Enen - Gratuidade no Enem será automática para estudante de escola pública O período de inscrições no exame vai até 18 de maio - Os estudantes da última série do ensino médio de escolas da rede pública terão gratuidade automática ao se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, mesmo os que não tiverem solicitado a isenção de pagamento da taxa de inscrição.
Gratuidade no Enem será automática para estudante de escola pública
Decisão do MEC ocorre após mudança no formato de pedido de isenção
Os estudantes da última série do ensino médio de escolas da rede pública terão gratuidade automática ao se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, mesmo os que não tiverem solicitado a isenção de pagamento da taxa de inscrição.
O Ministério da Educação e o
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(Inep) decidiram excepcionalmente assegurar a gratuidade para esses
candidatos, por causa da mudança de formato do pedido de isenção, que
começou a ser adotada neste ano.
Para esses participantes, não será gerada uma Guia de Recolhimento da
União. A guia será paga apenas pelos candidatos que tiveram a
solicitação de isenção da taxa reprovada pelo Inep e pelos que não
tinham direito à isenção e estão acessando o sistema pela primeira vez.
Até o ano passado, o pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem
era feito junto com a inscrição, mas a partir deste ano quem tem direito
à gratuidade teve que fazer a solicitação no mês passado. O período de
inscrições começou na última segunda-feira (7) e vai até as 23h59 do dia
18 de maio.
Todos os interessados em fazer o exame devem se inscrever, mesmo os
que já conseguiram a isenção. O prazo para pagamento da taxa de
inscrição, no valor de R$ 82, termina em 23 de maio. As provas estão
marcadas para 4 e 11 de novembro.
Inscrições
Até as 10h de hoje (9) mais de 2,15 milhões de pessoas já tinham
feito a inscrição no Enem.
As inscrições são feitas exclusivamente pela
internet, na Página do Participante, disponível no portal do Inep.
Para fazer a inscrição, o participante deve apresentar o número do
CPF e o documento de identidade e criar uma senha.
O número de inscrição
gerado e a senha cadastrada deverão ser anotados em local seguro, pois
serão solicitados para o acompanhamento da situação da inscrição na
Página do Participante. Esses dados também serão usados para consulta do
Cartão de Confirmação da inscrição e para a obtenção dos dados
individuais dos candidatos.
Na hora da inscrição, o candidato deverá informar um endereço de e-mail
válido e um número de telefone fixo ou celular, que serão usados para
enviar informações sobre o exame. Também deve ser indicado o município
onde o candidato quer realizar o exame e o idioma em que quer fazer a
prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Edição: Denise Griesinger
Por
Sabrina Craide – Repórter da Agência Brasil