Correntistas do BB poderão fazer consultas por Whatsapp e Twitter
A partir da próxima semana, os clientes do Banco do Brasil (BB) 
poderão fazer consultas por meio das redes sociais Whatsapp e Twitter, 
sem a necessidade de entrar no aplicativo da instituição financeira no 
smartphone. 
O banco também ampliou as transações financeiras que podem 
ser realizadas por meio da função Messenger do Facebook, que já estão 
disponíveis para quem usa a rede social.
Todas as operações serão realizadas por meio de inteligência 
artificial. 
De acordo com o banco, a solução é pioneira no Brasil e 
totalmente segura porque as informações são criptografadas de ponta a 
ponta. 
Os clientes também poderão pedir atendimento humano para tirar 
dúvidas, caso necessário.
No Whatsapp, estarão disponíveis inicialmente oito transações: 
consultas a saldos e extratos de conta corrente e poupança, saldo de 
Certificado de Depósito Bancário (CDB), extrato de fundos de 
investimento, rastreio e fatura de cartão. 
Basta o cliente adicionar o 
número 4004-0001 em seu celular e iniciar uma conversa pelo aplicativo 
de bate-papo, que enviará um código de ativação e pedirá a senha de oito
 dígitos (a mesma usada para acessar a página do banco na internet).
No Twitter, o correntista poderá fazer consultas de saldo e extrato, 
além de tirar dúvidas e requerer atendimento no serviço de atendimento 
ao cliente (SAC). Basta enviar uma mensagem privada para o perfil da 
instituição financeira (@bancodobrasil).
Ampliação
Depois de três meses de teste com cerca de mil clientes, o Banco do Brasil ampliou as transações disponíveis pela função Messenger (comunicador
 privado) do Facebook. 
O correntista pode realizar as seguintes 
transações: consulta de extrato de conta corrente, checagem da fatura do
 cartão de crédito, rastreio de cartão, poupança, CDB e fundos de 
investimento.
Em agosto do ano passado, o banco usou a inteligência artificial, que
 responde em linguagem natural e aprende continuamente com as 
interações, para tirar dúvidas na função Messenger do Facebook. 
A 
plataforma registrou mais de 500 mil interações e cerca de 60 mil 
clientes respondidos. De acordo com o BB, 30% dos atendimentos foram 
feitos por seres humanos.
Edição: Sabrina Craide
Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil