Pesquisar este blog

sábado, 28 de novembro de 2020

“O Brasil tornou-se um pária”

 Roberto Abdenur, que foi embaixador na China e nos Estados Unidos, disse à Crusoé acreditar que o Brasil ficará isolado após a saída de Donald Trump do governo americano.

“Se os países recuperarem o multilateralismo, isso será algo muito positivo para todos. Para o Brasil, seria uma ótima oportunidade para a nossa diplomacia, que desde a criação da ONU tem buscado isso. Mas não acho que isso aconteceria agora. Se o G3 (Estados Unidos, União Europeia e China) se 

consolidar isso acabará destacando ainda mais o nosso isolamento”, afirmou. 

“Ultimamente, o Brasil tornou-se um pária. Nossa política exterior, de tão ideológica, perdeu a sintonia com outros países. Nosso chanceler, Ernesto Araújo, tem atacado coisas que ele chama de ‘climatismo’ ou ‘globalismo’. O Itamaraty também adotou uma política de submissão e servidão em relação a Donald Trump. Com a saída do republicano da Casa Branca, o país acabará se separando do mundo.” 

https://www.oantagonista.com/brasil/o-brasil-tornou-se-um-paria/

Bolsonaro e a grande derrota no domingo! Bispos e louras confundem eleitores! Mourão é piada na TV

 Faltam 764 dias para o Brasil se livrar do "Despresidente".

Dia 29 de novembro de 2020 será a data de mais uma derrota política de Bolsonaro e do que representa.
O cenário para 2022 começa a ser desenhado agora. Tudo o que representa o bolsonarismo está em processo de definhamento.
No Rio de Janeiro, o bispo-prefeito engana como pode, embora mentir seja pecado. Em São Paulo a loura espalha o terror mental.
Bob Fernandes nos mostra quem são essas criaturas e de onde vemos seus DNAs.
Enquanto isso, o governo só funciona para negociantes e mercadores do futuro do Brasil. Nenhum mal dura para sempre! Sigamos em frente.

Bolsa família passará a ser depositado em conta digital a partir de dezembro

 Anna Russi, do CNN Brasil Business, em São Paulo

28 de novembro de 2020 

A partir de dezembro, os beneficiários do Bolsa Família passam a receber o recurso via Conta Poupança Social Digital — o mesmo tipo de conta usada para o pagamento do auxílio emergencial. A informação foi divulgada pela Caixa Econômica Federal, neste sábado (28). 

Até então, a conta poupança digital era utilizada exclusivamente para os pagamentos dos Auxílio Emergencial, Auxílio Emergencial Extensão, Saque Emergencial FGTS e Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

O banco vê a mudança como um passo importante para a maior inclusão bancária da população brasileira. A estimativa é de que mais de nove milhões de pessoas que ainda não possuem nenhuma conta bancária passem a receber o benefício por meio de crédito na conta digital.  

Além de movimentar o benefício pelo aplicativo, os beneficiários poderão continuar sacando os recursos por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão. "A ação leva segurança e autonomia ao cidadão, que passa a ter conta bancária sem obrigatoriedade de saque integral das parcelas", destaca. 

Haverá, no entanto, um limite mensal, de R$ 5 mil, para a movimentação. O beneficiário poderá usar na conta a mesma senha do cartão social. Assim, como no auxílio emergencial, logo após o crédito dos valores nas contas, será possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e o QR Code, por meio das maquininhas de cartão.  

Além disso, o beneficiário também poderá realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas através da opção “Pagar na Lotérica” do CAIXA Tem. A diferença é que os saques com o cartão do Programa Bolsa Família ou com o Cartão Cidadão também poderão ser feitos imediatamente, sem precisar aguardar um tempo mínimo após o recebimento do recurso, como no auxílio emergencial. 

Segundo a CEF, as contas serão abertas de forma automática e escalonada pela Caixa sem necessidade de apresentação de documentos ou comparecimento às agências.  

Cronograma 

De acordo com o cronograma, os primeiros a receber os recursos pela poupança digital serão os beneficiários de NIS com final 9 e 0, em dezembro, seguindo a data de crédito regular do Programa. 

Nesta primeira etapa serão cerca de 1,5 milhão de brasileiros a receber o benefício pelo Caixa Tem. Esse número equivale a 16,5% do total dos participantes do programa. 

"Mês a mês, de acordo com o último digito no NIS, os beneficiários passarão a receber o benefício do Bolsa Família com os serviços da Conta Poupança Social Digital", explica o

banco. Os beneficiários com NIS 1 e 2 serão os últimos a receberem o recurso de forma digital, a partir de março.

https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/11/28/bolsa-familia-passara-a-ser-depositado-em-conta-digital-a-partir-de-dezembro

Suspeito de invadir sistemas do TSE estava em prisão domiciliar


Foto: geralt/Pixabay

 O hacker português Tomás Bonifácio Pedroso, responsável pelo ataque aos sistemas do TSE no primeiro turno das eleições municipais, estava em prisão domiciliar e deve se apresentar à Justiça de Portugal nas próximas 48 horas para depoimento.

Zambrius, como é conhecido, estava detido desde março e passou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica após invadir os sistemas de uma empresa de energia elétrica portuguesa. 

Como noticiamos, o hacker foi preso neste sábado pelas autoridades portuguesas em parceria com a Polícia Federal. 

Em sua primeira condenação, ele estava proibido pela Justiça de ter acesso a computadores. O ataque ao TSE teria ocorrido por meio de um smartphone.

 

https://www.oantagonista.com/brasil/suspeito-de-invadir-sistemas-do-tse-estava-em-prisao-domiciliar

Datafolha em SP: Covas 55%, Boulos 45%

 O Datafolha acaba de divulgar sua mais nova pesquisa sobre o segundo turno da disputa pela prefeitura de São Paulo.

O atual prefeito, o tucano Bruno Covas, tem 55% dos votos válidos, enquanto Guilherme Boulos tem 45%. 

Em votos totais, Covas manteve os 48% da pesquisa anterior. Já o psolista oscilou de 40% para 39%. 

https://www.oantagonista.com/brasil/datafolha-em-sp-covas-55-boulos-45/

Covid-19: Brasil registra 587 mortes e mais de 50 mil novos casos em 24 horas

 O Brasil registrou 587 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde. Com isso, subiu para 172.561 o número de vítimas fatais da doença no país.

De ontem para hoje, segundo a pasta, foram 51.922 diagnósticos positivos, o que elevou para 6.290.272 o total de casos confirmados.

https://www.oantagonista.com/brasil/covid-19-brasil-registra-587-mortes-e-mais-de-50-mil-novos-casos-em-24-horas/

Boris: "ninguém governa sem o Centrão" - José Nêumanne Pinto

 Publicado em 28 de nov. de 2020

Para o jornalista Boris Casoy, qualquer presidente brasileiro eleito pelo povo no Estado de Direito terá de governar com o grupo dominante de políticos, conhecido como Centrão, em que "nem todos são corruptos". O ex-diretor de redação da Folha de S. Paulo e ex-âncora dos telejornais de SBT, Band, Record e RedeTV disse na edição desta semana da série Nêumanne Entrevista, quem sufragou Jair Bolsonaro presidente da República sabia perfeitamente quem ele era, a não ser por algumas promessas que não cumpriu. Boris lembrou que os populistas de esquerda roubaram "pra burro" e o atual chefe do Executivo conquistou a maioria do eleitorado, que não suportava mais esse quadro de coisas. O entrevistado contou ainda como surgiu seu popular refrão "isso é uma vergonha", que usa no canal que agora assina no YouTube. Direto ao assunto. Inté. E só a verdade nos salvará.


Amanhã é dia de derrotar a barbárie bolsonarista. 28/11/20 - Marco Antonio Villa

 

O agravamento da crise vai exigir a mobilização da sociedade civil.

Desemprego vai crescer ainda mais em 2012.
A recuperação será em "U" e não em "V".
A segunda onda da covid-19 ameaça o Brasil.
Bolsonaro não consegue conviver com o Estado democrático de Direito.

Retrocesso à fase amarela trará prejuízos ao comércio regional

 Cidades - Luiz Kurpel*

Diante da possibilidade da região retroceder à fase amarela do Plano São Paulo, na próxima segunda-feira, as associações comerciais de Mogi das Cruzes e do Alto Tietê alertam que o setor deverá ser gravemente prejudicado. 

De acordo com entidades que representam o segmento, a mudança impactaria negativamente nas vendas de final de ano, as mais importantes do calendário para o Comércio e muito esperadas para recuperação do setor após meses de vendas abaixo do esperado em razão da pandemia de coronavírus (Covid-19). 

A manutenção ou retrocesso será anunciado pelo governo paulista. 

Atualmente, o Alto Tietê, e as demais cidades da Região Metropolitana de São Paulo, se encontram na fase verde mas, conforme apuração da reportagem e apontamentos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), há possibilidade da região retroceder para fases mais restritivas do Plano SP, como a amarela e até mesmo laranja. 

O retorno poderá ocorrer devido ao aumento de casos confirmados de coronavírus e, principalmente, de internações nas últimas semanas. 

O temor é que uma segunda onda atinja o Estado nos próximos dias, como já ocorre na Europa e nos Estados Unidos, que enfrentam recordes de casos diários. 

Sobre a possibilidade de retrocesso do Alto Tietê nas fases do Plano SP, o presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Marco Zatsuga, ressaltou que, se isso ocorrer, o comércio será altamente prejudicado, principalmente por ser final de ano, época mais esperada pelos lojistas 

"Normalmente, nesta época, já se prepara o funcionamento das lojas até a noite e nos finais de semana. Agora, corremos o risco do comércio ser obrigado a fechar as portas mais cedo e permitir o acesso de uma quantidade menor de pessoas nas lojas, o que vai refletir direto nas vendas", argumenta o dirigente. 

"Além disso, entendemos que quanto menos horas de funcionamento, maior é a concentração de consumidores nas ruas, o que amplia os riscos de contaminação", acrescenta o dirigente ao lembrar que o comércio foi muito prejudicado pelo longo período de quarentena com as lojas fechadas.

Valterli Martinez, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio) compartilha da mesma opinião sobre os impactos negativos de redução no horário de funcionamento do comércio. 

"Uma redução do horário só geraria mais aglomerações, transtornos e riscos porque a população não vai deixar de fazer as compras de Natal e quando se depararem com lojas fechando mais cedo vão gerar ainda mais aglomerações nas ruas", apontou.

Martinez alerta que os impactos de novas restrições seriam ainda piores do que ocorreu no primeiro semestre do ano. 

"Será pior do que a primeira onda porque no começo muitos comércios aguentaram a situação por conta de suas reservas econômicas mas agora todos estão em plena fase de recuperação. Se voltar a fechar não terá comércio que sobreviva até janeiro", completou 

.Questionado se a fase amarela manteria as mesmas restrições originais, que tanto temem os comerciantes, o governo do Estado não deu detalhes e informou apenas que o assunto em questão será objeto de entrevista coletiva na segunda-feira, no Palácio dos Bandeirantes.

*Texto supervisionado pelo editor 

https://www.portalnews.com.br/_templates/materia/mobile.php?&materia=/_conteudo/2020/11/cidades/132184-retrocesso-a-fase-amarela-trara-prejuizos-ao-comercio-regional.html

Condemat defende Alto Tietê como sede da nova regional

 A direção do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) aguarda, com expectativa, a resposta da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento para as propostas apresentadas pela região ao plano de Modernização do Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e Defesa Agropecuária, que prevê o fechamento de várias Casas da Agricultura e Escritórios de Desenvolvimento Rural instalados nos municípios e a criação de polos de atendimento nas 17 regiões administrativas do Estado. 

Pela relevância do agronegócio local, o consórcio defende o Alto Tietê como sede da nova regional na Grande São Paulo.

No início deste mês, o Condemat entregou ao secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, com o apoio dos prefeitos das 12 cidades consorciadas, as propostas elaboradas pelos representantes regionais da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes e das secretarias municipais de Agricultura de Mogi das Cruzes e Salesópolis, que também representam a Câmara Técnica (CT) de Agricultura do Condemat.

"O decreto do Estado deve ser publicado nos próximos dias e a expectativa é de que as nossas propostas sejam consideradas pela relevância que o agronegócio do Alto Tietê tem e, principalmente, pelo fato de que já temos estruturas montadas e que funcionam com o apoio das prefeituras", argumentou Renato Abdo, secretário de Agricultura de Mogi das Cruzes e coordenador da CT de Agricultura do Condemat. 

"O decreto do Estado deve ser publicado nos próximos dias e a expectativa é de que as nossas propostas sejam consideradas pela relevância que o agronegócio do Alto Tietê tem e, principalmente, pelo fato de que já temos estruturas montadas e que funcionam com o apoio das prefeituras", argumentou Renato Abdo, secretário de Agricultura de Mogi das Cruzes e coordenador da CT de Agricultura do Condemat.

A atual estrutura da Secretaria de Estado da Agricultura no Alto Tietê atende dez dos 12 municípios do Condemat. São um Escritório de Defesa Agropecuária e um Escritório de Desenvolvimento Rural/Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), que funcionam em Mogi das Cruzes, e seis Casas da Agricultura - Biritiba Mirim, Guararema, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. 

Esses postos atendem as mais de 4,7 mil unidades de produção, distribuídas em 26 mil hectares de áreas cultivadas no Alto Tietê. A média é de seis mil atendimentos no ano. 

"A transferência dos postos de atendimento para a capital fatalmente irá onerar tempo e recursos financeiros dos agricultores, prejudicando toda a cadeia produtiva", alertou o representante do Condemat.

Além de sediar a regional da CDRS que vai atender toda a Grande São Paulo, o consórcio defende a manutenção das Casas da Agricultura, com uma eventual unificação de unidades mais próximas.

O Alto Tietê é conhecido historicamente como Cinturão Verde por sua intensa atividade agropecuária, na qual são produzidos alimentos e bens de consumo diversificados e que abastecem cerca de 20 

milhões de habitantes da Região Metropolitana. A relevância do agronegócio do Alto Tietê, no entanto, ultrapassa as barreiras regionais, concentrando a maior produção estadual de alface, cebolinha, couve-flor, cogumelos, repolho, orquídeas, caqui e nêspera - essas duas últimas também destaque nacional. 

https://www.portalnews.com.br/_templates/materia/mobile.php?&materia=/_conteudo/2020/11/cidades/132125-condemat-defende-alto-tiete-como-sede-da-nova-regional-da-agricultura-na-grande-sao-paulo.html

“Talvez o Posto Ipiranga esteja sem combustível”, diz Claudio Dantas

 


PF prende suspeito de invadir sistemas do Tribunal Superior Eleitoral

 Rachel Vargas, da CNN em Brasília

28 de novembro de 2020 às 11:55 | Atualizado 28 de novembro de 2020 às 12:24

Operação da Polícia Federal, em conjunto com a polícia de Portugal, prendeu neste sábado (28) um suspeito de participar da invasão de sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fontes do Tribunal confirmaram à CNN que a prisão foi realizada em Portugal e teria relação com a invasão ao sistema do TSE ocorrida antes do primeiro turno da eleição.

O site do TSE foi invadido por hacker em 15 de novembro, o que resultou no vazamento de dados de servidores e ex-ministros da Corte. Desde então, a polícia vinha investigando a invasão. 

Além da prisão em Portugal, a PF realizou buscas também no Brasil, onde foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Minas Gerais e São Paulo. As buscas foram autorizadas pela Primeira Zona Eleitoral do Distrito Federal.

A prisão foi realizada na véspera do segundo turno das eleições municipais, marcadas para este domingo (29).


Em atualização


(Com informações Vianey Bentes, da CNN em Brasília) 

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2020/11/28/pf-prende-suspeito-de-invadir-sistemas-do-tribunal-superior-eleitoral

“Sou uma boa pessoa”, diz hacker que invadiu sistema do TSE - 

Segundo o Estadão, o hacker que invadiu os dados da Justiça Eleitoral do Brasil, preso neste sábado em Portugal, tem 19 anos e é identificado como Zambrius.

Em conversa com o jornal feita por e-mail nos dias 17 e 19 de novembro, o líder do grupo que assumiu a autoria do ataque afirmou que não tinha intenção de impulsionar teorias da conspiração em relação ao sistema eleitoral brasileiro. 

Ainda de acordo com o Estadão, o jovem tem Síndrome de Asperger e disse não ser criminoso. 

“Sou apaixonado por ‘hacking’ e sou considerado por muitos um ‘hacker vicioso’, um indivíduo que fica 24 horas estudando sistemas e procurando por novos conhecimentos. 

Tenho também a Síndrome de Asperger, que faz ser a pessoa que eu sou, um pouco diferente das outras. 

Mas eu não temo a diferença, eu gosto de ser diferente. Eu não sou um criminoso, sou uma boa pessoa que se preocupa com todas as outras, principalmente com o bem estar do mundo. Enfim, eu não temo ir preso.” 

https://www.oantagonista.com/brasil/sou-uma-boa-pessoa-diz-hacker-que-invadiu-sistema-do-tse/ 

Trata-se de um transtorno oriundo de uma desordem genética que apresenta características muito parecidas com o autismo. Afeta geralmente crianças do sexo masculino. Seus sintomas podem surgir logo nos anos iniciais de vida da criança. Os portadores da síndrome apresentam dificuldade de socialização.

Europa ultrapassa 400 mil mortes por Covid-19

 Segundo continente mais afetado pela pandemia de Covid-19, a Europa superou neste sábado a marca de 400 mil mortos pela doença.

De acordo com balanço da France Presse, a Europa registrou desde o início da pandemia 400.649 mortes e 17.606.370 casos. 

Em número de mortes, o continente só fica atrás da região da América Latina e Caribe, onde mais de 440 mil pessoas morreram em razão da doença.

https://www.oantagonista.com/mundo/europa-ultrapassa-400-mil-mortes-por-covid-19/

Sul do Brasil tem alerta para 'tempestades perigosas' neste sábado

 André Rigue, da CNN, de São Paulo

28 de novembro de 2020 

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para o risco de tempestades perigosas na região Sul do Brasil neste sábado (28). Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná devem ser atingidas pelas chuvas.

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60 a 100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", destacou o Inmet no alerta. 

Ainda segundo o instituto, em caso de rajadas de vento, as pessoas devem evitar procurar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas. Também há orientação para não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.


O alerta do Inmet para o risco de tempestades vale para toda a área destacada em laranja do mapa.  


Foto: Reprodução/Inmet

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/11/28/inmet-sul-do-brasil-tem-alerta-para-tempestades-perigosas-neste-sabado

Moro diz à PF que ministros sabiam de 'gabinete do ódio' e suspeitavam de Carlos

 Gabriela Coelho Da CNN, em São Paulo

27 de novembro de 2020 às 16:58 | Atualizado 27 de novembro de 2020 às 21:53

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro afirmou, em depoimento à Polícia Federal no dia 12 de outubro, que ouviu de ministros que dão expediente no Palácio do Planalto, que o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, seria ligado ao chamado "gabinete do ódio". A CNN obteve o documento.  

“Em relação ao período em que atuou como ministro de Estado de Justiça e Segurança Pública no governo federal, havia comentários correntes de pessoas de dentro do governo da existência do denominado “Gabinete do ódio”; eram várias pessoas de diversas funções dentro do governo federal; e que não tratava enquanto ministro desse assunto”, disse em depoimento. 

Moro também foi questionado se, durante seu período como ministro da Justiça, ele tomou conhecimento da existência de uma estrutura dentro do governo federal montada para atacar autoridades públicas dos outros Poderes, como parlamentares e ministros do Supremo Tribunal Federal.

“Disse que só tomou conhecimento desses ataques por meio das próprias redes sociais e citou que existia uma ‘animosidade’ entre Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e que sabia dos ataques ao parlamentar”, informou. 

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2020/11/27/moro-diz-a-pf-que-ministros-sabiam-de-gabinete-do-odio-e-suspeitavam-de-carlos

Alto Tietê cria mais de 3 mil empregos formais em outubro

 27/11/2020 01:04 Thamires Marcelino Caged

O grupo das cinco cidades mais populosas do Alto Tietê, o chamado G5, composto por Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano, criou, durante o mês passado, 3.096 vagas de trabalhos com carteira assinada. Este é resultado da contratação de 10.314 pessoas em relação a 7.218 desligamentos em outubro. Os dados foram divulgados ontem pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal.

Seguindo o que vem ocorrendo em meses anteriores, Suzano lidera a quantidade de vagas formais criadas. 

No período analisado foram 897 novos postos de trabalho com carteira assinada. 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, celebrou os dados positivos pelo terceiro mês seguido. 

"Os dados do Caged mostram que Suzano foi a cidade do Alto Tietê que mais gerou postos de trabalho em outubro. 

Também destacam crescimento pelo terceiro mês consecutivo, ainda em meio à pandemia de (coronavírius) Covid-19. Além disso, o município tem saldo positivo no ano e está na liderança da criação de emprego no acumulado desde 2017".

Loducca também destacou que a Prefeitura busca meios de facilitar a criação de empregos.

 "Temos realizado um trabalho constante para a retomada econômica no município, o que tem estimulado as contratações. A meta e os esforços do governo municipal permanecem neste sentido, de criar medidas que possibilitem Suzano a gerar cada vez mais emprego e renda", finalizou. 

De acordo com os dados do Caged, a maioria das contrações, ocorreu no setor de Serviços. 

Este segmento admitiu 727 funcionários em outubro. No total, as empresas da cidade contrataram 2.538 pessoas e demitiram 1.641.

Itaquá fechou outubro com um saldo positivo de 783 vagas criadas, sendo que na cidade foram contratadas 2.103 pessoas e outras 1.320 foram desligadas. 

Para o setor de industrial, 376 trabalhadores foram contratados, além de 232 para a área de Serviços, 142 para o Comércio e outros 33 para a Construção Civil.

Em Mogi, o saldo positivo foi de 860 para o mês anterior. Ainda de acordo com os números do Caged, houve 3.955 admissões e outras 3.095 demissões. 

O setor de Serviços foi o que mais contratou, totalizando 407 novos funcionários. 

Para o Comércio foram admitidas 247 pessoas, 155 para a Construção Civil e outras 52 para a Indústria.

Na cidade de Ferraz, o saldo positivo foi de 271 vagas formais criadas, já que, enquanto 645 trabalhadores foram contratados, outros 374 foram despedidos. 

As industrias fixadas na cidade admitiram 205 pessoas, sendo que outras 45 ingressaram no Comércio e 24 em Serviços. 

No entanto, três foram demitidas da Construção Civil. 

Por fim, em Poá, o saldo positivo foi de 285 vagas, pois houve 788 desligamentos e 1.073 admissões. 

Segundo o Caged, 178 foram contratados para o setor de Serviços, 92 para a Indústria e 17 para a Construção Civil. 

Duas pessoas foram demitidas do setor comercial. 

https://www.portalnews.com.br/_templates/materia/mobile.php?materia=/_conteudo/2020/11/cidades/132091-alto-tiete-cria-mais-de-3-mil-empregos-formais-em-outubro.html



sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Covid-19: Brasil registra 511 mortes em 24 horas, diz Saúde

 27.11.20

O Brasil registrou 511 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde. Com isso, subiu para 171.971 o número de vítimas fatais da doença no país.

De ontem para hoje, segundo a pasta, foram 33.873 diagnósticos positivos, o que elevou para 6.238.093 o total de casos confirmados. Os números do Amapá e de Rondônia não foram atualizados hoje. 

Na quinta (26), foram registrados 691 mortes e 37.614 novos casos. 



https://www.oantagonista.com/pagina/2/


Josias de Souza /Bolsonaro exercita o seu direito ao suicídio político

 


PGR bolsonarista salva até tucanos


 

Bolsonaro mente e sabota saúde - José Nêumanne Pinto

 


Bolsonaro, o anjo exterminador do Brasil. 27/11/20 - Marco Antonio Villa

 Bolsonaro mantém o discurso negacionista.

Insiste em criticar as medidas sanitárias. Atacou a vacina Sinovac-Butantã. Demonstrou, mais uma vez, desconhecimento dos temas educacionais. Voltou a fazer campanha eleitoral. Afirmou que Paes, no Rio de Janeiro, vai entregar ao PSOL a Secretaria da Educação.


.

Urgente: Moraes prorroga inquérito sobre Bolsonaro

 Alexandre de Moraes prorrogou por mais 60 dias a investigação sobre a interferência de Jair Bolsonaro na Polícia Federal.

Ontem, a AGU pediu que o inquérito fosse remetido para a PF elaborar o relatório final e comunicou que o presidente abriu mão de depor. 

https://www.oantagonista.com/brasil/urgente-moraes-prorroga-inquerito-sobre-bolsonaro/

Rezende: Pessoas estão muito bem informadas para Bolsonaro negar 'gripezinha'

 Da CNN

27 de novembro de 2020

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (27) que não há vídeo ou áudio em que tenha chamado a Covid-19 de "gripezinha". 

A declaração foi feita durante transmissão ao vivo nas redes sociais. 

No entanto, em pelo menos duas ocasiões, sendo uma delas em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, Bolsonaro usou o termo para amenizar a gravidade dos sintomas da doença.

No quadro Liberdade de Opinião desta sexta-feira (27), Sidney Rezende avaliou que não é prudente o presidente voltar a esse assunto.  

"É importante que o presidente não fique cutucando muito essa onça com vara curta porque as pessoas estão muito bem informadas", disse o jornalista. 

"Nos Estados Unidos, menos do que disse o presidente Bolsonaro foi preponderante para a vitória de Joe Biden porque o povo americano não aceitou a maneira como Donald Trump, ídolo de Bolsonaro, administrou o problema da Covid-19 por lá. (...) Acho que o presidente não explicou na época [o que quis dizer com 'gripezinha'] e agora tenta dar outra versão. Acredita quem quer", concluiu Rezende.

O Liberdade de Opinião tem a participação de Sidney Rezende e Alexandre Garcia. O quadro vai ao ar diariamente na CNN. 

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2020/11/27/rezende-pessoas-estao-muito-bem-informadas-para-bolsonaro-negar-gripezinha



Fiocruz: aumento de casos e óbitos de covid-19 deve servir de alerta


O aumento de casos e óbitos de covid-19 no Brasil entre 8 e 21 de novembro ainda não pode ser chamado de segunda onda, mas deve servir de alerta para reforçar o sistema de saúde, avalia o Boletim Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que foi atualizado ontem (26) com os dados das semanas epidemiológicas 46 e 47. 

O texto pede atenção na análise dos dados, já que as semanas estudadas sucedem um período em que houve defasagem nos registros, no contexto dos ataques cibernéticos sofridos por órgãos federais.

https://noticias.uol.com.br/ao-vivo/2020/03/18/coronavirus-pelo-mundo.htm

Mogi das Cruzes prepara um plano para ampliação do número de leitos caso uma segunda onda de casos de Covid-19 aconteça na cidade.


Mogi das Cruzes

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, não haveria tempo hábil para montar novamente o hospital de campanha. “Mas já estamos preparando um plano de contingência caso seja necessário ampliarmos rapidamente o número de leitos. Temos espaços, materiais, equipamentos e parcerias já consolidadas para que essa ampliação ocorra em curtíssimo prazo” afirma Naufel.

O secretário afirma que existe um aumento de casos de contaminação do novo coronavírus. 

Porém, ele afirma que não se trata de uma segunda onda.

“O risco é real. Estamos acompanhando a segunda onda no mundo com bastante apreensão, pois tudo que aconteceu lá fora, aconteceu também em nosso País. Estamos monitorando continuamente a situação na cidade e trabalhando de forma proativa e preventiva para mantermos os bons resultados que alcançamos até o momento no que refere ao atendimento de pacientes Covid-19.”

https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2020/11/27/internacoes-novos-casos-e-mortes-aumentam-e-alto-tiete-se-prepara-para-possivel-segunda-onda-do-coronavirus.ghtml

Velório de Maradona pode causar 'catástrofe sanitária', diz médico

 Cerca de 1 milhão de argentinos compareceram ontem (26) ao velório de Diego Maradona na Casa Rosada. Espera-se que a aglomeração no meio da pandemia aumente o número de mortos por coronavírus daqui a dez ou 15 dias.

“Em breve, teremos uma catástrofe sanitária na Argentina”, diz o médico Claudio Santa Maria, professor da Fundação Instituto Superior de Ciências da Saúde. 

Apesar de o uso de máscaras ser obrigatório em Buenos Aires, cerca de 30% dos fãs do ex-jogador não usavam a peça para cobrir o rosto ou a colocavam de forma errada. 

https://www.oantagonista.com/mundo/velorio-de-maradona-pode-causar-catastrofe-sanitaria-diz-medico/

Cloroquina está associada a distúrbios psiquiátricos

 Por Redação O Antagonista

27.11.20 

A cloroquina e a hidroxicloroquina estão associadas a casos de distúrbios psiquiátricos e comportamento suicida depois de administradas a pacientes com Covid-19, afirmou nesta sexta-feira (27) a a agência reguladora de drogas da Europa. 

A reportagem é do site Politico.

A Agência Europeia de Remédios (EMA, na sigla em inglês) disse ter iniciado uma avaliação das drogas depois de receber notificação da autoridade de remédios da Espanha, a AEMPS, de seis casos de distúrbios mentais ligados a pacientes com o novo coronavírus que receberam doses mais altas do que o autorizado. 

O comitê de segurança da EMA recomendou que as bulas sejam atualizadas para informar os profissionais de saúde desses riscos. 

Ambos os remédios são usados para malária e ainda para algumas doenças autoimunes. 

https://www.oantagonista.com/mundo/cloroquina-esta-associada-a-disturbios-psiquiatricos/

Dólar sobe com desemprego e risco fiscal no radar; Ibovespa mantém 110 mil pontos - Investidores mantém apreensão com alta de 14,6% no número de desocupados no trimestre encerrado em setembro e risco de dispara do gastos públicos com avanço da Covid-19

 Por Jovem Pan 27/11/2020


O dólar opera em alta nesta sexta-feira, 27, com o aumento recorde do desemprego e apreensão com o risco do descontrole dos gastos públicos no radar dos investidores. 

Às 12h, a moeda norte-americana registrava alta de 0,20%, cotada a R$ 5,345.

 A divisa chegou a bater mínima de R$ 5,324, enquanto na máxima não passou dos R$ 5,379. 

Na véspera, o dólar fechou com avanço de 0,28%, a R$ 5,335. 

Apesar do cenário doméstico preocupante, a Bolsa de Valores brasileira mantém o viés de alta registrado ao longo dos últimos dias. 

No último pregão da semana, o Ibovespa registra avanço de 0,60%, aos 110.893 mil pontos. 

O bom humor é influenciado pelo cenário internacional, a despeito do avanço dos casos do novo coronavírus em regiões dos Estados Unidos e Europa. 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta sexta-feira que a taxa de desemprego chegou a 14,6% no trimestre de julho a setembro, a mais alta desde o início da série histórica, em 2012. 

No total, são 14,1 milhões de brasileiros na fila do emprego, aumento de 1,3 milhão na comparação ao segundo trimestre do ano. 

A taxa de desocupação subiu em dez estados e ficou estável nos demais. 

Bahia teve a maior taxa (20,7%) e Santa Catarina, a menor (6,6%). 

Na região nordeste, o desemprego chegou a 17,9%. 

A taxa da população ocupada também bateu recorde e caiu 1,1% em relação ao trimestre anterior. 

O contingente de ocupados reduziu para 82,5 milhões de pessoas. 

O número de pessoas com carteira assinada diminuiu para 29,4 milhões. 

Uma queda de 2,6%, o equivalente a 788 mil pessoas, comparado ao segundo trimestre.

Investidores também estão atentos nas movimentações em Brasília para a aprovação dos pacotes de reformas estruturais encaminhadas pelo Ministério da Economia ao Congresso Nacional. 

O mercado enxerga risco na disparada das contas públicas do governo federal em meio ao aumento do registro de infecções da Covid-19 em diversos Estados brasileiros. 

O ministro Paulo Guedes buscou passar tranquilidade aos investires ao longos dos últimos dias afirmando que o governo não conta com uma segunda onda da pandemia e que o auxílio emergência será encerrado em 31 de dezembro deste ano, sem possibilidade de nova prorrogação. 

O benefício que transfere renda para a população mais vulnerável é a principal fonte de gastos do governo federal para mitigar os efeitos do novo coronavírus. 

Segundo cálculos da equipe econômica, serão gastos R$ 322 bilhões com o programa até o fim do ano. 

https://jovempan.com.br/noticias/economia/dolar-sobe-com-desemprego-e-risco-fiscal-no-radar-ibovespa-mantem-110-mil-pontos.html

Ontem, o governo federal divulgou os dados positivos do emprego com carteira assinada. A pesquisa do IBGE, divulgada há pouco, leva em conta todo o mercado de trabalho, incluindo informais.

 DESEMPREGO BATE RECORDE: 14,1 MILHÕES DE BRASILEIROS

Por Redação O Antagonista 


A taxa de desemprego no Brasil chegou a 14,6% no terceiro trimestre: trata-se da maior taxa desde o início da série histórica da Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE desde 2012.

Em números absolutos, são 14,1 milhões de brasileiros sem emprego. 

A taxa subiu em 10 estados. No Nordeste, o índice ficou em 17,9%, o maior entre as regiões. Nos estados, destaque para Bahia (20,7%), Sergipe (20,3%) e Alagoas (20%).

Uma maior procura por emprego, em razão da flexibilização do isolamento em meio à pandemia, pode ajudar a explicar o aumento da taxa. 

https://www.oantagonista.com/economia/desemprego-bate-recorde-141-milhoes-de-brasileiros/

Jair Bolsonaro diz que não chamou Covid-19 de 'gripezinha'

 Da CNN, em São Paulo

27 de novembro de 2020 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou em sua transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quinta-feira (26) que não há vídeo ou áudio em que ele tenha chamado a Covid-19 de "gripezinha". 

"Falei lá atrás, no meu caso, falei, pelo meu passado de atleta, não generalizei, se pegasse o Covid não sentiria quase nada. É o que eu falei. O pessoal da grande mídia falando que eu chamei de 'gripezinha' a questão do Covid. Não existe um vídeo ou áudio meu falando dessa forma", disse. 

No entanto, em 20 de março deste ano, Bolsonaro disse: "Depois da facada, não vai ser uma gripezinha que vai me derrubar, não", referindo-se à facada durante a campanha de 2018. Quatro dias depois, reafirmou a posição em pronunciamento. "No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado pelo vírus, não precisaria me preocupar. Nada sentiria, ou quando muito seria acometido de uma gripezinha, ou resfriadinho", falou, na ocasião.


(Publicado por: André Rigue) 

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2020/11/27/jair-bolsonaro-diz-que-nao-chamou-covid-19-de-gripezinha

Bolsonaro mente em live e diz que nunca chamou Covid-19 de ‘gripezinha’

 O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mentiu nesta quinta-feira (26) em uma live em suas redes sociais ao dizer que nunca se referiu à Covid-19 como uma “gripezinha”

Em transmissão ao vivo, o presidente afirma que “não há vídeo ou áudio” em que ele use o termo para se referir ao vírus desse maneira, e colocou a culpa na mídia, que teria dito que ele chamou a doença de “gripezinha”. 

“No meu caso, eu falei, pelo meu passado de atleta, eu não generalizei, se pegasse o covid, eu não sentiria quase nada. Foi o que eu falei. O pessoal da mídia, a grande mídia, falando que eu chamei de gripezinha a questão do covid. Não existe um vídeo meu, ou um áudio meu, falando dessa forma”, disse Bolsonaro. 

Em março desse ano, Bolsonaro utilizou o termo “gripezinha” em pelo menos duas ocasiões para se referir à Covid-19. No dia 20 daquele mês, em uma entrevista coletiva no Planalto, o presidente afirmou que “depois da facada, não vai ser uma gripezinha que vai me derrubar, não”.

No dia 24 do mesmo mês, em pronunciamento nacional em cadeia de rádio e TV, ele diz “no meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado pelo vírus, não precisaria me preocupar. Nada sentiria ou seria, quando muito, acometido de uma ‘gripezinha’ ou ‘resfriadinho'”

https://istoe.com.br/bolsonaro-mente-em-live-e-diz-que-nunca-chamou-covid-19-de-gripezinha/

Trump diz que deixará cargo se Colégio Eleitoral declarar Biden vencedor

 Por Paul LeBlanc, da CNN

27 de novembro de 2020 às 00:16

O presidente Donald Trump disse pela primeira vez, nesta quinta-feira (26), que deixará o cargo se o Colégio Eleitoral declarar Joe Biden como presidente eleito, mas deixou claro que não está preparado para ceder.

"Certamente que vou, e você sabe disso", disse Trump quando questionado por um repórter sobre deixar a Casa Branca se Biden fosse declarado o vencedor em 14 de dezembro, quado o Colégio Eleitoral realiza eleição indireta para validar os votos de cada estado e eleger o presidente. 

"Vai ser uma coisa muito difícil de admitir porque sabemos que houve uma fraude maciça", disse Trump, sem provas. "Quanto a se podemos ou não fazer esse aparato funcionar rapidamente - porque o tempo não está do nosso lado, todo o resto está do nosso lado, os fatos estão do nosso lado, isso foi uma grande fraude." 

Trump acrescentou sua alegação de que, se Biden for declarado o vencedor, o Colégio Eleitoral "cometeu um erro, porque esta eleição foi uma fraude". Pressionado enquanto fazia suas declarações, Trump gritou com o repórter. "Não fale comigo assim. Eu sou o presidente dos Estados Unidos. Nunca fale com o presidente dessa maneira", disse ele.

Quinta-feira foi a primeira vez que Trump respondeu a perguntas de repórteres desde a eleição. 

Uma vez que a CNN e outros meios de comunicação projetaram Biden como o vencedor no início deste mês, Trump se recusou a aceitar os resultados, e vem alegando fraude eleitoral.

As declarações mais recentes foram feitas durante uma entrevista coletiva na Casa Branca após uma teleconferência com militares por conta do Dia de Ação de Graças - um evento que os presidentes dos Estados Unidos tradicionalmente usam para levantar o moral dos militares estacionados no exterior durante os feriados e lembrar o país de seu serviço. 

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2020/11/27/trump-diz-que-deixara-cargo-se-colegio-eleitoral-declarar-biden-vencedor

Comitê de contingência orienta governo de SP a aumentar medidas de restrição

QUINTA, 26/11/2020

Essa informação foi antecipada pela reportagem da CBN ontem. A informação de que o comitê de contingência aprovou por maioria a recomendação por mais restrições foi confirmada por João Gabbardo, o coordenador executivo do centro de contingência, em coletiva de imprensa nessa tarde. Ele afirmou que o governo do estado recebeu as recomendações, porém ponderou que, por enquanto, elas estão contempladas no Plano São Paulo.

https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/323999/comite-de-contingencia-orienta-governo-de-sp-aumen.htm

Charges do Amarildo

 

https://amarildocharge.wordpress.com/

Bolsonaro diz que nunca chamou a Covid-19 de 'gripezinha' - O presidente, no entanto, usou o termo em mais de uma ocasião, incluindo um pronunciamento oficial. Na live semanal, o presidente também afirmou que não tem como aumentar o salário mínimo. A proposta do Orçamento prevê aumento de R$ 1.045 para R$ 1.067, sem ganho real, apenas com base na inflação.

 QUINTA, 26/11/2020, 20:50

https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/324031/bolsonaro-diz-que-nunca-chamou-covid-19-de-gripezi.htm

Arujá é a segunda cidade mais competitiva da região

Felipe Antonelli

Ranking 


Arujá é a segunda cidade mais competitiva do Alto Tietê. 

É o que mostra o Ranking de Competitividade dos Municípios, estudo inédito elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). 

Com 53.19 de nota geral, o município só fica atrás de Mogi das Cruzes, que obteve o resultado de 53.40.

 Os dados foram divulgados na última semana.

Em âmbito nacional, Arujá figura entre as cem mais competitivas, ocupando a 86ª posição. 

De acordo com o levantamento, foram analisados 405 municípios com população acima de 80 mil habitantes.

A avaliação geral obtida é, inclusive, mais alta que a média do Estado de São Paulo, calculada em 52,67. 

O município também ficou acima da média da região Sudeste, que obteve 50,09 pontos, e da média nacional, avaliada em 46,61. 

O ranking é composto por 55 indicadores, organizados em 12 pilares e três dimensões temáticas que, segundo a pesquisa, são consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública na esfera municipal. 

São avaliados temas como funcionamento da máquina pública, acesso à saúde e à educação, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico.

Além de Arujá e Mogi das Cruzes, outras quatro cidades da região aparecem no estudo. 

O município de Poá ficou em 140º lugar, enquanto Suzano alcançou a 176ª posição. 

Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba encontram-se, respectivamente, nas 261ª e 279ª colocações.

"O resultado obtido por Arujá no âmbito regional, estadual e nacional só demonstra que a cidade está no caminho do desenvolvimento", observou o prefeito José Luiz Monteiro (MDB).  

https://www.portalnews.com.br

Guedes e presidente do BC minimizam desentendimento

26.11.20 21:37

 Tanto Paulo Guedes como o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foram a público nesta quinta-feira (26) para minimizar o desentendimento entre os dois.

Como publicamos mais cedo, o ministro da Economia se irritou com as declarações de Campos Neto sobre a necessidade de aprovar reformas para melhorar a credibilidade do Brasil. “Se ele tiver um plano melhor, pergunte a ele qual o plano dele, qual o plano que vai recuperar a credibilidade”, disse Guedes. 

Os dois conversaram por telefone hoje de manhã, e o ministro declarou ao Estadão que “não existe eu no Ministério da Economia e Campos Neto não estar no BC”. Disse ter “imenso apreço pessoal” e “enorme admiração” pelo presidente do BC e argumentou que os dois estão unidos em favor da aprovação das reformas. 

Campos Neto, por sua vez, afirmou ao SBT que o desentendimento era um “evento superado” e que estava apenas “ecoando” uma preocupação do ministro e dos próprios técnicos do Ministério da Economia. “Não era uma crítica.” 

https://www.oantagonista.com/economia/guedes-e-presidente-do-bc-minimizam-desentendimento/


quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Pazuello diz que alguns estados já apresentam um 'repique' da Covid-19


O ministro da Saúde afirmou que os cenários mais claros de aumento dos casos, por enquanto, são no sul e sudeste. 

Pazuello também mudou a classificação para ele do que significa a segunda onda. 

Ele apresentou uma versão de que o Brasil possui quatro ondas relacionadas à pandemia. 

Na primeira, é a contaminação e mortes pelo vírus. A segunda onda são as outras doenças que acabaram não sendo tratadas durante a pandemia. 

A terceira são as violências nos lares e a quarta onda seria o aumento de suicídio e automutilação. 

Mudando essa classificação, o ministro disse que podemos viver repiques de casos e mortes, mas essa primeira onda, e não de uma nova onda.

https://m.cbn.globoradio.globo.com/media/audio/324023/pazuello-diz-que-alguns-estados-ja-apresentam-um-r.htm

Josias de Souza / Na guerra EUA X China, Brasil deveria apostar na guerra


 

Bolsonaro, o capitão das batalhas perdidas. E o impeachment vem aí. 26/11/20

 

Stream iniciado há 26 minutos

A queda da popularidade nos grandes centros urbanos.

O avanço da covid-19

A derrota de Trump e o isolamento internacional do extremismo bolsonarista.

As derrotas eleitorais na América do Sul (Argentina e Bolívia).

O fracasso da Aliança para o Brasil.

A crise econômica.

As derrotas nas eleições municipais.

A importância da eleição do Presidente da Câmara.

Detran de SP divulga novos prazos para renovação de CNH vencida durante pandemia

 Estadão Conteúdo


26/11/20 - 


O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anunciou a retomada de prazos para renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida em 2020, serviço interrompido por causa da pandemia de Covid-19. 

O novo cronograma também estabelece datas para expedição das notificações de autuação das infrações de trânsito. 

A partir de 1º de dezembro, serviços como transferência veicular, comunicação de venda e licenciamento de veículos novos também serão retomados. 

Segundo o Detran-SP, o restabelecimento dos serviços teve como base a revogação da Resolução nº 782 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determinava a interrupção de procedimentos de órgãos do Sistema Nacional trânsito diante da pandemia. 

No caso da renovação das CNHs vencidas, o órgão informou que o documento, assim como a Permissão Para Dirigir (PPD) e a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), terão a renovação com base do mês de vencimento. 

“CNHs vencidas em janeiro de 2020 poderão ser renovadas até 31 de janeiro de 2021. Documentos vencidos em fevereiro de 2020, deverão ser renovados entre 1º e 28 de fevereiro de 2021 e assim, sucessivamente, até 31 de dezembro de 2021 para as habilitações com validade em dezembro de 2020”, explica.

Os motoristas não vão precisar buscar o Detran para antecipar a solicitação neste ano, pois o serviço será realizado em 2021, seguindo o cronograma. 

Quem comprou um veículo entre 19 de fevereiro e 30 de novembro, terá até 31 de dezembro de 2020 para efetivar a transferência. 

Para registro e licenciamento de veículo novo adquirido no mesmo período, o prazo é até 31 de janeiro de 2021.

O licenciamento anual, por sua vez, vai seguir o calendário normal, pois é realizado de forma digital desde maio. 

O calendário de 2021 será divulgado no próximo mês. 

“Os prazos das licenças para funcionamento das Instituições Técnicas Licenciadas (ITL), empresas que emitem o certificado de segurança veicular (CSV), em caso de modificações permitidas em veículos, vencidos de 20 de março a 30 de novembro de 2020, ficam prorrogados até 31 de janeiro de 2021”, diz o órgão.


Infrações de trânsito


Os prazos para expedição das notificações de autuação das infrações também passaram por mudanças. 

Infrações cometidas entre 26 de fevereiro e 30 de novembro vão seguir um cronograma de dez meses contados a partir da data da infração. 

“Infrações cometidas em fevereiro e março de 2020, por exemplo, deverão ter as notificações de autuações enviadas em janeiro de 2021. 

Para as infrações praticadas em abril de 2020, as notificações serão enviadas ao responsável em fevereiro de 2021 e assim por diante, até setembro de 2021.”

Em relação às notificações de autuação e de penalidade já expedidas, “os prazos para apresentação de defesa, indicação do condutor e recurso, posteriores a 20 de março, foram prorrogados para 31 de janeiro de 2021”. 

Infrações cometidas a partir de 1º de dezembro vão seguir os prazos normais previstos na legislação de trânsito. 

https://istoe.com.br/detran-de-sp-divulga-novos-prazos-para-renovacao-de-cnh-vencida-durante-pandemia/

Covid-19: São Paulo estuda retomar restrições ao lazer

 O Centro de Contingência montado pelo governo paulista para combater a Covid-19 já estuda retomar restrições ao lazer em algumas regiões do estado devido ao aumento de casos da doença, informa o Estadão.

O órgão da gestão João Doria não detalhou, porém, quais segmentos do lazer —como bares, parques ou cinemas— poderão ser incluídos em eventuais novas restrições. 

“Houve registro do aumento de casos positivos em todos os laboratórios, principalmente envolvendo jovens. Estamos imaginando que, se tivermos que fazer alguma restrição, será nas atividades de lazer e tentando preservar a atividade escolar, que teve o maior prejuízo na nossa história”, disse José Medina, coordenador do Centro de Contingência. 

A reclassificação oficial do Plano São Paulo, o programa estadual de flexibilização da quarentena, deve ser anunciada apenas na próxima segunda, dia 30 —um dia depois do segundo turno das eleições municipais.

O Estadão lembra ainda que a taxa de ocupação em leitos de enfermaria da capital paulista chegou a 60% para hospitais estaduais e 66% na rede privada, o que levou Bruno Covas a autorizar a abertura de 200 novas vagas para tentar evitar a superlotação. 

https://www.oantagonista.com/brasil/covid-19-sao-paulo-estuda-retomar-restricoes-ao-lazer/


Cientista russo prevê que os próximos 10 anos serão piores do que 2020

 Mariane Ribeiro, colaboração para a CNN Brasil

26 de novembro de 2020  


O cientista russo Peter Turchin: "Temos praticamente garantidos mais cinco ou dez anos infernais"

Foto: Divulgação

Enquanto a esperança em dias melhores parece ser o único refúgio que restou para a humanidade em um ano marcado por uma pandemia de alcance global, que matou 1,4 milhão de pessoas, o cientista russo Peter Turchin indica que ainda é possível piorar. Segundo ele, os próximos dez anos serão ainda mais aflitivos do que 2020.  

“Temos praticamente garantidos mais cinco ou dez anos infernais”, afirmou Turchin à revista americana The Atlantic. Biólogo de formação, o russo usa modelos matemáticos para prever tendências sociais.


A previsão poderia ser mais uma dentre que se repetem todos os anos, não fosse por um detalhe: em 2010, previu uma “era da discórdia” e um período perturbação social que ganharia força por volta do ano de 2020.  

  Agora, em meio à pandemia de Covid-19, cenário econômico enfraquecido e a força da democracia sendo colocada à prova, até os analistas mais céticos começam a olhar com mais atenção para as falas do cientista russo.

O raciocínio que levou Peter Turchin a fazer a previsão no estudo publicado pela revista Nature, em 2010, e o prognóstico para os próximos dez anos é o mesmo.


Desde que deixou a biologia, ele passou a analisar dados históricos e arqueológicos dos últimos 10.000 anos e percebeu padrões de comportamentos e acontecimentos que se repetem de tempos em tempos. Dentre eles está a oscilação entre violência e paz provocada pela movimentação social que, conjugada com três pilares, o levaram à previsão sombria para os próximos 10 anos. 

Em sua entrevista à The Atlantic, Turchin explicou que o cenário sombrio para a próxima década se baseia em três pontos fundamentais. 


Primeiro ele explica que a camada da elite na sociedade está se expandindo rapidamente, sem que sejam criadas posições para esses novos membros. Essa situação gera uma disputa no topo da pirâmide social que culmina em uma divisão entre elite e contra-elite.  

Somam-se a este quadro uma classe trabalhadora com qualidade de vida em declínio e um Estado enfraquecido, insolvente e que já não consegue mais solucionar os problemas de suas sociedades. 

https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/2020/11/26/cientista-russo-preve-que-os-proximos-10-anos-serao-piores-do-que-2020

Maradona, rei em 2 continentes - José Nêumanne Pinto

 

Publicado em 26 de nov. de 2020

1 - O mundo inteiro chorou a morte de Maradona, gênio da bola, e duas cidades em especial a lamentaram: Buenos Aires e Nápoles. Protagonista do mundial que a Argentina natal venceu no México, em 1986, o craque era, à época, a principal estrela do Napoli, que ganhou um título nacional e uma Uefa na década em que a Itália foi campeã de novo, duas vezes. 

2 - O MP criticou duramente relatório de Zarattini, do PT, apoiado pelo líder Barros, do governo, da nova "lei" (?) da improbidade administrativa. 

4. Procurador-geral Aras, petebolsonarista, faz da Operação Greenfield contra roubalheira nos fundos de pensão "sumitério" de investigações, substituindo coordenador por um bajulador. 

Direto ao assunto. Inté. E só a verdade nos salvará.

Anvisa rebate Doria sobre aprovação da Coronavac

 Por Redação O Antagonista

26.11.20 

A Anvisa divulgou nota hoje para rebater a declaração de João Doria de que a eventual aprovação da Coronavac em outros países também permitiria seu uso no Brasil.

“Eventual aprovação de uma vacina pela autoridade regulatória da China NÃO implica aprovação automática para o Brasil”, afirmou a agência.  

Segundo a Anvisa, mesmo após a aprovação no exterior, a avaliação da vacina no Brasil é necessária para verificar as condições de sua fabricação no país, bem como prazos de validade e medidas de qualidade para a preservação do imunizante no clima do país. 

A agência também diz avaliar, para o registro, se a vacina “é eficaz e segura em brasileiros” e se existem efeitos colaterais “nos indivíduos vacinados aqui no Brasil”.

Em entrevista publicada hoje no site Metrópoles, Doria afirmou que “há um entendimento internacional e uma aceitação, chancelada pela OMS, de que nesse caso de pandemia, sim [a Coronavac poderia ser aplicada no Brasil sem aval da Anvisa]”. 

Ele disse que o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo e que produzirá a vacina chinesa no Brasil, já entregou “todo o resultado do estado” à Anvisa.

A agência diz que o resultado da fase clínica, com testes em humanos, não foi entregue e que, nesta quinta, o Butantan informou a agência que ainda não concluiu o “pacote de informações necessárias para a avaliação da vacina”. 

A agência também disse que, ao contrário do que afirmou Doria, a Coronavac não está sendo testada nos Estados Unidos e na Europa, mas somente na China, na Turquia, na Indonésia e no Brasil.


Leia a íntegra da nota:


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, por meio dessa nota, vem prestar os seguintes esclarecimentos à sociedade brasileira: 

O Instituto Butantan não entregou o resultado de nenhuma fase de pesquisa clínica com seres humanos para a Anvisa.

Até o momento, a Anvisa recebeu somente dados pré-clínicos, que são dados anteriores aos testes com seres humanos, ao contrário do que foi afirmado de que dados referentes à fase 3 já haviam sido entregues. 

Em reunião realizada entre a Agência e o Instituto Butantan, nesta quinta-feira (26/11), o Butantan afirmou que o pacote de informações necessárias para a avaliação da vacina ainda não foi concluído pelo Instituto.

A Anvisa informa que eventual aprovação de uma vacina pela autoridade regulatória da China NÃO implica aprovação automática para o Brasil.

A vacina CoronaVac NÃO está sendo testada nos EUA e na Europa. 

A vacina CoronaVac está sendo testada na China, na Turquia, na Indonésia e no Brasil.

O registro de vacinas pela Anvisa tem como objetivo garantir à população brasileira que os requisitos técnicos necessários à fabricação e ao uso em massa da vacina sejam cumpridos.

Mesmo após o registro em algum outro país, a avaliação da Anvisa é necessária para verificar pontos que não são avaliados por  

outras agências internacionais, tais como: 


1. Evidências de que a vacina é eficaz e segura em brasileiros.


2. Condições técnico-operacionais da fábrica da vacina que virá para o Brasil.


3. Prazos de validade e medidas de qualidade para preservação da vacina, considerando as condições climáticas de nosso país.


4. Medidas para acompanhamento e tratamento dos efeitos colaterais da 

vacina ocorridos nos indivíduos vacinados aqui no Brasil.


A Anvisa tem adotado uma série de medidas para evitar retrabalho e esforços desnecessários e, por isso, é possível considerar análises realizadas por outras agências para sua decisão.


Contudo, é importante esclarecer que o reconhecimento tácito da aprovação por outras agências para registro de vacinas aqui no Brasil não é previsto em lei e pode representar risco à população brasileira.


A Anvisa desempenha um papel essencial na proteção dos brasileiros contra ameaças como doenças infecciosas emergentes, incluindo a pandemia da Covid-19. Assim, a avaliação das vacinas pela Agência passa por uma análise rigorosa dos dados laboratoriais, de produção, de estabilidade e clínicos para garantir a segurança e a eficácia desses produtos. Esclarecemos que, atualmente, não há vacinas disponíveis para a prevenção da Covid-19 registradas no Brasil. 


Por fim, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão do Estado brasileiro, mantém o compromisso de atuar em prol dos interesses da saúde pública. 


https://www.oantagonista.com/brasil/anvisa-rebate-doria-sobre-aprovacao-da-coronavac/

"Há estabilidade em São Paulo em relação à covid-19."- Marco Antonio Villa

 

Por que é candidato à reeleição?

A pandemia e a cidade.

O combate à pirataria.

As ações da Prefeitura na Cracolândia.

O enterramento da fiação.

O transporte público.

O orçamento municipal. 

O Plano Diretor.

O PRESIDENTE FUJÃO - Papo Antagonista com Claudio Dantas

 


Fomos infelicitados por um ataque de burrice. #13

 

Estreia em 28 de nov. de 2020

A disputa no Congresso.
O agravamento da situação econômica.
A importância do comércio com a China.
Economia e ciência.

"O nosso Posto Ipiranga é insubstituível", diz Bolsonaro

 Por Redação O Antagonista

26.11.20 

Jair Bolsonaro afirmou há pouco, em evento no Planalto, que Paulo Guedes é “insubstituível”.

O presidente deu a declaração um dia após o ministro da Economia demonstrar irritação com Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, que defendeu a necessidade de se aprovar reformas ao invés de continuar com gastos na pandemia. 

“Podem ficar tranquilos que o nosso Posto Ipiranga é insubstituível”, disse Bolsonaro. 

https://www.oantagonista.com/brasil/o-nosso-posto-ipiranga-e-insubstituivel-diz-bolsonaro/

"Sem justificativa", diz defesa de Moro sobre desistência de Bolsonaro

 Por Redação O Antagonista

26.11.20  

O advogado Rodrigo Sánchez Rios, que defende Sergio Moro, acaba de divulgar nota em que se diz surpreso com a desistência do presidente Jair Bolsonaro de depor no inquérito que apura suspeita de ingerência na Polícia Federal.

Segundo ele, “a negativa de prestar esclarecimentos surge sem justificativa aparente e contrasta com os elementos reunidos pela investigação, que demandam explicação por parte do presidente da República”. 

Leia a íntegra:

“A defesa do ex-ministro Sergio Moro recebe com surpresa o declínio do presidente da República de atender à determinação para depor em inquérito no qual é investigado. A negativa de prestar esclarecimentos, por escrito ou presencialmente, surge sem justificativa aparente e contrasta com os elementos reunidos pela investigação, que demandam explicação por parte do presidente da República.” 

https://www.oantagonista.com/brasil/sem-justificativa-diz-defesa-de-moro-sobre-desistencia-de-bolsonaro/

Bolsonaro abre mão de prestar depoimento presencial sobre interferência na PF

 Gabriela Coelho, da CNN, em Brasília

26 de novembro de 2020 às 16:34 | Atualizado 26 de novembro de 2020 às 16:5 2

O Supremo Tribunal Federal (STF) foi informado pela Advocacia-Geral da União (AGU) nesta quinta-feira (26) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) abriu mão de prestar depoimento presencial no inquérito que apura se ele tentou interferir na autonomia da Polícia Federal.

“Assim, o Peticionante vem, respeitosamente, a presença de V. Exa., declinar do meio de defesa que lhe foi oportunizado unicamente por meio presencial no referido despacho”, disse a AGU. 

A Advocacia informou ainda que “roga pronto encaminhamento dos autos à Polícia Federal para elaboração de relatório final a ser submetido, ato contínuo, ainda dentro da prorrogação em curso, ao Ministério Público Federal”. 

Segundo a AGU, “a publicização do inteiro teor de gravação da Reunião Ministerial de 22 de abril de 2020 demonstrou completamente infundadas quaisquer das ilações que deram ensejo ao presente Inquérito, o mesmo valendo para todos os demais elementos probatórios coletados nos presentes autos.”

Em outubro, o ministro Alexandre de Moraes, novo relator após a aposentadoria de Celso de Mello, solicitou que a Polícia Federal se manifestasse sobre o andamento das investigações do inquérito. 

A decisão atendeu a um pedido da defesa do ex-ministro Sergio Moro, que também é investigado no inquérito. 

A investigação está parada no aguardo de uma outra decisão do STF, relacionada ao formato do depoimento do presidente Jair Bolsonaro à PF.

Então relator do caso, o ministro Celso de Mello votou pela definição de um depoimento presencial – foi o último voto de Mello antes da aposentadoria. 

A Advocacia-Geral da União quer que Bolsonaro possa se manifestar por escrito.

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2020/11/26/bolsonaro-abre-mao-de-prestar-depoimento-presencial-sobre-interferencia-na-pf

Após atrito entre os países, Mourão defende relação comercial Brasil-China

 Por Jovem Pan

Defesa vem na esteira dos últimos desentendimentos causados por acusações feitas pelo deputado Eduardo Bolsonaro contra governo chinês.

O vice-presidente Hamilton Mourão participou nesta quinta-feira, 26, de evento virtual do Conselho Empresarial Brasil-China e defendeu a relação entre os países. 

A defesa vem na esteira dos últimos atritos entre Brasil e China, causados por acusações feitas pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, de que o governo chinês espionaria outros países por meio de sua rede de tecnologia 5G. 

Já no início de sua fala, Mourão exaltou Pequim como o “maior parceiro comercial” do Brasil na atualidade. O general afirmou que “poucos parceiros internacionais contam com capacidade, recursos tecnológicos e financeiros como a China” para aliar desenvolvimento e sustentabilidade. 

“O governo chinês identifica com clareza a nova dinâmica da economia mundial e alia o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental”, elogiou. 

“A China é nosso maior parceiro comercial há uma década. A crise mundial gerada pela pandemia da Covid-19 não alterou esse quadro. Ao contrário, as autoridades chinesas estimam que a importação de produtos brasileiros baterá recorde neste ano de 2020″, garantiu Mourão. 

O general também pediu para que os diferentes setores do governo brasileiro atuem de maneira ordenada em seu engajamento com o governo chinês, comunicando as prioridades brasileiras com “clareza” e “objetividade”.

 Ele afirmou que foi a relação com a China que ajudou o agronegócio brasileiro a atingir patamares “incomparáveis” de produtividade e tecnologia.

 “Precisamos agora lançar o olhar para o futuro para ampliar e diversificar relações existentes, criando oportunidades para outros setores da nossa economia e da nossa sociedade”, disse sem citar a tecnologia 5G. 

Sobre as declarações do deputado Eduardo Bolsonaro, a embaixada da China no Brasil diz que “além de desrespeitarem os fatos da cooperação sino-brasileira e do mútuo benefício que ela propicia, solapam a atmosfera amistosa entre os dois países e prejudicam a imagem do Brasil”.

 “Instamos essas personalidades a deixar de seguir a retórica da extrema direita norte-americana, cessar as desinformações e calúnias sobre a China e a amizade sino-brasileira, e evitar ir longe demais no caminho equivocado, tendo em vista os interesses de ambos os povos e a tendência geral da parceria bilateral. 

Caso contrário, vão arcar com as consequências negativas e carregar a responsabilidade histórica de perturbar a normalidade da parceria China-Brasil”, afirma a nota. 

https://jovempan.com.br/noticias/politica/apos-atrito-entre-os-paises-mourao-defende-relacao-comercial-brasil-china.html

 

Pazuello se queixa a amigos e diz que sairia 'feliz' da Saúde, afirma jornal

 Reportagem do Estadão afirma que a polêmica sobre os testes para diagnóstico do novo coronavírus, prestes a perder a validade, ampliou o que o jornal chama de “estremecimento das relações” entre Eduardo Pazuello e Jair Bolsonaro.


Segundo o Estadão, em recente conversa com amigos, o ministro da Saúde —que é general da ativa— queixou-se da pancadaria e disse que, se sair da pasta, sairá feliz. Depois, em tom de piada, comentou que seria bom “voltar ao quartel”. 

Pazuello também teria afirmado nos bastidores que via como “natural” sua possível saída do cargo, no qual o Centrão está de olho. Mas, sempre de acordo com o jornal paulistano, foi demovido por colegas, todos auxiliares do presidente, de tomar qualquer atitude nesse sentido. 

O ministro já havia sido desautorizado pelo presidente no episódio do acordo para a compra de 46 milhões de doses da Coronavac, a “vacina chinesa”. 

https://www.oantagonista.com/brasil/pazuello-se-queixa-a-amigos-e-diz-que-sairia-feliz-da-saude-afirma-jornal/

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

  agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page