Pesquisar este blog

sábado, 31 de janeiro de 2015

Mogi das Cruzes - Superintendente do DAEE detalha gravidade da crise hídrica e pede economia a agricultores

 Superintendente do DAEE detalha gravidade da crise hídrica e pede economia a agricultores

Superintendente do DAEE detalha gravidade da crise hídrica e pede economia a agricultores

O superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ricardo Borsari, traçou um panorama preocupante sobre a crise hídrica que afeta o Estado de São Paulo durante a reunião realizada nesta sexta-feira (30/01) pela manhã, na Associação dos Agricultores do Cocuera, que contou com cerca de 400 produtores rurais. Borsari foi bem claro em sua mensagem: é preciso reduzir rapidamente o consumo, sob pena de, nos próximos meses, ser necessária a adoção de medidas mais drásticas de contenção do consumo. Após a reunião, Borsari foi recebido pelo prefeito Marco Bertaiolli no gabinete e reforçou a gravidade do cenário de abastecimento.

A reunião em Cocuera contou com as presenças do secretário estadual adjunto de Agricultura, Rubens Rizek, do deputado federal Junji Abe, do deputado estadual Luis Carlos Gondim Teixeira, do diretor-geral do Semae, Marcus Melo, do secretário municipal de Agricultura, Oswaldo Nagao, além dos vereadores Juliano Abe, Pedro Komura e Sadao Sakai. No encontro, Borsari lembrou que o mês de janeiro de 2014 foi o mais seco de toda a história de medições de pluviometria existente no Estado de São Paulo, feita há 84 anos. “E o mês de janeiro de 2015 foi ainda pior, portanto estamos em uma situação muito grave”, disse, ao lado da diretora da Bacia do Alto Tietê do DAEE, Seica Ono, que também esteve na reunião.

O superintendente lembrou que a atividade agrícola consome uma quantidade significativa de água – que é captada de forma superficial, diretamente dos rios, ou por meio de poços artesianos. Borsari afirmou que os agricultores precisam reduzir de modo rápido e intenso o consumo de água, seja por meio de redução no número de irrigações, seja pela implementação de métodos que utilizam menos água. “Estamos fazendo este apelo aos produtores rurais, pois compreendemos a importância do setor. Vamos intensificar a fiscalização à retirada de água diretamente dos rios e, caso seja preciso, teremos que adotar medidas mais drásticas no futuro”, frisou.

Gabinete

Após o término da reunião no Cocuera, o superintendente Ricardo Borsari e o secretário-adjunto Rubens Rizek foram recebidos pelo prefeito Marco Bertaiolli, pelo diretor-geral do Semae, Marcus Melo, e pelo adjunto Dirceu Lorena de Meira no gabinete. O deputado federal Junji Abe também participou da reunião. Eles conversaram sobre a crise hídrica e ouviram do prefeito que Mogi das Cruzes está trabalhando para reduzir o consumo de água, por meio de uma campanha que já vem sendo divulgada: “Já reduzimos o consumo em 15% no mês de dezembro de 2014, em comparação com o mesmo mês de 2013, e agora estamos trabalhando para elevar este índice para 30%”, disse Bertaiolli. 

O prefeito mogiano comentou que, esta semana, participou da reunião realizada em São Paulo, coordenada pelo prefeito paulistano Fernando Haddad e pelo secretário estadual de Recursos Hídricos, Benedito Braga, com prefeitos de toda a Região Metropolitana. De acordo com Bertaiolli, o encontro demonstrou a gravidade da situação e uma das conclusões é de que o poder público, de uma forma geral, precisará manter canais de comunicação permanentes com a população, com total transparência.

"É um cenário preocupante e tudo indica que ele deverá se agravar nos próximos meses. Será um momento de união de esforços e na reunião desta semana ficou claro que o diálogo com a população será muito importante e necessário, pois as pessoas precisam saber o que está ocorrendo e as medidas que vem sendo tomadas", disse o prefeito. (MAS)

Mogi das Cruzes - Com a entrega do CEIM Dr. Luiz Carlos Bacci, Jundiapeba já conta com 10 escolas infantis

 Com a entrega do CEIM Dr. Luiz Carlos Bacci, Jundiapeba já conta com 10 escolas infantis

O prefeito Marco Bertaiolli conduziu, na tarde desta sexta-feira (30/01), a inauguração de mais uma creche/escola no distrito de Jundiapeba. Nesta quinta-feira (29/01) foi feita a entrega do CEIM Profª Geraldina Porto Witter e hoje o distrito passou a contar com CEIM Dr. Luiz Carlos Bacci. Com mais esta entrega, Jundiapeba já conta com dez unidades de educação infantil, sendo que nove foram entregues pela atual Administração, pelo Programa Municipal de Expansão de Creches, a partir de 2009. 

“Esta é a 44ª escola de educação infantil que estamos entregando. E mais importante do que o prédio, é o trabalho que é desenvolvido dentro de cada unidade. O que será ensinado aqui é cidadania. Estamos preparando as crianças de Jundiapeba para que elas obtenham sucesso profissional e uma vida mais confortável no futuro. Por isso, oferecemos o melhor tratamento, por meio do período integral”, destacou o prefeito, Marco Bertaiolli.

O chefe do Executivo municipal lembrou que, com esta entrega, as crianças de Jundiapeba não precisam mais procurar outras regiões da cidade para estudar, pois o distrito já oferece um número suficiente de vagas. Pontuou ainda que o objetivo da Prefeitura é poder atender a toda a demanda do município na área da educação. 

“Se entregássemos unidades em período parcial, já teríamos conseguido zerar a demanda de todo o município, mas sabemos que o período parcial não atende à necessidade das famílias de hoje em dia. Atualmente, as mães também precisam trabalhar para gerar renda para a família, portanto o que elas precisam é de escolas que atendam a seus filhos o dia inteiro, com educação, alimentação e cuidados de qualidade”, acrescentou Bertaiolli, ao lembrar que a merenda de Mogi das Cruzes, que é oferecida a todos os alunos da rede municipal, já recebeu o selo da ONG Fome Zero, do governo federal, como a melhor do Estado de São Paulo.

O jornalista e apresentador televisivo Luiz Bacci, que é filho do patrono e homenageado, falou em nome da família. “Nos 50 anos em que viveu, meu pai sempre honrou e propagou valores de vida como a honestidade e sempre ser solidário ao próximo. Fico imensamente honrado em ver o seu nome em um equipamento que vai trazer tanto bem para a cidade. Fico feliz também por voltar à minha cidade natal, após quase nove anos, e ver que a Prefeitura colocou Jundiapeba de volta no mapa de Mogi das Cruzes”, discursou.

A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, lembrou que, em 2015, Mogi das Cruzes já está chegando à marca dos 21 mil alunos estudando em período integral e ao dobro disso na rede municipal de ensino como um todo. E exemplificou a importância do período integral com a Sinfoniquinha da Escola Municipal Wanda Trandafilov, do projeto "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola", que comandou a trilha sonora da solenidade. 

As duas creches entregues pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em Jundiapeba nesta semana foram construídas a partir de um convênio com o governo federal, por meio do programa Proinfância. São unidades padronizadas nacionalmente, com ampla estrutura física para o desenvolvimento das atividades educativas e paralelas, das mais diversas áreas. 

O CEIM Dr. Luiz Carlos Bacci teve investimento de R$ 2,7 milhões, sendo metade proveniente de recursos federais e metade recursos próprios da Prefeitura de Mogi das Cruzes. 

A próxima entrega de creche/escola da Administração Municipal acontece na próxima quinta-feira (05/02), no Parque Olímpico. Já Jundiapeba volta a ganhar unidade nova no dia 12 de fevereiro. (LMS)

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Estudo feito por PM baiano identifica grupos criminosos por tatuagens

A maior parte dos criminosos que possuem a imagem do Coringa no corpo, possuem ligação com a prática do roubo e possibilidade de envolvimento em morte de policiais. (Foto: Divulgação)
A maior parte dos criminosos que possuem a imagem do Coringa no corpo, possuem ligação com a prática do roubo e possibilidade de envolvimento em morte de policiais. (Foto: Divulgação)
Maiana BeloDo G1 BA



Estudo feito pelo capitão do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos, Alden José Lázaro da Silva, da Polícia Militar da Bahia, sobre processo de identificação de tatuagens em criminosos, revelou que muitas das imagens têm relação com a organizações criminosas ou crimes. Entre as descobertas, a pesquisa concluiu, por exemplo, que desenhos do coringa têm ligação com roubo e provável morte de policiais. Em outro caso recorrente, os palhaços, o pesquisador liga os criminosos aos crimes de formação de quadrilhas e roubos.

Com base no trabalho coordenado há aproximadamente 10 anos pelo capitão, foi elaborada a Cartilha de Orientação Policial com 36 tipos de tatuagens associadas a crimes específicos, que já começou a ser usada pela PM no combate à violência. Clique aqui e confira a cartilha.

Capitão Alden José autor da cartilha.
(Foto: Carla Ornelas/GOVBA)

Alden José é bacharel em Segurança Pública, especializado em Prevenção da Violência, Promoção da Segurança e Cidadania pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e instrutor de Uso Progressivo da Força e de Sobrevivência Policial na Academia de Polícia Militar.

Segundo conta, inicialmente, a pesquisa surgiu por curiosidade ao observar, nas ocorrências rotineiras, que era possível associar tatuagens aos crimes que os detidos poderiam ter cometido.

"Após investigações, conseguimos associar as tatuagens aos crimes. O problema é que nós tínhamos dificuldade de comprovar a relação por falta de material, seja na internet ou no meio policial. Todas as polícias do Brasil afirmavam categoricamente que todas imagens tinham associação ao crime, mas não havia estudos, nem materiais escritos", explica.

O capitão diz que a cartilha é mais ferramenta de consulta ao policial e, por isso, para análise, é preciso precisão no cruzamento de dados, saber se a pessoa já cumpriu pena, para avaliar se estão, de alguma forma, estão enquadradas ou catalogadas na cartilha. "Não é porque a pessoa tem uma tatuagem que vai ser ladrão ou assassino. Nosso objetivo não é discriminar pessoas que tenham tatuagem, mas demonstrar que certas tatuagens encontradas em algumas pessoas podem mostrar indícios de crime. A gente pode afirmar que uma parcela significativa de pessoas que cometem crimes tem tatuagens específicas. Do universo que foi investigado e catalogado, esses presos apresentavam associações com os crimes. O que afirmo é baseado nas estatísticas, consultamos os arquivos de inteligência da polícia", conta.
Criminosos que posseum a tatuagem do palhaço
têm ligação com roubos e formação de quadrilhas.
(Foto: Divulgação)

Sobre a pesquisa
O capitão Alden relata que foram utilizados dados com provas indiretas, comparação de fotos de suspeitos em flagrante e de suspeitos presos que estavam no arquivo em algumas delegacias.

"O acervo digital das delegacias tem as pastas divididas pelo crime. Os suspeitos já estavam catalogados no sistema prisional e isso ajuda muito. Dentro dessas fotos, peguei as mais comuns, mais recorrentes e quais eram os crimes daqueles presos naquelas imagens. A segunda parte da pesquisa era confrontar as informações obtidas com presos que respondiam aos processo. Chegamos a conclusão que uma parcela significativa dos presos ainda suspeitos possuíam o mesmo padrão de presos condenado há anos", explica.

Ainda segundo Alden, a identificação das imagens no interior de presídios e delegacias baianas era o mesmo padrão São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o que, segundo ele, mostra que o tipo de desenho não se limita apenas ao estado da Bahia. Na quarta fase da pesquisa, foi possível comprovar a escolha das imagens. "Conseguimos indícios de palhaço em várias gangues do Estados Unidos, por exemplo. As imagens, quase sempre associadas ao mundo da infância, são usadas pelo crime como estratégia de comunicação entre gangues", relata.

Mogi das Cruzes - JUNDIAPEBA - Unica comemora terceiro aniversário com diversas atividades para alunos

Unica comemora terceiro aniversário com diversas atividades para alunos

Uma aula especial de hidroginástica está entre as atividades previstas para comemorar o 3º Aniversário da Unica, como no ano passado, em Jundiapeba

Nesta segunda-feira (02/02) terá início uma semana especial em comemoração aos três anos de atividades da Unidade Clínica Ambulatorial “Dr. Arthur Domingos Fais”, em Jundiapeba. A data oficial do aniversário é 4 de fevereiro, mas a Secretaria Municipal de Saúde preparou um cronograma de atividades direcionadas para os alunos da Academia da Terceira Idade (ATI) e também para os colaboradores da Unica que se estenderá de 2 a 6 de fevereiro.

A programação é composta por palestras, atividades esportivas e de lazer. Na segunda-feira (02/02) acontece a primeira palestra, Higienização de Próteses, que será ministrada pelo cirurgião dentista Marcelo Ikeda, às 10 horas, com orientações e dicas importantes aos pacientes. Na terça-feira (03/02), às 9 e às 14 horas, será realizado um Cine Pipoca para os alunos da Academia da Terceira Idade, no auditório da Unica. O filme exibido nas duas sessões será “Juntos e Misturados”.

Na quarta-feira (04/02), às 9 e às 15 horas, respectivamente, os colaboradores da Unica poderão participar de uma oficina sobre maquiagem e limpeza de pele. Na quinta-feira (05/02), a partir das 8 horas, alunos da Academia da Unica farão um passeio ao Parque Centenário, com caminhada e exercícios de alongamento. Às 17 horas, haverá uma aula de hidroginástica seguida de um café para os colaboradores.

A semana será encerrada na sexta-feira (06/2), com sessões de drenagem linfática destinadas à equipe da Unica, a partir das 9 horas. 

Mogi das Cruzes - Prefeito Marco Bertaiolli inaugura o CEIM Profª Geraldina Porto Witter, em Jundiapeba

Prefeito Marco Bertaiolli inaugura o CEIM Profª Geraldina Porto Witter, em Jundiapeba

O prefeito Marco Bertaiolli inaugurou, na tarde desta quinta-feira (29/01), o CEIM Profª Geraldina Porto Witter, em Jundiapeba. É a 43ª creche/escola entregue pela atual Administração, dentro do Programa Municipal de Expansão de Creches e a oitava só no distrito. A unidade de educação infantil vai atender a 128 alunos com idades de quatro meses a cinco anos e foi construída por meio de uma parceria com o governo federal, pelo Programa Proinfância. O CEIM já entra em funcionamento no início do atual ano letivo.

Esta é a primeira das dez creches que a Prefeitura de Mogi das Cruzes vai entregar só no primeiro trimestre deste ano. Até o final de 2015, serão outras quatro entregas, o que vai totalizar 14 unidades de ensino infantil inauguradas neste ano. Com o CEIM Profª Geraldina Porto Witter, a cidade passa a oferecer um total de 5.735 vagas nos novos prédios que vêm sendo entregues desde 2009. Já até o final deste ano, o número de vagas vai saltar para 7.637. 

“Este é mais um passo dentro do processo que iniciamos lá em 2009, de tornar Jundiapeba um distrito mais humano. Ficamos muito orgulhosos em anunciar hoje que, a partir de 2015, nenhuma criança vai precisar sair mais de Jundiapeba para estudar. Aqui mesmo, no bairro, criamos vagas para todas”, declarou o prefeito, Marco Bertaiolli, durante a solenidade de inauguração. 

A entrega da nova unidade também solidificou outras conquistas para Mogi das Cruzes na área da Educação. O chefe do Executivo mogiano destacou que, dos 42 mil alunos que Mogi das Cruzes vai atingir neste ano, 50% já estudam em período integral. Este é o maior índice nacional entre cidades com o porte similar a Mogi das Cruzes. 

A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, acrescentou que 50% das crianças com idades de zero a três de toda a cidade já estão em creches. Esta é uma meta que, segundo o Plano Nacional de Habitação, deveria ser cumprida pelos municípios até o ano de 2024, porém Mogi das Cruzes já conseguiu alcançar agora, em 2015.

Outra meta prevista no Plano e que a cidade já havia conquistado no ano passado é a disponibilização de vagas em escola para todas as crianças com idades entre quatro e cinco anos do município.

“Ficamos muito honrados com essas conquistas. Não é fácil, mas temos uma equipe muito boa na Secretaria Municipal de Educação e seguimos em busca de novas conquistas. O prefeito Marco Bertaiolli determinou a nós que entreguemos novas creches/escola no município, mas também que tenhamos como prioridade o ensino social e com equidade. Por isso, na cidade, todas as unidades tem a mesma qualidade, o mesmo material e os professores passam pela mesma qualificação. Agora em 2015, aliás, estamos consolidando um grande plano de qualificação dos professores da rede municipal de ensino”, frisou a secretária. 

Com todas as entregas previstas, Mogi das Cruzes vai atingir em 2015 o total de 42.081 alunos atendidos na rede municipal de ensino. O chefe do Executivo municipal lembrou ainda que, quando assumiu a Prefeitura, no ano de 2009, esse número era de 31 mil alunos. O crescimento, portanto, foi bastante expressivo. E será ainda maior até 2016, quando a Administração Municipal concluir o plano que prevê a entrega total de 65 novos prédios de creches/escola.

A solenidade contou com a presença de familiares da patronesse, Geraldina Porto Witter. Sua filha, Carla Witter, falou em nome de toda a família e destacou a honra que é ter uma unidade de ensino de alto padrão com o nome de sua mãe. “Minha mãe sempre dizia que um dia dado era aquele em que a gente aprendia alguma coisa. Não tenho dúvidas de que essa homenagem muito a alegraria, pois poucos deram tanta importância para os estudos como ela. Toda pessoa com capacidade de aprender se transformará numa pessoal melhor e minha mãe dedicou a vida inteira dela a isso”, pontuou, oficializando ainda a doação de alguns títulos à biblioteca da unidade de ensino. 

A creche entregue hoje segue um modelo construtivo e arquitetônico padronizado nacionalmente. São unidades com área total de 1.323,58m² e dotadas de sala multiuso (informática, biblioteca e brinquedoteca), salas de aula com solário, lactário, parque/playground, pátio coberto com área para recreação e refeitório, cozinha, local para banho, almoxarifado, banheiros e salas para a equipe pedagógica. Assim como o modelo municipal, a creche possui salas adequadas para cada faixa etária, desde o berçário à pré-escola. A capacidade média de atendimento em cada uma delas é de 120 alunos, porém é possível atender mais crianças por unidade, desde que estejam acima da idade de berçário. 

O evento de inauguração contou ainda com a presença do presidente da entidade que vai administrar a creche/escola – Valter Estevão Eitler, do Centro Educacional Jabuti, do presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, vereador Antonio Lino, além de diversos secretários municipais, familiares dos alunos já matriculados na unidade e a comunidade de Jundiapeba de uma forma geral. (LMS)

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

  agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page