Pesquisar este blog

sábado, 13 de janeiro de 2024

Memes

 


O 8 de janeiro e a importância do aprendizado político

 


 - ICL Notícias

Até agora as investigações da tentativa de golpe do dia 08 de janeiro de 2023 só alcançaram os peixes pequenos, a massa de manobra manipulada por financiadores e mentores. 

Nada sobre Bolsonaro e sua família e nada, muito especialmente, sobre os comandantes militares que participaram ativamente da tentativa de golpe. A jornalista Julia Dualibi, que fez um documentário sobre a tentativa de golpe, confidenciou recentemente em entrevista uma preocupação de quase todos os entrevistados por ela, que diziam em “off” que a dificuldade em enquadrar os comandantes correspondia ao desejo de não tumultuar a relação com os militares. Uma covardia indesculpável. Assim, mais uma vez teríamos um “acochambro” que garante a continuidade e a impunidade de golpistas. Não seria a primeira vez.

O general Dutra de Menezes, por exemplo, comandante do Planalto à época, alinhou tanques e tropa direcionados contra a polícia do GDF, já sob intervenção federal, contrariando ordem expressa do presidente, supostamente para evitar um “banho de sangue”. Ora, não cabe ao general fazer este tipo de análise, mas apenas obedecer a ordem presidencial. Mas Dutra Menezes bancou a chantagem, apontou armas e tanques aos agentes de um poder instituído e eleito, protegeu os golpistas dando-lhe a oportunidade de fugir e ganhou tempo. Ele não foi o único comandante militar envolvido embora tenha sido o mais ousado.

O 8 de Janeiro poderia e deveria ser uma dessas janelas da história onde uma oportunidade rara de aprendizado político e social se oferece à uma sociedade. A partir dele poder-se-ia desenrolar o novelo de como funciona o acordo de elites que governa de fato o país. E dentro deste contexto o papel preponderante que os militares assumem. É preciso que os militares voltem à caserna e cumpram suas obrigações constitucionais. Isso só será alcançado com uma punição severa para os comandantes golpistas, para os financiadores do agronegócio e para Bolsonaro e sua família. Uma resposta pífia seria sedimentar o caminho para coisas piores num futuro próximo.

A oportunidade para criminalizar esse pacto elitista-militar, que é, na verdade, o núcleo da cultura de golpes de Estado criada no Brasil desde os anos 1930 para evitar a participação popular e de seus líderes, pode não se oferecer mais tarde. É necessário que se tenha coragem e firmeza nesta hora. A reconstrução deste episódio para o público, com a perseguição a seus responsáveis, poderia fornecer a narrativa que a democracia brasileira precisa para se consolidar como ideia também no coração popular.

Nem todos percebem a importância estratégica deste tipo de aprendizado. São, normalmente, pessoas presas ao contexto imediato e que só refletem no curto prazo. Recontar essa história serviria a vários fins, todos fundamentais para que os valores democráticos tenham penetração popular. A exposição de Bolsonaro, dos militares golpistas e dos financiadores ricos não permitiria apenas que a lei chegasse a pessoas concretas. Permitiria, no melhor dos casos, a percepção popular da forma como a dominação social, política e econômica entre nós funciona e quais são, portanto, os verdadeiros inimigos do povo.

Jamais houve aprendizado social e político em nenhum lugar sem uma nova narrativa da história e do funcionamento social. A mudança social não é atributo da “prática”, como alguns pensam, mas sim, antes de tudo, um projeto “teórico” e ideacional, ao se construir na cabeça das pessoas comuns uma forma alternativa e crítica de perceber a sociedade. Sem que isso ocorra o provável é continuação da nossa cultura de golpes de Estado e, portanto, do domínio espúrio de uma pequena elite econômica e militar profundamente antipopular.

https://iclnoticias.com.br/o-8-de-janeiro-e-a-importancia-do-aprendizado-politico/

Memes

 


Dupla Sertaneja

 


No #JornalDaCultura deste sábado (13), você vai ver: TSE irá mudar sistema após filiação falsa de Lula ao PL; Uso de inteligência artificial nas eleições de 2024 preocupa autoridades; Mais de 20 estatais fecahram 2023 com déficit; Mudanças climáticas estarão no centro das discussões do Fórum Econômico Mundial; Lai Chin-Te é eleito novo presidente do Taiwan. Para comentar essas e outras notícias, Aldo Quiroga recebe o empresário Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal, e o jornalista e doutor em ciência política Leonardo Sakamoto. #JC

 


sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Jornal da Cultura desta sexta-feira (12), você vai ver: Governo estuda alternativa para recusa da reoneração; Veja as mudanças nos ministérios em um ano de governo Lula; Quem recebe mais do que um salário mínimo terá 3,71% de aumento na aposentadoria; Instalação em condomínio para carga de carro elétrico chega na justiça; Israel se defende em Haia por suposto genocídio de povo

 


O “crime” do Padre Júlio Lancellotti é matar a fome dos famintos, falar a verdade e seguir verdadeiramente o caminho de Jesus Cristo.

 

Tempo e temperatura em São Paulo

 


Manhã de sexta-feira (12) termina com céu nublado, temperaturas agradáveis e sem chuvas significativas na cidade

12/01/2024 12:28 - Sexta-feira

Manhã de sexta-feira (12) termina com céu nublado e temperaturas agradáveis na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 26°C em média. A umidade relativa do ar oscila em torno de 75% e pode marcar até 60% nas próximas horas.


Não há chuvas na cidade, porém, aproximação de uma frente fria vai gerar nuvens de grande desenvolvimento vertical e que provocam chuva moderada a forte, acompanhadas de ventos de rajada e eventual queda de granizo em alguns momentos, nas próximas horas da tarde


Essa condição meteorológica eleva o potencial para a formação de alagamentos intransitáveis e transbordamentos de rios e córregos. Atenção com as áreas de risco, em função solo encharcado pelas chuvas fortes dos últimos dias, o que eleva significativamente o potencial para deslizamentos de terra.


Em situações de chuva forte, o CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda não permanecer embaixo de árvores e da rede elétrica, procurar edificações seguras e nunca enfrentar os alagamentos e enxurradas. 


Os dados do CGE mostram que janeiro acumulou até o momento 75,9mm, o que equivale aproximadamente 29,6% dos 256,5mm esperados para o mês.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


O sábado (13) também será de tempo instável e chuvoso desde a madrugada, que deverá registrar chuva fraca e céu com muitas nuvens. A partir do início da tarde as áreas de instabilidade ganham força e provocam chuva moderada a forte sobre a Capital, RMSP e litoral paulista. Em decorrência do tempo chuvoso as temperaturas não sobem muito. Na madrugada, os termômetros devem registrar em média, cerca de 20°C e a máxima não deve superar os 26°C. A umidade do ar se mantém elevada com valores mínimos acima dos 65%.


No domingo (14), o sistema frontal atuará com maior abrangência entre o litoral norte de São Paulo e do Rio de janeiro. As instabilidades geradas por uma área de baixa pressão atmosférica vai reforçar as chuvas nessa região, inclusive em boa parte do sul mineiro. Na Capital paulista, a chuva diminui, mas o tempo permanece instável e chuvoso na madrugada e melhorando no decorrer do dia, porém com chuviscos e chuva fraca intermitente. As temperaturas variam entre mínima de 19°C e a máxima pode chegar aos 27°C, com percentuais mínimos de umidade ao redor dos 70%. 

https://www.cgesp.org/v3/noticias.jsp?id=47567

    Vale de cidades perdidas que floresceram há 2.000 anos é encontrado na Amazônia

     Os locais eram parte de uma rede de povoações e estradas de ligação que funcionaram por cerca de 1.000 anos

    12 de janeiro de 2024


    Um conjunto de cidades perdidas que abrigava pelo menos 10 mil agricultores há cerca de 2 mil anos foi descoberto por arqueólogos na floresta amazônica.

     A descoberta foi publicada na revista Science na última quinta-feira (11) e revelada pelo jornal ~britânico The Guardian.

    De acordo com mapeamento feito por sensores a laser, os locais eram parte de uma rede de povoações e estradas de ligação que funcionaram por cerca de 1.000 anos. 

    A rede ficava situada no sopé arborizado dos Andes.

    Há mais de duas décadas, o arqueólogo Stéphen Rostain, um dos investigadores que participação da publicação recente, já havia notado uma série de montes de terra e estradas enterradas no Equador.

    Segundo os pesquisadores, o povo Upano ocupou os assentamentos entre cerca de 500 a.C. e 300 a 600 d.C. 

    As estradas chegavam a ter 10 metros de largura e se estendiam por até 20 km. 

    Edifícios eram erguidos em mais de 6.000 montes de terra e cercado por campos agrícolas com canais de drenagem.

    Estima-se, como revelou o The Guardian, que o local abrigava pelo menos 10 mil habitantes e pode ter abrigado até 30 mil, no auge.

    Recentemente, em outras partes da Amazônia, incluindo em territórios brasileiros, foram encontradas evidências de sociedades intrincadas na floresta que antecederam o contato europeu. 


    https://iclnoticias.com.br/vale-de-cidades-perdidas-que-floresceram-ha-2-000-anos-e-encontrado-na-amazonia/ 


    Como saber se o olho do bebê vai ficar claro?

    Nem sempre o tom com o qual os bebês nascem será a cor definitiva dos seus olhos no futuro. Mas será que tem como saber antes do tempo? Entenda

    Por Crescer online



     "Será que meu bebê vai ter olhos claros?" — essa pergunta é frequente, mas, primeiramente, é importante saber que a cor dos olhos do bebê é definida geneticamente

    "Os genes herdados dos pais desempenham um papel fundamental na determinação da cor dos olhos de uma pessoa. A herança genética pode ser complexa, e os olhos de uma criança podem ser uma combinação das cores dos olhos de seus pais ou ancestrais", explica a pediatra Patrícia Salmona, especialista em genética médica do Departamento de Genética da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). 

    No entanto, hoje os médicos já sabem que não basta observar a cor dos olhos dos pais e tentar fazer uma simples tabela de probabilidade, pois existem várias formas de combinação do material genético dos progenitores.

     Além disso, a cor realmente pode mudar com o tempo! Muitas vezes, o bebê pode ter nascido com o olho claro, que foi escurecendo conforme os meses foram passando.

     Isso ocorre porque o bebê está no escuro do útero e, quando nasce, os melanócitos (células especializadas que produzem melanina) respondem à luz e começam o processo de ativação da pigmentação.

     Com o tempo, a íris vai ganhando cor e aquele olhinho inicialmente acinzentado ou azulado pode passar por variações de tonalidade. 

    https://revistacrescer.globo.com/bebes/saude/noticia/2023/10/como-saber-se-o-olho-do-bebe-vai-ficar-claro-opperene.ghtml

    22 novos medicamentos são incorporados ao SUS em 2023; veja a lista completa

     Sistema Único de Saúde passa a incluir novos remédios para várias doenças 

    Foram incorporados à rede de saúde pública brasileira 22 novos medicamentos (veja a lista completa mais abaixo). Entre eles, segundo publicou o jornal O Globo, estão: nove medicamentos para doenças raras, cinco para doenças infecciosas, dois para oncologia, um para doença crônica e quatro para outras doenças.

    A mudança significa que o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a incluir novos produtos para “diabetes, tuberculose, HIV, esclerose múltipla, fibrose cística, hemofilia, mieloma, além da vacina contra a dengue”.

    A publicação afirma haver a estimativa de que os dois medicamentos contra o câncer devem beneficiar 8 mil pacientes nos próximos anos. E segundo Ministério da Saúde, é possível serem incorporados também novos tratamentos para pacientes com neuroblastoma.

    Veja os nomes dos 22 medicamentos que foram incorporados ao longo do ano passado:

    1. Beta-agalsidase para o tratamento da doença de Fabry clássica.
    2. Vacina tetravalente TAK-003 para a prevenção de infecção causada pelo vírus da dengue e suas complicações.
    3. Inibidor de C1 esterase derivado do plasma humano para tratamento de crises de angioedema hereditário tipos I e II, condicionado ao uso restrito hospitalar.
    4. Acetato de icatibanto para o tratamento de crises de angioedema hereditários tipos I e II, condicionado ao uso restrito hospitalar.
    5. Carfilzomibe no tratamento de pacientes com mieloma múltiplo recidivado ou refratário que receberam uma terapia prévia.
    6. Cladribina oral para tratamento de pacientes com esclerose múltipla remitente-recorrente altamente ativa, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
    7. Emicizumabe para tratamento profilático de pacientes com hemofilia A, moderada ou grave, e anticorpos inibidores do Fator VIII, sem restrição de faixa etária, conforme Protocolo do Ministério da Saúde.
    8. Implante biodegradável de dexametasona para o tratamento do edema macular diabético em maiores de 18 anos, conforme Protocolo Clínico do Ministério da Saúde.
    9. Pretomanida para o tratamento da tuberculose resistente a medicamentos.
    10. Trikafta para o tratamento de pacientes com fibrose cística com 6 anos ou mais com ao menos uma mutação f508del no gene regulador de condução transmembrana de fibrose cística.
    11. Rituximabe para terapia de indução de remissão dos pacientes com diagnóstico recente em idade fértil e para os casos de recidiva de vasculites associadas aos anticorpos anti-citoplasma de neutrófilos (VAA), classificados como granulomatose com poliangeite (GPA) ou poliangeite microscópica (MPA), ativa e grave.
    12. Rituximabe associado à quimioterapia com fludarabina e ciclofosfamida para o tratamento de primeira linha da leucemia linfocítica crônica.
    13. Suspensão oral de hidróxido de alumínio na concentração de 60 mg/mL.
    14. Raltegravir 100 mg granulado para profilaxia da transmissão vertical do HIV em crianças com alto risco de exposição ao HIV.
    15. Dolutegravir 5 mg como tratamento complementar ou substitutivo em crianças de 2 meses a 6 anos com HIV.
    16. Darunavir 800 mg para o tratamento de pessoas vivendo com HIV em falha virológica ao esquema de primeira linha e sem mutações que conferem resistência ao darunavir (V11I, V32I, L33F, I47V, I50V, I54L, I54M, T74P, L76V, I84V ou L89V).
    17. Tafenoquina e teste quantitativo da atividade da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) para tratamento de pacientes com malária por Plasmodium vivax.
    18. Alfagalsidase para o tratamento da doença de Fabry clássica em pacientes a partir dos 7 anos.
    19. Carboximaltose férrica para o tratamento de pacientes adultos com anemia por deficiência de ferro e intolerância ou contraindicação aos sais orais de ferro.
    20. Ferripolimaltose para o tratamento de pacientes com anemia por deficiência de ferro e intolerância ao sulfato ferroso.
    21. Mesalazina sachê (2 g) para tratamento de retocolite ulcerativa leve a moderada em adultos.
    22. Dapagliflozina para pacientes com diabete melito tipo 2 (DM2) com necessidade de segunda intensificação de tratamento e alto risco para desenvolver doença cardiovascular (DCV) ou com DCV já estabelecida e idade entre 40–64 anos.

    O PROCESSO DE CADASTRO DOS MEDICAMENTOS

    Segundo O Globo, o processo de cadastro dos novos medicamentos no SUS é feito pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), responsável por avaliar os critérios associados aos fármacos.

    Para haver a inclusão, o medicamento precisa ser avaliado e aprovada pela Conitec. Também é preciso submeter a terapia a um crivo social, isto é, os remédios vão à consulta pública.

    O Ministério da Saúde informou que, em 2023, foram feitas 33 consultas públicas, com mais de 14 mil contribuições e 32 chamadas públicas para inscrição de pacientes nas reuniões da Conitec.

    O prazo de análise da comissão é até 180 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias. “O Ministério da Saúde esclarece que este é considerado um percurso célere e traz segurança ao processo de incorporação, atendendo às necessidades da população e possibilitando transparência com os recursos públicos”, afirma a pasta.

      12 de janeiro de 2024

    https://iclnoticias.com.br/22-novos-medicamentos-sao-incorporados-ao-sus-em-2023-veja-a-lista-completa/

    🔴 Helicóptero desaparecido é encontrado em SP:

    Não há sobreviventes de queda de helicóptero em SP, informa a polícia






    Helicóptero que sumiu com 4 a bordo é encontrado em Paraibuna (SP)

    Helicóptero que estava desaparecido desde o dia 31/12, com quatro tripulantes, foi encontrado nesta sexta-feira (12/1) em Paraibuna (SP)

     atualizado 





































    https://www.metropoles.com/sao-paulo/piloto-helicoptero-tentou-voltar-a-sp-antes-de-cair

    GARIMPEIROS CONTRA YANOMAMIS: UMA TRAGÉDIA HUMANITÁRIA - EM DETALHES AO VIVO

     


    quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

    Tempo e Temperatura em São Paulo sp

     


    Notícias - CGE

    11/01/2024 21:30 - Quinta-feira

    A noite de quinta-feira (11) segue sem o registro de chuva na capital paulista, entretanto o decorrer da próxima madrugada tem potencial para ocorrência de áreas de instabilidades na forma de pancadas de fraca intensidade. De acordo com dados da rede de estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo a temperatura média na cidade é de 24ºC com os percentuais de umidade do ar variando acima da casa dos 80% na maioria dos bairros paulistanos.

    Tendência para os próximos dias:

    Na sexta-feira (12), manhã com muitas nuvens, poucas aberturas de sol e sensação de tempo abafado. No decorrer da tarde, áreas de instabilidade associadas à aproximação de uma frente fria provocam chuva em forma de pancadas generalizadas e com potencial para formação de alagamentos intransitáveis e transbordamentos de rios e córregos. Atenção com as áreas de encosta, pois o solo encharcado aumenta o risco de deslizamentos de terra. Mínima de 21°C e máxima de 28°C.

    O sábado (13) terá tempo instável. Entre a madrugada e o período da manhã, céu encoberto e períodos com chuva fraca a moderada. A partir do meio do dia/início da tarde, o tempo abafado gera áreas de instabilidade que provocam chuva moderada a forte com potencial para formação de alagamentos e transbordamento rios e córregos. O solo encharcado aumenta o risco de escorregamentos de terra nas áreas de encosta. Os termômetros oscilam entre 20°C e 26°C.

    • https://www.cgesp.org/v3/noticias.jsp?id=47562

    Integrantes da Jovem Pan procuraram Alexandre de Moraes para limpar a barra da emissora

     


    Jornal da Cultura desta quinta-feira (11), você vai ver: Ricardo Lewandowski é anunciado para Ministério da Justiça e Segurança Pública; Inflação de 2023 fecha abaixo do teto da meta; Brasileiro paga imposto de renda extremamente desigual; Cientistas usam inteligência artificial para desenvolver potente antibiótico; Preços de medicamentos variam até 380% entre farmácias; Polícia acusa terroristas de atear fogo em boate no Equador. Para comentar essas e outras notícias, Rodrigo Piscitelli recebe a infectologista Rosana Richtmann, do Instituto Emílio Ribas e do Grupo Santa Joana, e o economista Antonio Correa de Lacerda, ex-presidente do Conselho Federal de Economia e professor da PUC. #JornaldaCultura #JC ...mais

     


    Cappelli desmente Noblat sobre pedido de demissão

    O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, desmentiu a notícia do colunista Ricardo Noblat, no Metrópoles, sobre sua suposta renúncia após a nomeação de Ricardo Lewandowski para liderar a pasta.

    Utilizando a plataforma X, antigo Twitter, Cappelli comunicou na quinta-feira, 11, que não solicitou sua demissão e que planeja tirar férias com sua família antes de retornar para auxiliar na transição do Ministério da Justiça e Segurança Pública, destacando a importância da unidade e reconstrução.

    Confira!

    https://www.ocafezinho.com/2024/01/11/cappelli-desmente-noblat-sobre-pedido-de-demissao/

    Faz o L! Inflação de 2023 ficou dentro da meta: 4,6%


    RICARDO STUCKERT/PR

    11/01/2024 - 12h01

     O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a medida oficial da inflação no Brasil, revelou um aumento de 0,56% nos preços no mês de dezembro, de acordo com dados divulgados na quinta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Neste mês, o destaque foi o grupo de Alimentação e Bebidas, que registrou a maior variação (1,11%) e o maior impacto (0,23 pontos percentuais) no índice geral. Este resultado representa uma aceleração significativa, pois o IPCA havia encerrado novembro com um aumento de 0,28%. Em dezembro de 2022, havia registrado um aumento de 0,62%.

    Como resultado, o país experimentou uma taxa de inflação acumulada de 4,62% em 2023. Esse resultado fica dentro da faixa de meta de inflação para o ano estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). É a primeira vez que a meta é alcançada desde 2020.

    Tanto os números mensais quanto os anuais superaram as expectativas do mercado. As projeções previam aumentos de 0,49% para dezembro e de 4,55% para o ano. 

    Todos os grupos pesquisados pelo IBGE registraram aumento de preços no mês. No entanto, o grupo Alimentação e Bebidas, que desempenhou um papel crucial na desinflação de 2023, foi destaque pelo segundo mês consecutivo. Houve uma aceleração tanto em produtos frescos quanto no varejo de alimentos.

    De acordo com o IBGE, o subgrupo “Alimentação no Domicílio” subiu 1,34% em dezembro, com aumentos significativos em batatas (19,09%), feijão-carioca (13,79%), arroz (5,81%) e frutas (3,37%).

    Enquanto isso, a “Alimentação Fora do Domicílio” registrou um aumento de 0,53% no mês, acelerando em comparação com os 0,32% do mês anterior. O instituto destaca os aumentos em lanches (0,74%) e refeições (0,48%), que aumentaram mais do que em novembro (0,20% e 0,34%).

    “A elevação da temperatura e o aumento da precipitação em diversas regiões do país influenciaram a produção de alimentos, especialmente produtos frescos, como tubérculos, vegetais e frutas, que são mais sensíveis a essas variações climáticas”, explicou André Almeida, gerente do IPCA. 

    Aqui estão os resultados dos grupos do IPCA:

    • Alimentação e Bebidas: 1,11%
    • Habitação: 0,34%
    • Artigos de Residência: 0,76%
    • Vestuário: 0,70%
    • Transportes: 0,48%
    • Saúde e Cuidados Pessoais: 0,35%
    • Despesas Pessoais: 0,48%
    • Educação: 0,24%
    • Comunicação: 0,04%

    Resultados anuais para os grupos do IPCA:

    • Alimentação e Bebidas: 1,03%
    • Habitação: 5,06%
    • Artigos de Residência: 0,27%
    • Vestuário: 2,92%
    • Transportes: 7,14%
    • Saúde e Cuidados Pessoais: 6,58%
    • Despesas Pessoais: 5,42%
    • Educação: 8,24%
    • Comunicação: 2,89%

    Mais destaques do ano:

    Apesar de ter o segundo maior aumento nominal (7,14%), o grupo Transportes teve o maior peso no índice geral de inflação, contribuindo com 1,46 ponto percentual. 

    A gasolina, um componente deste grupo, foi o subitem com o maior peso entre os 377 que compõem o IPCA. No ano, aumentou 12,09%, com um impacto de 0,56 ponto percentual.

    Este grupo também inclui outros dois subitens que estão entre os aumentos de preços mais relevantes para o IPCA.

    O registro e a licença de veículos aumentaram 21,22% no ano e contribuíram com 0,53 ponto percentual no IPCA. As passagens aéreas ocupam o terceiro lugar no ranking, com um aumento de 47,24% no ano e uma contribuição de 0,32 ponto percentual para o índice.

    No grupo de Saúde e Cuidados Pessoais, a maior contribuição veio dos planos de saúde (aumento de 11,52% e 0,43 ponto percentual no índice). Em Habitação, a principal contribuição positiva veio da energia elétrica residencial (aumento de 9,52% e 0,37 ponto percentual). 

    Por outro lado, o grupo Alimentação e Bebidas é digno de nota, apesar dos aumentos recentes. O ganho no ano foi de apenas 1,03%, influenciado pela queda nos preços de “Alimentação no Domicílio” (-0,52% no ano). Este é o resultado mais baixo desde 2017 (-1,87%).

    O óleo de soja (-28% e -0,09 ponto percentual), pedaços de frango (-10,12% e -0,07 ponto percentual) e carnes (-9,37% e -0,27 ponto percentual) foram os destaques. Enquanto isso, “Alimentação Fora do Domicílio” aumentou 5,31%, contribuindo para o aumento. As refeições aumentaram 4,34%, e os preços dos lanches aumentaram 7,24%.

    “O resultado final é uma combinação de colheitas muito boas, com uma redução nos preços das commodities agrícolas no mercado internacional. Os preços dos grãos, como soja e milho, também reduzem os custos de ração animal, o que afeta o preço das carnes e melhora a disponibilidade interna”, explicou André Almeida, do IBGE.

    Meta de Inflação:  

    O país não atingia nem mesmo o teto da meta desde 2020.  

    https://www.ocafezinho.com/2024/01/11/faz-o-l-inflacao-de-2023-ficou-dentro-da-meta-46/


    charges do Clayton

     


    Charges do Jota Camelo


     

    Charges do guilherme_bandeira/

     


    Charges do Renato Aroeira

     


    Oceanos batem novo recorde de temperatura em 2023, aponta estudo

     


     11 de janeiro de 2024

    Aumento foi de 0,23ºC em relação a 2022. Calor equivale a 'ferver a água de 2,3 bilhões de piscinas olímpicas'

    Os oceanos atingiram em 2023 a temperatura mais alta já registrada da história, com aumento de 0,23ºC em comparação a 2022. É o que o aponta estudo do Instituto de Física Atmosférica (IAP), da Academia Chinesa de Ciências. Segundo o documento, é o quinto ano consecutivo de aquecimento das águas e a tendência de aumento persistirá, demonstrando que o fenômeno é irreversível.

    Coordenado pelo oceanógrafo Cheng Lijing, com participação de cientistas de 17 institutos de pesquisa em cinco países, o estudo mostra que os 2.000 metros mais superficiais dos oceanos absorveram mais calor em 2023 do que no recorde anterior, em 2022. Segundo o documento, a quantidade acumulada de calor equivale a “ferver a água de 2,3 mil milhões de piscinas olímpicas”.

    No estudo, foram estudados dois conjuntos de dados sobre o conteúdo de calor dos oceanos. Um deles é do próprio IAP, outro é dos Centros Nacionais de Informação Ambiental (NCEI), da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos.

    Os dados do IAP mostram que o calor armazenado nos 2.000 metros superiores dos oceanos aumentou 15 zetajoules em 2023 em comparação com 2022. Para efeito de comparação, o consumo total de energia mundial em 2022 foi de aproximadamente 0,6 zetajoules .

    Já o valor do NCEI é de 9 zettajoules em 2023. A diferença, de acordo com os cientistas, ocorre devido a diferentes métodos de cálculo e de controle da qualidade dos dados utilizados pelas organizações.

    “Os oceanos armazenam 90% do excesso de calor do sistema terrestre. Enquanto o nível de gases com efeito de estufa permanecer relativamente elevado na atmosfera, os oceanos continuarão a absorver energia, levando ao aumento do calor nos oceanos”, destaca Cheng Lijing.

    SALINIDADE

    A salinidade da água também foi analisada pelo estudo e revelou um aumento proporcional nas áreas de alta e baixa concentração de sais. Ou seja, “o salgado fica mais salgado e o doce mais doce”, adverte Lijing.

    Segundo o oceanógrafo, o aquecimento dos oceanos mostra-se como um “indicador fundamental” das mudanças climáticas, uma vez que, “mais de 90% do calor global acaba nos oceanos”.

    O estudo aponta também que a elevada temperatura causa a redução do oxigênio na água e a capacidade de absorção de dióxido de carbono. Como resultado, haverá “consequências graves” para a vida marinha, vegetal e animal.

    Com informações da Revista Nature


    https://iclnoticias.com.br/oceanos-batem-novo-recorde-de-temperatura-em-2023-aponta-estudo/

    ‘Enem dos Concursos’ terá provas dia 5 de maio em 220 cidades: confira os detalhes

     


    11 de janeiro de 2024

    Concurso Público Nacional Unificado preencherá 6.640 vagas, com inscrições de 19 de janeiro a 9 de fevereiro 

    O governo federal divulgou hoje os detalhes do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A novidade é o aumento no número de cidades onde ocorrerão as provas — 220 municípios. No total, vão ser oferecidas 6.640 vagas para os níveis médio e superior em 21 órgãos públicos federais.

    As inscrições serão abertas no dia 19 de janeiro e poderão ser feitas até 9 de fevereiro. As provas estão marcadas para 5 de maio. O Ministério da Gestão Interna (MGI) estima entre 2 e 3 milhões de inscritos.

    O resultado preliminar das provas sairá em 3 de junho, com os resultados finais anunciados em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e cursos de formação terá início em 5 de agosto.

    As taxas de inscrição são de R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior, com isenção para candidatos do Cadastro Único para Programas Sociais, beneficiários do Fies ou ProUni, e aqueles que realizaram transplante de medula óssea. A inscrição deverá ser feita pela plataforma Gov.br, onde o candidato escolhe entre 8 blocos temáticos de carreiras.

    O CPNU permite a inscrição para disputa por vagas em mais de um cargo no mesmo bloco temático, com taxa única. Há reserva de 5% das vagas para candidatos com deficiência, 20% para negros e 30% para indígenas.

    Confira todos os detalhes do CPNU:

    VAGAS
    • Nível superior (graduação): 5.948.
    • Nível médio: 692.
    • Total: 6.640.

    BLOCOS TEMÁTICOS
    • Bloco 1: Infraestrutura, Exatas e Engenharia (727 vagas).
    • Bloco 2: Tecnologia, Dados e Informações (597 vagas).
    • Bloco 3: Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas).
    • Bloco 4: Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas).
    • Bloco 5: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas).
    • Bloco 6: Setores Econômicos e Regulação (359 vagas).
    • Bloco 7: Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas).
    • Bloco 8: Nível intermediário (692 vagas).

    Veja a distribuição dos cargos por bloco temático

    RESERVA DE VAGAS
    • 20% para pessoas negras.
    • 5% para pessoas com deficiência.
    • 30% para indígenas nos cargos para a Funai.

    CRONOGRAMA
    • Inscrições: 19/01 a 09/02/2024.
    • Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024.
    • Divulgação dos cartões de confirmação: 29/04/2024.
    • Aplicação das provas: 05/05/2024.
    • Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024.
    • Divulgação final dos resultados: 30/07/2024.
    • Início da convocação para posse e cursos de formação: 05/08/2024.

    INSCRIÇÕES
    • Realizadas na plataforma única, no Portal Gov.br, com contas ouro, prata ou bronze.
    • Taxa: R$ 60 (nível médio) e R$ 90 (nível superior).
    • Isenção:
    — Inscritos no CadÚnico.
    — Doador de medula óssea.
    — Bolsista ou ex-bolsista do ProUni.
    — Bolsista ou ex-bolsista do Fies.
    • Só será permitida 1 inscrição por CPF.

    ESCOLHA DAS VAGAS
    O candidato poderá concorrer a todos os cargos dentro do mesmo bloco temático, com as seguintes etapas de escolha:
    • Etapa 1: escolher o bloco temático.
    • Etapa 2: escolher os cargos dentro do mesmo bloco temático.
    • Etapa 3: ordenar preferência entre os cargos.
    • Etapa 4: ordenar preferência entre as especialidades.
    • É possível expressar preferência entre todos os cargos e especialidades ou apenas em alguns deles.

    BANCA
    • Fundação Cesgranrio.

    PROVAS
    Nível Superior
    • Pela manhã (2h30 de duração): provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimento específico do bloco.
    • Pela tarde (2h30 de duração): provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).

    Nível Médio
    • Pela manhã (2h30 de duração): provas objetivas (20 questões) + redação.
    • Pela tarde (2h30 de duração): provas objetivas (40 questões).

     https://iclnoticias.com.br/enem-dos-concursos-tera-provas-dia-5-de-maio-em-220-cidades-confira-os-detalhes/


    A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

      agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


    Pesquisar este blog

    CONFIRA!

    CONFIRA!
    Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

    THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

    VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

    VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
    Voltar ao Início da Home - Return to Home Page