Planejamento urbano - macrometrópole paulista


Um fenômeno analisado pelo Núcleo de Estudos de População (Nepo) da Universidade de Campinas (Unicamp), a pedido da Empresa Paulista de Planejamento (Emplasa) mostrando os deslocamentos entre cidades paulistas evidenciam que o planejamento nas cidades tem de acontecer o mais rápido possível.

O estudo mostra que diariamente 1,1 milhão de pessoas - mais do que a população de Campinas - viajam a São Paulo para trabalhar ou estudar e depois voltam para casa naqueles que são chamados de movimentos pendulares. 


A pesquisa considera viagens feitas por maiores de 15 anos na macrometrópole paulista - 173 municípios entre a Baixada Santista e o Vale do Paraíba, passando por São Paulo, Campinas e São José dos Campos.


Fica a lição de que planejamento é a solução para o principal problema enfrentado por quem faz movimentos pendulares: o trânsito. 


De acordo com estudo e dados divulgados ontem pelo jornal O Estado de S. Paulo, entre 2000 e 2010, o total de moradores da macrometrópole passou de 23,6 milhões para 26,4 milhões - crescimento de 11,9%. A quantidade de movimentos pendulares passou de 1,6 milhão para 2,9 milhões, uma alta de 81,2%. 

É como se toda a população de Mato Grosso se locomovesse diariamente.

Para os pesquisadores, o fenômeno passa pela desconcentração da atividade econômica, com muitas empresas deixando a Capital ao longo dos anos 1990 e 2000, e pelo surgimento de novas formas de ocupação do espaço, como condomínios.


Ao analisar o perfil econômico da população pendular, os pesquisadores notaram também que a maior parte tem alta escolaridade e maior renda do que quem trabalha no município em que reside. Em São Paulo, existe a urbanização dispersa. 

Tem gente disposta a ficar duas horas no fretado para morar com mais conforto e aproveitar melhor o fim de semana. 
Assim, pelos dados divulgados é possível entender a situação populacional e que é preciso rever o planejamento urbano das cidades.

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog