Alto Tietê - Vacinação contra gripe começa hoje nos municípios da região
Começa hoje a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe no Alto Tietê.
O evento é promovido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde junto aos municípios.
O cronograma de atendimento ao público é igual para todas as cidades.
Na primeira fase, serão imunizadas crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, além de gestantes e mulheres com intervalo de até 45 dias após o parto.
A partir de 22 de abril a imunização ocorrerá com a mobilização de todos os grupos, como trabalhadores da Saúde, professores, povos indígenas e pessoas com 60 anos ou mais.
Em Mogi das Cruzes, a vacinação ocorrerá em todas as unidades de saúde do município e, até o dia 30 de abril, os pacientes acamados que não tenham condições de sair podem efetuar o cadastro para serem vacinados em casa.
Em Suzano, a imunização será realizada nas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a expectativa é vacinar 71 mil pessoas.
Já em Itaquaquecetuba, as vacinas serão aplicadas em todas as UBSs e também nas Unidades de Saúde da Família (USF). Ao todo serão 17 postos fixos de imunização para tentar imunizar 80 mil moradores.
No município de Ferraz de Vasconcelos, a expectativa é atender cerca de 45,7 mil pessoas e as doses serão oferecidas em todas as UBSs da cidade, exceto no posto da Cidade Kemel.
Poá também tem a mesma programação e espera o público-alvo de aproximadamente 21,5 mil pessoas para a imunização.
Procura
No ano passado, a vacinação continuou nas cidades do Alto Tietê mesmo após o fim da campanha, já que sobraram muitas doses no estoque.
Mesmo com a medida, a procura ainda continuou baixa em alguns municípios que não atingiram a meta estipulada de 90% pelo Ministério da Saúde.
As informações são das cidades de Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano.
Medidas simples como, por exemplo, higienizar com frequência as mãos e manter os ambientes arejados podem evitar a contaminação.
Outra dica importante é utilizar um lenço para cobrir a boca ao tossir no lugar de usar as mãos.
A Secretaria de Saúde de Itaquá também orienta que neste período é importante ingerir bastante líquido e se alimentar corretamente.
No ano passado, apenas Mogi registrou 23 casos confirmados de gripe H1N1.
Ao todo, foram 83 suspeitas e quatro óbitos. Ainda em 2018, as cidades de Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Poá juntas somam 174 suspeitas da Influenza H1N1.
Por sua vez, Arujá não registrou casos da doença, nem mesmo suspeitos.
*Texto supervisionado pelo editor. Thamires Marcelino* - http://www.portalnews.com.br