Cônsul-geral da Bélgica recebe título de Cidadão Mogiano em cerimônia na Prefeitura

Mogi das Cruzes demonstrou ser uma cidade que tem grande potencial para continuar se desenvolvendo economicamente e que possui uma importante visão global. Volto para Bruxelas no próximo mês de agosto, por um período de três anos, mas vou continuar alimentando essa importante amizade e parceria”, afirmou o cônsul da Bélgica em São Paulo, Charles Delogne, ao receber o título de Cidadão Mogiano, nesta tarde de quinta-feira (11/04).
fotos Ney Sarmento                                                                                                                 
A honraria foi entregue ao diplomata pelo prefeito Marcus Melo, o vice-prefeito Juliano Abe, o presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Sadao Sakai, e o vereador Pedro Komura, autor da proposta, durante cerimônia realizada no auditório do prédio sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Nascido em Bruxelas, Delogne é cônsul-geral da Bélgica em São Paulo desde setembro de 2015.
“Essa irmandade com Mogi das Cruzes foi criada em 2014, quando o município recebeu o time da Bélgica para a Copa do Mundo e desde então essa parceria só vem crescendo e oferecendo oportunidades para nas mais diversas formas, sobretudo na formação dos nossos jovens, por meio do Programa Mogilínguas. Nosso desejo é o mesmo que Bruxelas, Tournai e outras cidades belgas: dias melhores e que possamos reforçar cada vez mais essa amizade”, afirmou o prefeito Marcus Melo.
Mogi das Cruzes foi sede do time belga na Copa da Mundo de 2014, impulsionando outras ações visando estreitar os laços com a Bélgica. 
Entre as principais ações está a parceria entre Mogi das Cruzes e Tournai, na Bélgica, que se tornaram cidades-irmãs em outubro de 2016. 
O processo teve participação importante do cônsul Charles Delogne.
Outro grande benefício foi a implantação do projeto Mogilínguas, lançado no final de 2016, e que hoje atende 25 mil mogianos com aulas online de inglês, francês e espanhol
Na abertura da cerimônia, a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes, mostrou detalhes do programa.
“O Mogilínguas é uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a empresa belga Altissia Internacional que, a pedido do prefeito, nos autorizou a redução da faixa etária assistida, de 16 para 13 anos”, informou.
Charles Delogne também comandou, em novembro do ano passado, a visita de representantes de 10 países europeus a Mogi das Cruzes.
E no último dia 27 de março, trouxe para o município o show do cantor belga Stan Pollet, evento cultural que faz parte da Francofonia 2019.

 Histórico Diplomático de Charles Delogne

  • Secretário de delegação da Missão Permanente da Bélgica na OTAN
  • Secretário da Embaixada da Bélgica na Ucrânia
  • Conselheiro para a Justiça e Assuntos Internos, Missão Permanente da Bélgica junto à União Europeia
  • Conselheiro econômico e porta-voz da Embaixada da Bélgica na República Democrática do Congo
  • Primeiro-secretário da Embaixada da Bélgica em Sérvia e Montenegro
  • Primeiro-secretário da Diretoria do Sudeste da Europa, Balcãs Ocidentais
  • Ministro conselheiro da Embaixada na República Democrática do Congo
  • Vice-chefe do Gabinete e Assessor Diplomático do Vice-Primeiro Ministro e Ministro do Trabalho da Bélgica
  • Embaixador da Bélgica em Angola

Postagens mais visitadas deste blog