Mogi das Cruzes - Prefeito busca em Brasília recursos para obras de mobilidade urbana e saneamento

 
O prefeito Marcus Melo e o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Cláudio de Faria Rodrigues, estiveram reunidos nesta terça-feira (08/05), em Brasília, com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy. 

“Estamos buscando o apoio do Governo Federal para duas questões muito importantes, que a cidade precisa solucionar. Uma é a conclusão da Via Perimetral e a outra é a obra de canalização do Lavapés”, explica o prefeito. 

Segundo o prefeito, o ministro foi bem receptivo às reivindicações apresentadas por Mogi das Cruzes.

“Ele foi muito prestativo, pudemos apresentar um perfil da nossa cidade, como o atendimento destas duas demandas são importantes para o desenvolvimento do município e como elas melhorariam a qualidade de vida dos mogianos”, salienta Marcus Melo.

O encontro também contou com a participação do deputado federal José Rocha.

No caso da Perimetral, o projeto original, que é da década de 1980, está sendo atualizado pela Secretaria de Planejamento. 

“Esta atualização é necessária, porque hoje a realidade da cidade é muito diferente. As necessidades são diferentes e as normas técnicas também mudaram muito”, ressalta o secretário.

O prefeito lembra que hoje existem dois trechos pendentes para completar o anel viário: entre as rodovias Mogi-Bertioga (SP-98) e Mogi-Salesópolis (SP-88), com extensão de 4,65 quilômetros, e outro entre as rodovias Mogi-Salesópolis (SP-88) e Mogi-Guararema (SP-66), este com 7,35 quilômetros.

“A conclusão do projeto é vital para melhoria da mobilidade urbana de Mogi. Os veículos poderiam contornar toda a nossa cidade sem precisar acessar as principais avenidas da cidade, proporcionando um ganho imenso para os motoristas na economia de tempo e de combustível”.

Lavapés
A obra na Bacia dos Lavapés, além de colaborar para a drenagem da água de chuva e redução ou eliminação de alagamentos em áreas como no entorno da praça Francisca de Campos Mello Freire, conhecida como Praça dos Enfartados, na Vila Oliveira, e na região da avenida Manoel Bezerra Lima Filho, próximo ao Mogi Shopping, também é fundamental para melhoria do saneamento básico da cidade. 

A obra prevê a instalação de coletores que farão a captação do esgoto de bairros como Socorro e Vila Oliveira.

“Em relação à drenagem, são pelo menos três quilômetros de canalização, com tubulações fechadas e aduelas, desde a Vila Oliveira até a avenida Yoshiteru Onishi. Com isso, vamos praticamente conseguir eliminar os alagamentos que até hoje trazem inúmeros transtornos para a cidade”, observa o prefeito.

Financiamentos
Marcus Melo lembra que, além de buscar os financiamentos junto ao Governo Federal, Mogi das Cruzes também já levou os projetos ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

“Tanto as obras do Lavapés quanto a da Perimetral são extremamente caras e a Prefeitura não possui hoje condições financeiras para executá-las, por isso precisamos ir em busca de financiamentos. Nosso índice de endividamento é extremamente baixo, nossas finanças, apesar das dificuldades, estão em dia e possuímos plenas condições para captar os recursos”.

O prefeito lembra ainda que hoje, a crise política e econômica do País diminuiu a disponibilização de financiamentos. 

“Sabemos que hoje, por conta desse período de crise, há pouco recurso disponível para estas obras, mas tenho esperança de que em breve esta situação vai mudar. Temos bons projetos e a nossa obrigação como gestor público é visitar as instituições e apresentar nossos projetos”. (Luiz Suzuki)

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog