As obras para a instalação de gradis no entorno da Fonte Áurea, em Poá, deve ser concluída em outubro deste ano. Esta é a previsão da prefeitura, que informou que os serviços tiveram início nesta semana.
O prefeito Francisco Pereira de Sousa (SDD), o Testinha, esteve no local na manhã de ontem e verificou os trabalhos que tem o objetivo de fechar a área de preservação ambiental na Vila Áurea, com gradil de ferro.
A ordem de serviço foi assinada por Testinha no último dia 24 e pelo projeto haverá implantação de grades em torno de toda a região com o objetivo de impedir invasões, desmatamento e despejo de detritos e entulhos. "Temos essa preocupação sim, é uma área gigantesca e de grande importância para o município e para o meio ambiente", enfatizou o prefeito.
Prevista para terminar no início de outubro, o gradil será implantado ao redor de 1.940 metros quadrados, entre as ruas Tomé de Souza, Saldanha Marinho, Castro Alves e a avenida Deputado Castro de Carvalho, na Vila Áurea.
Veículos contarão com quatro câmeras de segurança, além de espaço para mais passageiros
Osvaldo Birke/PMI
Mamoru Nakashima conheceu um dos ônibus e afirmou que objetivo é oferecer mais segurança e conforto para os usuários de Itaquá
Os 40 novos ônibus que irão modernizar a frota de Itaquaquecetuba começam a circular na cidade na próxima semana. Conforme o Dat adiantou na edição de ontem, os veículos apresentarão diferenciais, entre eles maior capacidade de atendimento, já que será possível receber 20% a mais de passageiros em cada um. O prefeito Mamoru Nakashima (PTN) vistoriou um modelo do novo ônibus, que é considerado o mais moderno da região para transporte de passageiros e o primeiro do gênero no País. Entre as novidades apresentadas no pátio da Secretaria Municipal de Transportes, está a de que o coletivo conta com painel de controle do tipo "touch screen", aparelho de DVD e quatro câmeras de segurança (sendo uma delas na parte externa). Representantes da empresa CS Brasil, concessionária responsável pelo transporte municipal, apresentaram o novo carro. No total, 40 veículos começarão a circular já a partir da próxima semana. Eles serão destinados para as linhas que mais recebem passageiros. "Com esses veículos a população terá mais conforto nas viagens", destacou Mamoru.
Capacidade Os modelos antigos tinham capacidade para transportar 62 passageiros. O novo modelo foi projetado para 80 pessoas (39 sentadas e 41 em pé), um aumento de aproximadamente 20%. O espaço entre um banco e outro também será maior, proporcionando mais conforto. Além disso, os veículos são equipados com encostos para os pés. "Nós fizemos essas exigências para a empresa: aumentar o conforto e a capacidade dos ônibus. Nossa população merece serviços de qualidade. As pessoas passam muito tempo do seu dia no transporte coletivo. Esse momento deve ser de conforto", disse o prefeito.
O novo ônibus também é mais moderno. Todos os comandos do motorista, como abrir portas, acionar o elevador para acessibilidade e alterar o letreiro de itinerários, serão feitos por um painel "touch screen". A segurança é outro ponto de destaque. O ônibus conta com quatro câmeras. "Com isso vamos garantir uma qualidade melhor do serviço. Se alguém reclamar que o ônibus não parou no ponto, poderemos, por exemplo, checar pelas imagens das câmeras", disse o secretário de Transportes de Itaquá, Dalton Luiz Dename.
Cacau agradeceu o apoio da Prefeitura na realização do projeto "Esporte para a Vida", realizado pela ONG Visão Mundial, e atende 120 crianças e jovens no Conjunto Jefferson
O prefeito Marco Bertaiolli recebeu, na manhã desta sexta-feira (11/07), a visita do jogador de futebol Cacau, que atua na Alemanha. O atleta é um dos comandantes do projeto “Esporte para a Vida”, que beneficia 120 crianças e jovens do Conjunto Jefferson, em Cezar de Souza.
O projeto oferece aulas de futebol a crianças e jovens com idades entre 11 e 17 anos no contraturno escolar. A iniciativa, desenvolvida pela ONG Visão Mundial, da qual o ex-jogador é um dos colaboradores. O projeto é desenvolvido há um ano e também oferece atividades culturais para os participantes.
“O projeto está apresentando um resultado bastante positivo junto à comunidade do Conjunto Jefferson. A Prefeitura está à disposição para apoiar e facilitar a execução porque estas iniciativas precisam ser perenes”, destacou Bertaiolli, que recebeu de Cacau uma camisa autografada do Sttutgart, equipe que o brasileiro defendeu nas últimas temporadas.
Cacau agradeceu o apoio da Administração Municipal para o desenvolvimento do projeto. Além da colaboração das secretarias municipais para a realização das atividades, a Prefeitura cedeu uma área para que a entidade possa construir um Centro de Convivências, que terá quadra esportiva e salas de aula para o desenvolvimento de cursos e reforço escolar. As obras devem começar em breve e a ONG busca recursos para a construção da cobertura do local.
“O projeto está indo muito bem, estamos vendo a evolução das crianças. No começo, notávamos uma falta de perspectiva, uma baixa autoestima. Hoje, eles já aprenderam muito, estão melhorando. Fizemos um trabalho de conscientização para que tenham orgulho do local em que vivem”, disse Cacau.
Entre as ações desenvolvidas está a participação de crianças do projeto no amistoso da Seleção Brasileira contra a Sérvia, disputado no estádio do Morumbi, durante a preparação da equipe para a Copa do Mundo. Os jovens mogianos entraram em campo juntamente com os jogadores. “Foi um dia inesquecível para as crianças”, afirmou Cacau. (LM)
Não foi a despedida que a Seleção Brasileira queria. Neste sábado, depois ser privado do sonho de buscar o título da Copa do Mundo da FIFA em seus domínios, o time acabou derrotado pela Holanda por 3 a 0, em Brasília. Teve de se contentar,entao, com o quarto lugar, posição que não alcançava desde 2002.
Da mesma forma que aconteceu na trágica semifinal contra a Alemanha, a defesa da equipe de Luiz Felipe Scolari foi pega desprevenida no início do jogo, sofrendo dois gols em menos de 20 minutos. Era um prejuízo considerável para ser revertido contra um adversário muito qualificado, que encerra de modo invicto sua campanha, liderada por Arjen Robben (eleito o Craque do Jogo Budweiser).
O Brasil ao menos conseguiu reter a bola a partir daí, equilibrando as ações em campo, passando a se aproximar da área holandesa a partir da metade final do primeiro tempo. Mas o time não conseguia finalizar de modo ameaçador ou acertar o cruzamento. No segundo tempo, o panorama não se alterou. No finalzinho da etapa final, veio um terceiro gol holandês de castigo, em contra-ataque armado pela faixa direita de campo.
A Seleção, desta forma, se tornou a anfitriã que tomou mais gols numa edição da Copa (14, contra os 12 da Suíça em 1954). Foi a terceira vez na história dos Mundiais em que a equipe sofreu dois reveses seguidos, depois de 1966 e 1974.
São mais de 60 funções oferecidas, dentre elas, coordenador de restaurante, cozinheiro geral, pizzaiolo, auxiliar administrativo (pessoa com deficiência), entre outros.
O Emprega Mogi da Prefeitura de Mogi das Cruzes selecionará nesta semana 806 profissionais para diferentes segmentos do mercado de trabalho. Os interessados devem levar os documentos pessoais e currículo em uma das três unidades do programa na cidade, localizadas nos terminais Central e Estudantes e no CIC em Jundiapeba. O programa, realizado em parceria com o Governo Estadual, atende candidatos de todos os perfis, desde os que buscam uma nova oportunidade no mercado de trabalho ou aqueles que desejam uma melhor colocação profissional.
Há vagas para as áreas de alimentação, administrativa, transporte coletivo, serviços, telemarketing, mecânica, industrial e vendas. Os profissionais são selecionados pelo Emprega Mogi e encaminhados para as empresas contratantes. Mesmo que a pessoa não seja contratada, seus dados permanecem no cadastro e ela pode ser encaminhada para outras vagas e programas de qualificação profissional, como o Time do Emprego.
Vagas disponíveis em 07/07/2014
Cargo
Sexo
Vagas
Ajudante de Cozinha e 1/2 Oficial de Cozinha
F/M
2
Ajudante de Pizzaiolo (trabalhar em Juquehy)
M
1
Alinhador de Pneus
M
1
Armador de Telhados (trabalhar em São Paulo)
M
1
Atendente de Balcão
F/M
5
Auxiliar Administrativo (pessoa com deficiência)
F/M
11
Auxiliar de Almoxarifado
M
1
Auxiliar de Lavanderia
F
3
Auxiliar de Limpeza
F
1
Auxiliar de Promoção de Vendas (Assistente de Atendimento)
F/M
1
Borracheiro
M
1
Cabeleireiro
F/M
1
Cabeleireiro (para parceria em salão)
F
1
Carpinteiro
M
1
Chapeiro
F/M
2
Chaveiro (com curso do SENAI - auto e residencial)
M
1
Cobrador de Transporte Coletivo
F/M
30
Cobrador de Transporte Coletivo (pessoa com deficiência)
F/M
25
Coletor de Lixo
M
15
Confeiteiro
F/M
1
Consultor de Vendas
F/M
2
Coordenador de Restaurante
F/M
1
Costureira em Geral
F/M
2
Cozinheiro Geral
F/M
3
Eletricista (com curso do SENAI)
M
1
Empregada Doméstica
F
3
Empregada Doméstica Diarista (autônomo)
F
1
Encanador (com curso do SENAI)
M
1
Funileiro de Veículos (exp. seguimento em caminhões)
M
1
Garçom
F/M
1
Gravador de Chapas, cliches (trabalhar em São Paulo)
M
1
Lavador de Carros (CNH B)
M
1
Manicure
F
3
Mecânico de Automóvel
F/M
3
Mecânico de Empilhadeira
M
1
Mecânico de Manutenção - Hidraulista (trabalhar em São Paulo)
M
1
Motorista de Ônibus Rodoviário
F/M
4
Motorista de Ônibus Urbano
F/M
20
Motorista de Ônibus Urbano (trabalhar em Guarulhos)
F/M
2
Oficial de Serviços Gerais
F/M
3
Oficial de Serviços Gerais (pessoa com deficiência)
M
1
Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo
F/M
500
Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo (Jovem Aprendiz)
F/M
100
Padeiro
F/M
2
Passadeira de Peças Confeccionadas
F
3
Pedreiro
M
1
Pedreiro (trabalhar em São Paulo)
M
1
Pintor Industrial (Pintor Automotivo)
M
1
Pizzaiolo
F/M
1
Porteiro (pessoa com deficiência)
F/M
8
Professor de Inglês (trabalhar em Suzano)
F/M
2
Promotor de Vendas (CNH B)
F
1
Promotor de Vendas (Promotor de cartão)
F/M
1
Repositor de Mercadorias (com noções administrativas)
F
1
Repositor de Mercadorias (temporário)
F
2
Supervisor de Vendas Comercial
F/M
1
Técnico analista de PCP (auxiliar de PCP)
M
1
Técnico de Contabilidade (contábil e departamento pessoal)
F/M
1
Vendedor de Serviços
F/M
10
Vendedor Interno
F/M
3
Vendedor porta a porta
F/M
5
Total
806
São mais de 60 funções oferecidas, dentre elas, coordenador de restaurante, cozinheiro geral, pizzaiolo, auxiliar administrativo (pessoa com deficiência), cobrador de transporte coletivo, motorista, mecânico de automóvel, mecânico de empilhadeira, consultor de vendas, pintor industrial, entre outros. O maior número de oportunidades é na área de telemarketing com 600 vagas para ambos os sexos, destas 100 são destinadas para jovem aprendiz. Mais informações pelo telefone 4699-1900. (KCB)
As inscrições serão nas unidades da Vila Brasileira e Centro, que oferecem cursos rápidos com duração entre 18 e 36 horas. Há vagas nas áreas de gestão, comércio, entre outros
O Crescer - Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Mogi das Cruzes abrirá de quinta-feira a sábado (10 a 12/07) inscrições para 940 vagas em cursos gratuitos. A novidade é a oferta de cursos na quarta unidade do programa, instalada na Vila Brasileira. No local são oferecidas 500 oportunidades em 20 cursos rápidos de 18 e 36 horas. A unidade Centro, que também oferece cursos de curta duração, estará com inscrições abertas no mesmo período para 440 vagas.
As inscrições poderão ser feitas de forma presencial ou online no site da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br). Nesta quinta e sexta-feira (10 e 11/07), das 9 às 16 horas, e no sábado (12/07), das 8 às 12 horas, os interessados poderão procurar as unidades pessoalmente. O Crescer da Vila Brasileira fica na Rua João Gualberto Mafra Machado, 221, antiga Rua Uva, já a unidade Centro fica na Rua Ipiranga, 579.
No Crescer Centro, serão oferecidas 440 vagas em 11 cursos nas áreas de turismo e hospitalidade, gestão e comércio, serviços domésticos e inglês instrumental. No local somente serão feitas as inscrições. As aulas não acontecerão na unidade, que continua em reforma. Os cursos serão oferecidos na Escola Municipal Coronel Almeida, todos no período noturno, devido ao retorno das aulas na rede municipal na próxima segunda-feira (14/07).
Para todos os cursos é necessária a apresentação do RG e comprovante de endereço. Algumas capacitações também exigem a cópia do comprovante de conclusão do ensino fundamental (8ª série) ou do certificado de conclusão do curso básico. A lista dos selecionados será divulgada na próxima terça-feira, dia 15 de julho e a matrícula poderá ser feita diretamente nas unidades entre os dias 16 e 18 de julho. As aulas começam a partir do dia 21. Mais informações sobre o Crescer Vila Brasileira pelo telefone 4721-2423. Os interessados nos cursos da unidade Centro podem ligar para 4727-4971. (KCB)
Famoso pelo pé frio, Mick Jagger esteve no Mineirão nesta terça-feira e viu de perto a derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha, ao lado do filho brasileiro Lucas. O herdeiro estava de camisa amarelinha, mas o cantor usava um boné da Inglaterra.
Jagger dividiu o camarote também com o iraniano Kia Joorabchian, empresário que já investiu no Corinthians com a MSI e que atualmente gerencia a carreira de alguns jogadores da Seleção, como ogoleiro Júlio César, o zagueiro David Luiz, os volantes Paulinho e Ramires, os meias Willian e Oscar e os atacantes Bernard e Jô.
Multidão no Mineirão aplaude e faz coro de olé para a Alemanha. Seleção disputa o 3º lugar contra o perdedor de Argentina e Holanda, que se enfrentam amanhã, em SP.
Em 1999 moramos em uma casa alugada em Londrina/PR que tinha alguns pés de uma laranja super especial, de um sabor exótico e indescritível de tão gostoso. Conversando com o proprietário ele nos contou que era uma variedade nova chamada Laranja Champagne. Visitei alguns viveiristas e comprei uma muda que foi plantada no sítio de minha sogra e alguns anos depois acabou morrendo.
Desde então tenho procurado mudas desta laranja e recentemente, pela internet, descobri um viveirista em Brusque/SC que tinha mudas dela. Em nossa recente viagem para Curitiba passei por lá e comprei 6 mudas. Uma muda dei de presente para nosso amigo Dão lá do Centro de Vivências Nazaré e as outras 5 mudas trouxe para o Sítio das Águias e foram plantadas hoje.
São mudas enxertadas que tenho certeza irão frutificar rapidamente. Iremos cuidar com todo o carinho desta preciosidade. Acreditem quando digo: é realmente espetacular o sabor dela!
A primeira foto é de nosso plantio, já estão com mais de 1 metro de altura. A segunda foto é do blog da Neide Rigo que tomo a liberdade de transcrever aqui.
Achei intrigante minha mãe ter mandado de Fartura uma única laranjona embrulhada num saco plástico. Meio toranja, meio sem-cheiro e sem-graça, ainda mais sendo apenas uma. Tudo que vem do sítio, costuma vir em fartura, dúzias, pencas, cachos. Por isto liguei para perguntar. Que negócio era aquele de me mandar uma única laranja, com casca meio esponjosa ainda por cima? "Ah, veio do vizinho, é fim de temporada, mas consegui salvar uma para você experimentar". E que gosto tem, perguntei desconfiada. "Ah, você vai ver, é uma coisa única, maravilhosa". Corri pra cozinha e comecei a tirar a casca grossa e leve. Já começou aí a surpresa: um aroma de limão-cravo se desprendia a cada volta da faca. A cor da polpa é de laranja-lima e o sabor, um mix de tangerina com laranja-bahia. O nome talvez se refira à cor, mais clara que a maioria das laranjas. E o tamanho é o de uma grapefruit, mais de meio quilo. Comi a metade com o bagaço macio e fiz suco com o restante. Foi difícil aceitar a realidade de ter que comer apenas uma laranja, ainda que sendo grande. O sabor é mesmo único como resumiu minha mãe. Incrivelmente doce e super perfumada. Fui pesquisar e descobri que é uma variedade híbrida de laranja-bahia com tangerina-cravo, como notei, desenvolvida pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas). Finalmente um alento para os comedores de laranjas, saudosos das doces seletas e fragrantes bahias. E se tivesse mais delas, talvez ousaria um sorbet, uma musse, uma gelatina, um recheio, quem sabe um coquetel. Fica para a próxima safra ou para quando ela aparecer no mercado. Se a virem por aí, me avisem, pois virei fã.
Desde seu início, no dia 12 de junho, a Copa do Mundo não sai da cabeça dos fãs do futebol. E, nos Estados Unidos, um barbeiro resolveu colocar o torneio na cabeça de seus clientes. E fez isso por meio de uma técnica que desenvolveu para desenhar rostos de personalidades famosas nas cabeças das pessoas. Durante o torneio, desenhou Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Neymar, Chicharito Hernández, Tim Howard & cia.
Rob começou o trabalho há oito anos, quando crianças que frequentavam sua barbearia no Texas pediam que ele fizesse desenhos, como afirma seu site oficial. Atualmente, ele é dono da The Rob's Barbershop Original, em San Antonio.
Recentemente, ele também fez desenhos de alguns jogadores do Miami Heat e do San Antonio Spurs, finalista da NBA 2013/2014, além de artistas como Michael Jackson.
As prefeituras do Alto Tietê receberam juntas mais de R$ 258,1 milhões no primeiro semestre deste ano por meio do repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Dos dez municípios, o mais beneficiado financeiramente foi Mogi das Cruzes, com mais de R$ 82,9 milhões. Já o que menos recebeu foi Salesópolis, onde o montante disponibilizado foi de pouco mais de R$ 2,5 milhões no período. Os valores repassados por meio do ICMS são utilizados pelas prefeituras em obras e serviços, sempre com foco no benefício da população. Eles são encaminhados para as contas das prefeituras pelo Estado uma vez por semana. Os depósitos acontecem, normalmente, toda terça-feira. O tributo é considerado um dos principais meios do Estado obter recursos. O ICMS incide especialmente sobre a circulação de mercadorias. Nesse caso, não importa se a venda da mercadoria foi efetivada ou não. Se houve circulação dela, ele é cobrado. Apesar do alto valor recebido pelas administrações municipais da região, ele ficou 8,57% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. Na época, o Alto Tietê foi beneficiado com mais de R$ 282,3 milhões, diferença de pouco mais de R$ 24,2 milhões para os seis primeiros meses deste ano. De modo geral, todas as cidades receberam menos do que o primeiro semestre do ano passado. A pior situação, percentualmente falando, foi registrada em Suzano. A Prefeitura teve uma queda de 11,9% no repasse de janeiro a junho de 2014 em comparação com a mesma ocasião de 2013. Enquanto que no ano passado obteve R$ 68,9 milhões, neste ano, por enquanto, computou mais de R$ 60,7 milhões. Para o economista Luiz Edmundo Moraes, a queda já era aguardada diante da situação de recessão na economia brasileira. "O que estamos sentindo é uma desaceleração, principalmente de atividades ligadas à indústria, que é a base, é o que sustenta o País ao lado da agroindústria. Mesmo o setor de serviços mantendo com bravura o nível de empregos, ainda assim a economia precisa ter como alicerce uma atividade industrial intensa, mas que há meses está enfraquecida. Senão fosse pela agricultura, que é bastante forte, a situação poderia estar pior". O especialista vislumbra que uma das saídas seria os empresários investirem. "Se neste semestre não surgirem novos investimentos, não voltarem a contratar, a comprar matéria-prima, se preparar para produzir, a perspectiva é que a desaceleração continue e que a arrecadação tributária, que é um índice da atividade econômica, caia ainda mais", alertou.
O Alto Tietê subiu uma posição e está no 13º lugar do ranking das 39 regiões industriais com maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo.
A região foi responsável pela geração de R$ 25,3 bilhões de PIB em 2011, o que representa 1,9% da riqueza produzida no Estado. Os dados são do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp).
Segundo o diretor do Ciesp do Alto Tietê, Werner Stripecke, esse crescimento demonstra o incremento na geração de riquezas da região. "Apesar da representatividade do PIB do Alto Tietê sobre o total do Estado permanecer em 1,9%, tivemos um acréscimo de 9,52% na geração de riquezas, saltando de R$ 23,1 bilhões para R$ 25,3 bilhões", destaca.
Stripecke considera o índice expressivo. Ele acrescenta que o dado confirma ainda o desenvolvimento registrado nos municípios da região, com a chegada de novos empreendimentos da cadeia econômica, na qual se destacam os setores de indústria, serviços, construção civil e comércio.
"Portanto, figurar entre as 15 regiões que mais geram riquezas no Estado, principalmente, conquistando novas posições a cada ano, coloca o Alto Tietê em uma situação favorável para a atração de futuros investimentos", acrescenta o diretor.
LEVANTAMENTO De acordo com a pesquisa do Ciesp, em 2011, o Alto Tietê tinha 1.331.264 habitantes, o equivalente a 3,2% da população do Estado de São Paulo. Já o PIB per capita girava em torno de R$ 18.979 e deixa a região estagnada na 38ª posição do ranking, acima apenas da região do Vale do Ribeira. Para Stripecke, a posição não é alarmante, pois a comparação é feita com regiões "altamente" industrializadas, além de possuírem diversidade na densidade demográfica.
"Não podemos comparar o Alto Tietê a São Caetano do Sul, que tem o maior PIB per capita, por exemplo”, completa. Além disso, o diretor frisa que embora permaneça na 38ª colocação, o Alto Tietê teve um aumento no PIB per capita, que saltou de R$ 17.551 para R$ 18.979. "Ou seja, o crescimento registrado em um ano foi de 8,13%, acompanhando a média de evolução do PIB absoluto".
PRODUÇÃO Atualmente, o Alto Tietê figura entre os 15 maiores geradores de riqueza do Estado. Formada pelas cidades de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano, a geração do PIB da região é superior ao das regiões industriais de Indaiatuba, Cotia, Taubaté, Presidente Prudente, entre outras.
O Alto Tietê, no caso, está no seleto grupo do qual fazem parte a Capital, Campinas, Osasco, Jundiaí, Guarulhos, Santos, Sorocaba, São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Santo André. Juntas, as 13 regiões respondem por 77% do PIB do Estado, que em 2011 somava um pouco mais de R$ 1 trilhão.