Estudo revela causas ocultas de infartos em adultos mais jovens, especialmente mulheres

Estudo revela causas ocultas de infartos em adultos mais jovens, especialmente mulheres; veja

Quase um terço dos infartos em adultos com menos de 65 anos é causado por fatores diferentes do entupimento das artérias
26/09/2025 | 18h15 

Um estudo da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, revelou que quase um terço dos infartos em adultos com menos de 65 anos é causado por fatores diferentes do entupimento das artérias, tradicionalmente apontado como a principal origem dos ataques cardíacos.

A pesquisa, publicada no Journal of the American College of Cardiology, analisou dados de 2.780 pacientes acompanhados entre 2003 e 2018, dentro do projeto Rochester Epidemiology, que reúne informações médicas de milhares de moradores do condado de Olmsted, em Minnesota.

Os resultados indicam uma diferença marcante entre os sexos: 53% dos infartos em mulheres foram provocados por causas não tradicionais, como dissecação espontânea das artérias coronárias (DEAC) e embolia. Entre os homens, esse índice foi de 25%.

Apesar da incidência de ataques cardíacos ser menor entre mulheres, 48 casos a cada 100 mil por ano, contra 137 entre homens, os pesquisadores destacam que as causas nesses casos costumam ser subestimadas ou diagnosticadas de forma equivocada.

A DEAC, por exemplo, foi quase seis vezes mais comum em mulheres do que em homens. O problema, que geralmente atinge mulheres jovens e saudáveis, muitas vezes foi confundido com o infarto típico causado pelo acúmulo de placas nas artérias. A condição ocorre quando há uma ruptura na parede da artéria cardíaca, bloqueando ou reduzindo o fluxo sanguíneo para o coração, e exige tratamento emergencial.

“Esta pesquisa lança luz sobre causas de ataque cardíaco que historicamente têm sido pouco reconhecidas, especialmente em mulheres. Quando a origem do problema é mal compreendida, os tratamentos podem ser menos eficazes ou até inadequados”, explicou a cardiologista Claire Raphael, primeira autora do estudo.

Outro dado relevante é que infartos associados a anemia ou infecção foram a segunda causa mais comum e também a mais letal: a taxa de mortalidade em cinco anos chegou a 33%, mesmo quando o nível de danos cardíacos parecia menor. Casos sem explicação definida foram raros, representando menos de 3%.

Quase um terço dos infartos em adultos com menos de 65 anos é causado por fatores diferentes do entupimento das artérias

Quase um terço dos infartos em adultos com menos de 65 anos é causado por fatores diferentes do entupimento das artérias

Infartos

Para o cardiologista Rajiv Gulati, autor sênior do estudo, os achados devem influenciar a forma como médicos avaliam e tratam infartos em pacientes mais jovens.

“Nossa pesquisa mostra a necessidade de mudar a abordagem, especialmente em mulheres adultas jovens. Clínicos devem estar atentos a condições como DEAC, embolia e fatores relacionados ao estresse, enquanto os pacientes precisam buscar respostas quando algo não parece certo. Entender por que um ataque cardíaco ocorreu é tão importante quanto tratá-lo, isso pode significar a diferença entre recuperação e recorrência”, afirmou. 

https://iclnoticias.com.br/estudo-revela-causas-ocultas-de-infartos/

Postagens mais visitadas deste blog