Mogi das Cruzes - UniLivre apresenta grade de cursos e escolas recebem lixeiras do programa Recicla Mogi

UniLivre apresenta grade de cursos e escolas recebem lixeiras do programa Recicla Mogi

Parque Centenário recebeu o plantio de 150 mudas nesta quinta-feira. Professores, alunos e convidados plantaram as árvores como parte da programação da Semana do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, a Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou um conjunto de medidas para a área nesta quinta-feira (05/06), em evento realizado durante toda a manhã no Parque Centenário. A Universidade Livre do Meio Ambiente (UniLivre) ganhou uma nova grade de cursos - sendo oito para o segundo semestre deste ano e cinco para o primeiro semestre de 2015 - , as escolas municipais receberão conjuntos de lixeiras para separação de material seco e úmido e o Recicla Mogi entrará em uma nova fase a partir do dia 14 de junho, passando a atender um total de 114 bairros com a coleta seletiva. Além disso, foram plantadas 150 mudas de árvores no Parque Centenário.

O prefeito Marco Bertaiolli participou do evento, que contou com a presença de autoridades, além de estudantes e professores: “A preservação ambiental, o respeito à natureza e principalmente as ações práticas nesta área são uma prioridade da nossa administração, que foi responsável pela criação da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e vem realizando uma série de iniciativas concretas, como o aumento da reciclagem do lixo e a própria Universidade Livre”, frisou Bertaiolli, ao lado do vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira e dos vereadores Juliano Abe, Caio Cunha e Antonio Lino, além do padre Alexandre de Miranda, da Pastoral da Ecologia.

Às 9h30, o professor Paulo Valladares Soares, da Unesp, proferiu uma palestra sobre o tema “Sustentabilidade e Recursos Hídricos". Em seguida, foi apresentada a grade de cursos da UniLivre. São oito cursos para 2014 (junho a dezembro) e cinco para 2015 (fevereiro a junho). Todos eles são gratuitos e as inscrições devem ser feitas na UniLivre, pelos telefones 4790-3529 e 4790-5354. A UniLivre não é uma universidade no sentido formal. O termo “livre” é usado para diferenciá-la das instituições acadêmicas. Sua proposta é de que as pessoas tenham livre acesso ao conhecimento, promovendo a construção da cidadania ambiental.

Clique aqui para ver a grade de cursos da UniLivre

Ao lado do secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Romildo Campello, e da adjunta Lucila Manzatti, o prefeito mogiano viu as lixeiras que serão instaladas nas escolas municipais. Serão 286 lixeiras (modelo contêiner), com 120 litros de capacidade cada uma, que irão para 112 escolas municipais, de diversos bairros e distritos. Cada escola vai receber lixeiras para lixo seco (verde) e uma para lixo úmido (marrom). A iniciativa faz parte do Recicla Mogi e tem o objetivo de estimular nas crianças o hábito da separação de lixo.

Recicla Mogi

A partir do dia 14 de junho, o Programa Recicla Mogi iniciará as Fases 9 e 10, atendendo mais 2 regiões e 25 bairros. Com a ampliação, o programa passará a atender 114 bairros. Em média, o Recicla Mogi tem registrado um aumento médio de 60% na reciclagem nas áreas atendidas. Os bairros da Fase 10 são o Alto do Ipiranga, Parque Santana, Loteamento Yotsu Tobisawa, Jardim Ivete, Alto Guaianazes, Loteamento Acrísio Silva, Vila São Sebastião, Conjunto Bovolenta. Já os da Fase 9 são a Vila Cardoso, Vila Estação, Vila Jundiaí, Vila Bela Flor, Vila Nova Cintra, Vila Eugênia, Jardim Modelo, Residencial Mirage, Vila Jóia, Vila Cintra, Braz Cubas, Presidente Wilson, Vila Cecília, Jardim Universo, Vila Sagrado Coração de Maria, Jardim Cecília e Vila Ipiranga.

A Semana do Meio Ambiente prossegue com atividades até domingo (08/06). Nesta sexta-feira, dia 6, ocorrerá o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica nos edifícios Jundiapeba V, VI, VII e VIII, com a participação de moradores locais, a partir das 9 horas. Já às 14 horas, na Ilha Marabá, será realizada a palestra “Biofilia: Interação do Homem com a Natureza”.

No sábado, dia 7, será realizada a Oficina de jardinagem “Cultivo de Plantas Suculentas”, das 14h às 17h, na Ilha Marabá. Finalmente, no domingo, haverá três eventos da Semana do Meio Ambiente. Às 9 horas, será realizado o 4º Festival do Meio Ambiente, no Parque Municipal. No mesmo horário, só que no Mercado Produtor, ocorrerá a instalação de jardim em pneus. À noite, será realizada a distribuição de mil mudas à comunidade, na Catedral de Sant’Anna. O evento conta com o apoio da Pastoral da Ecologia e terá início a partir das 18 horas. (MAS)

Postagens mais visitadas deste blog