlândia (62%). No ranking, o Brasil é seguido por Holanda
(59%), Canadá (58%), Dinamarca (56%) e Irlanda (54%).
Edição: Sabrina Craide
Por
Jonas Valente – Repórter Agência Brasil