Pesquisar este blog

sábado, 24 de agosto de 2024

Tempo e Temperatura em São Paulo sp



Notícias - CGE

25/08/2024 14:57 - Domingo

A tarde deste domingo (25) segue com céu encoberto, temperaturas estáveis, na faixa dos 12°C e com a ocorrência de chuviscos e chuva fraca em parte da RMSP e Capital paulista. As taxas de umidade do ar estão bastante elevadas e acima dos 80%. Nas próximas horas as temperaturas começam a declinar mais ainda e, no fim da noite, a previsão é de 8°C de média, sendo que nas regiões mais periféricas e distantes do centro expandido o valor será bem inferior à média da cidade. 

De acordo com o banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, o volume total de precipitação desde o início de agosto até hoje às 13h é 42,0mm, que equivale a 40,9% acima da média esperada para agosto, que é de 29,8mm.

A Defesa Civil Municipal mantém o estado de ALERTA para baixas temperaturas desde a madrugada de domingo (25). A informação foi expedida na sexta-feira (23) às 15h25. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

Com o afastamento da frente fria e a chegada da massa de ar frio de origem polar, os próximos dias serão marcados pelo ar gelado, principalmente nas madrugadas e no período noturno. A sequência de dias frios deve se manter pelo menos até a próxima quarta-feira (28), com probabilidade de recorde de temperatura mínima do ano.

Na segunda-feira (26), a previsão é de temperatura mínima de 7°C e a máxima não deve superar os 14°C.  Será um dia com baixa amplitude térmica, que associada aos ventos frios que sopram do mar contra a costa paulista irão manter a sensação de frio durante todo o dia. Os índices de umidade do ar se mantêm elevados, com valores mínimos na casa dos 60%.

O cenário atmosférico se mantém no decorrer da terça-feira (27), que deve registrar temperatura mínima de 6°C e máxima de apenas 16°C. Será mais um dia de baixa amplitude térmica e, mesmo com sol entre poucas nuvens, a sensação será de frio. Os índices de umidade do ar se mantêm elevados, com valores mínimos ao redor dos 55%. O dia termina com poucas nuvens e sem previsão de chuva.

  • https://www.cgesp.org/v3/noticias.jsp?id=49519

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Pela primeira vez na campanha à Prefeitura de São Paulo, o presidente Lula apareceu ao lado de Guilherme Boulos na manhã deste sábado (24) - Faz L com coração 🫶🏾 em São Paulo @lulaoficial @guilhermeboulos.oficial

Lula faz primeiros comícios para a campanha de Boulos em SP

Pela primeira vez na campanha à Prefeitura de São Paulo, o presidente Lula apareceu ao lado de Guilherme Boulos na manhã deste sábado (24). Lula e Boulos fizeram comício no bairro de Campo Limpo, Zona Sul da cidade, onde mora o candidato do PSOL. Ainda no sábado, farão ato de campanha na em São Miguel Paulista, na Zona Leste.

No discurso na Zona Sul, Boulos criticou os candidatos Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Nunes (MDB). “Do lado de lá, a gente tem candidatos que representam o pior da política brasileira, o bolsonarismo”, afirmou. “Do lado de cá a gente tem o time desse cara aqui, o melhor presidente da história”.

E continuou: “Há dois anos, a gente derrotou o coisa ruim. Neste ano, a gente vai derrubar as duas faces do bolsonarismo”.

Sobre Marçal, Boulos foi ainda mais crítico. “Não vou deixar um bandido como Pablo Marçal chegar perto da prefeitura. Aqui, não. Que vá lá para Goiás, aqui não tem espaço para isso”, afirmou, antes de ser aplaudido.

Lula criticou adversários ‘fora da política’

Em sua fala, Lula afirmou: “É a primeira vez que eu estou em São Paulo pedindo voto para um companheiro ou companheira que não é do PT. E isso a gente só faz quando a gente tem discernimento e pensa no interesse da maioria”.

Lula também criticou adversários de Boulos no pleito: “Estamos vendo muita gente falar ‘vote em mim porque eu não sou da política’. Jânio Quadros e Collor diziam isso e não deu certo.”

Sobre Boulos, Lula disse que ele “sabe que o Brasil foi o último país da América Latina a ter uma universidade. Não se investiu em educação porque a mentalidade era de que pobre servia para cortar cana. Mas não. O povo pobre quer estudar, ser engenheiro, doutor. E o papel de um governo é dar oportunidade de estudo, para que a nossa juventude aprenda a não ter preconceito, a tratar todos da mesma forma. E para termos uma sociedade em harmonia”, destacou Lula.

Guilherme Boulos, Lula e Marta Suplicy em comício da campanha de Boulos na Zona Sul de São Paulo (Foto: Reprodução)

Ato teve presença de ministros do governo Lula

O comício teve a presença de ministros do governo federal como Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, e Marina Silva, do Meio Ambiente, além de deputados federais, estaduais e vereadores do partido da coligação de Boulos.

Marina também fez referência  sobre Marçal. “Temos que ter muito cuidado, Guilherme, Lula, em uma disputa da cidade mais importante do nosso país, cair na tentação, em arapucas, ao invés de discutir proposta, ficar entrando no jogo daqueles que só sabem discutir política com alguma agressividade”.

Mais cedo Lula e Boulos gravaram vídeos na casa do deputado, para a participação do presidente no propaganda eleitoral do candidato do PSOL.

https://iclnoticias.com.br/lula-faz-comicios-campanha-boulos-em-sp/



destaques do Jornal da Cultura desta sexta-feira (23): Lula critica a Anvisa por demora para aprovar novas drogas; EUA e outros países condenam validação de Maduro na Venezuela; Robert Kennedy Jr. anuncia apoio a Donald Trump e queimadas tomam grandes proporções e fumaça se alastra por São Paulo.

 


Charges do Ilustrador Cláudio Duarte


 

Dino determina novas medidas para garantir transparência de emendas


Dino determina novas medidas para garantir transparência de emendas

Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Publicado em 23/08/2024 - 19:17 Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (23) novas medidas para garantir a transparência das emendas de deputados federais e senadores ao Orçamento da União.

Pela decisão do ministro, a Controladoria-Geral da União (CGU) deverá apresentar, no prazo de até 30 dias, uma proposta de restruturação do Portal da Transparência, plataforma que centraliza os dados sobre gastos do governo federal na internet. Com a medida, o acesso a informações sobre as emendas RP8 e RP9, que ficaram conhecidas como "orçamento secreto", deverão ter acesso fácil e simplificado.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos também deverá apresentar, em 30 dias, um plano de ação para garantir a transparência das transferências fundo a fundo, recursos repassados de fundos federais para os fundos estaduais e municipais.

Dino também determinou que organizações da sociedade civil que lidam com recursos públicos deverão utilizar a plataforma Transferegov, site que centraliza as transferências de repasses da União.

A decisão do ministro foi tomada no processo no qual o STF entendeu que as emendas do "orçamento secreto" são inconstitucionais.

No dia 1° deste mês, Dino determinou que as emendas devem seguir critérios de rastreabilidade.  A decisão foi tomada após o ministro concluir que o Congresso não estava cumprindo a decisão da Corte que determinou transparência na liberação desses tipos de emendas. 

Edição: Aline Leal  

https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2024-08/dino-determina-novas-medidas-para-garantir-transparencia-de-emendas

Dino encaminha à PGR pedido de apuração sobre kits de robótica que envolve Lira, diz revista

23/08/2024 | 19h44


Dino encaminha à PGR pedido de apuração sobre kits de robótica que envolve Lira, diz revista

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu encaminhar à Procuradoria-Geral República (PGR) uma lista de 21 processos que envolvem possíveis irregularidades na execução de emendas de relator — as chamadas RP 9.

Um dos processos é sobre a compra superfaturada de kits de robótica em Alagoas e envolve assessores próximos ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). A informação é do jornalista Breno Pires, da revista Piauí.

De acordo com a reportagem, o pedido de Dino foi encaminhado na última quarta-feira (21). Com o despacho, o inquérito sobre a compra dos kits poderá ser reaberto. Para tanto, basta o acolhimento da PGR.

Dino: apuração sobre compra de kits

A compra dos kits de robótica foi revelado pela Folha de S. Paulo e resultou na Operação Hefesto, deflagrada em 1º de junho de 2023 pela Polícia Federal.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos endereços de Luciano Cavalcante, assessor de Lira, e do motorista de Cavalcante, Wanderson Ribeiro Josino de Jesus.

Segundo o inquérito da PF, teriam sido desviados cerca de R$ 8 milhões com a compra dos kits pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Gilmar Mendes arquivou processo sobre compra dos kits de robótica (Foto: Divulgação/STF)

Inquérito arquivado

O inquérito contra Lira, no entanto, foi arquivado pelo ministro Gilmar Mendes, também do STF, em setembro de 2023. Na época, o ministro acatou argumento da defesa de Lira.

Os advogados do deputado alegaram que a investigação mirava unicamente o atual presidente da Câmara e, portanto, não poderia ter sido iniciado na primeira instância da Justiça devido a foro privilegiado do parlamentar.

Além de arquivar o inquérito, o magistrado determinou, em novembro de 2023, a destruição das provas.

Na decisão, Gilmar Mendes determinou à Polícia Federal a destruição de todos os áudios captados com ordem da Justiça Federal de Alagoas dentro da Operação Hefesto, desencadeada, em junho de 2023, pela Polícia Federal, para investigar supostas irregularidades na compra de kits de robótica pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segundo Gilmar Mendes, a investigação foi trancada e arquivada sob o argumento de que houve “usurpação de competência” do STF. “Considerando que ao Poder Judiciário compete a tutela das liberdades públicas e inviolabilidades pessoais, determino que a Polícia Federal providencie a inutilização das gravações e dos registros produzidos a partir de medidas cautelares probatórias, observado o rito estabelecido no parágrafo único do art. 9º da Lei 9.296/96”, decidiu Mendes.

https://iclnoticias.com.br/dino-envia-pgr-pedido-apuracao-kits-robotica/

Memes - Obrigado, Campo Limpo! Obrigado, Zona Sul! A periferia sabe seu lado e quer mudança em São Paulo, com Boulos, Marta e Lula! Vamos de 5️⃣0️⃣!





PGR pede novos laudos à PF sobre caso das joias sauditas de Bolsonaro

 PGR pede novos laudos à PF sobre caso das joias sauditas de Bolsonaro

Paulo Gonet pede laudos de técnicas empregadas em compra e venda e dos processos de classificação e especificação de mercadorias

 atualizado 
Bolsonaro Imagem colorida das joias sauditas apreendidas com comitiva de Bolsonaro - metropoles

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a Polícia Federal apresente laudos pendentes, caso tenham sido concluídos, no inquérito que apura irregularidades na venda de joias sauditas dadas de presente ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e levadas aos Estados Unidos para venda em leilão. 

No documento, assinado pelo procurador-Geral da República, Paulo Gonet, são pedidos os laudos de técnicas empregadas em compra e venda e dos processos de classificação e especificação de mercadorias relativos ao Masbaha em metal; ao par de abotoaduras em metal e ao anel em metal (“Kit Ouro Branco”), bem como ao Masbaha Rose Gold Chopard; ao par de abotoaduras Chopard e ao anel Chopard (“Kit Ouro Rosê”).

Paulo Gonet requer ainda que seja esclarecido pela Polícia Federal se os bens apreendidos no contexto das medidas de busca e apreensão ainda precisam passar por análise. Se não, o PGR pede que os materiais sejam liberados para serem devolvidos. 

Dentro dessa investigação, a Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 11 pessoas no caso em que é apurada a venda ilegal no exterior de joias recebidas durante o mandato presidencial. No relatório final da investigação, enviado ao STF, a PF concluiu que houve crime de peculato, associação criminosa, lavagem de dinheiro e advocacia criminosa. 

Bolsonaro, o então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; José Roberto Bueno Jr.; Júlio Cesar Vieira Gomes; Marcelo da Silva Vieira, Marcos Soeiro e Mauro Cesar Cid foram indiciados por peculato, que significa “apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio”. 

Os advogados Fabio Wajngarten e Frederick Wassef; Bolsonaro; Mauro Cesar Cid e o pai dele, Lourena Cid, e outros estão na lista dos indiciados por lavagem de dinheiro e pela prática do crime de associação criminosa. O ex-chefe da Receita Federal Julio Cesar Vieira Gomes está na lista de indiciados por ter cometido, no entendimento da PF, advocacia administrativa.

O documento com o indiciamento foi encaminhado ao STF, para que seja analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. 

Veja quem são os indiciados:

  • Jair Bolsonaro: ex-presidente da República, acusado de fazer parte do esquema de venda de bens entregues por autoridades estrangeiras. O valor arrecadado com a venda dos itens teria a finalidade de ser incorporado ao patrimônio dele;
  • Bento Albuquerque: então ministro de Minas e Energia do governo Bolsonaro. Foi indiciado por peculato e associação criminosa;
  • José Roberto Bueno Jr.: oficial da Marinha do Brasil. Foi indiciado por peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro;
  • Júlio Cesar Vieira Gomes: auditor que chefiou a Receita Federal no governo Bolsonaro. Foi indiciado por peculato, associação criminosa, lavagem de dinheiro e advocacia administrativa;
  • Marcelo da Silva Vieira: então chefe do gabinete de documentação histórica da Presidência da República. Foi indiciado por peculato e associação criminosa;
  • Marcos Soeiro: ex-assessor de Albuquerque, que carregou a mochila com as joias. Indiciado por peculato e associação criminosa;
  • Mauro Cesar Cid: ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Foi indiciado por peculato, ato de apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio. Além de associação criminosa e lavagem de dinheiro;
  • Fabio Wajngarten e Frederick Wassef: advogados da família Bolsonaro. Wassef entrou em ação após o caso do desvio de um kit contendo um relógio da marca Rolex. Ele chegou a ir aos Estados Unidos recuperar o item, que foi entregue a Cid. Ambos foram indiciados pela PF por lavagem de dinheiro e associação criminosa;
  • Mauro Cesar Lourena Cid: pai do tenente-coronel e ex-ajudante de ordens Mauro Cesar Cid, ocupou cargo no escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em Miami. Segundo a PF, ele teria negociado a venda dos itens nos Estados Unidos. Foi indiciado por lavagem de dinheiro e associação criminosa;
  • Osmar Crivelatti: então assessor de Bolsonaro. Indiciado por lavagem de dinheiro e associação criminosa. 
https://www.metropoles.com/brasil/pgr-pede-novos-laudos-a-pf-sobre-caso-das-joias-sauditas-de-bolsonaro


A Falta da Escola faz este efeito de emburrecimento político da População

 


Lula: nova fábrica de medicamentos para diabetes da EMS é marco da reindustrialização

 Lula: nova fábrica de medicamentos para diabetes da EMS é marco da reindustrialização


Empreendimento da EMS em Hortolândia demandou investimento de R$ 70 milhões, sendo R$ 48 milhões financiados pelo BNDES


247 - 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (23) da inauguração de uma nova fábrica da EMS em Hortolândia, São Paulo, voltada à produção de medicamentos inovadores para diabetes e obesidade. 

O projeto, que demandou um investimento de R$ 70 milhões, sendo R$ 48 milhões financiados pelo BNDES, faz parte do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), um dos pilares da reindustrialização do Brasil. 

Lula destacou que essa expansão industrial representa a capacidade de inovação dos empresários brasileiros e a excelência da mão de obra do país. 

"É gratificante participar da inauguração de uma coisa que ajudei a começar. Valeu a pena fazer o investimento aqui", afirmou o presidente.

A nova fábrica utilizará tecnologia de ponta para produzir medicamentos com peptídeos análogos ao hormônio GLP-1, destinados ao tratamento de condições crônicas como diabetes e obesidade. 

"A trajetória da excelência dessa farmacêutica é um dos paradigmas para o complexo econômico e industrial da saúde que estamos erguendo como um dos pilares da reindustrialização do Brasil”, disse Lula no evento.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou que este é o primeiro medicamento inovador produzido no Brasil para essas doenças, e que o Ministério trabalha junto à Anvisa para acelerar o registro de novos fármacos, como a liraglutida. Segundo Trindade, até outubro, espera-se que o registro desse medicamento seja concluído. 

A planta de Hortolândia reforça a estratégia do governo de reduzir a dependência de produtos importados no setor de saúde.

Durante o evento, o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin também celebrou a criação de empregos e o impacto positivo na ciência e na medicina que a nova unidade trará. 

Além disso, a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, anunciou que o governo garantirá um fluxo contínuo de investimentos no setor de saúde, assegurando a perenidade dessas iniciativas como política de Estado. 

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, acrescentou que o banco tem batido recordes de financiamento para a saúde, com a previsão de liberar R$ 5,5 bilhões em 2024.

https://www.brasil247.com/reindustrializacao/lula-nova-fabrica-de-medicamentos-para-diabetes-da-ems-e-marco-da-reindustrializacao

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

  agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page