Mais de 60% do eleitorado não têm cadastro biométrico no TSE - Plantão da Biometria ocorre hoje, das 8 às 13 horas, nos cartórios e postos de atendimento da Justiça Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou ontem ao Mogi News que 193.324 pessoas ainda não registraram a biometria no município, o que representa 62,39% do total de pessoas aptas a votar. 
Até ontem, 116.520 eleitores de Mogi já haviam feito a biometria, ou seja, 37,61%. 
Em pesquisa realizada pela reportagem, no ano passado, na época das Eleições Gerais, 37% dos eleitores mogianos haviam feito o cadastro.
Os cartórios e postos de atendimento da Justiça Eleitoral no Estado de São Paulo vão funcionar hoje das 8 às 13 horas, em caráter de plantão, com objetivo de aumentar o número de eleitores com o cadastramento biométrico. 
Os eleitores interessados em regularizar a situação devem se cadastrar antes de comparecer a um cartório, pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo. 
Em Mogi das Cruzes, apesar da biometria ainda não ser obrigatória nas eleições municipais de 2020, o número de eleitores que ainda não efetivaram o cadastramento biométrico é alto, representando mais da metade do total de um eleitorado de 309.844 pessoas.
Até as Eleições Gerais de 2022, o TSE tem como objetivo identificar todos os eleitores do país com dados biométricos. 
Durante o cadastro, é necessário levar um documento de identificação, comprovante de residência com menos de três meses de emissão e título de eleitor, caso o tenha. 
O processo de cadastramento dura cerca de 15 minutos e envolve a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura.
Apesar da biometria ainda não ser obrigatória em Mogi, é importante que o eleitorado busque realizar o cadastro com antecedência, já que assim, quando for obrigatório, não precisará enfrentar longas filas. 
"Quase 70% das pessoas em Mogi ainda não fizeram o cadastro. Ideal é não deixar para última hora", explicou a auxiliar de cartório, Carmem Nabarretti.
Poupatempo
Nas unidades do Poupamento também é possível fazer o cadastramento biométrico. 
Basta agendar uma data pelo site e comparecer à unidade com os documentos necessários. 
Em Mogi, o Poupatempo fica na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, número 1000.
Lílian Pereira - http://www.portalnews.com.br

Postagens mais visitadas deste blog