Alto Tietê - Falta de chuvas deve afetar produtores

A falta de chuvas neste período do ano é uma das principais preocupações para produtores de hortifruti, o que pode representar uma alta dos preços

Lílian Pereira
A falta de chuvas neste período do ano é uma das principais preocupações para produtores de hortifruti, o que pode representar uma alta dos preços. 
 
O problema também já é perceptível no Sistema Produtor Alto Tietê (Spat), que no início dessa semana, atingiu a capacidade de 54,6% de armazenamento, mostrando uma queda de mais de 10 pontos percentuais em relação ao final do mês de março, quando o nível foi de 64,8%.
 
Mesmo no inverno, as temperaturas climáticas surpreendem a cada dia, com o calor durante o dia e frio à noite. "Minha preocupação é que essa mudança climática está impactando com menos chuvas. Com a umidade relativamente mais baixa, teremos um aumento na população de pragas", apontou o agrônomo Alberto Massanobu Tanaka.
 
Com os dias ensolarados, folhosas como alface, por exemplo, crescem, mas com o frio, o ritmo de crescimento diminui. 
 
Esses fatores podem levar a queda na produtividade e até mesmo na diminuição de hortaliças colhidas em determinadas áreas, provocando aumento no custo ao produtor. 
 
"Por enquanto não, tem algumas variedades que sentem, mas se der muita variação pode dar problema na qualidade da hortaliça. As sementes são desenvolvidas hoje pensando já em cada estação do ano, então não tem muito problema", contou o produtor Paulo Cézar Pereira.
 
As perdas nas plantações podem ocorrer caso as quedas de temperaturas cheguem junto com uma geada, que é quando se forma uma camada de cristais de gelo. 
 
Com isso, muitos produtores acabam perdendo grande parte das plantações, já que as hortaliças podem ficar queimadas. 
 
Há ainda a preocupação com doenças como míldio, que é quando aparecem manchas amarelas nas folhosas, como se fossem focos de mofo, e a esclerotinia, um fungo que causa a podridão na região do caule da planta. 
 
Além disso, pragas como o pulgão, podem atingir as plantações, porém, o controle ocorre mesmo com as chuvas. 
http://www.portalnews.com.br

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog