Festa do Divino tem verba do Estado

Junji consegue R$ 150 mil do governo estadual para realização do evento que cultiva tradições surgidas há 400 anos e atrai público superior a 400 mil pessoas à programação realizada ao longo de 11 dias

Junji: “A Festa do Divino é um evento grandioso, que envolve um exército abnegado de voluntários e a participação direta da comunidade”
Pelo terceiro ano consecutivo, a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes terá auxílio financeiro de R$ 150 mil para a edição 2014. Os recursos serão liberados pelo governo estadual que, novamente, atendeu pedido do deputado federal Junji Abe (PSD-SP). O anúncio foi feito pelo parlamentar que também coordenou os procedimentos para a assinatura do convênio entre a Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo e o Estado, formalizado nesta quinta-feira (29/05/2014). A verba será repassada, até a próxima semana, pela Secretaria Estadual do Turismo.

Parte do Calendário Oficial Turístico do Estado e de Mogi das Cruzes, a Festa do Divino Espírito Santo “mantém vivas tradições nascidas há 400 anos”, como assinalou Junji, ao lembrar que, ao longo de quase duas semanas, a vasta programação une cultura e religiosidade, atraindo visitantes dos mais diversos pontos do País e até do exterior. São alvoradas, novenas, missas, a tradicional Entrada dos Palmitos e a procissão que percorre as ruas bordadas com flores e cereais, entre outras celebrações. O público do evento supera 400 mil pessoas.

“Apresentamos toda nossa gratidão pela sensibilidade do governador Geraldo Alckmin e de sua equipe em acolher nosso apelo para ajudar na realização de um dos maiores festejos do País, de profundo significado religioso e cultural, com maciça adesão popular”, manifestou-se Junji, ao frisar que a ajuda financeira dada ao evento amplia as possibilidades de captação de mais recursos financeiros para entidades filantrópicas. Muitas atuam no comando de barracas de doces e salgados na quermesse, ficando com o resultado das vendas.

De acordo com Junji, a autorização do governador para o repasse financeiro à festa teve o importante respaldo do pedido do bispo Dom Pedro Luiz Stringhini. Aproveitando a presença de Geraldo em Mogi das Cruzes, em abril último, o deputado e o religioso reforçaram o apelo para a liberação dos recursos destinados ao evento. Na ocasião, o chefe do Executivo paulista anunciou a acolhida à emenda do parlamentar mogiano. Na sequência, começaram os procedimentos administrativos, finalizados com a assinatura do convênio pelo presidente da associação, Leonidio Sales de Abreu.

“Existe uma grande parceria nossa, do Estado e da Associação Pró-Divino com o Executivo, que também ajuda, e o Legislativo, por meio do vereador Juliano Abe (PSD) – autor do pedido para apresentação da nossa emenda parlamentar –, a fim de assegurar o repasse dos recursos com efetividade e total transparência”, observou Junji, ao comentar que a festa iniciada nesta quinta-feira (29) prosseguirá até 8 de junho próximo, totalizando 11 dias de atividades.

Junji assinalou que “a destinação de recursos é importante para cobrir parte dos custos com a infraestrutura do evento, realizado sem fins lucrativos, que depende de patrocínio e de contribuições da sociedade”. No exercício de cargo público, ele afirmou que prioriza o atendimento aos setores essenciais como saúde, educação, infraestrutura, esportes e desenvolvimento agrário, mas não poderia deixar de se movimentar para contribuir com manifestações que fazem parte da história do povo. “A Festa do Divino é um evento grandioso, que envolve um exército abnegado de voluntários e a participação direta da comunidade”, completou.

Devoto do Divino Espírito Santo, o deputado é considerado o responsável pela garantia de um lugar apropriado à parte festiva do evento. Já em seu primeiro de dois mandatos à frente da Prefeitura de Mogi das Cruzes (de 2001 a 2008), Junji mudou o cenário para a festa, resgatando um imenso espaço que servia como “cemitério de carros” apreendidos por documentação irregular. Em 2002, o ex-prefeito dotou o local de infraestrutura e criou um polo de eventos, ao lado do CIP – Centro de Iniciação Profissional, que passou a ser cedido para a realização dos festejos.

Foi assim que a parte festiva da celebração deixou o tímido e precário espaço, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes, que já não comportava os visitantes. O novo endereço possibilitou o uso das dependências do CIP para melhor acomodar os participantes que vão saborear o tradicional afogado, avalizando o prestígio cada vez maior da Festa do Divino no contexto nacional.

A reformulação, esclareceu o deputado, “foi o nosso modo de dar o mínimo de retribuição”, sob a forma de conforto e segurança, aos integrantes da Associação Pró-Divino e aos devotos, demonstrando gratidão e colaborando para o desenvolvimento da festa. Junji evidenciou um dos pontos altos do evento, a Entrada dos Palmitos: “Integrar o cortejo purifica a alma. É como abraçar o Criador e se permitir a uma indescritível sensação de paz, que clareia a mente para entender e assimilar o profundo significado dos sete dons do Espírito Santo”. O parlamentar também marca presença no evento, com sua bandeira do Divino.

Crédito da foto: Cláudio Araújo
Mais informações:

Mel Tominaga
Jornalista – MTB 21.286
Tels: (11) 99266-7924 e (11) 4721-2001
E-mail: mel.tominaga@junjiabe.com


Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog