Mais de 247 mil pessoas estudam ou trabalham em outras cidades - “Mobilidade Pendular na Macrometrópole paulista” - REGIÃO No Alto Tietê


Nos últimos dez anos, aumentou em 74% o número de pessoas das cidades do Alto Tietê que trabalham ou estudam em municípios diferentes do que moram. Essa movimentação rotineira, que pode ser diária ou não, era feita por 142,2 mil pessoas em 2000. Já em 2010, passaram a ter essa rotina 247,4 mil pessoas.

Essa quantidade é a soma dos moradores de Santa Isabel, Salesópolis, Poá e Guararema ou quase toda a população de Suzano.


Somente para a Capital paulista, saem das dez cidades do Alto Tietê 130,2 mil pessoas. Há dez anos, essa “viagem” era feita por 81,9 mil moradores.
A situação da região segue a tendência de toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). 

Em dez anos a movimentação cresceu 75% passando de 1,1 milhão para 1,9 milhão.
São contadas nesse estudo as pessoas que fazem parte da População em Idade Ativa (PIA), a partir dos 15 anos, em viagens na macrometrópole paulista. 


A macrometrópole inclui 173 municípios das regiões de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte.


Os dados fazem parte do estudo da “Mobilidade Pendular na Macrometrópole paulista”, que são as movimentações regulares (diária ou não) para estudar ou trabalhar.


Feito pelo Núcleo de Estudos da População da Universidade Estadual de Campinas (Nepo/Unicamp) a pedido da Empresa Paulista de Planejamento (Emplasa), o estudo usa dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e também da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).


Além desse fluxo de viagens, o estudo computou se as pessoas saem para estudo ou trabalho e para onde vão.

REGIÃO 
No Alto Tietê, a cidade com maior volume dessas movimentações é Itaquaquecetuba, com 67 mil pessoas. Essa quantidade representa 28,9% das pessoas em idade ativa no município. Em 2000, essas viagens eram feitas por 40,8 mil pessoas (22,8% de PIA).
]
Assim como acontecia há dez anos, Ferraz de Vasconcelos está em segundo. Na cidade a quantidade de pessoas que trabalham ou estudam fora passou de 26,9 mil (27,9%) para 45,9 mil (36,9%).


As cidades de Suzano e Mogi das Cruzes vêm em seguida no estudo. 

Os suzanenses com esse ritmo de vida passaram de 22,6 mil (14,3% de PIA) para 42,8 mil (21,7%). 
Já os mogianos que estudam e trabalham fora, embora sejam muitos, representam pouco na porcentagem da população em idade ativa. 
Os 19 mil de 2000 são 8,1% de PIA e os 35,5 mil de 2010, resultam em 12% dessa população. 
No final da lista está Salesópolis, que passou de 797 pessoas (7,9%) para 1,8 mil (15,7%) em dez anos.

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog