Pesquisar este blog

sábado, 25 de setembro de 2021

Bolsonaro é lição ao mundo sobre crise da democracia, diz chefe da Anistia... -

 O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é uma "lição ao mundo" de que a democracia não está garantida e que vive uma crise. 

O alerta é de Agnes Callamard, diretora-executiva da Anistia Internacional e uma das maiores vozes no campo de direitos humanos no mundo....  

"As lições do Brasil são as mesmas lições dos EUA sob Donald Trump, são as lições de Viktor Orban na Hungria", disse.

 "As chamadas democracias estabelecidas do século 20 não podem mais ser consideradas como sendo algo garantido", alertou.

 "Não podemos considerar as instituições democráticas como algo assegurado. Elas demonstraram suas fraquezas", disse... 

"Muitas das democracias estão em crise. E não podemos pensar que elas estão garantidas. Não podemos pensar que a história dos últimos 100 anos não tem reviravolta. Isso, para mim, é uma lição central que eu levo do Brasil", disse... 

"Não estamos apenas enfrentando a crise do sistema internacional, mas também uma crise democrática no interior dos países. Instituições estão ameaçadas", afirmou.... 

Callamard, antes de assumir a direção mundial da Anistia, foi relatora da ONU e responsável por investigar a morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi. Hoje, na direção da ong, ela adverte sobre "líderes autoritários em democracias"... 

De acordo com a francesa, tais líderes são produtos do nacionalismo e de uma economia que não serve à população".

 "Nesse contexto, eles oferecem narrativas que dão soluções simples para problemas complexos, como segurança", disse... 

Apesar do alerta que ela faz sobre Bolsonaro, a ativista destaca como a maioria das pessoas está preparada a lutar pela defesa da democracia.

 "Vimos isso no Brasil, assim como nos EUA", afirmou. "São pessoas que se levantam para dizer: não, essa não é a sociedade que quero que meus filhos e meus netos vivam", disse.. 

De acordo com ela, esses são "movimentos importantes" da sociedade.

 "A questão é como proteger essas pessoas para que possam operar em contexto de estados que estão dispostos a usar violência", apontou. 


"Esse é o desafio. Mas a força existe e as pessoas existem para se levantar (contra esses líderes", completou.... 


Callamard ainda comentou a participação do brasileiro na abertura da Assembleia Geral da ONU, mostrando seu desprezo. 

Em seu discurso, Bolsonaro defendeu o uso de remédios sem evidências científicas, atacou a obrigatoriedade da vacina e mentiu sobre as condições sociais e econômicas do Brasil.... 


"Muitos líderes autoritários, mesmo em democracias, estão usando narrativas similares. É uma que rejeita os fatos, rejeita as evidências científicas. É uma narrativa que propõe soluções fáceis para questões incrivelmente difíceis. O que podemos dizer a essas pessoas? Elas estão erradas e não devem usar a posição de poder para mentir", alertou.. 


Desde que tomou posse, Bolsonaro foi alvo de 32 cartas de queixas de relatores da ONU sobre denúncias de violações aos direitos humanos.

 Pressionado, o governo também tem sido atacado por ativistas brasileiros e estrangeiros.... 

19.jun.2019 - Agnès Callamard foi nomeada secretária-geral da Anistia Internacional

Imagem: Fabrice Coffrini/AFP

Jamil Chade

Colunista do UOL

25/09/2021 

https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2021/09/25/bolsonaro-e-licao-ao-mundo-sobre-crise-da-democracia-diz-chefe-da-anistia.htm

Charges

 https://www.humorpolitico.com.br/page/2/  




, diz Merval Pereira

 Em entrevista ao Jornalistas e Etc., com Thaís Oyama, Merval Pereira vê semelhanças entre petistas e bolsonaristas e avalia que os governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente Jair Bolsonaro têm similares: "Governo de Lula era fechado para quem não era petista. Bolsonaro é fechado para quem não é bolsonarista"



“Alguns comportamentos antidemocráticos mereceram reprimenda do STF”

 O ministro Luiz Fux, presidente do STF, comentou as manifestações golpistas do 7 de Setembro e disse que “alguns comportamentos antidemocráticos” precisaram ser reprimidos pela Corte. Em entrevista ao podcast ‘Supremo na Semana’, o magistrado afirmou ainda que a realização das eleições de 2022 vai exigir “prudência” das instituições.

Nós estamos ingressando num ano muito importante que é o ano eleitoral. Esse ano eleitoral exige prudência, ele exige calma das instituições, de sorte que eu acho que essa prudência vai ser mantida exatamente com foco na preocupação nas eleições. Eu citaria, por exemplo, muito embora tenha sido uma manifestação expressiva, nós nos preparamos e não houve incidentes graves nem levemente graves em relação àquele movimento de 7 de Setembro”, afirmou. 

“Algumas declarações, alguns comportamentos antidemocráticos mereceram, digamos assim, a reprimenda do Supremo Tribunal Federal, ora através da instauração dos processos, porque é assim que o Judiciário responde. O Judiciário não responde com atos de igual estatura, ele responde através dos processos e, por outro lado, cabe à presidência também, como chefe do poder Judiciário nacional, proferir palavras que sirvam de exemplo para toda a magistratura, para que se mantenha altiva, diante dessa defesa intransigente de uma democracia inegociável que o povo brasileiro não mais aceita (perder), em razão da maturidade que nós alcançamos e em razão de um passado, digamos assim, que não é nada vitorioso, que nós tivemos de percorrer antes da conquista do Estado Democrático de Direito.” 

https://www.oantagonista.com/brasil/fux-alguns-comportamentos-antidemocraticos-mereceram-reprimenda-do-stf/

As relações do novo alvo da CPI com figurões do bolsonarismo

 Na mira da CPI da Covid, o empresário Kassyo Ramos mantém relações com pessoas influentes do bolsonarismo, como a advogada Karina Kufa, o ex-deputado Roberto Jefferson e até o filho 01 do presidente, o senador Flávio Bolsonaro. 

Diz a Crusoé: 

“A partir de informações obtidas em quebras de sigilo autorizadas pela CPI, os senadores identificaram que o diretor Institucional da Precisa, Daniel Trento, realizou repasses de recursos para Kassyo Ramos e também para o empresário Raphael Barão Otero de Abreu, sócio da empresa BarãoTur.” 

O empresário amapaense gosta de exibir nas redes proximidade com a família Bolsonaro

https://www.oantagonista.com/brasil/as-relacoes-do-novo-alvo-da-cpi-com-figuroes-do-bolsonarismo/

Saques mais rápidos do Oeste

 https://www.agazeta.com.br/charge 

Charges do Amarildo



sexta-feira, 24 de setembro de 2021

A CPI "acordou" muito tarde para a pandemia

 Claudio Dantas comentou a leniência de senadores da CPI da Covid com as ações do governo federal durante todo o ano passado, e a mudança de postura neste ano. 



Mensagens indicam que Eduardo intermediou patrocínio de Hang a blogueiro bolsonarista

 Mensagens em poder da CPI da Covid, às quais o Jornal Nacional teve acesso, indicam que Eduardo Bolsonaro intermediou o patrocínio de Luciano Hang a um programa do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, acusado de espalhar fake news.

Dono do canal Terça Livre, Allan é investigado em dois inquéritos no STF que apuram disseminação de notícias falsas, ameaças a autoridades e financiamento de atos antidemocráticos. 

De acordo com a PF, em mensagens trocadas em janeiro de 2019, o blogueiro pede que Eduardo o ponha em contato com Hang. “Quer que eu fale algo a ele para te introduzir?”, pergunta o deputado. “É melhor”, responde Allan.

Mais adiante na troca de mensagens, Eduardo afirma: “Ele [Hang] disse que você pode entrar em contato com ele. Falei que você é o nosso cara da imprensa para um projeto que desenvolvemos aqui nesta semana de aulas com o Olavo [de Carvalho]”.

No dia seguinte, o blogueiro diz ao deputado: “Sobre o Hang, quando ele voltar da Europa, falarei com ele”. Eduardo responde: “Beleza. Falei no macro com o Hang”. Quatro meses depois, Allan escreveu: “Luciano Hang tá dentro. Patrocínio para o programa”. 

A mensagem sobre o patrocínio já era conhecida desde que a PF fez busca e apreensão da casa do blogueiro bolsonarista, em junho. 

Na época, foram divulgados diálogos em que Allan dizia ao filho 03 de Jair Bolsonaro “precisamos da Secom” (a Secretaria de Comunicação do Planalto).

O dono da Havan, que tem depoimento na CPI da Covid previsto para a próxima quarta (29), disse ser vítima de uma “narrativa absurda” e afirmou ser mentira que ele tenha patrocinado veículos de internet que disseminaram desinformação

https://www.oantagonista.com/brasil/mensagens-indicam-que-eduardo-intermediou-patrocinio-de-hang-a-blogueiro-bolsonarista/

Filipe Martins chama assessor de Bolsonaro de 'membro original' do gabinete do ódio

 Em mensagens que estão em poder da CPI da Covid, o assessor internacional da Presidência Filipe Martins chama outro assessor de Jair Bolsonaro, Tércio Arnaud Tomaz, de “membro original” do chamado gabinete do ódio.

Tomaz, integrante do grupo de assessores que trabalham no Palácio do Planalto com foco nas redes sociais, é acusado de difundir desinformação para atacar adversários políticos do presidente e já teve seu sigilo quebrado pela CPI da Covid

Mais cedo, conforme publicamos, O Globo reproduziu mensagem do youtuber bolsonarista Bernardo Küster em um grupo de WhatsApp que dizia “recebi ordens do GDO pra levantar forte a tag #doriapiorquelula”. Küster alegou ter escrito em tom de brincadeira. 

https://www.oantagonista.com/brasil/filipe-martins-chama-assessor-de-bolsonaro-de-membro-original-do-gabinete-do-odio/

Josias de Souza / Auxílio Brasil é tratado por Bolsonaro como prioridade eleitoral

 


O troco de Davi Alcolumbre

 Nonato Viegas

Publicada em 24/09/2021

Na conversa que teve com o presidente Jair Bolsonaro antes de sua viagem aos Estados Unidos, Davi Alcolumbre aludiu sutilmente a um dos motivos de sua insatisfação com o governo e de segurar a sabatina do ex-ministro André Mendonça: obras no Amapá.

De acordo com interlocutores que acompanharam a conversa, Alcolumbre lembrou o presidente da promessa de o Exército asfaltar 300 quilômetros de estrada entre Macapá e a cidade de Jari e de pavimentar outros 100 quilômetros entre a capital e o município de Oiapoque.

Bolsonaro ficou de verificar o que houve na volta de Nova Iorque.

Mas, de acordo com aliados do presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Alcolumbre não perdoa ter “feito papel de bobo”. No início do ano, ele espalhou banners, outdoors e deu entrevistas aos veículos locais falando das obras que nunca se tornaram realidade. 

https://obastidor.com.br/politica/o-troco-de-davi-alcolumbre-1737

No Jornal da Cultura desta quinta-feira, você vai ver: Anatel aprova regras do leilão da tecnologia 5g, que deve ocorrer em novembro e movimentar quase 50 bilhões de reais; Prepare o bolso mais uma vez, preço da gasolina e do gás de cozinha vão subir, de novo, a partir da semana que vem; Presidente Jair Bolsonaro diz que pior crise hídrica da história do Brasil é desafio climático e garante que governo está agindo.

 


Charges

 https://www.humorpolitico.com.br/ 



Charges

 https://www.humorpolitico.com.br/


Bolsonaro tira de contexto caso de Queiroga para atacar vacina contra covid

 https://www.humorpolitico.com.br/page/2/ 



Entrevista de Bolsonaro a Revista Veja uma análise ponto a ponto- Marco Antonio Villa


Bolsonaro continua o mesmo: negacionista, mentiroso e golpista. 24/09/21. 



AO VIVO] É da Coisa, com Reinaldo Azevedo - 24/09/2021

 



UM GOVERNO CONTAGIANTE

 


Trecho novo da BR-319 cede, abre crateras e procurador pede apuração

 Imagens da rodovia viralizaram nas redes, pois se contrapõem a um vídeo publicado pelo ministro da Infraestrutura quando anunciou a obra, em junho de 2020. 

O procurador junto ao TCU Marinus Marsico vai pedir uma fiscalização específica sobre trecho da rodovia BR-319 que cedeu na ultima madrugada, abrindo crateras que levaram à interdição pelo DNIT.

Marsico quer saber se a pavimentação da rodovia, anunciada com pompa por Tarcísio de Freitas, cumpriu os requisitos de compactação do solo e drenagem, ou se o problema decorre de erro de projeto. 

Imagens de hoje da via, que liga os estados de Amazonas e Rondônia, viralizaram nas redes, pois se contrapõem à maquete eletrônica publicada pelo ministro da Infraestrutura em junho de 2020.

Na postagem, Tarcísio escreveu: “Imagens do futuro para vocês!” 

https://www.oantagonista.com/brasil/trecho-novo-da-br-319-cede-abre-crateras-e-procurador-pede-apuracao/

Charges


Charges

 https://www.humorpolitico.com.br/ 



Eduardo Bolsonaro confirma diagnóstico de covid-19 após viagem a NY

 O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) recebeu diagnóstico de Covid-19 nesta sexta-feira (24).

O diagnóstico foi confirmado pelo filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em suas redes sociais.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM-MS), e o ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Bruno Bianco, também confirmaram a infecção no mesmo dia.


Eduardo Bolsonaro com covid: Diogo Schelp comenta notícias ao vivo | UOL News (23/09/2021)

 


BUEMBA BUEMBA HD 24 09 2021

 


Live de Bolsonaro, quebra de sigilo de Carlos e público nos estádios | UOL News (24/09/2021)

 


Charges do Amarildo

 


quinta-feira, 23 de setembro de 2021

No Jornal da Cultura desta quinta-feira, você vai ver: Comissão especial da câmara aprova texto-base da reforma administrativa, que muda regras do funcionalismo público; Apesar da maior crise hídrica em 91 anos, diretor do operador nacional do sistema elétrico afirma que Brasil deve conseguir evitar racionamento, que já é uma realidade em várias cidades do país; Esquenta o clima entre a federação dos bancos e associação que representa as fintech, provocações vão desde as taxas cobradas até o tempo de espera em agências.

 


Josias de Souza / Brasil vai se tornando uma piada sem graça

 


Carlos Bolsonaro, chefe dee orcrim, diz juiz - José Nêumanne Pinto

 


Participação de Bolsonaro em esquema está cada vez mais evidenciada, diz Trevisan

 


Carlos Bolsonaro é acusado de ser chefe de quadrilha. 23/09/21 - Marco Antonio Villa



 Investigações realizadas no Rio de Janeiro apontam para o gabinete de Carlos Bolsonaro e a organização criminosa lá sediada.

Aumenta o isolamento político de Bolsonaro.

Pesquisas indicam que Bolsonaro será fragorosamente derrotado em 22.


Leo Índio, primo dos filhos de Bolsonaro, é investigado pela PGR por atos de 7 de setembro

 Primo dos filhos de Jair Bolsonaro, Leonardo Rodrigues de Jesus, que tem o apelido de Leo Índio, é um dos investigados no inquérito aberto pela Procuradoria-Geral da República para apurar a organização e financiamento das manifestações de 7 de setembro e os ataques ao Supremo Tribunal Federal.


[AO VIVO] O É da Coisa, com Reinaldo Azevedo - 23/09/2021

 


Ex-assessores de Carlos deram como endereço o apartamento de Jair Bolsonaro

 


A COMITIVA DO MITO pegou COVID em Nova York! Saiba como.

 


MTST ocupa a Bolsa de Valores de SP em protesto contra fome e inflação

 


Carlos Bolsonaro citado como chefe de organização criminosa e mais; Kennedy comenta | UOL News

 O UOL News recebe o vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), para falar sobre avaliação do Congresso - com dados do Datafolha - e mais do Legislativo. Os colunistas Maria Carolina Trevisan e Kennedy Alencar analisam o dia na CPI da Covid e o caso do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), que é citado como "chefe de organização criminosa"



O Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) identificou duas movimentações suspeitas na conta da advogada Ana Cristina Valle, segunda mulher do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). As operações coincidem com as datas em que ela vendeu em 2011 um conjunto de cinco terrenos. O Coaf identificou, ao menos, dois depósitos em espécie que totalizaram R$ 532,2 mil. A colunista Juliana Dal Piva comentou a reportagem no UOL News, com Diego Sarza.

 


Juiz diz que Carlos Bolsonaro é citado como "chefe de organização criminosa"

 O juiz Marcello Rubioli, do TJ-RJ, afirmou, na decisão em que autorizou a quebra de sigilos bancário e fiscal de Carlos Bolsonaro, que o vereador é citado pelo MP-RJ como “chefe da organização [criminosa]”, diz o UOL.

O magistrado diz que há “indícios rotundos de atividade criminosa em regime organizado”

A 3ª Procuradoria de Investigação Penal apura a possível prática de rachadinha e da nomeação de funcionários fantasmas no gabinete de Carlos na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

O MP-RJ pediu a quebra de sigilo no dia 5 de maio e o juiz autorizou, no dia 24 de maio.

“Carlos Nantes é citado diretamente como o chefe da organização, até porque o mesmo efetua as nomeações dos cargos e funções comissionadas do gabinete”, escreveu Marcello Rubioli

https://www.oantagonista.com/brasil/juiz-diz-que-carlos-bolsonaro-e-citado-como-chefe-de-organizacao-criminosa/ 



Bolsonaro se aglomera com apoiadores em NY após teste de covid de Queiroga; veja vídeo

 


Ao Vivo - #CPIdaPandemia ouve Danilo Trento, sócio da Primarcial Holding e Participações – 23/9/2021

 


O antibolsonarismo vai decidir a disputa de 2022

 Diogo Mainardi  

A Terceira Via tem de derrotar Jair Bolsonaro no primeiro turno. 

Em seguida, porém, é preciso conquistar o eleitorado bolsonarista para tentar derrotar Lula.

O Datafolha mostrou que isso pode ocorrer. Entre Ciro Gomes e Lula, 46% dos bolsonaristas escolheriam o candidato do PDT e apenas 11% votariam no petista. 

A prioridade, nesse caso, seria convencer os 42% que votariam branco ou nulo. 

A coisa se repete com João Doria ou Eduardo Leite. 

O contrário não é verdadeiro: os eleitores de Ciro Gomes, João Doria e Eduardo Leite, tendo de escolher entre Jair Bolsonaro e Lula, votariam no ex-presidiário, que teria o dobro dos votos do sociopata.

Isso confirma o que venho dizendo desde o ano passado: o antibolsonarismo tornou-se o maior fator eleitoral do Brasil, superando folgadamente o lulismo, o antipetismo, o lavajatismo e o próprio bolsonarismo.

O efeito do antibolsonarismo já foi medido em 2020, na campanha municipal, mas vai ser muito maior em 2022. 

Jair Bolsonaro vai afundar todos aqueles que estiverem ao seu lado. 👍

https://www.oantagonista.com/brasil/o-antibolsonarismo-vai-decidir-a-disputa-de-2022/

O difícil equilíbrio de Omar Aziz na Presidência da CPI da Pandemia

 Nonato Viegas

Publicada em 23/09/2021 às 06:00 

Os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, presidente e titular, respectivamente, da CPI da Pandemia fizeram recentemente um acordo de não agressão

Ambos são do Amazonas, são ex-governadores e têm interesses nas eleições do ano que vem.

O acordo consiste em não utilizarem a comissão para atacar um ao outro - e não nacionalizarem disputas locais. 

Em junho, Aziz apresentou um requerimento para a quebra dos sigilos fiscais, bancários, telefônicos e telemáticos da empresa Tecway Serviços e Locação de Equipamentos, que tem como um dos sócios o primo de Braga, André Gomes Braga.

A empresa tem ao menos nove contratos ativos com o governo do Amazonas e vai receber por eles, ao longo de 2021, cerca de 70 milhões de reais.

 Polícia Federal e uma CPI na Assembleia Legislativa do Amazonas investigaram desvio de dinheiro público durante a pandemia na Saúde, área onde a Tecway mantém contrato.

Na época da apresentação do requerimento, Eduardo Braga protestou e ameaçou romper com o grupo majoritário da CPI, que reúne senadores de oposição e independentes. 

O senador lembrou que Aziz foi governador e que qualquer gestor público está sujeito a responder por problemas em seus mandatos. 

A briga foi feia, mas nunca veio a público - até agora.

Ambos preferiram a paz. 

E, apesar de o presidente da comissão ter citado as investigações da CPI do Amazonas para justificar seu requerimento, o relatório final dos deputados amazonenses não traz nada contra a Tecway.

 Qualquer menção à Tecway, contudo, tira do sério Braga e muitos parlamentares da região Norte.

No entanto, a trégua entre Aziz e Braga pode durar pouco. 

Braga deseja concorrer ao governo estadual, e Aziz precisa se reeleger ao Senado para não ficar sem mandato a partir de 2023.

Poderiam se apoiar, mas Braga preferiu encontrar duas semanas atrás um feroz adversário político de Omar Aziz, o coronel da reserva Alfredo Menezes, aliado do presidente Jair Bolsonaro e ex-superintendente da Zona Franca de Manaus. 

Braga tenta uma aliança em que o coronel concorra ao Senado e o apoie para governador.

Menezes atribui a perda de seu cargo na Superintendência da Zona Franca de Manaus à pressão de Aziz

Até a entrada de Menezes na função, qualquer indicado tinha de passar, no mínimo, pela aprovação do senador. 

O troco é a disputa pela única vaga do estado no Senado.

A história ilustra a crítica reservada que o presidente da CPI da Pandemia sofre com frequência de seus aliados no grupo majoritário. 

Eles reclamam que, apesar dos discursos contundentes, Aziz, quando interessa, tende a amansar com o governo e empresas próximas ao centrão.

 Ele, por exemplo, é contra convocar a família do presidente. 

O senador também foi o responsável pelo acordo para conceder um tratamento amistoso ao líder do governo, Ricardo Barros, em seu depoimento - a atuação de Barros foi um dos poucos mas expressivos momentos de vitória do Planalto na CPI.

Segundo fontes ouvidas pelo Bastidor, Aziz pretende disputar o Senado como um nome independente - e não como alguém de oposição a Bolsonaro.

 O senador quer se apresentar como quem faz críticas pontuais ao governo, como no caso da gestão da crise sanitária, mas que, ao mesmo tempo, consegue manter o diálogo.

Aziz quer evitar que Bolsonaro embarque na campanha do coronel; a entrada do presidente na campanha de seu adversário o jogará na oposição - uma posição arriscada para quem precisa dos eleitores do Amazonas, e não de formadores de opinião, para permanecer no Senado. 

No estado, a força do apoio do governo federal ainda é decisiva para uma eleição ao Senado.

Bastidor procurou Omar Aziz e sua assessoria, mas até o momento não teve um posicionamento do senador.

https://obastidor.com.br/politica/o-dificil-equilibrio-de-omar-aziz-na-presidencia-da-cpi-da-pandemia-1721

Sergio Moro volta ao Brasil nesta quinta e deve discutir eleição de 2022

 Da Redação

Senado aprova reforma eleitoral, mas barra retorno das coligações

 Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) – O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, em dois turnos de votação, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma eleitoral, mas rejeitou uma mudança que previa o retorno das coligações nas eleições proporcionais.

A retirada das coligações –que tinha sido aprovada durante a tramitação da PEC na Câmara– ocorreu após sugestão feita por senadores à relatora da proposta, Simone Tebet (MDB-MS).

O fim das coligações havia sido aprovado pelo Congresso em 2017, mas só foi testada por enquanto nas eleições de 2020, para vereadores. 

Até o momento não vigorou nas disputas para deputados federais, estaduais e distritais. 

Especialistas avaliam que as coligações poderiam deturpar o voto dado pelos eleitores, porque acaba privilegiando candidatos de outras legendas. 

A expectativa é que a parte da PEC que passou pela Câmara e foi aprovada pelo Senado nesta quarta vá a promulgação em breve, a fim de valer já para as eleições do próximo ano.



NOVIDADES


O texto aprovado prevê a contagem em dobro aos votos dados a mulheres e negros para Câmara dos Deputados, para fins de distribuição de recursos dos fundos partidário e eleitoral, até 2030. 

A medida tem por objetivo estimular essas candidaturas, sub-representadas no Parlamento.


O texto alterou a data da posse do presidente da República para 5 de janeiro e governadores, para 6 de janeiro, valendo para os eleitos no pleito de 2026. 

Essa mudança decorre do fato que a data anterior, no dia 1º, dificultava a participação de autoridades e personalidades de outros países.


A proposta também muda critérios de fidelidade partidária, acabando com a punição de deputado ou vereador que mudar de partido em caso de haver concordância da legenda. 

https://istoe.com.br/senado-aprova-reforma-eleitoral/

CPI da Covid ouve nesta quinta empresário suspeito de envolvimento no caso Covaxin

 247A CPI da Covid ouve nesta quinta-feira (23) o empresário Danilo Trento, suspeito de ter participado das negociações para a compra de testes e da vacina indiana Covaxin, com intermediação da Precisa Medicamentos.

A Precisa atuou na negociação entre o laboratório indiano Bharat Biotech, fabricante da vacina Covaxin, e o Ministério da Saúde. A empresa nunca divulgou detalhes do contrato, incluindo o valor que arrecadaria como representante brasileira na negociação. 

Danilo Trento obteve no Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de não responder a perguntas que possam incriminá-lo, informa o G1. 

https://www.brasil247.com/cpicovid/cpi-da-covid-ouve-nesta-quinta-empresario-suspeito-de-envolvimento-no-caso-covaxin?amp

Desaprovação ao governo Bolsonaro subiu 10 pontos percentuais em sete meses e alcançou a marca de 68%

 247 - A desaprovação ao governo de Jair Bolsonaro subiu 10 pontos percentuais em sete meses e alcançou a marca de 68%, segundo pesquisa divulgada pelo Ipec nesta quarta-feira (22). 

Na última sondagem de opinião pública, em junho, o ocupante do Palácio do Planalto era desaprovado por 66% dos eleitores entrevistados e, em fevereiro, a marca era de 58%.

A pesquisa também mostra que o número de eleitores que aprovam a gestão caiu dois pontos percentuais em relação à pesquisa feita em junho, totalizando 28%. 

Em fevereiro, a aprovação ao governo era de 38%.  

A informação é do Globo.  

https://www.brasil247.com/brasil/desaprovacao-ao-governo-bolsonaro-subiu-10-pontos-percentuais-em-sete-meses-e-alcancou-a-marca-de-68-xk8guu8q?amp

Ministério Público pede suspensão do uso de kit covid na Prevent Senior

 247 - O Ministério Público de São Paulo vai propor um acordo à operadora de planos de saúde Prevent Senior para suspender o uso do kit covid, que inclui hidroxicloroquina e cloroquina em seus hospitais. 

Além da suspensão do uso de medicamentos comprovadamente contraindicados para o tratamento da Covid-19, o Ministério Público vai exigir que a Prevent Senior pague uma indenização por danos morais coletivos, com valor a ser estipulado de acordo com o faturamento do plano de saúde, informa o UOL

A empresa é alvo de investigações no MP, na Polícia Civil e na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid por pressionar seus médicos conveniados a tratar pacientes com substâncias do kit covid, como hidroxicloroquina, contra-indicada para a Covid-19. 

O médico Pedro Batista Júnior, diretor-executivo da Prevent Senior, prestou depoimento nesta quarta-feira (22) na CPI da Covid nesta quarta-feira (22). 

Os senadores investigam as denúncias de que hospitais do grupo Prevent Senior são espécies de laboratório para indicação de medicamentos sem eficácia contra a Covid-19.  

https://www.brasil247.com/cpicovid/ministerio-publico-pede-suspensao-do-uso-de-kit-covid-na-prevent-senior?amp

Obrigado a recuar, governo federal libera vacinação para adolescentes

 247 - O governo Bolsonaro voltou atrás e decidiu liberar a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes em todo o país. 

A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde em entrevista coletiva na noite desta quarta-feira (22).

A mudança de posição do governo está publicada em uma nota técnica do Ministério da Saúde.  

Na semana passada, a pasta restringiu a imunização a "adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade, apesar da autorização pela Anvisa do uso da Vacina Cominarty (Pfizer/Biontech)", informa O Globo.

A decisão restritiva, anunciada pelo ministro Marcelo Queiroga por ordem de Jair Bolsonaro, foi criticada pelos governos estaduais e a maioria seguiu vacinando adolescentes. 

https://www.brasil247.com/brasil/obrigado-a-recuar-governo-federal-libera-vacinacao-para-adolescentes?amp

Com Selic a 6,25%, quanto rende investir R$ 1.000 em poupança, Tesouro ou fundo

 No curto prazo, a poupança continua mais rentável que um CDB de grande banco (que paga 90% do CDI) ou fundo DI 

Tamires Vitorio CNN Brasil Business

em São Paulo

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu aumentar a taxa básica de juros (Selic) nesta quarta-feira (22) para 6,25%, como esperava o mercado.

 Com a mudança, fica a dúvida: quanto rendem R$ 1.000 investidos na bolsa, na poupança, em fundos e em títulos públicos? É hora de fazer as contas.


Um levantamento feito pelo professor Michael Viriato, do Insper, a pedido do CNN Brasil Business, mostra que o investimento em um fundo de índice que replica o Ibovespa, como o BOVA11, é o mais rentável em todos os cenários analisados.

 Se forem investidos R$ 1.000 em um fundo do tipo, o investidor terá, ao fim de dois anos e meio, algo como R$ 1.359,43. 

Mas aqui vai um alerta: retorno passado não é garantia de rentabilidade no futuro.

 O cálculo do professor é feito a partir de expectativas do mercado, que, por sua vez, podem ou não se confirmar. 

Logo, não se trata de uma recomendação de investimento. 

Também é necessário chamar a atenção para a importância de uma carteira diversa. 

É como dizem: não coloque todos os ovos em uma cesta só.

 Afinal, uma classe de ativos pode compensar a outra quando não estiver indo tão bem.

Quando o assunto é investir de curto prazo, ou seja, por até seis meses, somente o CDB de grande banco (que paga 90% do CDI) e o fundo DI (com taxa de administração de 0,5%) rendem menos que a poupança. 

A curto prazo, o fundo de ações continua a ser o mais rentável. 

https://www.cnnbrasil.com.br/business/com-selic-a-625-quanto-rende-investir-r-1-000-em-poupanca-tesouro-ou-fundo/

Bomba no consulado preocupa, mas China quer saber de estabilidade e comércio bilateral

 Brenno Grillo

Publicada em 22/09/2021 

O atentado à bomba cometido no dia 18 contra o consulado da China no Rio de Janeiro preocupa o corpo diplomático do país no Brasil. 

Mas o único efeito prático disso foi a redução do interesse dos chineses pelo turismo em terras brasileiras. 

O foco do Partido Comunista Chinês é o comércio bilateral.

"Um discurso errado de Jair Bolsonaro afeta o mercado, porque o dólar aumenta, mas quem conhece a relação Brasil-China com profundidade não dá mais atenção para os ataques do presidente", disse ao Bastidor uma fonte com trânsito junto a diplomatas do país asiático.

Segundo esse interlocutor, a preocupação do governo chinês é com a estabilidade no Brasil - seja ela econômica, política ou institucional.

 Ele lembra a "relação umbilical" entre as duas nações e destaca que a China investiu por volta de 60 bilhões de dólares de 2007 a 2021 em solo brasileiro.

Outro interlocutor reforça o pragmatismo com que os chineses tratam o Brasil - vale lembrar que eles estão de olho, via Huawei, no edital do 5G a ser aberto no Brasil.

"Bolsonaro vai passar, mas as relações comerciais continuarão", disse, destacando que essa parceria começou em 1974, com marcos importantes nas décadas de 90 e 2010 - em 1993, o Brasil passou a ser considerado parceiro estratégico da China nas Américas e, em 2012, no mundo.

Mas parlamentares brasileiros culpam Bolsonaro e seus filhos pelo atentado à bomba, porque incitam o ódio contra a China sempre que podem.

 "É uma influência indireta. Quando o ataque não parte do presidente, ele vem de seus filhos, principalmente Eduardo", disse um deputado. 

https://obastidor.com.br/economia/bomba-no-consulado-preocupa-mas-china-quer-saber-de-estabilidade-e-comercio-bilateral-1716

Franklin Martins está de volta

 Nonato Viegas

Publicada em 22/09/2021  
Integrantes do PT atribuem à influência do jornalista Franklin Martins o retorno do tema regulação da mídia às falas de ex-presidente Lula. Não estava nada combinado com o partido e, segundo petistas, qualquer discussão sobre mudanças na legislação ficará para a elaboração do plano de governo do ex-presidente.

Martins foi chefe da Secretaria de Comunicação Social na gestão do petista e foi o responsável pelo projeto de regulação levado à presidente Dilma Rousseff no início de seu governo. O jornalista nunca engoliu ter tido o projeto descartado na gestão da petista, sem ter ido sequer a consulta pública, fase anterior ao envio para a discussão no Congresso.

Ao jornal Folha de S.Paulo, Dilma Rousseff alegou ter havido acordo entre Eduardo Cunha, então presidente da Câmara, e a Globo para que a proposta não avançasse, ignorando o fato de o projeto nem sequer ter avançado dentro do governo.

Faz três meses que Franklin Martins passou a trabalhar com o ex-presidente no Instituto Lula. Lula vinha reclamando da falta de interlocução de sua comunicação com a do PT e deu a Martins a missão de “aparar as arestas”. 
https://obastidor.com.br/politica/franklin-martins-esta-de-volta-1715

Sob promessa de custo zero, Senado aprova criação do TRF-6

 Redação

Publicada em 22/09/2021 

O Senado aprovou e Minas Gerais terá seu próprio Tribunal Regional Federal: o da 6ª Região. 

O texto, relatado na Casa por Antonio Anastasia, foi a principal bandeira do ex-presidente do STJ João Otávio de Noronha - que aprovou o projeto enquanto presidia o Conselho da Justiça Federal, em maio de 2019.

O surgimento do TRF-6 também mexe no Conselho da Justiça Federal, com a adição de mais um ministro do STJ a sua composição - atualmente são três.

Os argumentos para criar a corte federal de um estado só foram a implantação a custo zero e redução do número de ações sob competência do TRF da 1ª Região. 

A defesa do custo baixo é sempre atrelada à contratação de servidores, pois parte dos atuais será realocada - mas será preciso haver uma sede, além da aquisição de equipamentos. 

O orçamento dos primeiros cinco anos do TRF-6 será a média destinada a Minas Gerais pela Justiça Federal, limitada ao teto de gastos. 

Tramitam hoje no TRF-1 pouco mais de 4 milhões de ações, dividas entre 13 estados e o DF. 

Agora, a corte cuidará de Distrito Federal, Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Segundo o Justiça em Números de 2020, do CNJ, a corte lidera (entre os TRFs) os custos com magistrados e é vice-líder em gastos com servidores. 

O TRF1 também está acima da média da Justiça Federal (22,3%) em cargos vagos de magistrados, com 34,2% para serem ocupados. 

Porém tem o melhor índice de produtividade entre os TRFs. 

https://obastidor.com.br/justica/sob-promessa-de-custo-zero-senado-aprova-criacao-do-trf-6-1722

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

  agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page