Em reunião com secretário estadual, prefeitos fazem balanço de obras

G1 - mogi - suzano
Secretário da Casa Civil participou 
de reunião do Condemat, 
em Suzano. 
Objetivo foi acompanhar 
andamento de parcerias e
 ouvir demandas,
reuniao condemat suzano (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)Novos prefeitos e o secretário estadual da Casa Civil Edson Aparecido, (na cabeceira da mesa, no lado esquerdo) tiveram o primeiro contato (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)

Clique acima para Assistir Reportagem - TV Diário - Mogi das Cruzes


Os prefeitos das cidades que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) se reuniram na manhã desta quinta-feira (28) em Suzano, Região Metropolitana de São Paulo. O encontro teve a presença do secretário estadual da Casa Civil, Edson Aparecido, e serviu como um primeiro contato dos prefeitos eleitos no ano passado com o governo estadual.
O andamento dos projetos e parcerias do governo estadual na região - a Agenda Metropolitana – também foi discutido. Entre as principais demandas estavam melhorias na saúde em Itaquaquecetuba e na segurança em Ferraz de Vasconcelos. Outro assunto em pauta foi a Perimetral Leste, que deve ligar Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos.
Edson Aparecido ficou cerca de uma hora com os prefeitos. Ele teve de sair durante a reunião para ir para outro compromisso e comentou na saída. “Alguns prefeitos novos pediram ajustes na Agenda Metropolitana. Vamos fazer uma reunião do Condemat com cada secretário estadual”, afirmou o secretário.
Secretário estadual da Casa Civil, Edson Aparecido suzano (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)Edson Aparecido destacou as obras do Rodoanel e
os recursos liberados para a Perimentral da Copa
(Foto: Pedro Carlos Leite/G1)
A reunião contou com os prefeitos das seguintes cidades: Itaquaquecetubax (Mamoru Nakashima), Biritiba Mirim (Carlos Alberto Taino Júnior), Suzano (Paulo Tokuzumi), Santa Isabelx (Gabriel Gonzaga Bina), Ferraz de Vasconcelos (Acir Filló),Arujá (Abel Larini), Guararema (Marcio Alvino) e Poáx (Francisco Pereira de Souza – o Testinha).
O secretário destacou algumas obras importantes que envolvem o governo estadual no Alto Tietê. “Em Arujá temos o trecho leste do Rodoanel, que é fundamental."
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli queria confirmar ações que já estavam acertadas com o governo estadual desde março do ano passado. “Precisamos do início das obras da avenida Guilherme Giorgi, o asfaltamento da estrada da Volta Fria e de três rotatórias na estrada paraGuararema. Nós faremos hoje o acompanhamento do que foi tratado”, afirmou.
Pedidos
Enfrentando problemas recentemente com o Pronto-Socorro municipal, o prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima espera apoio na área da Saúde. “O que mais precisamos é de uma atenção para a saúde. Temos que melhorar o Centro de Especialidades e o nosso Pronto-Socorro. Se conseguirmos só isso já está bom, por enquanto”, afirmou.
De acordo a prefeitura, a reunião foi concluída ainda sem uma previsão de quando os benefícios serão entregues. A cidade ainda está na expectativa de receber um Centro de Hemodiálise e um Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Contudo, o encontro foi considerado positivo.
Já as expectativas do prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, estavam na área de segurança. “A situação da segurança pública em Ferraz de Vasconcelos está caótica. Nós somos o pára-choque da cidade de São Paulo, fazemos limite com regiões complicadas com a criminalidade. Precisamos ampliar o efetivo da PM, construir mais uma delegacia e implantar um sistema de monitoramento de câmeras”.
A prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou que, durante a reunião, Acir Filló também cobrou rapidez nas obras da estação da CPTM na cidade. O secretário da Casa Civil afirmou que houve problemas com a construtora e o caso seria levado ao governador,Geraldo Alckmin. Quanto às reivindicações de segurança, sobre mais uma delegacia e aumento do efetivo de policiais, o secretário da Casa Civil prometeu se reunir com o secretário de Segurança, Fernando Grella, para tratar do assunto.
A Agenda Metropolitana prevê também a construção da Perimetral Leste, via que deve ligar Ferraz de Vasconcelos a Mogi das Cruzes. Segundo a prefeitura de Ferraz, o trecho que vai até Suzano será construído com recursos estaduais – por envolver um grande número de desapropriações – enquanto que o trecho de Mogi será arcado pela própria prefeitura mogiana. Na reunião desta terça-feira ficou acertado que os prefeitos tornarão a se reunir – em 21 de março – para conhecer o projeto mais detalhadamente, já que parte dos prefeitos ainda não havia sido eleita na época do lançamento desta perimetral.

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog