Indústria da região responde por 30% do PIB no Alto Tietê - Cerca 70 mil trabalhadores estão empregados no setor de transformação; só neste ano foram 3,4 mil vagas criadas

O Alto Tietê conta com cerca de duas mil indústrias que são responsáveis por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) da região.
O setor também emprega 70 mil trabalhadores
Nos últimos anos, a área cresceu e ganhou novas unidades, apenas entre 2010 e 2016, um período de crise e redução da atividade econômica, o Alto Tietê conquistou 200 novas indústrias
Para o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) da região, no Dia da Indústria, que é comemorado hoje, existem motivos para celebrar.
O Ciesp do Alto Tietê é responsável pelos municípios de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano, e comemora os bons resultados alcançados nos últimos anos. 
"O parque industrial do Alto Tietê tem um grande diferencial em relação a outras regiões do Estado, que é a sua diversidade. Nós temos mais de 30 segmentos de atuação da indústria de transformação, o que vale ressaltar é uma das razões para a boa recuperação na geração de empregos neste pós-crise", avaliou o diretor da entidade José Francisco Caseiro
Para Caseiro, no Dia da Indústria o setor tem motivos para comemorar, mas ainda existem pontos para serem melhorados. 
Ele defende ainda, que as prefeituras adotem medidas que possibilitem novos investimentos e que tenham atenção na infraestrutura dos distritos industriais. 
"A indústria responde por 55% das exportações, 60% dos investimentos privados em pesquisa e desenvolvimento e 30% da arrecadação de tributos federais. Mais do que isso, a indústria tem uma grande capacidade de impulsionar outros setores. Se sua produção está em alta, ela movimenta outras cadeias produtivas. Se contrata 10 trabalhadores, gera pelo menos outros 20 empregos indiretos", ressaltou
No momento em que o Brasil passa por um período de greve por causa na alta do preço dos combustíveis, Caseiro avaliou que a política adotada atualmente na área é um dos gargalos de custo do setor. 
O diretor ressaltou que outros desafios são a redução de juros e as reformas tributárias e trabalhistas. 
"Agora, além de se recuperar da crise e crescer, um dos grandes desafios é a incorporação da Indústria 4.0 nas fábricas. É um processo sem volta e que implica em um novo modelo fabril para todas as empresas. Independente de ser grande ou pequena, é preciso investir em sistemas de rede, Internet das coisas e uso de materiais inteligentes, entre outros importantes aspectos que já começam a fazer parte da nova realidade industrial", finalizou.

Geração de novos postos de trabalho é bom sinal

Um dos sinais da recuperação econômica é a geração de empregos, pois mostra que a indústria está produzindo e vendendo mais

Um dos sinais da recuperação econômica é a geração de empregos, pois mostra que a indústria está produzindo e vendendo mais. 
Apenas neste ano, segundo, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) do Alto Tietê, a região foi responsável por criar mais de 3,4 mil vagas de emprego
Para o diretor da Ciesp na região, José Francisco Caseiro, o ritmo de contratação deve seguir aquecido, mas pode sofrer impacto por causa da Copa do Mundo e das eleições
No entanto, ele avalia que a pior fase foi superada.
"No ano, o Alto Tietê contabiliza uma alta de 5,58% no nível de emprego industrial, o que significa a geração de 3.450 postos de trabalho nas indústrias entre janeiro e abril e um grande resultado para a região, que contabilizou cerca de 15 mil demissões entre os anos de 2014 e 2016", destacou. 
Em Itaquaquecetuba, uma das cidades com o maior volume de indústrias, são 750, nas quais 120 de grande e médio porte, o número de empregos aumentou. 
De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi), Luciano Dávila, a entidade tem buscado atrair novas empresas, mas também conta com a ação da Prefeitura. 
"Caminhamos em uma boa recuperação, isso já pode ser percebido pela quantidade de empregos gerada pelo setor nos últimos 15 meses, são 1.080. Mas, apesar dos bons resultados, o setor precisa de apoio do setor público e conta com obras de infraestrutura e logística para ganhar mais competitividade", informou. (L.N.)

Mogi quer trazer novas indústrias ao município

Mogi das Cruzes conta com 1.052 empresas instaladas de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento. Parte delas está nos distritos industriais do Taboão, Vila São Francisco e em Cezar de Souza.

O secretário de Desenvolvimento, Clodoaldo de Moraes, afirmou que a cidade trabalha para trazer novas indústrias. 
Para o presidente da Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab), Osvaldo Baradel, a falta de infraestrutura ainda é um obstáculo para a instalação de novas empresas. 
Moraes informou que o prefeito Marcus Melo (PSDB) se reunirá em julho com a Câmara Brasil-Japão para apresentar a cidade. 
Ele ressaltou que há empresas interessadas em se instalar na cidade. 
"Tem uma do ramo de trator que tem interesse. Ela é da Índia". O secretário informou que um grande investimento privado será feito na Chácara Guanabara por uma empresa de galpões industriais
De acordo com Moraes, Mogi está trabalhando em uma legislação de incentivo fiscal e que o anúncio do governador Márcio França (PSB) para a implantação de um acesso da rodovia Ayrton Senna (SP-70) para o Taboão atrairá investimentos
Segundo a Agestab, hoje, 40 empresas são associadas e o Taboão conta 60 empresas instaladas, além de 15 em processo de implantação. 
Para Baradel, o problema ainda é a falta de estrutura básica
Ele destacou que a falta de acesso fez com que muitas desistissem de se instalar.
"Todas as autoridades e a população de maneira geral entendem que o Taboão é o futuro do Alto Tietê, no que diz respeito a geração de emprego, renda e impostos, no entanto, precisa de atenção e investimentos", concluiu. (L.N.)
 Luana Nogueira - http://www.portalnews.com.br

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog