Alto Tietê - Número de estrangeiros sobe 12% nas escolas do Alto Tietê - Segundo dados da Secretaria Estadual da Educação, região recebeu 360 estudantes de outros países em 2018

As matrículas de estudantes estrangeiros nas dez cidades do Alto Tietê aumentaram em 12% de março de 2017 para o mesmo mês deste ano, segundo a Secretaria Estadual da Educação. Em 2017, foram matriculados 322 alunos imigrantes na região, enquanto que este ano, foram 360.
O país que mais se destaca no número de matrículas entre as dez cidades é a Bolívia. Só em 2017, foram 91 alunos e este ano, 185. Todas as escolas da rede pública do Estado de São Paulo estão com matrículas abertas para alunos estrangeiros. De acordo com a pasta, são mais de 10 mil crianças e adolescentes vindos de outros países que estudam nas instituições públicas do Estado. 
Para a diretora do Centro de Informações Educacionais, da Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes, Fátima Ferreira Flores, os alunos estrangeiros são bem recebidos nas escolas e hoje há diversos refugiados que se matriculam nas instituições. 
"Temos relatos de alunos, principalmente por ter a Mesquita Islâmica em Mogi, de que os refugiados são bem recebidos. As crianças são super receptivas e não há dificuldades de interação", disse. Na cidade, a maior parte dos alunos estrangeiros é de refugiados, vindos de países como Iraque e Síria, mas também há estudantes que retornam de outras localidades, como o Japão.
Apesar das escolas estarem em período de férias, é possível que o imigrante que queira ingressar na escola realize a matrícula. A maioria dos estrangeiros que estudam em São Paulo é de países da América do Sul, como Bolívia e Argentina, mas, na lista, também estão Japão, Armênia e Haiti.
Para realizar a matrícula em qualquer instituição, é necessário apresentar na escola mais próxima um documento de identidade, como passaporte ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE). 
Caso o aluno não possua histórico escolar do país de origem, a escola pode aplicar uma prova para identificar qual o ano e série ideal, como acontece com as crianças refugiadas, que muitas vezes chegam no país sem documentos de escolaridade. 
"É importante lembrar que as matrículas estão abertas o ano todo e o retorno das aulas será no dia 1º de agosto. De um ano para o outro sempre aumenta a quantidade, muitos também estão na rede particular", ressaltou Fátima.
Lílian Pereira - http://www.portalnews.com.br

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog