Perimetral da Copa não deve ficar pronta a tempo, segundo prefeitos


Mogi News
Como era previsto, Estado e prefeitos ´chegaram à conclusão´ de que não haverá tempo para concluir a obra em 2014
Bras Santos
Da Reportagem Local
Erick Paiatto
Reunião do Condemat realizada ontem: obra que ligará cidades do Alto Tietê não ficará pronta a tempo
A obra da Perimetral da Copa não ficará pronta para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, que acontecerá no Brasil. 
A nova informação sobre a obra viária, que ligaria Mogi das Cruzes, Suzano, Poá e Ferraz à zona leste de São Paulo, foi dada ontem durante a reunião ordinária do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), realizada em Suzano. 

Tanto o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Edson Aparecido, quanto os prefeitos da cidades que seriam beneficiadas, deixaram claro que não existe mais tempo hábil para que o alargamento de vias já existentes (como a avenida Jorge Bey Maluf em Suzano) e a construção de novos trechos (como o prologamento da avenida Guilherme Georgi, em Mogi), necessários para a implantação da Perimetral da Copa, sejam executados e entregues até junho do ao que vem. 

A proposta da obra viária foi apresentada pelo Condemat em abril do ano passado ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), que autorizou a execução. A construção seria executada como um projeto que garantirá mobilidade urbana às cidades da região, ressaltou Aparecido, antes do início da reunião, promovida para apresentação de um balanço parcial das ações da Agenda Metropolitana.

Tensão
O secretário estadual foi questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de a ligação viária ficar pronta até junho de 2014. 

Aparecido enfatizou que o governo do Estado não batizou a obra como Perimetral da Copa.

 "Trata-se de uma obra de mobilidade urbana inserida na Agenda Metropolitana que no trecho entre Ferraz e Suzano está em fase de contratação de projeto e que já garantiu recursos para que a prefeitura de Mogi faça a extensão da avenida Guilherme Giorge", explicou. 

"Não foi o governo do Estado quem deu o nome de Perimetral da Copa, e não existe o compromisso de essa obra ficar pronta antes da Copa do Mundo. Sobre o início da obra no trecho de Mogi, vocês devem perguntar ao prefeito", completou.

Prefeitos
O prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (PSD), também foi questionado antes de entrar para a reunião sobre a demora da prefeitura em iniciar a obra do prolongamento da Guilherme Giorge, que teoricamente seria o trecho da Perimetral da Copa em seu município. 

Para iniciar a abertura desse novo acesso, Mogi recebeu, em 2012, pouco mais de R$ 19 milhões (de um total de R$ 30 milhões) liberados pelo governo estadual por meio da Agenda Metropolitana. 

Bertaiolli argumentou que a via ainda não começou a ser aberta porque falta a assinatura de um convênio entre prefeitura e Estado e ressaltou que a nova ligação viária poderá ser concluída entre 12 e 24 meses, após a finalização do processo licitatório, que será aberto nesse semestre.

Os prefeitos de Poá, Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, e de Ferraz, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, observaram que o projeto precisa ser discutido mais profundamente pelas prefeituras e pelo governo estadual e que não é possível estabelecer um prazo para a sua implantação, sob o risco de o resultado não atender as necessidades viárias da região. 

O prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB), pediu a Aparecido uma readequação do projeto para que a prefeitura possa se manifestar sobre a execução dos serviços em seu território: 

"É um absurdo a gestão anterior não ter discutido esse assunto. Quero me inteirar e contribuir para que a obra ajude a resolver os graves problemas viários da cidade".

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog