Pesquisar este blog

sábado, 10 de agosto de 2024

Previsão do tempo: temperaturas seguem baixas no Sul e Sudeste

 



DH ignorou imagens de câmera que poderiam levar a assassinos de Marielle, diz PF

 


#JornalDaCultura deste sábado (10), você vai ver: Voepass confirma 62 passageiros em acidente aéreo; rejeição a padrinhos políticos leva eleitores a repensarem escolha para prefeitura; ataque aéreo israelense a escola em Gaza deixa dezenas de mortos; Kamala Harris ganha força em estados decisivos em nova pesquisa sobre eleições americanas. Para comentar estas e outras notícias, Aldo Quiroga recebe o médico Arnaldo Lichtenstein e o cientista político Leonardo Sakamoto. #JC ...

 


“Já aumentamos o salário mínimo em 11% e vamos continuar aumentando”, promete Lula


“Já aumentamos o salário mínimo em 11% e vamos continuar aumentando”, promete Lula


"Tem gente que acha que eu não deveria aumentar porque atrapalha a Previdência. Por que eu vou tirar o direito do aposentado receber um aumento?”, indagou


247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Santa Catarina nesta sexta-feira (9), onde participou da inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Na ocasião, o chefe do Executivo voltou a descartar a possibilidade de desvincular os benefícios da Previdência Social dos aumentos do salário mínimo.

“Estou feliz porque nesses dois anos nós já aumentamos o salário mínimo em 11%, e tem gente que acha que eu não deveria aumentar o mínimo porque atrapalha a Previdência. E eu vou continuar aumentando o mínimo, porque quem ganha o salário mínimo tem que ser respeitado. Por que eu vou tirar o direito do aposentado receber um aumento do salário mínimo? Por que eu vou tirar?”, indagou.

“Como funciona o aumento que nós damos? Primeiro, a inflação. Nós somos obrigados a repor a inflação, para manter o poder aquisitivo das pessoas. Depois, a gente pega a média do crescimento da economia brasileira de dois anos e dá de aumento. Por que a gente dá isso? Porque se a economia cresceu 3%, não foi o presidente da República que fez ela crescer. Foram vocês que trabalharam que fizeram a economia crescer. Então esse crescimento tem que ser repartido, para que todo mundo tenha um pedaço desse crescimento. Se não, fica apenas na mão de um ou de meia dúzia. E por isso eu tenho dito: muito dinheiro na mão de poucos significa miséria, pobreza, analfabetismo; agora, pouco dinheiro na mão de muitos significa crescimento econômico, distribuição de renda, emprego, salário, significa melhorar a qualidade de vida das pessoas” acrescentou Lula.

A fala de Lula vetando a desvinculação ocorre após setores do próprio governo discutirem a possibilidade para garantir a meta de déficit zero em 2024. O presidente também aproveitou o discurso para exaltar outros feitos econômicos de sua gestão: “a economia está bem, os investimentos estão bem, a massa salarial está crescendo, a inflação está caindo. Em apenas 18 meses nós geramos 2,73 milhões de empregos formais, com carteira assinada, nesse país. Estou feliz porque a gente já cumpriu uma parte dos meus compromissos de campanha de isentar do pagamento de Imposto de Renda quem ganha até dois salários mínimos - e vamos chegar a R$ 5 mil”. 

https://www.brasil247.com/economia/ja-aumentamos-o-salario-minimo-em-11-e-vamos-continuar-aumentando-promete-lula#google_vignette

Delegacia de Homicídios omitiu provas para acobertar assassinos de Marielle, diz PF

 

EXCLUSIVO: Delegacia de Homicídios omitiu provas para acobertar assassinos de Marielle, diz PF

Por Chico Otavio

Um clima de indignação e luto tomava conta do Rio de Janeiro, no fim de março de 2018, após as mortes de Marielle Franco e Anderson Gomes. Ao encontrar dois colegas da porta na chefia de Polícia Civil, na Rua da Relação, Centro da cidade, o delegado Marcus Amim, então lotado na 27ª DP (Vicente de Carvalho, zona norte do Rio de Janeiro), abriu uma das mãos e, contando os dedos, afirmou que só cinco pistoleiros poderiam ter cometido aquele tipo de crime: tenente João André, Batoré, major Ronald, capitão Adriano e Lessa. Mas João estava morto, Batoré se envolvera com o tráfico na Ilha do Governador e, de Ronald, pouco se sabia. Restavam Adriano e Lessa.

Para resolver o caso, recomendou Amim, bastaria recuperar as imagens de rua dos condomínios e imediações de ambos, no dia do crime, pois eles tinham o hábito de sair para as “empreitadas” da própria casa (Adriano, do Condomínio Floresta, em Rio das Pedras, e Lessa, do Condomínio Vivendas da Barra, na Avenida Lúcio Costa, ou do Quebra-Mar, ambos na Barra da Tijuca). Nos corredores das delegacias, a prudência evitava menções aos nomes de ambos, mas todos sabiam o modo de agir dos dois mais perigosos pistoleiros da cidade.

Os interlocutores de Amim eram os delegados Giniton Lages, titular da Delegacia de Homicídios da Capital (DH), e Luís Otavio Franco, da mesma unidade. Ouviram quietos e se despediram. Giniton, desde 15 de março, dia seguinte ao crime, era o responsável pelo inquérito. Ignorou a dica do colega e seguiu uma pista falsa por sete meses, até que as imagens do Cobalt prata, o carro dos assassinos, passando pelo Quebra-Mar, foram finalmente juntadas ao processo e conduziram o inquérito aos verdadeiros autores, apesar das perdas provocadas pelo lapso temporal.

A conversa de Amim com Giniton e Luís Otavio compõe a lista de provas juntadas pela Polícia Federal em relatório de 90 páginas encaminhado nesta sexta-feira (9), ao Supremo Tribunal Federal (STF). A conclusão do documento é que Giniton e seu braço direito, o comissário de Polícia Marco Antônio de Barros Pinto, o Marquinho, acobertados pelo então chefe da Polícia Civil do Rio, delegado Rivaldo Barbosa, agiram deliberadamente para obstruir as investigações sobre os reais culpados.

A dupla de executores, como eles próprios confessaram, partiu no Cobalt clonado de um ponto nas proximidades do condomínio Vivendas da Barra, seguindo pelo Quebra-Mar até o Alto da Boa Vista. De lá, passou pela Tijuca antes de chegar ao Centro, onde estavam as vítimas. Mas a DH, na época, alegou que só conseguiu colher as imagens do Cobalt no Itanhangá, subida do Alto da Boa Vista.

Na noite do assassinato, policiais isolaram o local onde parou o carro em que estavam Marielle e Anderson. Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Denúncia do caso Marielle no Supremo

A PF espera que as conclusões do relatório, produzido no último mês, respaldem a Procuradoria-Geral da República (PGR) em eventual denúncia contra os três policiais civis do Rio por crimes de obstrução e de organização criminosa. Os investigadores federais se convenceram de que pistas como a rota de partida dos criminosos, registradas em imagens de câmeras de trânsito e de vigilância recolhida na ocasião, foram ignoradas porque, desde o começo, o objetivo dos responsáveis pelo inquérito do Caso Marielle era conduzir as investigações na direção oposta aos verdadeiros criminosos.

A Polícia Civil queimou quase sete meses de investigação apostando em uma linha equivocada, plantada por um falso delator, o então PM Rodrigo Ferreira, conhecido como Ferreirinha. Ele apontou o miliciano Orlando Oliveira de Araújo, o Orlando Curicica, e o vereador Marcello Siciliano como os responsáveis pela ordem do assassinato. Na época, Ferreirinha foi levado à Polícia Civil pelo delegado Rivaldo Barbosa.

Orlando Curicica, em entrevista do jornal O Globo, em 20 de setembro de 2018, e, posteriormente, ratificada em depoimento ao Ministério Público Federal (MPF), negou a participação no crime e denunciou que estaria sendo chantageado pela DH para assinar uma delação premiada. Na mesma entrevista, contou que a DH era conhecida por receber propina para acobertar os crimes praticados pela milícia e pela contravenção.

Essas revelações obrigaram a DH a mudar o rumo das investigações.

Ronnie Lessa e Élcio Queiroz

Fuga desprezada

O relatório da PF sobre a obstrução também concluiu que a rota de fuga dos dois executores, Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, foi igualmente desprezada. O Centro de Convenções SulAmérica, na Avenida Paulo de Frontin 1, na Cidade Nova, por onde o Cobalt passou logo após o atentado, contava à época com seis câmeras de segurança distribuídas pela fachada. Mas o emissário da DH enviado ao local só recolheu a imagem do Cobalt em apenas uma delas – a primeira a captar imagens de veículos que passam em frente ao prédio – e deixou de lado as outras cinco câmeras.

No trecho onde ficava o monitor que gravou o Cobalt, por volta de 21h30m daquela quarta-feira, 14 de março, são os carros são obrigados a virar à direita. As imagens dos outros cinco monitores, na sequência, poderiam revelar se o carro de Lessa e Queiroz seguiria para o Centro da cidade ou iria para a Leopoldina, na Zona Norte, as duas únicas opções dos motoristas que passam por ali.

Se as imagens tivessem revelado a escolha dos matadores, bastava apenas recolher imagens de câmeras dos prováveis caminhos a seguir.

Como Lessa e Queiróz contaram à PF, recentemente, em suas delações premiadas, o Cobalt tomou a direção da Leopoldina. Seguiu pela Avenida Francisco Bicalho, de onde pegou a Avenida Brasil, rumo à casa da mãe do atirador, no Méier. “Se tivessem tomado essa óbvia providência, o rastreamento levaria a polícia à porta da mãe do assassino”, disse ao ICL Notícias um agente federal.

Da Avenida Brasil, o carro pegou a Linha Amarela, sentido Barra da Tijuca, e entrou na saída para o Méier, na Zona Norte do Rio. Quinze minutos depois do crime, Lessa e Élcio chegaram ao destino e deixaram o Cobalt prata estacionado na rua.

Giniton e Marquinhos já estavam na mira da PF desde a investigação que apontou os irmãos Domingos (conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, TCE-RJ) e Chiquinho Brazão (deputado federal) como mandantes do duplo homicídio. Os federais sustentaram que os dois tinham um acerto com Rivaldo Barbosa para boicotar a investigação da DH. O esquema, definido na delação de Ronnie Lessa como “virar o caminhão para o outro lado”, consistiu em forjar provas e creditar falsos testemunhos para acusar o então vereador Marcelo Siciliano como mandante dos crimes.

O objetivo da PF, no relatório sobre os mandantes, foi sustentar as imputações contra Domingos, Chiquinho, Rivaldo e o major da PM Ronald Alves de Paula pelos homicídios de Marielle e Anderson. O ministro Alexandre de Morais, há cerca de um mês, havia solicitado uma investigação específica sobre o papel de Giniton e Marquinhos na obstrução. Porém, como medida preventiva, o ministro afastou ambos da Polícia Civil e os obrigou a usar tornozeleiras eletrônicas desde 24 de março.

Caso Marielle Franco

Vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018 – Foto: Divulgação

Marquinhos acusado de extorsão

O nome de Marquinhos, braço-direito, foi mencionado por Élcio em outubro do ano passado, durante audiência de instrução e julgamento de Maxwell Simões Corrêa, o Suel, também acusado de envolvimento nos crimes. Queiroz acusou o policial civil de extorquir Ronnie Lessa para atrapalhar as investigações do caso. No depoimento, o ex-PM disse que “na Divisão de Homicídios, o Ronnie me falou que o Marquinhos cobrou dinheiro dele para não investigar. Não sei se você sabe, doutor, mas só 3% dos homicídios são esclarecidos. Como vou confiar numa polícia dessas?”.

No âmbito da chamada “investigação da investigação”, conduzida também pela PF, em 2019, com o objetivo de apurar a obstrução do inquérito, foram encontradas mensagens entre Ferrerinha e Marquinhos, da DH, na qual o policial orientava a testemunha com o objetivo de “corrigir falhas e fazer ajustes em seus depoimentos, em vez de tomá-las como alerta e buscar auditar a versão de forma escorreita”, como concluiu o inquérito, à época.

Para a Polícia Federal, embora negue, Giniton teria seguido a sugestão do colega Marcus Amim (que atualmente é secretário de Polícia Civil), de recolher as imagens do Quebra Mar (ponto de passagem de Ronnie Lessa) e do Condomínio Floresta (Adriano), mas só tornou o conteúdo público depois que a linha de investigação falsa entrou em um beco sem saída.

O novo relatório, enviado nesta sexta-feira ao STF, também incluiu Rivaldo na trama. Os federais estão convencidos de que, ao nomear Giniton para a chefia da DH Capital no dia seguinte ao crime, o então chefe da Polícia pretendia montar uma rede de proteção para os criminosos. Caberá ao vice-procurador-geral Hindenburgo Chateaubriand Pereira Diniz Filho, que atua no caso, avaliar se há elementos suficientes na investigação para sustentar uma denúncia contra os três policiais.

https://iclnoticias.com.br/marielle-delegacia-homicidios-omitiu-provas/

Ordem de Moraes faz entorno de Bolsonaro e Valdemar especularem pris


Ordem de Moraes faz entorno de Bolsonaro e Valdemar especularem prisão


 atualizado 

Guilherme Amado

Igo Estrela/Metrópoles
Mauro Cid Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes se cumprimentam - Metrópoles

A ordem de Alexandre de Moraes para que Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto expliquem sobre um possível encontro na convenção de Ricardo Nunes, no sábado passado, gerou uma onda de especulação nos entornos de ambos sobre quais seriam as razões do ministro do Supremo para mandar que eles se manifestem.

O temor é que Moraes tenha dado a ordem para preparar o ambiente para uma iminente ordem de prisão.

Os dois garantem que não se encontraram, e o isolamento de Valdemar na semana passada depõe a favor da versão 

A propósito, no Supremo, a impressão é que a chance de uma ordem de prisão sair agora é mínima. 

https://www.metropoles.com/colunas/guilherme-amado/ordem-de-moraes-faz-entorno-de-bolsonaro-e-valdemar-especularem-prisao

Bombeiros resgatam 50 corpos de avião que caiu em SP: "Expectativa é retirar todos até o fim do dia"

 

"Expectativa é retirar todos os corpos até o fim do dia", diz PF

 atualizado 

Renan Porto

Ettore Chiereguini/Anadolu via Getty Images
Veículo do Instituto Médico-Legal é visto entrando no local de um acidente de avião em Vinhedo

São Paulo — Em coletiva na manhã deste sábado (10/8), a Polícia Federal, que atua juntamente com os bombeiros na retirada de corpos de vítimas do acidente de avião que caiu nessa sexta (9/8), em Vinhedo (SP), afirmou que a prioridade é a identificação dos passageiros e tripulantes

Até as 17h, 50 corpos haviam sido retirados do local do acidente.

Carlos Palhares, perito criminal da Polícia Federal, disse, que a “expectativa é de que, até o final do dia, os corpos sejam todos retirados”. “Apesar de ter sido um sinistro aeronáutico complexo, nós entendemos que as condições dos corpos não vai ser um elemento complicador para a identificação pelo menos dos corpos retirados até agora.”

O trabalho é feito com peritos da Polícia Técnico-Científica e da Polícia Federal. O local onde cada corpo foi encontrado é anotado para facilitar a identificação a partir da informação do assento da aeronave onde cada passageiro estava.

O superintendente da PF em SP, Rodrigo Sanfurgo, disse que o o desafio é retirar as vítimas de modo que seja possível a identificação. “Todos os fatores serão analisados de forma minuciosa e cuidadosa para que as vítimas sejam identificadas o mais rápido possível. Isso é o que estamos tentando”, destacou.

E acrescentou: “Tivemos tempo de trazer de Brasília os nossos melhores equipamentos. Nossos profissionais estão atuando incansavelmente desde ontem e só sairão quando os trabalhos forem finalizados.” 

Alt

https://www.metropoles.com/sao-paulo/expectativa-e-retirar-todos-os-corpos-ate-o-fim-do-dia-diz-pf

Atos de Bolsonaro e Gilson Machado em Recife foram ilegais, segundo juiz

Atos de Bolsonaro e Gilson Machado em Recife foram ilegais, segundo juiz

Juiz eleitoral determinou que qualquer ato político antes da campanha eleitoral seriam punidos com multa diária

Bolsonaro e Gilson Machado
Bolsonaro e Gilson Machado (Foto: Reprodução/X)


247 - Ao se posicionarem em cima de um carro durante passeata no Recife (PE) em um ato político esta semana, Jair Bolsonaro e o seu candidato a prefeito, Gilson Machado, violaram uma determinação judicial. 

O juiz da 2ª Zona Eleitoral do Recife, Marcone José Fraga do Nascimento, determinou que o PL se abstivesse de realizar um novo ato neste sábado (10) com os dois lado a lado por conta de propaganda eleitoral antecipada. 

As informações são da Folha PE.

Machado e o próprio PL poderão pagar uma multa diária de R$ 100 mil, segundo a determinação do juiz, que aceitou o pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE).

O MPE informou que “Bolsonaro desembarcou em Recife, onde foi recebido por diversos apoiadores, inclusive pelo representado Gilson Machado. Em sequência, formou-se um comboio de veículos que seguiu para o centro da cidade, onde foram realizados atos típicos de campanha eleitoral, como carreata, passeata e comício, com discursos e uso de músicas, incitando a população presente e promovendo explicitamente as respectivas candidaturas, embora a propaganda eleitoral só seja permitida a partir do dia 15 de agosto”.

Ao deferir o pedido, o magistrado afirmou que “a realização de novos atos de campanha eleitoral, previstos para o dia 10/08/2024, conforme mencionado nos autos, representa uma continuidade da prática ilícita, que deve ser coibida de forma imediata para garantir a lisura do processo eleitoral”. 

https://www.brasil247.com/regionais/nordeste/atos-de-bolsonaro-e-gilson-machado-em-recife-foram-ilegais-segundo-juiz

BRASIL 0 X 1 ESTADOS UNIDOS | MELHORES MOMENTOS | FINAL OLIMPÍADAS FUTEBOL FEMININO |

 


Brasil é prata no futebol feminino após revés contra EUA na final

Swanson marcou o único gol das norte-americanas no segundo tempo

Publicado em 10/08/2024 - 15:06 Por Igor Santos - Repórter da EBC - Rio de Janeiro

No detalhe, os Estados Unidos mostraram eficiência e derrotaram o Brasil neste sábado (10) por 1 a 0, no Parque dos Príncipes, para levar o ouro no futebol feminino na Olimpíada de Paris. Mallory Swanson fez o gol que deu a quinta medalha dourada às norte-americanas em Jogos Olímpicos. O Brasil, assim como em Atenas (2004) e Pequim (2008), termina com a prata em uma decisão contra os EUA. Na véspera, a Alemanha garantiu o bronze ao derrotar a Espanha.

Mantendo a fórmula que deu resultado com as surpreendentes classificações diante de França e Espanha, nas quartas e semifinais, respectivamente, o técnico Arthur Elias iniciou a partida com Marta no banco de reservas. A camisa 10, que esteve suspensa nas duas partidas anteriores, estava liberada para atuar.

No primeiro tempo, a seleção brasileira praticou o jogo que deu muitos frutos no mata-mata: forte marcação para recuperar a bola e ligação rápida com a parte ofensiva. Logo aos dois minutos, Ludmila recebeu na cara do gol mas chutou fraco nas mãos da goleira Naeher.

Mesmo tendo dificuldade em manter a posse de bola, o Brasil esteve sempre mais próximo do gol. Em uma das escapadas norte-americanas, Swanson avançou pela esquerda e chutou para defesa de Lorena, um dos destaques brasileiros durante toda a Olimpíada.

Duas jogadas contaram com intervenção do VAR desfavorável ao Brasil: um gol de Ludmila foi anulado por impedimento e uma jogada em que Adriana pediu pênalti foi considerada normal.

A seleção continuou criando principalmente pelas pontas com bolas lançadas na área. Em uma delas, Ludmila não conseguiu concluir a gol o cruzamento de Gabi Portilho. Em outro lance, a própria Portilho completou de primeira a bola que veio da direita, mas parou novamente em Naeher.

No segundo tempo, com as equipes sem mudanças, a estratégia brasileira não surtia efeito e as bolas longas não geravam perigo. Cometendo uma série de erros em saídas de bola, o Brasil acabou castigado aos onze minutos.

A bola foi lançada em profundidade e duas atletas norte-americanas apareceram livres em condição de finalizar. A camisa 11 Smith, que estava em posição de impedimento, correu para a bola e estava prestes a dominá-la quando viu a companheira Swanson melhor posicionada. Ela dominou e tocou na saída de Lorena. Após checagem do VAR, o lance foi considerado válido.

Logo na sequência, Marta foi a campo com a expectativa de alterar o panorama da partida. No entanto, o Brasil teve muitas dificuldades para criar chances e levar perigo de verdade ao gol norte-americano.

A melhor oportunidade veio nos acréscimos: Adriana apareceu livre dentro da área para finalizar de cabeça no contra-pé de Naeher, que fez ótima defesa com a mão direita. O Brasil seguiu tentando pressionar, mas não obteve o sucesso. Os Estados Unidos confirmaram o ouro com uma campanha de seis jogos e seis vitórias.

Pelo lado brasileiro, Marta se despede dos Jogos Olímpicos com mais uma prata. Ela era a única atleta do elenco brasileiro que participou das campanhas em Atenas e Pequim. Com 13 gols, ela encerra sua participação como segunda maior artilheira da história da competição, atrás apenas de Cristiane, que marcou 14.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2024-08/brasil-e-prata-no-futebol-feminino-apos-reves-contra-eua-na-final


É bronze para o Brasil! Mais um pódio olímpico para o nosso vôlei feminino. Nossas jogadoras fazendo história! 🥉🇧🇷

 lulaoficial

Luiz Inácio Lula da Silva





































Brasil vence Turquia e conquista bronze no vôlei feminino em Paris

A Turquia fez bons sets, mas as brasileiras levaram a melhor na disputa pela medalha de bronze nas Olimpíadas, neste sábado (10/8)

 atualizado 

Sarah Stier/Getty Images
Imagem colorida de Brasil contra Turquia - Metrópoles

A Turquia fez jogo duro, mas foi insuficiente para tirar a medalha de bronze do Brasil. A seleção feminina de vôlei derrotou as turcas por 3 sets a 1, neste sábado (10/8), pelo terceiro lugar nas Olimpíadas de Paris. O resultado soma mais uma medalha para o país – 20 nesta edição do evento. Apesar da vantagem, as parciais foram apertadas e parelhas. 

A Turquia fez jogo duro, mas foi insuficiente para tirar a medalha de bronze do Brasil. A seleção feminina de vôlei derrotou as turcas por 3 sets a 1, neste sábado (10/8), pelo terceiro lugar nas Olimpíadas de Paris. O resultado soma mais uma medalha para o país – 20 nesta edição do evento. Apesar da vantagem, as parciais foram apertadas e parelhas.

O Brasil começou atrás, mas um ace de Thaisa fez a diferença para a seleção acordar, empatar e virar o set. Apesar da virada, a parcial foi parelha com os bloqueios de Thaisa, levantamentos e largadas de Gabi e muitas cortadas de Rosamaria. A etapa terminou em 25 x 21 para as brasileiras.

As turcas mantiveram o ritmo para o segundo set e incomodaram a seleção. A parcial foi mais uma parelha e as substituições fizeram a diferença para a Turquia, que chegou a abrir quatro pontos de diferença. Contudo, as brasileiras se recusaram a desistir e buscaram a virada por 27 x 25. 

Susto para o Brasil

A Turquia não se entregou e fez mais um bom set. A Amarelinha chegou a abrir cinco pontos de diferença, mas foi a vez de as turcas virarem dentro da parcial, que terminou em 25 x 22.

Vencer o terceiro set fez diferença para Turquia, pois elas voltaram com mais vontade para a quarta parcial. O início da etapa estava complicada para a Amarelinha, mas as meninas buscaram mais uma virada e levaram o bronze por 25 x 15. Até o momento, Brasil faturou 20 medalhas no total das Olimpíadas. 

https://www.metropoles.com/esportes/olimpiadas-2024/brasil-turquia-volei

Nosso futebol feminino conquistou prata nas Olimpíadas de Paris. Depois de 16 anos, voltamos a disputar uma final olímpica. O Brasil tem orgulho de vocês, meninas! 🥈🇧🇷

 lulaoficial

Luiz Inácio Lula da Silva


Charges do Clayton

 


Lula decreta luto de três dias pelas vítimas do acidente de avião em Vinhedo (SP)

 


Lula decreta luto de três dias pelas vítimas do acidente de avião em Vinhedo (SP)

Por Ana Pompeu

(Folhapress) – O presidente Lula decretou luto oficial de três dias pelas 62 vítimas da queda de um avião em Vinhedo, no interior de São Paulo no início da tarde desta sexta (9).

O decreto será publicado em edição extra do Diário Oficial da União, informou o governo. “Em memória das 61 vítimas (era o número confirmado até então) do trágico acidente em Vinhedo, decretamos luto oficial de 3 dias no país”, escreveu o presidente Lula, em postagem nas redes sociais no início da noite.

O desastre é o mais letal do país desde 2007, quando um acidente com o voo 3504 da TAM nos arredores do aeroporto de Congonhas deixou 199 mortos, e um dos dez piores já registrados no Brasil.

A aeronave turbohélice ATR 72, da companhia aérea Voepass, partiu de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto internacional de Guarulhos (SP), mas caiu por volta das 13h30, pouco antes de chegar ao destino final. A Voepass, antiga Passaredo, confirmou que 58 passageiros e 4 tripulantes viajavam na aeronave que fazia o voo 2283. Ainda não se sabe a causa do acidente.

Lula

Presidente Lula decretou luto nacional

O presidente ficou sabendo da tragédia durante o lançamento da primeira embarcação do Programa Fragatas Classe Tamandaré, em Itajaí (SC). Na ocasião, Lula pediu que os participantes fizessem um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente aéreo.

“Eu queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo”, disse o presidente. “Então eu quero pedir um minuto de silêncio para as vítimas”.

Mais cedo, por meio das redes sociais, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin (PSB), também se manifestou por meio de perfis nas redes sociais. “Transmito meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas da queda de um avião em Vinhedo. Que Deus conforte seus corações neste momento de dor”, disse.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, está em Vinhedo (SP). Ele telefonou ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para prestar solidariedade a familiares e amigos e acompanhar os trabalhos de equipes da Polícia Civil e Polícia Federal no resgate e avaliação das causas do acidente.

PF e FAB investigam queda do avião

Polícia Federal abriu uma investigação para apurar o caso. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da FAB (Força Aérea Brasileira), também informou que encaminhou agentes ao local.

Segundo o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), da FAB, o avião deixou de responder às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo às 13h21. O piloto não teria declarado emergência ou reportado estar sob condições meteorológicas adversas. O órgão informou que o vôo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20 e, às 13h22 um minuto após deixar de responder, houve a perda de contato com o radar.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que as informações colhidas até o momento dão conta de que as situações tanto do avião que caiu em Vinhedo da companhia Voepass quanto dos tripulantes estavam regulares.

“A aeronave estava regular, em todas as condições de aeronavegabilidade. Temos a rastreabilidade desde que a aeronave foi construída e isso será levantado e a informação será prestada à investigação feita pelo Cenipa”, disse o diretor da Anac Luiz Ricardo afirmou.

O avião era um ATR-72, fabricado em 2010 e tinha certificados de matrícula e de aeronavegabilidade válidos. O voo contava com quatro tripulantes a bordo no momento do acidente e todos estavam devidamente licenciados e com as habilitações válidas.

https://iclnoticias.com.br/lula-luto-acidente-de-aviao-em-vinhedo-sp/

Voepass, dona de avião que caiu, diz que era previsto gelo no ar, mas dentro do aceitável


Voepass, dona de avião que caiu, diz que era previsto gelo no ar, mas dentro do aceitável

Por Pedro Martins

(Folhapress) – A direção da Voepass, dona do avião que caiu nesta sexta-feira em Vinhedo, no interior de São Paulo, diz que estava ciente de uma previsão de formação de gelo no ar ante a frente fria que se aproxima do país neste fim de semana. A empresa, no entanto, diz que a condição era adequada para voo.

“Essa aeronave voa numa faixa onde há uma sensibilidade maior à formação de gelo. A gente avaliou isso. Era previsto gelo, diante da frente fria que se aproxima, mas dentro do aceitável para o voo”, afirmou Marcel Moura, diretor de operações da Voepass, em coletiva de imprensa na noite desta sexta-feira (9) em Ribeirão Preto, também no interior paulista, onde fica a sede da empresa.

Os porta-vozes da Voepass disseram que ainda é cedo para dizer qual foi a causa da queda da aeronave e que, neste momento, tudo se trata de especulação, mas não descartam nenhuma hipótese suscitada por especialistas ouvidos pela imprensa, inclusive a de que camadas gelo teriam se formado nas hélices do bimotor.

Avião passou por manutenção

O presidente da Voepass, Eduardo Busch, diz que a aeronave passou por uma manutenção de rotina na noite desta quinta-feira (8), como é praxe, em Ribeirão Preto, antes de alçar voo para Guarulhos (SP).

Local da queda do avião da Voepass

Do aeroporto na região metropolitana de São Paulo, o avião seguiu para Cascavel, sem intercorrências, ainda segundo Busch.

O avião decolou às 11h46 da cidade no interior do Paraná, retornando a Guarulhos. O pouso estava previsto para 13h54 em Guarulhos, mas perdeu 3.300 metros de altitude em menos de um minuto quando sobrevoava a cidade de Vinhedo às 13h20, segundo o site Flight Aware, que monitora voos em tempo real ao redor do mundo. Todos os 62 passageiros morreram em decorrência da queda.

O trabalho de resgate dos corpos das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo, no interior de São Paulo, avançou noite adentro.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos conversou com jornalistas próximo ao local da queda do avião. Ele afirmou que as vítimas retiradas do que sobrou da aeronave serão levadas para a sede do IML (Instituto Médico Legal) na cidade de São Paulo, onde há mais estrutura para dar celeridade à identificação.

https://iclnoticias.com.br/voepass-dona-de-aviao-era-previsto-gelo-no-ar/

Editais do CNU são revisados; alguns itens passaram por ajustes

 

Editais do CNU são revisados; alguns itens passaram por ajustes

Destaque Concurso Unificado. Foto: Arte/EBC

Publicado em 09/08/2024 - 18:16 Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, no Diário Oficial da União, desta sexta-feira (9), a retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

As principais mudanças são referentes à perícia médica de candidatos com deficiência, ajustes no calendário do processo seletivo e mudança de remuneração inicial para o cargo de técnico em indigenismo da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Retificações

No caso da perícia médica, a chamada avaliação biopsicossocial, a alteração no edital ajusta os procedimentos para verificação da condição de pessoa com deficiência.

A verificação será feita com base na documentação médica enviada pelo candidato, que pode ser atestado, laudo, relatório ou laudo caracterizador de deficiência.

Outra alteração, já anunciada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e que, agora, está formalizada no edital do certame, é a distribuição de folhas para anotação das respostas do gabarito.

Pelas regras para quem for usar este recurso no dia da prova, os candidatos devem aguardar até os 30 minutos que antecedem o término da prova, em cada um dos dois turnos, na data de aplicação das provas, (18 de agosto) para receber a folha das mãos do aplicador da prova, em sala.

O candidato também não poderá se ausentar da sala de provas com outro material de aplicação, exceto com a folha para anotação do gabarito, que só poderá ser levada nos últimos 30 minutos de provas.

De acordo com a retificação, foi alterada a remuneração inicial para o cargo de técnico em indigenismo da Funai que passou a ser R$ R$ 6.002,80, composta de R$ 5.128,03 de vencimento básico mais R$ R$ 874,77 de gratificação de apoio à execução da Política Indigenista (Gapin). Antes da alteração, a remuneração inicial total era R$ R$ 6.987,19.

Mudanças nas datas

O governo federal também publicou mudanças em algumas datas do cronograma do certame. No novo calendário, a disponibilização da imagem do cartão-resposta foi antecipada para 8 de setembro, dois dias em relação à data anterior.

As demais datas alteradas estão relacionadas a procedimento de verificação da condição declarada de candidatos negros e candidatos indígenas (exclusivamente para os cargos da Funai) (17 de outubro); divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos negros, indígenas e da perícia de candidatos que se declararem com deficiência (13 de novembro); prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por estes mesmo candidatos (13 e 14 de novembro); divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos (19 de novembro).

O cronograma retificado pelo MGI não altera a data de divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva agendada para 8 de outubro. A pasta também manteve a divulgação dos resultados finais para 21 de novembro.


Arte - Novo cronograma do concurso unificado CNU - Arte/Agência Brasil

Edição: Aécio Amado 

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-08/ministerio-da-gestao-publica-revisao-de-editais-do-cnu

Brasil volta de Paris dourado por causa, exclusivamente, de suas mulheres

 

Brasil volta de Paris dourado por causa, exclusivamente, de suas mulheres

Rodrigo Mattos e Bruno Doro
Do UOL, em São Paulo
Bia Souza, Duda e Ana Patrícia, Rebeca Andrade: mulheres que conquistaram os ouros do Brasil em Paris
Bia Souza, Duda e Ana Patrícia, Rebeca Andrade: mulheres que conquistaram os ouros do Brasil em Paris Imagem: David Ramos/Getty Images, Luiza Moraes/COB e Gabriel Bouys/AFP

O ouro de Duda e Ana Patrícia no vôlei de praia, em uma performance monstruosa contra as canadenses Melissa e Brandie, só confirmou que a Olimpíada de Paris, para o Brasil, foi feminina. Fosse pelos homens, a delegação brasileira voltaria para casa sem medalhas de ouro.

Os três títulos olímpicos que o país conquistou até agora foram femininos:

Resta, ainda, uma esperança. A seleção de Lorena e Gabi Portilho enfrenta os EUA amanhã (10), às 12h, na final do futebol feminino.

E os homens?

Hoje, os últimos favoritos verde-amarelos superaram adversidades e, nem assim, foi o suficiente para o ouro.


Antes, veio Isaquias Queiroz. Quem assistiu à final do C1 1000 ficou impressionado. O brasileiro vinha em quinto lugar quando passou pela marca de 750 metros. Mas acelerou e teria passado todo mundo se a prova tivesse mais 100 metros. Mas não tinha e um tcheco ficou na frente.

A prata que Isaquias conquistou o levou ao segundo lugar na lista de maiores medalhistas do país, com cinco conquistas. Em primeiro? Sim, uma mulher, Rebeca Andrade, dona de seis medalhas.


Foi uma tendência em toda a Olimpíada. Tirando o primeiro pódio dos Jogos, a prata que Willian Lima conquistou no judô, as mulheres lideraram o quadro de medalhas brasileiro desde o dia 1 —minutos depois de Willian, Larissa Pimenta, também do judô, e Rayssa Leal, do skate, fizeram as medalhas femininas pularem à frente.

No total, são 11 pódios conquistados por mulheres (incluindo o do futebol), 7 por homens e um misto (no judô por equipes). Podem ser 12, já que a seleção feminina de vôlei ainda decide o bronze.

E se você acha que ainda resta esperança para os dois últimos dias olímpicos, um recado: se acontecer uma surpresa e o Brasil subir ao pódio em uma modalidade em que ninguém aposta, esse pódio será, também, de uma mulher, já que a participação brasileira em Paris será fechada por Laura Amaro no levantamento de peso, Isabela Abreu, no pentatlo moderno, Ana Paula Vergutz, no K1 500, e Valdenice Nascimento, no C1 200, ambas na canoagem.

Sem recorde, mas 2ª em número de medalhas

A sexta-feira também definiu que o Brasil não vai chegar ao recorde de medalhas conquistadas. Com 19 pódios assegurados até aqui e um que ainda pode acontecer, o posto seguirá com Tóquio-2020. O desempenho no total é, no mínimo, igual ao da Rio-2016.

"Entendo que vale mais o número de medalhas do que o de ouros. Porque um país pode ter só três ouros e ficar na frente de outro com 20 medalhas", disse Ney wilson, diretor de esportes de alto rendimento do COB. "Nossa intenção é sempre melhorar", finalizou.


A meta brasileira era ficar entre o 12º e 15º lugar no quadro de medalhas. Considerado o quadro por ouros, o Brasil está na 17ª posição. Pelo total, é 12º. Depois das Olimpíadas, com os resultados completos, o COB também analisa como serão distribuídas as verbas entre as modalidades. Aí, valem, além das medalhas, o desempenho geral nos Jogos, incluindo, por exemplo, classificações para finais. https://www.uol.com.br/esporte/olimpiadas/ultimas-noticias/2024/08/09/brasil-volta-de-paris-dourado-por-causa-exclusivamente-de-suas-mulheres.htm

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

  agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page