NÃO PASSARÃO 🔥 A decisão histórica da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro foi anunciada ao vivo por William Bonner no Jornal Nacional, marcando um episódio simbólico que coincidiu com o 11 de setembro, data de acontecimentos emblemáticos contra a democracia mundial.
💬 Bonner contextualizou a data: “11 de setembro de 2025. 24 anos atrás, os atentados às Torres Gêmeas nos Estados Unidos deixaram o mundo perplexo. Se voltarmos mais na história, em 1973, num 11 de setembro, o general Augusto Pinochet venceu um golpe de Estado que submeteu o Chile a uma ditadura longa”.
Em paralelo, no mesmo dia em 2025, Jair Bolsonaro se tornou o primeiro presidente da República do Brasil condenado por tentativa de golpe de Estado, entre outros crimes.
🇨🇱 Contexto histórico e simbólico
O 11 de setembro chileno se tornou um símbolo do autoritarismo na América Latina. Naquele dia, forças militares chilenas, com apoio dos Estados Unidos, derrubaram e mataram o presidente Salvador Allende, instaurando uma ditadura de 17 anos sob Pinochet. Mais de 40 mil pessoas foram perseguidas, torturadas ou assassinadas.
Bolsonaro, ainda deputado em 1998, chegou a declarar: “Pinochet fez o que tinha que ser feito. Ele matou muita gente, mas colocou ordem no Chile”.