Pesquisar este blog

sábado, 7 de abril de 2012

Tese do 42,5% - INSS - Aposentados

Benefício reajusta o valor da aposentadoria de idoso
Divulgação
Aposentados devem ficar de olho quanto às leis que podem beneficiá-los com salários maiores
Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos com os valores recebidos nas aposentadorias.

 Mais uma vitória do escritório G Carvalho Sociedade de Advogados, com sede em Minas Gerais, abre caminho para que os aposentados tenham garantido os seus direitos às perdas no reajuste dos valores que recebem no decorrer dos anos. 

Isso porque a desembargadora federal Marianina Galante determinou que o INSS aplique ao aposentado Oscarino Joaquim de Seles, cliente do escritório, os reajustes nos porcentuais de 10,96%, 0,91% e 27,23%, referentes, respectivamente, a dezembro de 98, dezembro de 2003 e janeiro de 2004, pagando as diferenças dos salários anteriores.

Esta tese é conhecida como 42,5%, e o escritório já obteve outras decisões favoráveis referente a ela. 

O advogado Gustavo Carvalho explica que a tese se baseia no fato de o INSS ter deixado de aplicar aos aposentados o reajuste dado aos salários de benefício destas épocas. 

"Assim, houve o afrontamento da Lei 8.212/91, bem como das garantias constitucionais". O escritório conseguiu na Justiça que o aposentado comece a receber o valor real do benefício e toda a diferença atualizada, mês a mês, dos últimos cinco anos que deixou de receber.

 "Portanto, o cliente receberá um valor de mais de R$ 80 mil, no qual inclui os retroativos e a correção monetária", enfatiza o especialista.

Suzano - Linha 12 chega a Suzano em 2013 e estação "ganhará" 110 mil passageiros


O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, confirmou que até o final de 2013, Suzano será a estação final da Linha 12-Safira. Hoje o trajeto é feito entre Luz e Calmon Vianna. 
Com o término das obras da nova Estação Suzano, a cidade ganhará a integração da Linha 11-Coral - hoje feita em Guainazes - e ao mesmo tempo a 12-Safira.
Com a nova linha e o Expresso Leste, o local que hoje recebe cerca de 27 mil passageiros passará a ter 137 mil usuários (110 mil a mais).
A informação foi confirmada na Agenda Metropolitana, realizada no último dia 30, em Mogi das Cruzes. 
Até então o governo estadual garantia que o projeto estava em estudo, mas não dava previsão para isso acontecer. 
"Já está certo. A Linha 12 vai chegar junto com o Expresso Leste até Suzano. Até o final de 2013, as duas estarão lá.
 Vamos tentar antecipar. 
Mas, até o final de 2013 está garantido".
Para o secretário estadual, a alteração é positiva porque os usuários da região poderão optar em Suzano - onde é feita a integração da Linha 11 - qual linha querem utilizar. 
"O passageiro que vem de Mogi, por exemplo, poderá optar em Suzano se quer utilizar a Linha 11 ou 12".
ESTUDO 
Anteriormente o Estado havia afirmado que existia estudo para trazer a Linha 12-Safira até Suzano, porém ainda não havia prazo. 
A escolha por Suzano aconteceu pelo fato de o Estado considerar mais funcional realizar a baldeação no local. 
Por conta destes planos, a estação de Suzano já foi projetada para comportar a baldeação das linhas 11-Coral e 12-Safira. 
As obras da nova estação têm um investimento de R$ 37 milhões.
MAIS MOVIMENTADA 
A Estação Suzano é a mais movimentada na região. 
Ferraz de Vasconcelos, segunda com maior movimento, recebe 28% a menos de passageiros. 
Mais de 558 mil de passageiros passam diariamente pela linha 11.
 A perspectiva é que até 2014, o trem que ligará - neste caso - a Luz a Estudantes atenda 3,2 milhões de pessoas ao dia.

Alto Tietê - INSCRIÇÕES ABERTAS: II ENCONTRO DE BLOGS E REDES SOCIAIS DO ALTO TIETÊ






Já estão abertas as inscrições para o II Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê, que ocorrerá no dia 21 de abril, em Suzano. Grandes nomes do jornalismo e das mídias alternativas estarão nos debates deste que já se consolida como um dos maiores eventos de comunicação do Estado.

O encontro objetiva promover um grande debate sobre a democratização dos meios de comunicação, o potencial das mídias alternativas, a atuação dos usuários de redes sociais e escritores de blogs, além de debater a temática dos direitos humanos na internet.

O evento serve ainda para integração, troca de conhecimentos e entretenimento entre todos os participantes. Em 2011, na sua primeira edição, o encontro reuniu mais de 200 internautas na cidade de Poá. A expectativa dos organizadores é ultrapassar esse número nesta segunda edição.

Além dos palestrantes da região, já confirmaram presença os jornalistas Paulo Henrique Amorim, da Rede Record, e Heródoto Barbeiro, da Record News e o Deputado Federal Paulo Teixeira. Nos próximos dias, a programação completa será divulgada no blog oficial do evento.

As inscrições são gratuitas e os participantes devem preenchê-las em www.blogsdoaltotiete.blogspot.com
 . O número de vagas é limitadas, portanto, garanta logo sua presença.

Comissão Organizadora
#2blogueirosAT

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Uma professora muito maluquinha FILME COMPLETO | 2011

MENINO MALUQUINHO O FILME COMPLETO

Alto Tietê - Deputado Gondim cobrou do governador maior atenção aos hospitais da região



O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) cobrou do governador Geraldo Alckmin (PSDB) uma maior atenção para o setor da saúde da região, especialmente para os pacientes com câncer, que estão sofrendo com a falta de atendimento no município.

 O apelo foi feito durante a cerimônia de inauguração da nova unidade do Ambulatório Médico de Especialidade (AME) de Mogi das Cruzes, na última sexta-feira (31-03).

Gondim foi incisivo ao afirmar que a “a saúde da nossa região precisa ser tratada com mais prioridade pelo governo”. 

Dirigindo-se diretamente ao governador, o deputado cobrou mais empenho para resolver os problemas que a população vem enfrentando com a falta de atendimento nos hospitais públicos da região.

“É preciso verificar o que está ocorrendo com os hospitais Santa Marcelina de Itaquera e de Itaquaquecetuba, e também com o Hospital Regional “Dr. Osires Coelho”, de Ferraz de Vasconcelos, que estão deixando de atender os pacientes em vários setores, enviando-os para Mogi. 

Esses pacientes acabam sendo encaminhados para a Santa Casa, que por sua vez está trabalhando além do seu limite, especialmente na ala de UTI Neonatal, com riscos até de infecção hospitalar”, enfatizou.

Da mesma forma, o parlamentar cobrou também secretário Giovanni Guido Cerri, presente na ocasião, providências para resolver a situação dos pacientes com câncer, que estão sofrendo as conseqüências descredenciamento do Hospital do Câncer “Dr Flávio Isaias Rodrigues”, por parte do SUS.
É que a partir dessa decisão, os doentes vão ter de se locomover até São Paulo para receber atendimento. “Não podemos aceitar essa situação. 

A pessoa que já está fragilizada pela doença, não pode passar por mais esse transtorno de ter de viajar para São Paulo para ir se tratar no ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) para receber o tratamento, enquanto Mogi dispõe de todo os equipamentos para oferecer o tratamento”, ponderou, pedindo publicamente para que o governador e o secretário de saúde revejam este caso.

Gondim informou ainda que vai insistir no assunto durante reunião que agendou com o Giovanni Cerri, para a próxima terça-feira, dia 03 de abril, quando também pedir explicações sobre os problema de redução no atendimento dos hospitais públicos da região.

Porém, mesmo diante de tantas polêmicas, o deputado não deixou de reconhecer os investimentos do Estado, com a instalação da AME na cidade, uma nova unidade médica que vai oferecer um atendimento diferenciado à população de Mogi e da região. 
Para Gondim, “esse é mais um sonho realizado”, já que ele vinha insistindo nesse pedido desde 2007, na época do então governador José Serra. 

De lá até a inauguração do Ambulatório foram feitos vários pedidos, requerimentos, moções, audiências até a inclusão de emendas no orçamento do Estado.

A nova unidade tem um alto poder de resolução, com modernos equipamentos, como eletrocardiograma, eletroencefalocgrama, testes ergométrica, raio x, mamografia, densitrometria óssea, entre outros. 

“O AME vai ajudar a desafogar o atendimento nos hospitais públicos, garantindo ainda um atendimento de alto nível à população”, afirma Gondim.

Alto Tietê - Na tribuna, Gondim critica a situação da saúde no Alto Tietê




no último dia 28/03/2012

O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) usou a tribuna do plenário Juscelino Kubitscheck da Assembleia Legislativa para criticar a situação da saúde da região do Alto Tietê. 




O parlamentar mostrou-se preocupado com a informação divulgada pela imprensa da cidade de que a Santa Casa não descarta o risco de contaminações devido à superlotação da UTI Neonatal da unidade, que conta com 12 bebês internados, sendo que a capacidade é apenas nove.


Segundo o deputado Gondim, o acumulo de pacientes na Santa Casa de Mogi é reflexo da situação dos hospitais da região. 


“O hospital de Itaquaquecetuba, o Santa Marcelina informou que está esgotado a UTI Neonatal; o Hospital Regional de Ferraz dos Vasconcelos “Dr. Osíris Florindo Coelho” está com falta de médicos e as Santas Casas da região estão com a demanda acima da capacidade, e os profissionais de saúde do Dr. Arnaldo Pezzuti, em Jundiapeba, estão em greve”, comentou.


O deputado Gondim pediu ao secretário de Estado da Saúde que visite as Santas Casas e Hospitais da região para conhecer de fato a real situação da saúde pública da região. 


“Infelizmente temos o diagnóstico das doenças, mas não estamos conseguindo fazer as cirurgias e o trabalho pós-cirúrgico, de retaguarda. É necessária uma atenção porque a situação é alarmante”, finalizou.

Alto Tietê - Deputado Gondim se reúne com secretário da Saúde para discutir Hospitais do Alto Tietê





O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) esteve reunido  com o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, para tratar sobre a situação dos hospitais da região do Alto Tietê.

 Participou da reunião o deputado estadual Pedro Tobias (PSDB).

O parlamentar mogiano solicitou a realização de estudos técnicos e medidas administrativas a fim de que sejam destinados maiores investimentos aos Hospitais Santa Marcelina de Itaquera (São Paulo), do Itaim Paulista e de Itaquaquecetuba, bem como ao Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos “Dr. Osires Florindo Coelho” e ao Hospital de Clínicas “Luzia de Pinho Melo”, em Mogi das Cruzes.

O deputado Gondim informou que devido à falta de médicos em Ferraz de Vasconcelos e os problemas nos hospitais da região tem sobrecarregado o atendimento nas Santas Casas de Santa Isabel, Mogi das Cruzes, Suzano e Salesópolis, que também necessitam de aporte financeiro para evitar um colapso no atendimento da população.

Segundo o deputado Gondim, o Hospital “Luzia de Pinho Melo”, unidade com capacidade de fazer atendimento de média e alta complexidade, é referência para casos emergenciais de traumatismo (vítimas de fraturas), oftalmologia, cirurgia geral, de tórax, coração, entre outras especialidades, está enfrentando grande sobrecarga em sua demanda e não está conseguindo atender todos os casos.

Já o Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba está enviando, diariamente, comunicados aos hospitais e Santas Casas avisando que não receberá mais pacientes e, inclusive, que está com falta de várias especialidades e de profissionais de das áreas de ginecologia, obstetrícia e ortopedia. A situação é mais agravante em Ferraz de Vasconcelos que apresenta déficit de médicos disponíveis para fazer o atendimento.

O deputado Gondim lembrou ainda a falou ainda sobre o Hospital Arnaldo Pezzutti, em no Distrito de Jundiapeba, em Mogi, que necessita de investimentos para voltar a ser uma unidade que ajude a desafogar o atendimento na região do Alto Tietê.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para perguntar sobre a suposta redução de recursos destinados aos hospitais da região desde o início deste ano.

O secretário Giovanni Guido Cerri informou que está fazendo uma reformulação na saúde da região, mas que é necessário que as prefeituras do Alto Tietê assumam a responsabilidade do Pronto-Atendimento.

 “Hoje o que acontece é que os hospitais da região, que deveriam atender casos de alta e média complexidade, estão superlotados porque atendem casos de baixa complexidade. Isso precisa mudar e é necessário para que os hospitais possam retomar as cirurgias”, falou.

Cerri ainda informou que serão feito investimentos com recursos adicionais para que possa assumir o atendimento oncológico do Alto Tietê.

Sobre o problema de Ferraz de Vasconcelos, o secretário informou que abrirá um processo seletivo para contratação de 120 médicos e que enviará para Assembleia Legislativa um projeto para aumentar o valor pago aos profissionais, algo equivalente a que as Organizações Sociais (OS) pagam aos médicos.

Sobre o Hospital Arnaldo Pezzutti, o Governo do Estado tem um projeto especial. “Queremos que ele torne-se uma grande unidade de retaguarda e faça o atendimento crônico”, comentou.

O secretário informou ao deputado Gondim que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou a ampliação do Hospital das Clínicas de Suzano, o que ajudará de forma significativa no atendimento da população que liberara 60 vagas para a região.

“Agora isso nada vai mudar se as prefeituras não assumirem suas partes que é o atendimento de urgência e emergência”, enfatizou o secretário.
Giovanni Guido Cerri convidou o deputado Gondim de visitar os Hospitais Luzia de Pinho Melo, Arnaldo Pezzuti e o Hospital Regional “Dr. Osíres Florindo Coelho”, em Ferraz de Vasconcelos, no próximo dia 13.

O deputado Gondim aceitou o convite e acompanhará o secretário pelas unidades de saúde do Alto Tietê.


Hospital do Câncer


Sobre o Hospital do Câncer “Flávio Isaias Rodrigues” de Mogi das Cruzes o secretário Giovanni Guido Cerri pontuou que não há condições da unidade continuar fazendo o atendimento dos pacientes com câncer da região. O deputado Gondim mostrou sua preocupação com relação aos pacientes da região.

O diretor técnico do Departamento de Saúde do Estado, o médico Vanderlei Soares Moya, especialista em Gestão da Atenção à Saúde apresentou o resultado da auditoria executada pela Secretaria da Saúde na unidade mogiana.

 O deputado Gondim destacou ao secretário e ao senhor Vanderlei que o serviço e Radioterapia não é organizado de uma hora para outra e que desde a construção até a compra dos aparelhos, igual a que tem o Hospital “Dr. Flávio Isaias”, os pacientes amargarão uma demora de aproximadamente 1 ano e, ainda, questionou onde os pacientes serão tratados?

O secretário de Saúde informou ao deputado Gondim que investirá no Hospital “Luzia de Pinho Melo” além dos recursos enviados para a unidade. “O hospital terá todo o equipamento e os pacientes poderão ser atendidos em Mogi ou em Guarulhos”, salientou ele, que comentou que uma equipe do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) assumirá esta ala na unidade.










quarta-feira, 4 de abril de 2012

Alto Tietê - Região terá mais 9 mil moradias com investimento de R$ 448,3 mi


Mais de 9 mil moradias populares estão programadas para serem construídas na região do Alto Tietê pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Casa Paulista e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Habitação, Silvio Torres, durante a Agenda Metropolitana realizada na sexta-feira, no Paradaise Golf & Lake Resort, com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e secretários estaduais. O investimento será de no mínimo R$ 448,3 milhões.
O secretário informou que do total de moradias populares programadas para a região, 1.197 unidades habitacionais estão em produção, investimento de R$ 76,8 milhões oriundos do governo de São Paulo. Dessas, 727 estão sendo edificadas em Guarulhos, 220 em Itaquaquecetuba e 250 em Santa Isabel. As unidades estão sendo produzidas pela CDHU em parceria com os municípios.
Outras 4.684 moradias estão programadas para serem construídas pela CDHU na região, com investimento de R$ 371,5 milhões. Estão previstos ainda 3.148 imóveis pela Casa Paulista em parceria com a Minha Casa, Minha Vida. Nessa modalidade, a Secretaria da Habitação repassa complemento de até R$ 20 mil, por unidade, para a edificação das moradias, a fundo perdido.
O secretário estadual ainda falou dos outros programas disponíveis pela Casa Paulista que podem ser desenvolvidos em parceria com os municípios para a produção de moradias populares, a exemplo dos Lotes Urbanizados, do programa Banco do Povo, crédito para reforma e ampliação de moradias da CDHU, e do programa destinado ao servidor público para aquisição da casa própria.
Disse também que nos próximos quatro anos o governo de São Paulo investirá R$ 8 bilhões na área habitacional. Os atendimentos serão priorizados às famílias que ganham até cinco salários mínimos e às que moram em área de risco, e a reurbanização de favelas.
Torres comentou que a maior dificuldade encontrada na Região Metropolitana de São Paulo para a produção de moradias é o terreno. Segundo ele, além de caros, muitas cidades não têm área disponível para a implantação de conjunto habitacional. "Isso tem dificultado a contratação de moradias populares em alguns municípios em especial na Região Metropolitana de São Paulo, que concentra a maior parte do déficit habitacional", observou o secretário.

Itaquá terá 18 mil atendimentos a mais para reduzir "caos" na saúde


O governo do Estado vai aumentar a oferta de atendimentos ambulatoriais para Itaquaquecetuba. O secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, afirmou durante evento na Agenda Metropolitana, na última sexta-feira, que a cidade vai “ganhar” 18 mil atendimentos a mais. Isso porque, o município terá que assumir a demanda do Hospital Santa Marcelina. O acordo foi feito junto com o prefeito da cidade, Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia.
Como a ideia é reestruturar todo o sistema da saúde na região, os hospitais deverão dar prioridade para os atendimentos de média e alta complexidade fazendo com que os municípios atendam a demanda de baixa complexidade. Caso, as cidades não comportem o atendimento, Cerri disse o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) - inaugurado na última sexta-feira, em Mogi - poderia ficar sobrecarregado. Por conta disso, o Estado tomou a decisão de aumentar o número de atendimentos ambulatoriais.
"Em Itaquá, estamos fazendo um trabalho junto com o prefeito para aumentar a oferta de pronto atendimento e tentar, com isso, aliviar a pressão que tem no Pronto Socorro do Santa Marcelina. Na verdade, os hospitais públicos do Estado não deveriam ter uma emergência aberta para a rua. Deveriam ter uma emergência referenciada de casos de média e alta complexidade. Isso não ocorre. O que ocorre é que as emergências estão abertas e os casos de baixa complexidade também vão ao hospital e acabam desorganizando o sistema de saúde".
O Estado tem "batido na tecla" de que as cidades da região têm que suprir pelo menos 70% das demandas ambulatoriais dos hospitais. No caso do Luzia de Pinho Melo, em Mogi, Cerri diz que o problema deve ser resolvido com o AME. "Nós pretendemos que em Mogi, os casos mais ambulatoriais sejam atendidos pelo AME. E, o Luzia se dedique mais a média e alta complexidade e aos procedimentos cirúrgicos".
Já, para resolver o problema do Hospital Regional Doutor Osíris Florindo Coelho há a necessidade de contratação de mais médicos. "Nós estamos abrindo concursos para médicos para também poder resolver o problema de Ferraz. Vamos desenvolver um novo plano de cargos e salários para médicos. Para valorizarmos o médico porque ele é essencial na rede. Mas o sistema de saúde só vai melhorar se nós pudermos trabalhar junto com os municípios".

Poá - Professores de Poá participam de capacitação do Grupo Mogi News

Cerca de 35 educadores da rede municipal receberam orientações para ajudar na utilização do veículo na rotina pedagógica
Gabriela Pasquale
Da Reportagem Local
Suéller Costa

Professores da rede poaense desenvolveram as suas habilidades em mais um encontro promovido pela equipe do Grupo Mogi News
No último sábado, cerca de 35 professores da rede de ensino de Poá compareceram na Emeb Walter de Almeida Monteiro para a realização de mais uma capacitação do programa Jornal e Educação. Por meio do projeto Mogi News Cidadania - Ler para Saber Mais, os educadores foram capacitados e orientados pela coordenadora-geral do programa, a jornalista SuéllerCosta, e pela coordenadora pedagógica da iniciativa, a professora Maria Rosa Mieko Takeuchi Augusto. O encontro marca a continuidade da proposta, que, além de ser desenvolvida diariamente pelos educadores em suas respectivas escolas, recebe um acompanhamento mensal de uma equipe do Mogi News. Dessa maneira, os profissionais da educação dividem as experiências vividas dentro da sala de aula com os seus colegas de profissão.
Interessados em tornar o ensino em algo mais atraente, os educadores tiveram a oportunidade de conhecer, por meio de atividades elaboradas pela equipe do veículo de comunicação, novas maneiras para atrair o interesse e a atenção dos alunos pela leitura e o trabalho com o Mogi News. Vilma de Campos Borges, que leciona na Emeb Cybelle Paiva Valsecchi, de Poá, considera o Mogi News um veículo de grande importância para as suas aulas. "Informativo e investigativo, é por meio dele que os alunos desenvolvem a leitura e a oralidade", comenta. Sendo assim, os estudantes se tornam cidadãos mais críticos, opinativos e conscientes sobre as suas funções na sociedade que habitam.

Conhecidos por multiplicar os conhecimentos adquiridos nas capacitações, os professores de cada escola desenvolveram atividades que serão passadas para os seus colegas de profissão. É por meio dessa iniciativa que os educadores desenvolvem atividades criativas, disseminando o ensino e atraindo a atenção dos alunos.

De acordo com Carla Souza Machado, a Assistente Técnica Pedagógica (ATP) em Inglês da Secretaria de Educação de Poá, que acompanhou a capacitação, as atividades foram o ponto alto do encontro. "Gostei da interação entre os professores", declara. Assim como ela, Claudia Celeste Bergonzini, da Emeb Antonio Carlos, acredita que, por meio dessas reuniões, os alunos são beneficiados. "Com o jornal, eles desenvolvem o conhecimento e a socialização, além de se manterem informados sobre assuntos atuais", afirma.


A leitura de imagens foi trabalhada nas atividades
Suéller Costa
Os educadores interagiram ao desenvolver a leitura de imagem por meio de desenhos e fotografias
Para atrair a atenção dos alunos da rede de ensino de Poá, a cada encontro, uma equipe do Mogi News apresenta novas propostas pedagógicas que têm como objetivo disseminar a educação e torná-la mais atraente e prazerosa aos alunos. E, para isso, contam com o apoio do jornal, que já provou, ao longo dos anos, a sua eficácia na área educacional.

A capacitação realizada no último sábado na Emeb Walter de Almeida Monteiro, em Poá, contou com a presença de aproximadamente 35 professores, que, separados em equipes, desenvolveram atividades que trabalharam a leitura de imagem.

A primeira, que foi dividida em três partes, incentivou os presentes a fazer um desenho comunitário. Após essa etapa, eles foram convidados a se reunir em grupos para realizar uma reportagem sobre um determinado desenho, escolhido entre os inúmeros elaborados pela turma.
Após apresentar em formato impresso, esboçando a matéria na página de um jornal fictício, também criado pela turma, cada equipe dramatizou o seu texto e o apresentou em forma de telejornal. Dessa maneira, os educadores desenvolveram diversas habilidades, como a elaboração textual e a interpretação de imagens. Elementos-chaves para o exercício jornalístico.
Uma outra atividade tratou do mesmo assunto. No entanto, incentivou os educadores a interpretar as imagens de outra maneira. Recortadas de um exemplar do Mogi News, os professores tiveram de relacionar cada foto com a sua respectiva matéria. Mais exercícios que poderão ser aplicados, agora, entre os alunos.(G.P.)

ITAQUAQUECETUBA - Armando da Farmácia anuncia pavimentação em quatro bairros

 
Clique na imagem para ampliar


Release: Neirylene Cunha de Sena
Divulgação: Andréia Castilho
Crédito Fotos: Wiliam Rita

Firme em sua decisão de promover significativa melhora quanto à infraestrutura da cidade, há poucos dias, o prefeito de Itaquaquecetuba Armando Tavares Filho, o Armando da Farmácia anunciou a implantação de guias e sarjetas, assim como, a pavimentação das vias em 04 bairros distintos, sendo: Jardim Moraes, Louzada, Jardim Pinheirinho e Jardim Nícea.
Acompanhado de secretários, assessores, vereadores e líderes comunitários; o prefeito fez questão de visitar cada uma das localidades para dar pessoalmente as boas novas.
À título de curiosidade, com relação ao asfalto, ao assumir a gestão pública municipal pela primeira vez, em 2005, Armando da Farmácia encontrou o município com apenas 20% das ruas pavimentadas. Hoje, segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Joaquim Gonçalves da Silva são cerca de 75% e até o final de seu segundo mandato, em 2012, a intenção é de que cerca de 90% das ruas da cidade estejam devidamente pavimentadas, incluindo as vias dos já citados bairros.
Quando perguntado sobre a importância de ações como esta para o cidadão itaquaquecetubense, o secretário municipal de Habitação Rogério Pereira Maia Tarento (em nome de todo o atual secretariado executivo) destaca que "... por determinação do prefeito, há alguns meses, a chamada 'Usina Municipal de Asfalto' à frio foi reativada e quando as máquinas da prefeitura entram em uma localidade, o trabalho de pavimentação é realizado em todas as ruas do bairro sem qualquer ônus adicional aos moradores beneficiados...".
Vale destacar que, dentre as ruas anunciadas recentemente para receber asfalto, apenas a Avenida Inhumas, no Jardim Louzada receberá o benefício mediante liberação de verba do FUMEFI. Todas as demais serão pavimentadas com recursos próprios da prefeitura.
Aos demais bairros, o poder executivo solicita dos munícipes um pouco mais de paciência já que a prefeitura trabalha seguindo um cronograma de ações pré-determinado, respeitando suas restrições orçamentárias.
Armando da Farmácia é consciente de que muita coisa ainda deve ser feita para solucionar os transtornos causados pela falta de pavimentação em diversas localidades no município, porém, trabalha firme para, ao menos, minimizar as conseqüências de tal problema. Para isso, conta com a colaboração de todos os munícipes: "Administramos bem o dinheiro do povo e aos poucos estamos mudando a cara do município para melhor", afirma o prefeito.

Serviços paliativos emergenciais:

Vale lembrar que serviços emergenciais (tapa buracos, nivelamento, cascalhamento etc) podem ser solicitados. 

O procedimento é o seguinte: o(a) munícipe deve entrar em contato com a secretaria (sito à Estrada de Santa Isabel, 2642, Campo da Venda - de segunda a sexta-feira, das 08:00 horas as 16:00 horas) e registrar uma "ordem de serviços". 

Feito isto, técnicos da pasta visitarão a localidade a fim de verificar quais as providências cabíveis e possíveis de serem realizadas em caráter de emergência. 

Lembrando que estes serviços são realizados em toda a cidade, por ordem de prioridades. Para mais informações, o telefone é: 4645-7217.

ITAQUAQUECETUBA - 2º Trote Solidário na Etec de Itaquaquecetuba

 
Jornalista: Fátima Cosmo

2º Trote Solidário na Etec de Itaquaquecetuba
No dia 4 de abril de 2012, às 15h30, haverá na Escola Técnica Estadual, Etec - Itaquaquecetuba, na ala acadêmica, o 2º Trote Solidário. Os alunos doaram roupas, calçados, alimentos, produtos de higiene e brinquedos. Esta doação será entregue à líder comunitária Rosana Mendes de Brito. Os professores e a equipe da Etec também colaboraram. A classificação por curso foi a seguinte: 1º colocado com 1.718, 50 pontos - 2º ano de Secretariado; 2º colocado com 1.267,50 pontos - 2º ano de Segurança do Trabalho e o 3º colocado com 784 pontos o 3º ano de Informática (tarde).
O lema agora é criatividade e solidariedade. Antes o trote era realizado de forma violenta e com brincadeira de mau gosto. Agora os veteranos deixam de lado a tradição de constranger e embaraçar os calouros - ou bichos - e abraçam uma causa social.
Todos ganham. Em vez de intimidação, há uma confraternização entre calouros e veteranos, surgem iniciativas como esta: o trote solidário. Isso mostra que a união realiza sonhos. Para a diretora da Etec, Maria Fátima de Oliveira Araújo, foi um grande sucesso o 2º Trote Solidário, "superamos as expectativas, os alunos e toda a equipe se empenharam e pudemos constatar a empolgação em ajudar ao próximo". Para a Secretária de Educação, professora Vera Garcia, iniciativas como esta são imprescindíveis para formar e despertar a consciência do aluno para as questões sociais.

terça-feira, 3 de abril de 2012

POÁ - Descubra como é feito engarrafamento de água - Fonte Áurea.



Poá tem o título de estância hidromineral desde 1970 graças à Fonte Áurea. 


A água desse local, porém, é usada desde 1950


No começo, eram só os moradores que tinham acesso, mas, com o envasamento, a água da cidade passou a ser vendidas em vários locais.

No processo de envasamento, primeiro as garrafas são colocadas em uma esteira. 



Depois uma a uma, mecanicamente, elas são lavadas com produtos adequados na própria água mineral. 


Em seguida, é envasada e lacrada. Depois a garrafa recebe o rótulo com a marca da água e em seguida segue para o enfardamento.

Diferentemente das garrafinhas que são compradas pela fonte, os galões são retornáveis e pertencem a clientes diferentes. 



Por isso, o primeiro passo é a limpeza. 


Os que têm defeito voltam para o cliente.


 Os inteiros seguem na esteira. Todos passam por inspeção olfativa. 


Clique para assistir
Os galões aprovados, mas muito sujos, seguem para a limpeza manual. 


Assim mesmo, um a um, eles são esfregados para eliminar todo tipo de resíduo. 


Até mesmo os que passaram por limpeza manual, junto com todos os outros, seguem para a higienização mecânica. 


Assim que os galões estão cheios de água, o gargalo é lacrado e em seguida o rótulo é colado.

Itaquaquecetuba e Suzano - Estudantes podem se inscrever no programa Bolsa Universidade

A partir desta terça-feira (3) estão abertas as inscrições para o programa Bolsa Universidade da Secretaria Estadual de Educação. São mais 6,6 mil vagas para estudantes universitários interessados em atuar como educadores do programa Escola da Família em escolas públicas de todo o Estado. No Alto Tietê estão disponíveis 34 vagas, sendo 33 para Itaquaquecetuba e uma para Suzano.

O estudante receberá bolsa integral de seu curso, sendo que a Secretaria de Educação paga 50% da mensalidade, desde que não ultrapasse o teto de 310 reais, e a instituição de ensino completa o restante da mensalidade. Em contrapartida, o universitário atuará como educador aos sábados e domingos em uma unidade participante do programa Escola da Família, auxiliando no desenvolvimento das atividades previstas pelo programa.

Inscrições programa Bolsa Universidade
Quando: até 13 de abril 
Como: somente pela internet
Exigências: o aluno precisa estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior conveniada ao programa, não receber outra bolsa, financiamento ou similar, proveniente de recursos públicos e ter disponibilidade para atuar como educador universitário aos finais de semana 
Informações: 0800-777-0333

Alto Tietê - Salesópolis é a única cidade da região certificada com selo Município Verde


Salesópolis foi uma das cidades paulistas que recebeu o certificado Município Verde Azul da Secretaria de Estado do Meio Ambiental (SMA) entre 158 localidades. O anúncio ocorreu ontem. A cidade obteve nota 85,57 e ficou em 72ª lugar no ranking ambiental dos municípios paulistas de 2011. A secretaria também concedeu à cidade o Prêmio Franco Montoro por sua melhor colocação na Bacia Hidrográfica Alto Tietê.
A divulgação foi feita em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Dos 645 municípios do Estado que participam do programa, destes 485 enviaram informações e foram avaliadas. Ao todo, 158 foram certificados. O que significa que mais de 20% das cidades alcançaram médias acima de 80.
A única que obteve nota acima no Alto Tietê foi Salesópolis, ficando na 72º lugar no ranking. Dentro da região, Guararema teve média 69,55, conseguindo a 207ª posição. Por último, ficou Itaquaquecetuba, na 638ª colocação, com 1,63 de nota. A SMA entregou o Prêmio Franco Montoro para os 19 municípios melhores colocados em suas regiões hidrográficas, sendo Salesópolis a premiada da região.
O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto à secretaria, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). São avaliadas ações nas áreas de esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.
EDIÇÃO O selo chegou a sua quarta edição fortalecendo o planejamento ambiental e incentivando a participação da sociedade civil na agenda ambiental. Ao todo, 410 projetos de coleta seletiva foram implantados, 109 planos de gestão de resíduos sólidos, 257 programas de educação ambiental e 280 fundos de meio ambiente foram criados.
A edição traz ainda outros números. São 335 municípios com centros de educação ambiental, 261 com ciclovias, 276 com planos de arborização urbana e 361 com viveiros de mudas, além de 205 com parcerias ambientais com pessoas físicas e jurídicas. A parceria entre Estado e municípios, por meio da Operação Corta Fogo, resultou, ainda, no treinamento de brigadas anti-fogo em 373 municípios.
Lançado em junho de 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios.
Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168. Já, em 2010, 144 municípios receberam a certificação.

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

  agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page