Junji Abe - Senai de Mogi das Cruzes - Combate ao apagão da mão de obra qualificada - Para Junji, revitalização do Senai mogiano é contribuição decisiva do Sistema S, de Paulo Skaf, na formação de cidadãos habilitados a enfrentar exigências do mercado de trabalho


 

“Futuro é ter o jovem consciente, cidadão, pronto para fazer o melhor a cada dia. Excelência no ensino é cuidar do detalhe do detalhe. Aqui, se molda o caráter. E daqui saímos bem mais do que profissionais”. A declaração é de Gustavo Tatin Vlatkovic, aluno do último semestre dos dois anos de duração do curso de Mecânica de Usinagem do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Nami Jafet, de Mogi das Cruzes.

Ao encerrar a solenidade de inauguração das novas instalações do Senai mogiano, nesta sexta-feira (11/05/2018), o aluno deu mais uma prova do quanto o Sistema S transforma vidas. “É ensino de qualidade contribuindo de maneira decisiva para enfrentar a falta de investimentos públicos em qualificação profissional, um dos grandes gargalos nacionais, que gera o apagão da mão de obra qualificada no País, marcado pela oferta de vagas sem candidatos com habilitação para preenchê-las”, resumiu o deputado federal Junji Abe (MDB), exaltando a devoção do presidente da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, à educação de qualidade.

Não basta a recuperação econômica do País, com a retomada do volume de negócios, da geração de empregos e da arrecadação, como frisou Junji. “É vital que as pessoas estejam preparadas para as exigências do mercado de trabalho. O Senai cumpre esse papel com maestria porque, assim como as escolas do Sesi (Serviço Social da Indústria), se preocupa também com o desenvolvimento humano, ensinando valores e formando cidadãos, além da qualificação profissional”, detalhou.

É a única instituição que dá identidade profissional aos seus alunos, como explicou o superintendente do Sesi-SP e diretor do Senai-SP, Walter Vicioni Gonçalves. “A revitalização do Senai de Mogi é parte da nossa crença na educação como instrumento transformador de pessoas. A entidade se moderniza sempre para acompanhar o ritmo das mudanças globais. Afinal, já estamos na quarta revolução industrial”, pontuou Skaf. Pré-candidato do MDB a governador de São Paulo, ele frisou que as inaugurações nada têm a ver com as próximas eleições. Desde que assumiu o comando do Sistema Fiesp, a entrega de melhorias são cotidianas.

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), agradeceu os investimentos do Sistema Fiesp na Cidade, lembrando da construção da escola modelo do Sesi, na Vila Natal, que está em fase final e deverá entrar em operação no início do próximo ano. Ele aproveitou para pedir que Skaf avaliasse a possibilidade de implantar uma segunda unidade do Senai no Município.

Já o vice-prefeito mogiano, Juliano Abe, observou que o Sistema S inclui o Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, com agência regional instalada em Mogi, em 1996, graças ao trabalho do seu pai, Junji, enquanto deputado estadual. Até então, o atendimento ao Alto Tietê concentrava-se em São José dos Campos. “Isso estimulou de forma inédita uma extensa gama de cursos voltados ao empreendedorismo em todas as atividades econômicas e, principalmente, programas de profissionalização dos agentes do mercado informal que se transformaram em microempreendedores mogianos”, observou.

Surpresas

Pinçado de supetão por Paulo Skaf para encerrar a solenidade, Gustavo Tatin Vlatkovic conquistou o público que quis saber mais sobre o jovem estudante. Ágil, o presidente da Fiesp arrancou gargalhadas ao tomar o microfone para esclarecer que o rapaz, embora parecido com seus filhos, não era um deles. “Lancei o desafio de repente. E sem nenhum receio, porque tenha absoluta certeza do alto nível de preparo dos alunos do Senai. Até para encarar tantas pessoas!”, completou.

Skaf também recebeu homenagem. Foi brindado com duas esculturas, uma produzida pelos próprios estudantes, com peças utilizadas nos cursos e a outra de autoria do escultor mogiano Belini Romano, ex-aluno do Senai Mogi.

Flavio Frederico Jafet, neto do patrono do prédio Nami Jafet, rememorou a saga do avô no setor industrial e histórias em terras mogianas. Também prestigiaram a entrega das novas instalações dirigentes de unidades do Sistema S, como Sérgio Gromik, da agência regional do Sebrae; o diretor do Ciesp Alto Tietê, Francisco Caseiro; o presidente da Câmara Municipal, Pedro Komura (PSDB); os vereadores Mauro Araújo – que também comanda o MDB mogiano –, Diego de Amorim Martins, o Diegão (MDB), José Antônio Cuco Pereira (PSDB) e Sadao Sakai (PR); além do deputado estadual Marcos Damásio (PR) e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Clodoaldo de Moraes.


Mais informações:


Mel Tominaga
Jornalista - MTb 21.286
Fone: (11) 99266-7924
E-mail: mel.tominaga@junjiabe.com

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog