Prefeito e cônsul lançam o Mês da Cerveja Belga em Mogi das Cruzes

Prefeito e cônsul lançam o Mês da Cerveja Belga em Mogi das Cruzes

O prefeito Marco Bertaiolli e o cônsul geral da Bélgica, Didier Vanderhasselt, lançaram nesta terça-feira (03/06) o Mês da Cerveja Belga em Mogi das Cruzes. O evento, que reunirá 18 bares e restaurantes da cidade, faz parte da programação de ações que acontecerão durante o período da Copa do Mundo, quando a seleção europeia ficará hospedada no município.

“Mogi das Cruzes e a Bélgica estão dando um exemplo de aproveitamento de oportunidades. Estamos realizando uma série de ações para que esta parceria não termine com a Copa do Mundo, mas que esteja se iniciando para que este intercâmbio possa ser benéfico para todas as partes”, destacou Bertaiolli.

Nos 42 dias de evento, os estabelecimentos participantes farão promoções em cervejas belgas especiais, que também serão comercializadas com desconto que podem chegar a 20%. Os locais estarão identificados com cartazes, porta copos, aventais e botons.

“Esta é uma ação tão especial no Brasil que o próprio bureau de vistas de São Paulo destacou. Muitas pessoas irão visitar Mogi das Cruzes e conhecer o que a cidade tem a oferecer. É preciso aproveitar o momento, estreitar a relação com o mundo e ter a Bélgica como nossa parceira”, disse o prefeito, que também agradeceu aos empresários mogianos por participarem da iniciativa.

O cônsul belga destacou a tradição das cervejas de seu país e os números da presença do produto no mercado brasileiro. Ele lembrou que 10% das cervejas internacionais consumidas no país são de origem belga.

“Os laços entre o Brasil e a Bélgica se tornam cada dia maiores e um dos laços mais fortes são estes. A maior empresa de cerveja do mundo é belgo-brasileira”, lembrou Vanderhasselt, que recebeu uma homenagem do artista plástico Tony Toshio Ito, que entregou a ele um quadro representando a seleção belga.

Durante o período em que a seleção da Bélgica estará em Mogi das Cruzes, estão previstas várias ações culturais, turísticas, esportivas e educacionais para os mogianos. Entre os eventos, também estão previstos o Festival de Inverno e o 1º Festival Gastronômico.

Além disso, os alunos da Rede Municipal de Ensino receberam 40 mil revistas interativas com informações sobre a Bélgica e Mogi das Cruzes. Na última semana, os alunos também provaram o stoemp, prato típico belga. 

Na parte esportiva, haverá uma copinha entre as escolas de tempo integral e um torneio com jogos nos Centros Esportivos e Ginásio Municipal. Alunos das escolas municipais visitarão os atletas belgas no dia 13 de junho e, na Praça da Juventude, crianças e adolescentes de 9 a 17 anos das escolinhas de bairros próximos disputarão partidas de futsal e futebol. A participação belga nas Copas também poderá ser conferida com a exposição “Um olhar sobre a Bélgica”.

O turismo tem destaque com o lançamento de um Guia de Turismo, feito em parceria pela Administração Municipal e a Associação Comercial de Mogi das Cruzes, que traz atrativos turísticos da cidade e um mapa com informações em inglês em português. A cidade ainda recebe três esculturas feitas em fibra de vidro pelo artista plástico João Ricardo Vieira Santos, o Jaum. São elas uma chuteira, bola e o mapa de São Paulo. Nos próximos dias, serão instaladas na cidade 50 bandeiras belgas, 50 bandeiras da Copa e banners. (LM)

Postagens mais visitadas deste blog