Mogi das Cruzes - Entrada dos Palmitos altera trânsito na região central neste sábado

A partir das 8 horas deste sábado, algumas ruas da região central da cidade serão interditadas para passagem da Entrada dos Palmitos, um dos pontos altos da Festa do Divino

Entrada dos Palmitos altera trânsito na região central neste sábado

O trânsito na região central de Mogi das Cruzes terá uma operação especial neste sábado (07/06) para a realização da Entrada dos Palmitos, um dos pontos altos da programação folclórica da Festa do Divino Espírito Santo. A partir das 8 horas, algumas das principais ruas da cidade serão interditadas para a passagem do cortejo. Cerca de 140 pessoas, entre agentes municipais de trânsito, guardas municipais, policiais militares e atiradores do Tiro de Guerra participarão das interdições.

Clique aqui e veja as interdições e as mudanças no transporte para a Entrada dos Palmitos

As linhas de ônibus municipais e intermunicipais que circulam pela região central também terão itinerários especiais durante o período da manhã de sábado. Neste caso, a previsão é que os caminhos alternativos sejam adotados das 7 às 14 horas. Para avisar os motoristas e passageiros de ônibus sobre as interdições, faixas foram instaladas em diversos locais de acesso ao centro.

A Entrada dos Palmitos começará às 8h30, quando os fiéis partirão da confluência entre as ruas Doutor Ricardo Vilela e Tenente Luiz Marcondes dos Santos. A partir de lá, o cortejo percorrerá a Ricardo Vilela, Doutor Deodato Wertheimer e José Bonifácio, até chegar à praça Coronel Benedito de Almeida, em frente à Catedral de Santana. A liberação completa das vias está prevista para acontecer a partir das 12h30. 

Para controlar a circulação de veículos e garantir a segurança dos participantes, a Prefeitura de Mogi das Cruzes implantará 51 pontos de bloqueio e fiscalização. Durante o período de interdições, a orientação da Secretaria Municipal de Transportes é para que os motoristas evitem a região e busquem caminhos alternativos para seus deslocamentos, principalmente utilizando a via Perimetral.

Outra intervenção importante no trânsito será o deslocamento dos carros de boi e cavaleiros que participarão do cortejo. A concentração deles acontecerá em um espaço nas proximidades do Ginásio Municipal de Esportes. Assim, a partir das 5 horas, haverá bloqueios parciais as vias Professor Ismael Alves dos Santos, parte da Francisco Rodrigues Filho, uma pista da Manoel Bezerra Lima Filho, a Victorio Partênio e um pequeno trecho da Duarte de Freitas, além da rua Professor Álvaro Pavan e da avenida Cândido Xavier de Almeida e Souza.

Terminado evento, os carros de boi se dispersarão pela Coronel Souza Franco, Doutor, Correa, rua Navajas, passagem subterrânea Oswaldo Crespo de Abreu, avenida Carlos Ferreira Lopes e, finalmente, avenida Professor Ismael Alves dos Santos. Todas essas vias, logo, também ficarão provisoriamente interditadas. Já as charretes e cavaleiros farão a dispersão pelas ruas Padre João e Navajas.

Transporte coletivo

As linhas de ônibus que cruzam a região central da cidade também terão alterações durante o período de interdições da Entrada dos Palmitos. Os ônibus que estiverem na região de Jundiapeba e Braz Cubas e se dirigirem ao Terminal Estudantes farão o itinerário até o final da rua Ipiranga e, de lá, pela praça Francisco Ribeiro Nogueira e ruas Doutor Correa, Otto Unger, Carmela Dutra, praça Norival Tavares e rua Duarte de Freitas, onde chegarão à avenida Vereador Narciso Yague Guimarães.

Clique aqui e veja o trajeto da Procissão de Pentecostes

Já os ônibus municipais que saem do Terminal Estudantes com destino a Braz Cubas e Jundiapeba utilizarão o trajeto pela passagem subterrânea Oswaldo Crespo de Abreu, avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, via Perimetral, avenida Lothar Waldemar Hoehne, ruas Cabo Diogo Oliver e Ricardo Vilela. De lá, eles passarão por dentro do Terminal Central e acessarão a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco.

Os ônibus intermunicipais, por outro lado, farão o mesmo percurso até a chegada à via Perimetral. De lá, eles utilizarão a avenida Cavalheiro Nami Jafet para acessar a Governador Adhemar de Barros e, pela praça dos Imigrantes, a Voluntário Fernando Pinheiro Franco.

Por fim, os ônibus que deixarão o Terminal Central em direção a bairros como Socorro e Cezar de Souza farão trajeto pela rua Tenente Manoel Alves dos Anjos, rua Ipiranga, praça Francisco Ribeiro Nogueira e ruas Doutor Correa, Otto Unger, Carmela Dutra, praça Norival Tavares e rua Duarte de Freitas, onde chegarão à avenida Vereador Narciso Yague Guimarães.

A exceção são as linhas que seguem para o Botujuru e cruzam a passagem de nível da rua Doutor Deodato Wertheimer para chegar à avenida Francisco Rodrigues Filho. Estes veículos utilizarão a Voluntário Fernando Pinheiro Franco para acessar a rua Presidente Campos Salles e, de lá, a rua Engenheiro Gualberto até chegar à Rodrigues Filho.

Pentecostes

Já no domingo (07/06), a partir das 16 horas, acontecerá a procissão de Pentecostes. O cortejo sairá da Catedral de Santana e percorrerá as ruas José Bonifácio, Doutor Correa, Ricardo Vilela, Doutor Deodato Wertheimer e Doutor Paulo Frontin, até voltar à catedral.

As interdições nas vias que formam o quadrilátero começarão a partir das 15 horas. Da mesma forma que durante a Entrada dos Palmitos, a Secretaria de Transportes orienta os motoristas a evitar a região central e utilizar a via Perimetral como alternativa, caso seja necessário cruzar a cidade. 

Os ônibus que têm as ruas José Bonifácio e Dr. Ricardo Vilela como corredores, utilizarão as ruas Ricardo Vilela, Coronel Souza Franco, Doutor Antonio Cândido Vieira, Senador Dantas – estas duas estarão com o trânsito invertido – e Major Arouche de Toledo para chegar à José Bonifácio.

Já as linhas provenientes dos bairros pela rua Ipiranga que tenham como destino o Terminal Estudantes, seguirão pela praça Francisco R. Nogueira, rua Coronel Cardoso de Siqueira, Dom Antonio Cândido Alvarenga e prosseguindo em seus itinerários normais.

As linhas que utilizam a rua Barão de Jaceguai até a rua Dom Cândido de Alvarenga deverão utilizar a rua Ipiranga, praça Francisco Ribeiro Nogueira, Coronel Cardoso de Siqueira e Dom Antônio Cândido de Alvarenga como rota alternativa. No caso das linhas que partem do Terminal Central, elas irão utilizar a rua Tenente Manoel Alves dos Anjos para alcançar a Rua Ipiranga.

Por fim, as linhas que partem do Terminal Central com destino a Sabaúna, Mogilar e Rodeio farão percurso pela rua Barão de Jaceguai, Braz Cubas, praça Sacadura Cabral, rua Hamilton da Silva e Costa e Engenheiro Gualberto, de onde partirão para os seus destinos. (LM)

Postagens mais visitadas deste blog