Polícia Federal cumpre mandados para apurar contratos da merenda em Itaquecetuba Policiais federais estiveram no departamento de compras da Prefeitura. Administração ainda não se posicionou sobre o assunto.

Policiais federais estiveram na manhã desta quarta-feira (9), no departamento de compras da Prefeitura de Itaquaquecetuba

 A Polícia Federal informou que dois mandado de busca e apreensão da Operação Prato Feito seriam cumpridos na cidade, mas não detalhou os locais. 
 
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que "os agentes da PF estiveram no setor de compras onde solicitaram informações e cópias de documentos. A Prefeitura disponibilizou toda a documentação necessária e está colaborando com a investigação da Polícia Federal." 


O objetivo é desarticular cinco grupos criminosos suspeitos de desviar recursos da União destinados à merenda em municípios dos estados de São Paulo, Paraná, Bahia e Distrito Federal. 

Há indícios de envolvimento de 13 prefeitos e 4 ex-prefeitos na operação nomeada como Prato Feito. A investigação identificou 65 contratos suspeitos que ultrapassam R$ 1,6 bilhão. 

São cumpridos 154 mandados de busca e apreensão, além de afastamentos preventivos de agentes públicos e decisões de suspensão de contratação com o poder público referentes a 29 empresas e seus sócios. 

Todas as medidas foram expedidas, a pedido da PF, pela 1ª Vara Criminal Federal de São Paulo e pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. 

A investigação começou após comunicação do Tribunal de Contas da União, que identificou desvios em licitações relacionadas à merenda. 

Diversas empresas que já foram investigadas pelo Ministério Público no âmbito da chamada "Máfia da Merenda" são citadas na operação desta quarta. 

Por G1 Mogi das Cruzes e Suzano 

Postagens mais visitadas deste blog