Correntistas do BB poderão fazer consultas por Whatsapp e Twitter
A partir da próxima semana, os clientes do Banco do Brasil (BB)
poderão fazer consultas por meio das redes sociais Whatsapp e Twitter,
sem a necessidade de entrar no aplicativo da instituição financeira no
smartphone.
O banco também ampliou as transações financeiras que podem
ser realizadas por meio da função Messenger do Facebook, que já estão
disponíveis para quem usa a rede social.
Todas as operações serão realizadas por meio de inteligência
artificial.
De acordo com o banco, a solução é pioneira no Brasil e
totalmente segura porque as informações são criptografadas de ponta a
ponta.
Os clientes também poderão pedir atendimento humano para tirar
dúvidas, caso necessário.
No Whatsapp, estarão disponíveis inicialmente oito transações:
consultas a saldos e extratos de conta corrente e poupança, saldo de
Certificado de Depósito Bancário (CDB), extrato de fundos de
investimento, rastreio e fatura de cartão.
Basta o cliente adicionar o
número 4004-0001 em seu celular e iniciar uma conversa pelo aplicativo
de bate-papo, que enviará um código de ativação e pedirá a senha de oito
dígitos (a mesma usada para acessar a página do banco na internet).
No Twitter, o correntista poderá fazer consultas de saldo e extrato,
além de tirar dúvidas e requerer atendimento no serviço de atendimento
ao cliente (SAC). Basta enviar uma mensagem privada para o perfil da
instituição financeira (@bancodobrasil).
Ampliação
Depois de três meses de teste com cerca de mil clientes, o Banco do Brasil ampliou as transações disponíveis pela função Messenger (comunicador
privado) do Facebook.
O correntista pode realizar as seguintes
transações: consulta de extrato de conta corrente, checagem da fatura do
cartão de crédito, rastreio de cartão, poupança, CDB e fundos de
investimento.
Em agosto do ano passado, o banco usou a inteligência artificial, que
responde em linguagem natural e aprende continuamente com as
interações, para tirar dúvidas na função Messenger do Facebook.
A
plataforma registrou mais de 500 mil interações e cerca de 60 mil
clientes respondidos. De acordo com o BB, 30% dos atendimentos foram
feitos por seres humanos.
Edição: Sabrina Craide
Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil