Pesquisar este blog

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Câmara Municipal de São Paulo aprova lei do licenciamento sustentável

A cidade de São Paulo vai adotar licitação sustentável na aquisição de bens e contratação de obras e serviços pela administração pública. 
A partir de agora, serão avaliados aspectos sociais e ambientais nos processos, explica o autor da lei sancionada pelo prefeito Bruno Covas, o vereador Caio Miranda Carneiro.
“A partir de agora a Prefeitura vai ter um portal onde vai ser disponibilizado todos os editais que forem feitos no molde dessas leis, todos os itens que podem ser reaproveitados, que sobraram de uma obra ou um serviço. Além disso, todas as contratações serão feitas com critério na sustentabilidade: energias renováveis, sempre que possível fonte limpa, logística reversa de todos os resíduos resultantes da obra ou serviço e origem dos insumos utilizados. Por exemplo, se madeira e os produtos de limpeza cumprem com as normas”.
Bruno Covas também sancionou o Código do Contribuinte, uma lei de autoria do presidente da Câmara de SP, o vereador Eduardo Tuma. 
“Vamos lembrar que em âmbito nacional existe um projeto parado no Congresso desde 2011. Em SP, o Código Municipal visa defender o pagador de tributos na capital”, afirma Tuma.
Ele destaca dois pontos. O primeiro é a obrigação do poder público de editar um decreto a cada dois anos para consolidar a legislação tributária, o que vai garantir maior clareza e segurança jurídica. O segundo é a criação do Conselho Municipal de Defesa do Contribuinte, um órgão paritário, composto não só pelo poder público, mas também por entidades empresariais e de classe. “Esse órgão tem como função a elaboração da política pública tributária na cidade”, diz o vereador.
O Código do Contribuinte prevê que as operações fiscais terão de ser precedidas de ordem de fiscalização, notificação ou outro ato administrativo, exceto nos casos de urgência como flagrantes, com a identificação dos auditores encarregados de sua execução.
Com informações do repórter Marcelo Mattos

Escola de Empreendedorismo abrirá inscrições para 1.980 vagas de 10 a 12 de fevereiro

A Escola de Empreendedorismo e Inovação da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes abrirá, de 10 a 12 de fevereiro, as inscrições para 1.980 vagas em 37 cursos gratuitos para mogianos a partir dos 14 anos. 


Os interessados podem fazer a inscrição online ou diretamente na sede da escola, localizada na Rua Senador Dantas, 326, Centro. As aulas começarão a partir do dia 17 de fevereiro.

Os destaques desta programação de cursos são Carbonatação de cerveja artesanal, Como criar historias em quadrinhos (avançado, intermediário e iniciante), Como criar uma startup, Como iniciar o seu canal no youtuber, Comunicação aplicada à gestão de projetos, Curso prático de ferramentas online - Módulo II, DJ - Módulo Avançado, Explorando o Canvas, Finanças Pessoais, Projetos em software 2D para máquinas de corte a laser e Treinamento personalizado em longevidade saudável. Confira a relação completa de cursos no edital.

A inscrição poderá ser feita online a partir das 9 horas de 10 de fevereiro até às 21 horas do dia 12. Na sede da escola, no Centro, a inscrição será de 10 a 12 de fevereiro das 9 às 17 horas. Caso haja mais inscritos do que as vagas oferecidas, será feito o sorteio no dia 13 de fevereiro na escola. A matrícula pode ser feita no dia 14 ou até o primeiro dia de aula do curso.

Para efetivar a matrícula, o aluno deve apresentar as cópias do RG, CPF, comprovante de endereço (serão aceitos comprovantes nos nomes dos pais ou cônjuge), além dos comprovantes dos pré-requisitos do curso escolhido, que estão descritos no edital com a programação completa dos cursos.

A Escola de Empreendedorismo e Inovação tem como objetivo capacitar e preparar os jovens mogianos para as novas exigências do mercado, incentivando o comportamento empreendedor. A unidade conta ainda com um espaço dedicado ao Fundo Social de Mogi das Cruzes e realiza atividades em parceria com o Polo Digital e o Sebrae-SP. (Kelli Correa Brito)

Orquestra Yankees In Concert arrecada e doa fraldas geriátricas para o Fundo Social

A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo, recebeu nesta semana mais uma doação de fraldas geriátricas, que serão distribuídas entre as entidades que trabalham com idosos em Mogi das Cruzes. 

As fraldas foram trocadas por ingressos para a apresentação da Orquestra Yankees In Concert, que abriu a programação musical do 7° Festival de Verão de Mogi das Cruzes.
A entrega foi feita pela equipe técnica do grupo musical e pelo maestro Daniel Damasceno Ferreira, que agradeceu pela parceria e parabenizou Karin pelo trabalho. 
“Quero agradecer a Prefeitura e a todos que colaboraram. Tenho certeza de que muitas pessoas serão beneficiadas por essas doações”, disse o maestro. A ação partiu de uma parceria entre o Fundo Social e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 
A Yankees in Concert é uma orquestra no estilo Big Band, sediada em Itaquaquecetuba, porém formada por um total de 22 músicos advindos de várias cidades da região metropolitana de São Paulo, como Santo André e Poá. 
O grupo foi criado em 2018 e passou dois anos se estruturando e selecionando jovens músicos de disciplina e alto nível técnico.
A presidente do Fundo Social destacou a importância das doações, agradeceu o apoio da Orquestra e a boa ação dos mogianos. 
“Agradeço, de coração, a todos que doaram e também ao maestro Daniel e toda equipe da Yankees In Concert pelo belíssimo espetáculo aqui na nossa ‘Mogi da Música’”, completou Karin.
O vereador Emerson Rong também esteve presente na sede do Fundo Social para a entrega. (Duda Machado)

Doria recorre a Guedes para liberar crédito para Sabesp

Um impasse em torno de empréstimo externo de US$ 300 milhões (equivalente a R$ 1,274 bilhão) para investimentos na companhia de saneamento Sabesp quase colocou por terra a boa relação do governo de São Paulo com a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes.

A Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), órgão do Ministério da Economia responsável pelo acompanhamento e aprovação de empréstimos externos de Estados e municípios, barrou o financiamento do Novo Banco de Desenvolvimento, o banco do Brics, ao Estado de São Paulo alegando que não faria sentido investimento numa estatal se o marco regulatório do setor de saneamento está mudando para abrir caminho para a privatização das companhias públicas. O empréstimo precisaria de aval da União.
O problema levou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ao ministério na última quarta-feira para reverter a recusa. O time de Guedes acertou que o projeto de empréstimo será reapresentado em reunião extraordinária nos próximos dias.
Para serem aprovados, os projetos precisam da votação unânime dos sete conselheiros, de diferentes órgãos do governo federal. Na última reunião, um dos conselheiros resolveu questionar alguns aspectos da modelagem do financiamento à Sabesp e sugeriu a reprovação. O conselheiro que votou contra era o representante do secretário especial de Produtividade, Carlos Alexandre da Costa.
O projeto de São Paulo, que estava em fase de elaboração havia muito tempo, recebeu pontuação alta. O critério de pontuação é definido por portaria com critérios objetivos. Os projetos são classificados e vão para reunião da Cofiex para sancionar a análise técnica.
São Paulo e o Ministério da Economia não comentaram o caso. No entanto, uma fonte a par da negociação disse que o problema já está resolvido.


* Com informações do Estadão Conteúdo

Suzano - Jardim Monte Cristo recebe a Operação Cata-Treco nesta segunda - Operação já contemplou Jardim Imperador e Cidade Cruzeiro do Sul; equipe já recolheu 30 toneladas de materiais em desuso/

A Operação Cata-Treco encerrou sua primeira semana de atividades e, neste período, coletou cerca de 30 toneladas de materiais inservíveis no Jardim Imperador e na Cidade Cruzeiro do Sul.



O serviço segue para o Jardim Monte Cristo a partir das 8 horas de segunda-feira, 10, com expectativa de conclusão para quinta-feira, 13. As informações são da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O projeto-piloto teve início no último dia 5 (quarta-feira) no Jardim Imperador, tendo superado todas as ruas do bairro no dia seguinte, 6.

Já na sexta-feira e sábado (7 e 8), a Cidade Cruzeiro do Sul foi contemplada. Foram cerca de 30 toneladas de itens em desuso retirado dos locais, segundo o titular da pasta, Edson Gianuzzi.

Agora, as equipes seguem para o Jardim Monte Cristo. A operação terá início na segunda-feira, 10, das 8 às 17 horas, e seguirá até quinta-feira, 13.

Nos dias 14 e 15 de fevereiro (sexta-feira e sábado), o trabalho será realizado no Jardim Márcia.

“Tivemos uma alteração em nosso cronograma devido à grande adesão dos moradores dos bairros. Desta forma, estendemos as datas de ação nos bairros”, afirmou o secretário.

Gianuzzi alertou ainda que os materiais recolhidos são móveis, eletrodomésticos e outros objetos em desuso, não sendo acolhidos resíduos de construção civil (entulhos).

“Pedimos para que os moradores do Jardim Imperador coloquem os itens em frente à sua residência, salvo restos de construção civil. Este último item o Cata-Treco não está acolhendo”, explicou.

O trabalho deve abranger a cidade toda, conforme cronograma estabelecido, que pode ser acompanhado na página oficial da Prefeitura de Suzano (http://bit.ly/Cata-TrecoSuzano).

Após a coleta do material, o conteúdo é destinado ao ecoponto do Parque Maria Helena para o devido trabalho de seleção e reciclagem.

PROGRAMAÇÃO

Jardim Monte Cristo
De segunda a quinta-feira (10 a 13/02), das 8 às 17 horas;

Jardim Márcia
De sexta-feira a sábado (14 e 15/02), das 8 às 17 horas;

Jardim Suzanópolis
De segunda a quinta-feira (17 a 20/02), das 8 às 17 horas.

*Os horários podem sofrer alteração conforme demanda do bairro

Nunca tivemos aula sobre como educar nossos filhos, ou sermos pais e mães. Aprendemos com os exemplos dos nossos próprios pais e mães, avôs e avós, amigos e por aí vai. Aprendemos com as coisas que vemos e vivenciamos. Não existe fórmula, mas acho legal a atribuição de responsabilidades desde cedo às crianças como ocorre no Japão.

Por:
Juliano Abe

Comunicado da Caixa Econômica Federal sobre a CTPS Digital –

Comunicado da Caixa Econômica Federal sobre a CTPS Digital – Portaria SEPT nº 1.065/2019
A Caixa Econômica Federal emitiu um comunicado sobre a carteira de trabalho digital. Confira abaixo o conteúdo completo:

''Senhores Empregadores,
Considerando que desde o dia 24/09/2019, para os novos trabalhadores, são geradas somente as CTPS DIGITAIS, cuja numeração corresponde ao número do CPF do trabalhador, orientamos que nos serviços do FGTS e no Cadastro NIS no Conectividade Social, bem como no SEFIP e GRRF, para preenchimento dos campos Número e Série da CPTS , seja utilizado o número do CPF.
Para o campo Número da Carteira utilizar os primeiros 7 dígitos do CPF e para o campo Série, os 4 dígitos restantes.
Sempre que houver necessidade de preenchimento de UF de emissão da CTPS, informar a Unidade da Federação do trabalhador ou da empresa. Para o campo Data de Emissão da CTPS, utilizar a data do dia de atendimento.
Para os trabalhadores que possuem a CPTS física, os campo acima indicados são preenchidos normalmente com os dados da Carteira física do trabalhador.
Agradecemos a constante parceria!
Atenciosamente
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL''

Economia gerada por operações antifraude mais que dobrou em 2019

A economia gerada por operações especiais antifraude mais do que dobraram em 2019. Segundo balanço divulgado recentemente pelo Ministério da Economia, as ações resultaram em economia de R$ 961 milhões no ano passado, 107,1% a mais que os R$ 464 milhões registrados em 2018.
O cálculo considera os recursos que o governo deixará de pagar após a desarticulação de esquemas criminosos pela Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista. A fiscalização especial reúne a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.
Segundo o Ministério da Economia, o resultado foi alcançado por meio do aperfeiçoamento dos métodos de investigação, além da coordenação entre os órgãos da força-tarefa. De acordo com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista da pasta, no ano passado foram realizadas 45 operações especiais e 21 ações de flagrante.
A pasta também cita o fortalecimento da estrutura de inteligência da coordenação, que passou a difundir o conhecimento dos esquemas de fraude
As operações resultaram no cumprimento de 551 mandados judiciais. Desse total, 415 foram de busca e apreensão, 127 de prisão e nove de afastamento das funções públicas. Além disso, 42 pessoas foram presas nas ações de flagrante.
Segundo o Ministério da Economia, os esquemas que visavam a lesar a Previdência, o abono salarial e o seguro-desemprego, entre outros direitos trabalhistas, provocaram prejuízo de pelo menos R$ 302 milhões aos cofres públicos nos últimos anos. Para calcular a economia de R$ 961 milhões, a pasta estimou o impacto para o governo caso os esquemas criminosos continuassem.

Inquéritos

A economia gerada em cada operação também subiu no ano passado. Em 2019, cada operação especial resultou, em média, em economia de R$ 21,3 milhões, contra R$ 7,6 milhões médios registrados em 2018. De acordo com o Ministério da Economia, o resultado demonstra o aumento na eficiência das ações antifraude.
A Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista iniciou, em 2019, a análise de 137 novos casos de suspeita de fraudes estruturadas. Outros 126 processos foram concluídos e encaminhados para investigação da força-tarefa. Com base nos relatórios, a Polícia Federal instaurou 56 inquéritos para investigar esquemas criminosos contra a Previdência Social.

Principais fraudes

A falsificação de documentos concentrou 84% de todas as investigações. Pelo menos 50% delas constataram o uso de documentos de identidade e de registro civil falsos. Para o Ministério da Economia, a adoção da identificação biométrica em todo o país é essencial para reduzir as falsificações.
Edição: Graça Adjuto -  Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil  Brasília

Domingo é dia de Superlua - Ela estará no ponto mais próximo da Terra e em sua fase mais luminosa

A Lua será a grande estrela no céu neste domingo (9). Nosso único satélite natural estará em seu ponto mais próximo da Terra e em sua fase mais luminosa: a da Lua cheia. A essa coincidência, os astrônomos dão o nome de Superlua.
A distância média entre a Lua e a Terra é de cerca de 384 mil quilômetros (km). No entanto, por se tratar de uma órbita oval, essa distância pode variar de 400 mil km, quando mais distante, até cerca de 360 mil km, nos períodos de maior proximidade.
“A Superlua é um evento decorrente da coincidência de dois fatos astronômicos. O primeiro é que a Lua não gira em torno da Terra em formato de circunferência, mas em uma órbita um pouquinho achatada. Então, ela tem de estar no ponto mais próximo da Terra, que chamamos de perigeu e, ao mesmo tempo, na fase cheia”, explica o coordenador do projeto Astro&Física do Instituto Federal de Santa Catarina e doutor em física pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor Marcelo Schappo.
Segundo ele, dependendo da regra usada para cada observatório considerar coincidente o perigeu e a lua cheia, é possível haver alguma divergência sobre o momento exato da Superlua. “Trata-se de uma janela arbitrária, mas no fundo são luas cheias sempre muito bonitas. Vale a pena a observação”, ressalta o físico ao sugerir a observação em todas as datas.
Schappo explica que, devido a essa divergência, alguns observatórios não consideram o 9 de fevereiro como a primeira Superlua do ano. É o caso do Observatório de Lisboa (Portugal), que devido à localização, considera a lua do dia 9 de março como a primeira Superlua do ano.
“Para outros observatórios, a Superlua ocorrerá [em algum momento] entre os dias 7 e 8 de abril, dependendo do horário da observação. Há ainda os que apontam o 7 de maio”, acrescentou.
Já o observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), considera Superluas apenas as que ocorrerão nos dias 9 de março e 7 de maio.
Edição: Graça Adjuto - Por Pedro Peduzzi e Adrielen Alves - Repórteres da Agência Brasil e da Radioagência Nacional  undefined

Eleições 2020 - O que “pode ou não pode” nas Eleições de 2020? O que é pré-campanha? Como vai ser a fiscalização das Fake News? Quais são as principais regras para os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas cidades do Brasil.


Doria quer ‘relação republicana’ com Bolsonaro após troca de farpas sobre combustíveis

Após troca de farpas, o governador João Doria afirmou nesta sexta-feira (7) que espera um tratamento “republicano” do presidente Jair Bolsonaro em relação ao Estado de São Paulo. 
  • Por Jovem Pan


A construção conta com um empréstimo de R$ 1.700 bilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Linha 6-Laranja do Metrô terá 15,3 km e ligará a região de Brasilândia e Freguesia do Ó, na Zona Norte, à região central de São Paulo, atendendo mais de 630 mil passageiros por dia. O trajeto será feito em até 23 minutos – atualmente, o tempo médio é de 1h30 por meio de ônibus.
Questionado sobre a possibilidade de as desavenças com o governo federal prejudicarem o andamento das obras e dificultarem o empréstimo do dinheiro, Doria negou. “Temos a convicção de que o presidente Jair Bolsonaro agirá de forma republicana, não pode agir de forma eleitoral, partidária ou ideológica. Isso não se espera de um presidente da República. Um presidente eleito deve governar para todos.”
Doria e Bolsonaro tem trocado insultos há alguns meses, mas o clima esquentou recentemente em meio a debate sobre a cobrança de impostos de combustíveis. Sem entrar em detalhes sobre o rompimento entre ambos, Doria destacou que sua relação com os ministérios da Infraestrutura e da Economia está cada vez melhor.
“Temos uma boa relação com os órgãos de infraestrutura e da área econômica do governo. São várias obras e iniciativas conjuntas na área de infraestrutura, sobretudo rodoviária e ferroviária no Estado, sem nenhuma interrupção e intervenção que possa interromper ou atrasar processos”, disse.
Doria viaja neste fim de semana aos Emirados Árabes Unidos para a inauguração do segundo escritório comercial de São Paulo fora do Brasil. Entre domingo e quarta-feira, o governador participará de eventos e visitará as cidades de Abu Dhabi e Dubai em busca de novos investimentos para o Estado.
* Com informações da repórter Beatriz Manfredini

Mais uma novidade em primeira mão: além do investimento bilionário que a Amazon Web Services anunciou esta semana aqui em SP, a empresa vai oferecer cursos de computação na nuvem por meio do Novotec (programa AWS Educate) e linhas de crédito na nuvem para startups vinculadas ao IPT Open Experience (programa AWS Activate). Em parceria com essa gigante da tecnologia, vamos preparar nossos jovens para os desafios do século 21.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Fim de semana será chuvoso no país, prevê meteorologia - De acordo com o Inmet, o volume será significativo nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, podendo variar entre 80 e 200 milímetros.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou hoje (7) que o fim de semana deve ser de chuvas em grande parte do país.
De acordo com o Inmet, o volume será significativo nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, podendo variar entre 80 e 200 milímetros.
Entre os dias 9 e 15 de fevereiro, a maior concentração de chuvas vai ocorrer nas regiões Sul e Sudeste e, ainda, no litoral norte do Brasil.
O tempo deve ficar encoberto a nublado, com pancadas de chuva no sul e sudoeste do Amazonas, Pará, sul do Amapá e no Acre.Também será nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, em Rondônia e Tocantins, permanecendo nuclado nas demais áreas da Região Norte.
No Sul do Maranhão, o clima deve ficar de encoberto a nublado, com pancadas de chuva, ao sul do Maranhão, e nublado a encoberto com pancadas de chuva no Piauí, Ceará e na Bahia. Nas demais regiões do Nordeste,  estará nublacom com panacadas de chuvas isoladas.
Para a Região Sul, a indicação é de tempo nublado, com pancadas de chuva no litoral do Paraná, leste e norte de Santa Catarina. Também será parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva isoladas nas demais áreas do Paraná e de Santa Catarina e no norte, nordeste e sul do Rio Grande do Sul.
No oeste e centro do Rio Grande do Sul, a previsão é de chuvas isoladas. Nas demais áreas, parcialmente nublado a nublado.
“Os maiores acumulados de chuva estão previstos para o litoral de Santa Catarina e do Paraná, onde os totais poderão ficar próximos aos 100 milímetros, nas demais áreas da região, os acumulados de chuva irão variar entre 5 e 60 mm, sendo os maiores valores concentrados no norte do estado do Paraná”, informou o Inmet.

Sudeste

Para o Sudeste, a previsão é de clima nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Minas Gerais. Em São Paulo e Rio de Janeiro, permanecerá parcialmente nublado a nublado, passando a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. No Espirito Santo, o céu fica parcialmente nublado com aviso de chuva moderada.
Segundo a meteorologista do Inmet, no Rio de Janeiro, Marlene Leal, o fim de semana no estado deve ser com menos chuvas e tempo parcialmente nublado. "O final de semana terá nebulosidade e leves pancadas de chuvas tanto no sábado quanto no domingo, com mínima de 12 graus e máxima de 34 graus.”

Centro-Oeste

O Centro-Oeste deve permanecer com tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal e, ainda, parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Segundo a meteorologista Naiane Araújo, o Distrito Federal vai permanecer chuvoso durante todo o final de semana, "com chuvas, mínimas de 17 e 18 graus e máximas de 23 e 24 graus, e deve permanecer assim até segunda-feira”.
*Estagiária sob supervisão de Maria Claudia
Edição: Maria Claudia - 
 07/02/2020 - 12:22
Por Kamilla Cerbino – estagiária da Agência Brasil*  Brasília

Prazo para solicitar a carteira estudantil digital sem a necessidade de pagar R$35,00, "Vai vencer dia 16 de fevereiro.


Em transmissão ao vivo, Luciano Hang, dono das lojas Havan, fez um alerta no que concerne aos prazos para solicitar a carteira estudantil digital sem a necessidade de pagar R$35,00 e financiar a UNE e o PCdoB - Partido Comunista do Brasil.

"Você quer economizar R$35? Estou falando isso para estudantes, para pessoas que já têm pouco dinheiro. Está lá na faculdade e tem mais de 18 anos. Você se lembra da carteira estudantil digital? Pois é, foi lançada e eu inclusive estive lá em Brasília com o presidente Jair Bolsonaro e com o ministro da Educação, Abraham Weintraub".



"Foi mandado o projeto para o Congresso. O Congresso parece água de poço, está sempre parada. O que é de interesse dos brasileiros...eles não dão bola. Se for fundo eleitoral, cabide de emprego, fazem votação de manhã, de tarde e de noite e, no dia seguinte, está aprovada", criticou o empresário.

"Vai vencer dia 16 de fevereiro. O que eu estou fazendo aqui hoje: corra para o computador e faça, urgentemente, a sua carteirinha estudantil digital. É de graça. Dia 16 de fevereiro vence a MP. Se não aprovaram e não fizeram sequer a comissão para que seja aprovada...é urgente. Vamos fazer uma campanha nacional! Que todo estudante faça a carteira gratuita e não entregue R$35 para o partido comunista, para a UNE. O governo tenta melhorar a vida do cidadão, mas o Congresso não quer", protestou Luciano Hang.

Conheça os tipos de câncer mais incidentes estimados para os próximos anos no Brasil - Enfermidade é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura

Nesta terça-feira (4), data que marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer, o Inca (Instituto Nacional do Câncer), órgão auxiliar do Ministério da Saúde, divulgou uma estimativa sobre os tipos de câncer mais incidentes estimados para o triênio 2020-2022 no Brasil.
De acordo com o documento, a enfermidade é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países.
Para o Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 625 mil casos novos (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma). O câncer de pele não melanoma será o mais incidente (177 mil), seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil).
Em relação ao público masculino, os tipos mais frequentes, à exceção do câncer de pele não melanoma, serão próstata (29,2%), cólon e reto (9,1%), pulmão (7,9%), estômago (5,9%) e cavidade oral (5,0%).
Já para as mulheres, exceto o câncer de pele não melanoma, os cânceres de mama (29,7%), cólon e reto (9,2%), colo do útero (7,4%), pulmão (5,6%) e tireoide (5,4%) figurarão entre os principais. O câncer de pele não melanoma representará 27,1% de todos os casos em homens e 29,5% em mulheres.
Prevenção
Há determinados jeitos de fazer a prevenção de cada tipo, mas há um consenso na área médica: todos os cânceres listados poderiam ser reduzidos com medidas preventivas ou mudança de hábitos ou exames periódicos mais frequentes.
As atitudes a serem tomadas são: uma dieta variada e saudável com muita fruta, verduras, legumes e muita fibra; pouco ou nenhum álcool; zero tabaco; e a manutenção do peso por meio de atividade física regular.
“Mais do que buscar uma dieta milagrosa, que não existe, procuramos ressaltar sempre que uma alimentação equilibrada, com exceções esporádicas, e rica em alimentos naturais, é o que faz a diferença ao longo do tempo”, salienta o nutricionista Vitor Rosa.
Veja, a seguir, as dicas de prevenção dadas pela chefe de oncologia clínica do Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp), Maria Del Pilar Estevez Diz, para os cinco casos mais comuns da doença em homens e mulheres.
Homens
Próstata
A prevenção para o câncer de próstata, o mais comum entre homens, pode ser bem simples, mas infelizmente não é feita corretamente, muito por falta de informação. Para prevenir, basta realizar exames urológicos com frequência a partir dos 50 anos de idade.
Traqueia, brônquio e pulmão
Não há muito segredo: tem que parar de fumar ou não fumar. “O ideal é não fumar, mas é sempre bom parar de fumar, não importa a idade”, afirma Maria Del Pilar.
Cólon e reto e estômago
Para esses dois tipos de câncer, é fundamental manter uma alimentação baseada em alimentos pouco ou nada gordurosos, refeições in natura e ingerir uma grande quantidade de fibras.
Para homens a partir dos 50 anos, é recomendável a realização de exames periódicos para conferir se não há lesões percursoras, os chamados pólipos intestinais. É também possível ser feita o rastreamento e a prevenção por exames de colonoscopia, retossigmoidoscopia ou indicada por sangue oculto nas fezes.
Cavidade oral
Além do consumo de tabaco e álcool, o papiloma vírus é um grande fator de risco do câncer relacionado à cavidade oral. Como prevenção, é importante se vacinar contra o HPV, usar proteção ao fazer sexo oral e visitar o dentista periodicamente ou em caso de ferimentos de difícil cicatrização.
Mulheres
Mama
No mundo, há uma significativa redução de mortalidade deste câncer por causa do diagnóstico precoce e de tratamentos eficientes.
O Inca recomenda a mamografia para mulheres a partir dos 50 anos, assim como exames periódicos de rastreamento para verificar lesões pequenas imperceptíveis ao apalpar. Em caso de sentir nódulos, secreção ou mamilo invertido, procurar um médico.
Cólon e reto
Para esses dois tipos de câncer, é fundamental manter uma alimentação baseada em alimentos pouco ou nada gordurosos, refeições in natura e ingerir uma grande quantidade de fibras.
A partir dos 50 anos, é recomendável fazer exames preventivos.
Colo do útero
A chefe de oncologia clínica do Icesp, Maria Del Pilar Estevez Diz, recomenda a realização do exame de papanicolau a partir dos 24 anos. Por ser um câncer diretamente relacionado ao papiloma vírus, a médica recomenda fazer a vacinação ainda quando jovem (o Ministério da Saúde recomenda entre 9 e 14 anos). A proteção na hora do sexo é imprescindível.
Traqueia, brônquio e pulmão
A recomendação para as mulheres é a mesma direcionada aos homens. Não há muito segredo: tem que parar de fumar ou não fumar. “O ideal é não fumar, mas é sempre bom parar de fumar, não importa a idade”, afirma Maria Del Pilar.
Glândula tireoide
Se perceber alguma anormalidade no pescoço, procurar um médico rapidamente.

João Doria - Ao lado de 5 Secretários de Estado e 47 empresários, embarcamos hoje à noite para a Missão Emirados. Financiada pela iniciativa privada, teremos uma intensa agenda em Dubai e Abu Dhabi, para gerar novas oportunidades e investimentos para o Estado de São Paulo. Também vamos inaugurar o segundo escritório comercial de São Paulo no exterior, em Dubai, porta de entrada para futuros negócios com o Oriente Médio.


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Brasileiros resgatam R$ 12,3 bilhões da poupança em janeiro, maior valor da série histórica - Banco Central registra dados mensais desde 1995; recorde anterior tinha sido em janeiro de 2016. Quedas sucessivas da taxa Selic derrubaram rendimento das cadernetas.

Em janeiro, a poupança teve a maior retirada de recursos já registrada em um mês. Dados do Banco Central divulgados nesta quinta-feira (6) mostram que os saques superaram os depósitos nas cadernetas em R$ 12,356 bilhões.
A série histórica do BC começa em 1995. Até então, o maior saque líquido (diferença entre retiradas e depósitos) tinha sido registrado em janeiro de 2016, quando R$ 12 bilhões foram sacados das aplicações.
Em janeiro, foram aplicados na poupança R$ 216,9 bilhões. Já os saques totalizaram R$ 229,3 bilhões.

Baixo rendimento

Janeiro é um mês em que, tradicionalmente, há um grande volume de retirada de recursos da poupança.
Ainda assim, o saque recorde registrado no mês passado é fortemente influenciado pelo baixo rendimento da aplicação. Com a taxa básica de juros, a Selic, em 4,25% ao ano – o menor patamar desde 1999 – as cadernetas rendem menos.
Isso porque a regra em vigor prevê que, quando a Selic estiver abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da taxa, mais a Taxa Referencial (TR), calculada pelo Banco Central.
Por isso, com juros em 4,25% ao ano, a correção da poupança é de 2,975% ao ano, mais a TR.
Como o Banco Central já indicou que a taxa Selic deve ser mantida neste patamar por um período, a previsão dos economistas é de que o rendimento das cadernetas fique abaixo da inflação em 2020 – o que desestimula novas aplicações.
A ampliação do acesso a investimentos mais rentáveis – como fundos, títulos públicos e de renda fixa –, mediada por bancos e corretoras, tem levado poupadores a retirar o dinheiro das cadernetas.

Morte de médico chinês que alertou sobre coronavírus é confirmada por hospital - Diretor da OMS lamentou a morte do oftalmologista. "Precisamos celebrar o trabalho que ele fez", disse o diretor executivo Mike Ryan.

A morte do médico chinês Li Wenliang foi confirmada por volta das 17h desta quinta-feira (6) pelo Hospital Central de Wuhan em seu perfil na rede social Weibo.
Por G1
"Li Wenliang, oftalmologista do nosso hospital, infelizmente infectado na luta contra a epidemia do novo coronavírus, (...) morreu às 2h58 de 7 de fevereiro de 2020 (1h58 de 6 de fevereiro no horário de Brasília). Lamentamos profundamente", diz trecho da nota divulgada pelo hospital.
Li Wenliang é apontado como um dos primeiros a identificar a existência do surto do novo coronavírus e alertar as autoridades. O médico de 34 anos foi um dos oito médicos que a polícia chinesa investigou sob acusação de "espalhar boatos" relacionados ao surto. Ele era casado e tinha uma filha de cinco anos.


A morte de Li chegou a ser anunciada no começo da tarde desta quinta-feira (6) por ao menos dois veículos de comunicação estatais da China. Logo em seguida, o Hospital Central de Wuhan, negou e disse que ele ainda estava em estado grave na UTI, mas, por volta das 17h, confirmou a morte do funcionário.


OMS lamentou a morte



Logo após a primeira informação no começo da tarde, um representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a lamentar a morte e celebrar a atuação do médico. A notícia da morte foi veiculada pelo canal estatal chinês CGTN, em seu perfil em inglês no Twitter, e também pelo jornal chines Global Times.


Naquele horário, o diretor executivo da OMS, Mike Ryan, falava sobre o surto de coronavírus e foi questionado sobre a morte.


"Estamos muito tristes por ouvir sobre a morte do doutor Li Wenliang. Sentimos muito pela perda de qualquer trabalhador da linha de frente que tenha tentado ajudar pacientes. Nós mesmos perdemos amigos na linha de frente e por isso deveríamos celebrar sua vida e lamentar sua morte junto a seus colegas", disse Mike Ryan.


Entretanto, cerca de 30 minutos depois da declaração, o hospital de Wuhan desmentiu a informação que circulava. O jornal chinês Global Times esclareceu que, naquele momento, o médico estava em situação crítica, tinha sofrido uma parada cardíaca e estava respirando com a ajuda de aparelhos em uma unidade de terapia intensiva.


Após o desmentido inicial do hospital, a OMS esclareceu que não tinha informações sobre a condição do médico oftalmologista.


Alerta aos colegas



Em 30 de dezembro, o médico enviou uma mensagem para colegas alertando sobre um possível surto de doença respiratória com sintomas semelhantes aos da Síndrome Respiratória Aguda Grave, (SARs-CoV), que matou mais de 700 pessoas no início dos anos 2000.


O doutor Li Wenliang recomendou aos companheiros de trabalho que usassem equipamentos de segurança para evitar a infecção. O médico fez o alerta após perceber que, naquele fim de ano, o hospital no qual trabalhava já tinha recebido sete casos de infecção com sintomas graves.


Junto com os colegas, ele foi convocado pela polícia e foi forçado a assinar uma carta na qual prometiam não divulgar informações sobre a doença.


Infectado durante consulta



Acredita-se que o médico tenha sido contaminado no início do ano enquanto tratava uma paciente infectada. Li Wenliang contou, em seu perfil de uma rede social, que em 10 de janeiro começou a tossir, no dia seguinte passou a ter febre e, dois dias depois, foi para o hospital. Seus pais também ficaram doentes e foram internados.



O médico contou que os primeiros exames deram negativo para coronavírus. Mas, em 30 de janeiro, ele postou novamente dizendo que um teste mais específico identificou o vírus: "Hoje, o teste de ácido nucleico voltou com um resultado positivo. A poeira baixou, finalmente fui diagnosticado".


No fim de janeiro, o médico publicou em uma rede social chinesa um pedido de desculpas do governo chinês, que admitiu falha na resposta à epidemia do novo coronavírus.


Coronavírus: o que se sabe sobre o novo vírus que surgiu na China


https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/06/morre-medico-chines-que-tentou-alertar-colegas-sobre-surto-de-coronavirus.ghtml

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

  agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page