Mogi das Cruzes - A Prefeitura de Mogi das Cruzes conquistou um convênio de R$ 1,8 milhão com o governo do Estado para custeio dos serviços da Santa Casa de Misericórdia de Mogi.

Foto: Vitoria Mikaelli

O recurso vai viabilizar as obras de reforma e ampliação da Maternidade do hospital. 


De acordo com o prefeito Marcus Melo (PSDB), o valor é referente a uma emenda parlamentar do deputado estadual Marcos Damasio (PR). 

A administração municipal vai repassar mais R$ 550 mil para equipar o novo espaço, que ganhará 27 novos leitos.

O prefeito informou que ainda não existe um prazo para que o dinheiro seja repassado para o município, mas garantiu que isso deve ocorrer em breve. 
 
"Recebemos a informação por meio do deputado Marcos Damasio, que destinou sua emenda parlamentar para poder fazer a reforma e ampliação dos leitos da maternidade da Santa Casa
 
Assumimos o compromisso de fazer um convênio com o hospital para equipá-los, assim que a obra estiver pronta", destacou.
 
A Santa Casa vem sofrendo com lotações frequentes nos últimos meses. 
 
O problema é agravado pelo número de gestantes de outras cidades que buscam o atendimento em Mogi. 
 
"Esse recurso é uma conquista, pois a Santa Casa tem problemas no número de leitos de UTI Neonatal e leitos para as gestantes. Também vamos trabalhar para instalar a Maternidade Municipal no terreno que fica ao lado do Hospital Municipal", acrescentou Melo.
 
De acordo com o prefeito, a administração municipal tem trabalhado para auxiliar a Santa Casa
 
"Temos dois diálogos com o hospital. Um é sobre a reforma dos leitos e outro em relação a uma ampliação em um novo convênio, pois o Estado não repassa o que a Santa Casa faz. Ela tem conveniado com o governo estadual aproximadamente 390 partos por mês, mas acaba fazendo quase 500 e não recebe por esta diferença. Tenho conversado com o secretário de Saúde Marcello Cusatis para poder ampliar o apoio para a unidade para que ela não fique com déficit, pois não atende só Mogi", reforçou.
 
Damásio comemorou a autorização do convênio solicitado por ele ao governador Márcio França (PSB). 
 
"Sinto-me muito honrado em poder ajudar em uma demanda tão importante e necessária quanto esta da ampliação da maternidade, que recebe pacientes não só de Mogi das Cruzes, mas também de cidades como Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema, dentre outras".
 
Atualmente, a Santa Casa conta com 25 leitos de UTI Neonatal e 38 para gestantes. 
 
A expectativa é que com a ampliação sejam instalados outros 10 leitos para a UTI e 17 para as grávidas. 
 
O projeto para expansão da área de maternidade do hospital foi apresentado em julho do ano passado para a Secretaria de Estado da Saúde.
  Luana Nogueira - http://www.portalnews.com.br/_

Postagens mais visitadas deste blog