Mais de mil protestos estão programados em todo os Estados Unidos neste sábado (10) e domingo (11) após agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) terem baleado três pessoas — uma delas fatalmente — nesta semana, em Minneapolis e Portland.

 Internacional

Mais de mil protestos estão programados nos EUA contra violência dos agentes de imigração

Vigílias e atos do movimento ICE Out for Good estão marcados em várias cidades norte-americanas




As manifestações estão sendo convocadas pelo movimento Ice Out For Good . 


“Neste fim de semana, pessoas de todas as partes do país estão se unindo não apenas para lamentar as vidas perdidas em decorrência da violência do ICE, mas para enfrentar um padrão de abusos que tem separado famílias e aterrorizado nossas comunidades”, afirmou Leah Greenberg, co-diretora executiva do Indivisible, uma das organizadoras dos protestos.

A mobilização ocorre em meio à escalada de tensões em comunidades onde o ICE e agentes federais foram mobilizados para reprimir imigrantes irregulares, frequentemente resultando em ameaças, agressões e prisões de membros da comunidade.

Na tre7 de janeiro, a moradora de Minneapolis e cidadã norte-americana Renee Nicole Good foi morta por um agente do ICE durante uma operação. Imagens do tiroteio, gravadas por moradores que tentavam interromper as ações do ICE se espalharam rapidamente pela internet.

Na noite da morte de Good, milhares de pessoas se reuniram no local do tiroteio. Alguns democratas ameaçaram suspender o financiamento ao Departamento de Segurança Interna, e o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, disse ao ICE para “cair fora” da cidade. De Nova York a Oakland e Kansas City, milhares de outras pessoas também foram às ruas.

No dia seguinte, em Portland, no Oregon, agentes do ICE balearam os imigrantes venezuelanos Yorlenys Betzabeth Zambrano-Contreras e Luis David Nico Moncada em frente a um hospital. Os protestos pelo país continuaram a crescer — assim como a repressão, com a prisão de seis manifestantes em Portland.

Para o fim de semana de ação do ICE Out for Good, estão previstos eventos em todos os cantos de todos os estados, do Havaí ao Maine. O Indivisible, um dos grupos responsáveis pelos protestos No Kings do ano passado, atualiza continuamente um rastreador online que reúne todas as vigílias, atos e manifestações. Outros grupos coordenadores incluem a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), a Rede Nacional de Organização de Trabalhadores Diaristas e o movimento 50501. 

https://iclnoticias.com.br/mais-de-mil-protestos-estao-programados-nos-eua-contra-violencia-dos-agentes-de-imigracao/

Postagens mais visitadas deste blog

RICOS, PAGUEM A CONTA!