Pesquisar este blog

sábado, 12 de outubro de 2019

Enem - Materiais online podem ajudar estudante a se preparar para o Enem - Provas serão nos dias 3 e 10 de novembro em 1.727 municípios

Videoaulas, podcasts e resumos online são alguns dos recursos digitais que podem ajudar os estudantes a revisarem o conteúdo na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com especialistas entrevistados pela Agência Brasil
É preciso, no entanto, tomar alguns cuidados para se certificar de que as plataformas são confiáveis.
“Ferramentas online são recursos poderosos para o estudante de hoje”, disse a educadora Andrea Ramal, autora do livro Redação Excelente! Para Enem e Vestibulares.
“Elas permitem que o estudante veja a mesma matéria que estuda na sala de aula e nos livros explicada por outra pessoa. É um recurso interessante porque às vezes o estudante não tem afinidade com a maneira do professor explicar na sala de aula e, na internet, tem acesso a outros professores, a blogueiros, a youtubers falando desses conteúdos”, explicou.
As opções são muitas, gratuitas e pagas, os conteúdos podem ser em formato de vídeo, de áudio, ou mesmo textos. “E isso acaba sendo suporte, como se fosse uma aula de reforço, de revisão”, afirmou o coordenador do Curso Poliedro, Márcio de Castro Junior Guedes. "Há a possibilidade de salvar, de voltar [no caso de vídeos e áudios], de pausar, de acelerar e de, depois, retomar os conteúdos expostos", complementou o coordenador pedagógico do Colégio Mopi, Luiz Rafael Silva da Silva.

Como aproveitar melhor

Com tantas opções, Silva ressalta que é preciso planejar os estudos. "Não é sair abrindo vídeo. É importante que se tenha planejamento, têm que ser conteúdos que complementem o que se planejou estudar a cada dia. Cada vez mais se observa que quem vai melhor no Enem é que consegue se organizar e ter uma rotina de estudos", detalhou.
Segundo Guedes, outra estratégia é, além de assistir e ouvir as aulas, fazer exercícios para verificar se, de fato, o conteúdo foi apreendido, e não deixar os livros de lado. "Quando assistimos uma aula e entendemos, temos a falsa impressão que aprendemos. Aprender envolve estudo, entrar em contato com livros, com exercícios. Aprendemos quando temos dúvidas. Isso é fundamental. O aluno aprende em função de erros, erra e aprende", sustentou.
A internet também pode ajudar o estudante a fazer os próprios simulados. A cerca de três semanas para o Enem, Andrea recomenda que os estudantes recorram a provas antigas do exame e que finjam que, de fato, estão fazendo o Enem. "Lidar como se fosse um simulado, resolvendo as questões em 4h30 ininterruptas, ter lanchinho e água do lado, como se fosse o dia da prova", ensinou.
No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão disponíveis todas as provas aplicadas nos anos anteriores. Na página, há também os gabaritos. Assim, os estudantes podem corrigir as próprias avaliações e conferir o que erraram.

Cuidados

Os especialistas recomendam ainda que os estudantes tomem cuidado com tudo que acessam e que chequem se os conteúdos são realmente confiáveis para que não tenham os estudos prejudicados. "Como qualquer um pode gravar e postar, a credibilidade fica muito frágil", disse Silva. "Muitas vezes encontramos vídeos com conceitos errados. É importante buscar indicações com os professores [da escola ou cursinho]".
Outra dica, de acordo com Guedes, caso o estudante esteja se preparando para o Enem exclusivamente com materiais digitais, é fazer pesquisas sobre os professores que estão ministrando as aulas online, buscar os currículos desses docentes e os trabalhos que já realizaram. Plataformas pagas ou mesmo gratuitas grandes tendem, segundo ele, a serem mais confiáveis.
"[Plataformas grandes] têm muito mais visualizações, recebem também mais críticas. Se o conteúdo está falho ou incompleto, tende a ser corrigido. O conteúdo e os exercícios tendem a estar mais atualizados", disse.

Conteúdos gratuitos

Algumas recomendações gratuitas são o Youtube Edu, plataforma criada em parceria pela Fundação Lemann e o Google, que reúne conteúdos educacionais em português, e a Hora do Enem, da TV Escola.
No portal Questões Enem da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), os estudantes têm acesso a um atualizado banco de dados que reúne provas de 2009 a 2018. O site permite a resolução das questões online, com o recebimento do gabarito de forma instantânea.
Pelo perfil EBC na Rede, é possível acompanhar a série Caiu no Enem. Os vídeos com explicações de professores convidados a resolver questões estão disponíveis no Youtube.

Enem 2019

O Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.727 municípios brasileiros. Cerca de 5,1 milhões de pessoas farão o exame.
Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e podendo ser beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Edição: Kleber Sampaio - Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil 

Irmã Dulce será reconhecida como santa neste domingo - Após a canonização, ela se chamará Santa Dulce dos Pobres

Neste domingo (13), às 5h da manhã em Brasília (10h em Roma), a soteropolitana Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (1914–1992), nominada como Irmã Dulce desde 1933, torna-se a primeira santa nascida no Brasil reconhecida pela Igreja Católica Apostólica Romana. Torna-se Santa Dulce dos Pobres.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-10/irma-dulce-sera-reconhecida-como-santa-neste-domingo


A canonização ocorre nove anos após o colegiado de cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos, da Cúria Romana, atestar o primeiro milagre atribuído à Irmã Dulce descrito no processo de beatificação da religiosa iniciado pela Arquidiocese de São Salvador da Bahia. A decisão do colegiado é baseada em avaliação de peritos de saber científico (como médicos) e teólogos.
O milagre que levou à beatificação foi a intercessão da freira, a pedido de orações de um padre, para salvar a vida de uma mulher que deu à luz a um menino e estava desenganada por causa de uma hemorragia depois do parto, que os médicos não conseguiam conter. O caso ocorreu nove anos após a morte de Irmã Dulce (2001), em uma cidade do interior de Sergipe.
Para a canonização, a Constituição Apostólica exige a comprovação de um segundo milagre e semelhante ritual processual e comprobatório. A segunda graça, conforme publicado pela Arquidiocese de Salvador, foi a recuperação da visão do músico e maestro José Maurício Bragança Moreira, após 14 anos sem enxergar por causa do glaucoma.
“Eu fui paciente de glaucoma muito grave que me cegou durante 14 anos. No dia do milagre, 10 de dezembro de 2014, o meu coral ia cantar, mas a minha esposa nem me deixou sair de casa por causa do derrame que eu tive nos olhos devido a uma conjuntivite viral. Eu passei a noite sem conseguir dormir e por volta das 4h eu peguei a imagem de Irmã Dulce, que fica na cabeceira da minha cama, a coloquei nos meus olhos e pedi que ela aliviasse a minha dor”, descreve Moreira em relato publicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
De acordo com o músico, após colocar o santinho impresso sobre os olhos, sentiu sono e adormeceu. “Quando eu acordei de manhã, a minha esposa me deu umas compressas de gelo e foi quando eu comecei a enxergar o gelo e a ver a minha mão, e aos poucos a visão foi voltando. O momento que começou o retorno da visão foi pouco tempo depois da oração. É um milagre”, afirma. Após o reconhecimento do milagre pela Igreja, o Papa Francisco anunciou a canonização de Irmã Dulce.

Vocação social

A vocação religiosa de Irmã Dulce é revelada ainda na adolescência sob influência de uma tia paterna. Ela tornou-se freira no começo da década de 1930 pela Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão (Sergipe).
Formada como professora, teve como primeira missão ensinar a crianças em colégio de sua congregação em Salvador. A vocação para as causas sociais teve início naquela década quando passou a prestar assistência à comunidade pobre de Alagados, e a participar da União Operária São Francisco.
Em 1937, funda o Círculo Operário da Bahia, juntamente com Frei Hildebrando Kruthaup. Em 1939, Irmã Dulce inaugura o Colégio Santo Antônio, escola comunitária voltada para operários e filhos de operários.
Dez anos depois, ocupa um galinheiro ao lado do Convento Santo Antônio de Salvador para acolher 70 doentes. Em 1959, é instalada oficialmente as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e no ano seguinte é inaugurado o Albergue Santo Antônio.

Celebração

O Santuário de Irmã Dulce, em Salvador, ao lado da sede das Osid permanecerá aberto durante toda noite de sábado (12) e a madrugada de domingo para a vigília à espera das canonizações que o Papa Francisco presidirá no Vaticano.
Junto com a santa brasileira, serão canonizados os beatos John Henry Newman (1801-1880), cardeal, fundador do Oratório de São Filipe Néri na Inglaterra; Giuseppina Vannini, Madre Josefina (1859-1911), italiana, fundadora das Filhas de São Camilo; a Maria Teresa Chiramel Mankidiyan (1876-1926), indiana, fundadora da Congregação das Irmãs da Sagrada Família; e Margherita Bays (1815-1879), suíça, da Ordem Terceira de São Francisco de Assis.
A primeira missa em honra à Santa Dulce dos Pobres ocorrerá em Roma na igreja San't Andrea della Valle, segunda-feira(14), 24 horas depois da canonização. No dia 20 de outubro, domingo, em Salvador, haverá a celebração pela canonização da Santa. Será no estádio de futebol Arena Fonte Nova, com abertura dos portões ao meio-dia. Os ingressos gratuitos estão à disposição nas diversas paróquias da Arquidiocese de Salvador e começaram a ser distribuídos no início deste mês.
Edição: Liliane Farias - Por Gilberto Costa – Repórter da Agência Brasil  

terça-feira, 8 de outubro de 2019

AACD - Mogi das Cruzes está presente no município há 8 anos. Atualmente atendem em torno de 350 pacientes, num total de 2.900 atendimentos aproximadamente/mês. São atendidos 10 municípios por meio de contrato com o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê): Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. O valor global do contrato com o Consórcio formado pelos municípios soma R$ 189.950,00 por mês. E quem destaca o trabalho da AACD e as doações para o Teleton é a Gerente Paula Pavan. - Marilei Schiavi

Marco Bertaiolli - O transporte escolar também faz parte da Educação com qualidade que buscamos para o Brasil. Quando levamos e trazemos o estudante da escola para casa e vice-versa, estamos garantindo segurança, mas principalmente estamos reduzindo a evasão escolar. Hoje participei de uma cerimônia de entrega de 180 ônibus para o transporte escolar. Cinco deles serão encaminhados para o Vale do Paraíba, conforme solicitamos já no começo do ano. A primeira cidade contemplada foi Areias. Em seguida, serão beneficiados os alunos de Monteiro Lobato, Canas, São José do Barreiro e Arapeí. Contem comigo. Estou à disposição.


João Doria - Concluímos a 4ª reunião do Conselho de Cultura do Estado de SP. Time de renomados profissionais de diferentes segmentos da cultura que dedicam seu tempo e experiência para contribuir com políticas públicas efetivas na área. Todo apoio à cultura em São Paulo.


João Doria - Durante a Feira do Empreendedor, o Governo de SP está realizando uma série de ações para ajudar a realizar o sonho de quem quer ter o seu próprio negócio: milhares de atendimentos com o Empreenda Rápido, workshops de qualificação profissional, além de oferecer R$ 1 bilhão em linhas de crédito com juros baixos. Total apoio ao empreendedorismo em São Paulo.


Itaquaquecetuba - População de Itaquá elege novos conselheiros tutelares

Neste domingo, os eleitores de Itaquaquecetuba foram às urnas para eleger os próximos conselheiros tutelares que irão atuar na cidade no quadriênio 2020-2023. 
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), órgão que organizou o processo de escolha, contabilizou 8859 votos. 
A votação foi realizada na Univéritas.
A resolução 18 de 7 de outubro de 2019 traz a listagem dos 15 candidatos titulares e os 15 suplentes. 
A partir do próximo ano a cidade passará a contar com 3 núcleos do Conselho Tutelar, com cinco integrantes em caca unidade.
Conselheiros titulares (por ordem de votação)
Caio Fernando Toyama Vieira
Edicléia Ferreira de Carvalho
Maria Isabel Ferreira de Carvalho
Joselaine Gonçalves de Souza
Lilian Cristina de Assis
Isaias da Paz
Tatiane Aparecida de Oliveira Silva
Leonilza Moreira Vieira
Jéssica Ribeiro de Jesus
 Taís da Silva Campos
 Antonia Auristela Santos de Brito
 Marilu de Sales Pessoa
 Patrícia Pereira de Lima
 Maria Aparecida da Silva Souto
Michel da Silva Quirino
Conselheiros suplentes (por ordem de votação):
Fábio Moura de Jesus
Terezinha Elizabete de Albuquerque
Sidnéia Miranda Magalhães
Maria de Lourdes Gonçalves dos Santos
Maria de Lurdes Gonçalves dos Santos
Liliane Gonçalves do Nascimento
Marcia Alves dos Santos
Janete Marques Soares da Silva
Valdirene da Silva
Josefa dos Santos Soares
Estela Dalva Ramos de Oliveira
Vania de Carvalho Souza Salles
Josilene Dias de Paulo
Maria Aparecida Pereira Daniel
Ivani Fagas de Barros 

Itaquaquecetuba - Prefeitura realiza audiência pública para licitação do transporte público de Itaquá .

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, através da Secretaria de Transportes, realizou nesta segunda-feira a audiência pública visando a licitação do transporte público do município. 
O evento aconteceu no Auditório Semect e contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas, entre elas secretários municipais, vereadores e população.
Durante o encontro foi apresentado uma raio-x completo do serviço de transporte de passageiros na cidade, apontando detalhadamente os acertos e as dificuldades do transporte no município.
O estudo divulgado mostrou qual o tipo de serviço seria o ideal a ser implantado em Itaquaquecetuba pela empresa que vencer a licitação e as diretrizes a serem seguidas pela administração municipal para que haja uma fiscalização rígida sobre a efetiva atuação da concessionária.
Após a apresentação por parte da empresa de engenharia de tráfego, o secretário de Transportes, Rosinaldo Castro, o Nando, abriu a sessão para questionamentos do público presente e todas as dúvidas pertinentes foram respondidas.
Entre as propostas apresentadas estão a criação de um novo terminal de ônibus no bairro Estação, melhoria nos abrigos, recuperação de calçadas em locais de paradas, ônibus com monitoramento GPS, a criação de um Centro de Controle Operacional e a implantação de câmeras em todos os veículos.
Hoje o transporte na cidade é composto por 26 linhas que transportam em média 50 mil passageiros por dia, totalizando 1700 viagens dia, atendidos por uma frota de 101 veículos

Itaquaquecetuba - Secretaria de Política para Mulheres faz “Blitz Rosa” para conscientizar sobre câncer de mama


Como parte da programação do Outubro Rosa, a Secretaria de Políticas para Mulheres promoveu nesta sexta-feira, 4, duas “Blitz Rosa” em Itaquaquecetuba. 
O foco da campanha é conscientizar a população sobre a necessidade de realizar o autoexame e também os exames preventivos para diagnosticar o câncer de mama e colo do útero. 
As atividades continuam ao longo do mês com uma programação intensa voltada à saúde da mulher.
A primeira “Blitz Rosa” aconteceu pela manhã na altura do número 11 da Avenida Ítalo Adami. 
A outra foi à tarde no cruzamento da Rodovia SP-66 com Alberto Hinoto. 
Munidos de panfletos e outros materiais de divulgação, o grupo de integrantes da Secretaria de Políticas para Mulheres e voluntários distribuíram os informativos aos motoristas e pedestres. 
“Queremos levar a informação sobre a conscientização para toda Itaquá. Por isso, contamos com a colaboração de todos para nos ajudarem nesta campanha!”, disse a primeira dama e secretária de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima, a dona Jô.
Participaram da ação o esposa do vice-prefeito, Hilda Correa, e a vereadora Maria Aparecida Fonseca, a Cidinha Assistente Social.
Outras ações serão realizadas ao longo do mês como “Aulão Rosa” para arrecadação de lenços e a inauguração da nova sede da Secretaria de Política para Mulheres e as futuras instalações da Delegacia de Defesa da Mulher. 
Joerly Nakashima

Confira a programação:
Outubro Rosa:
21/10 – Blitz Rosa – Distribuição de panfletos informativos sobre cuidados e prevenção ao câncer de mama
9h – Local: Estrada do Mandi, número 25,
5h – Local Avenida Ítalo Adami, altura do número 2423.
23/10 – 19 horas – Aulão Rosa de Ritmos e Zumba – para arrecadação de lenços para mulheres em tratamento contra o câncer.
Local: Ginásio Municipal de Esportes, Sumyoshi Nakaharada, na Rua Santa Rita de Cássia, 173, Vila Japão
 25/10 – 9 horas – Caminhada Rosa com Ação Social
 Local: Praça Flora Alves Brito, Parque Piratininga
 29/10 – 19 horas – Aulão Rosa de Ritmos e Zumba – para arrecadação de lenços para mulheres em tratamento contra o câncer.
Local: Itaquá Garden Shopping, entrada 2, no mesmo horário.
31/10 – 10h – Inauguração da nova sede da Secretaria de Políticas para Mulheres e Delegacia de Defesa da Mulher
Local: Rua João Barbosa de Moraes, 450, na Vila Zeferina.

Itaquaquecetuba - Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizará circuito de palestras para empreendedores - “Como começar o seu negócio”, “Missão, visão e valores para MEI’s”, “Capacitação em boas práticas de alimentos” e “Direito do Consumidor para o Empreendedor” são os assuntos que serão abordados.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDE) vai realizar um circuito com diversas palestras voltadas para o empreendedor este mês. 
Itaquaquecetuba

As atividades estão programadas para ocorrer entre os dias 22 e 25, no auditório da pasta. 
“Como começar o seu negócio”, “Missão, visão e valores para MEI’s”, “Capacitação em boas práticas de alimentos” e “Direito do Consumidor para o Empreendedor” são os assuntos que serão abordados.
Todas as palestras serão dadas no horário das 9h até às 12h, na Rua Dom Thomaz Frey, 89, centro – 3º subsolo (Espaço do Empreendedor).  
Os interessados devem se inscrever até o dia 18 de outubro pelo whatsapp (11) 96575-6910, onde será enviado um formulário para o preenchimento do participante com a confirmação da disponibilidade da vaga, uma vez que o número é limitado.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Asato, os temas foram selecionados de acordo com a demanda da pasta, tanto para o empreendedor que inicia o negócio, como para aquele já estabelecido.
“Como começar o seu negócio” é o primeiro tema que será apresentado (dia 22 – terça-feira) por um técnico da própria SEMDE. Já no dia 23 (quarta-feira), a atividade será voltada para o Microempreendedor Individual (MEI), onde será falado sobre “Missão, visão e valores para MEI’s”.
A programação segue na quinta-feira, dia 24, com orientações de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Itaquá, que fará uma “Capacitação em boas práticas de alimentos”. No último dia do circuito, dia 25, sexta-feira, representantes do poder judiciário falarão sobre o “Direito do Consumidor para o Empreendedor”.

Itaquaquecetuba - O Parque Ecológico Mario do Canto ganhou uma obra de arte do artista plástico Lúcio Bittencourt.



A articulação para a doação da escultura ao município foi feita pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Joerly Nakashima, a dona Jô. 
A entrega foi realizada nesta sexta-feira, 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, justamente o santo que foi esculpido pelo artista.  
Giovanni Di Pietro Di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis foi um frade católico que pelo seu apreço pelos pássaros e natureza foi sagrado padroeiro dos animais. 
Também teve uma trajetória de vida dedica à caridade. Levando em conta todo esse simbolismo, dona Jô escolheu o Parque Ecológico para abrigar a escultura. “Aqui tem tudo a ver com São Francisco. Ele semeou o amor e aqui ele está bem representado”, justificou. A escultura foi colocada na entrada do parque e recebeu uma iluminação própria.
O artista Lúcio Bittencourt disse que a própria história do santo o inspirou a fazer a escultura. “Ele tinha uma relação forte com os pássaros e com o meio ambiente como um todo e também tem uma marca forte com a caridade”, disse.
Participaram do evento os secretários de Assuntos Institucionais, Davi Marques, de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), Fabiano Novais, de Transportes, Rosinaldo Castro, o Nando, de Governo, Genival Soares de Lima, o Val do Mercado, o adjunto de Desenvolvimento Social, Benny Iwao Tsugiyama, esposa do vice-prefeito, Hilda Correa, o padre Antonio Rodrigues, os vereadores Celso Reis e Maria Aparecida da Fonseca, a Cidinha Assistente Social, o comandante da Guarda Civil Municipal, Rodrigo Palomares, a Melhor Idade, os alunos da EMEB Vereador Augusto dos Santos.
A empresa Expresso Planalto disponibilizou o “ônibus rosa” destaque da frota para a conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo do útero, para integrar a atividade. O veículo chamou a atenção das crianças e dos participantes.

Guararema - Programa Colmeias, apoiado pela Suzano, auxilia apicultores -

O Programa Colmeias, iniciativa realizada pela Suzano em todas as unidades de atuação da empresa no Brasil, traz oportunidades de capacitação e geração de emprego e renda para apicultores de Guararema, Mogi das Cruzes, Suzano e região, beneficiando 17 produtores que integram a Associação dos Agricultores e Apicultores da Serra do Itapeti (Agriapsi) com sede no município de Guararema.
Há 16 anos na região, o Colmeias tem o objetivo de fortalecer a apicultura, ampliando a rede de clientes e a capacidade de gestão das associações. 
No ano passado, apesar das condições climáticas não terem sido tão favoráveis, os apicultores conseguiram uma produção de aproximadamente três toneladas de mel por meio da florada do eucalipto, com média de 10 quilos de mel por caixa.
"Com o apoio técnico e capacitações, os apicultores da região conseguiram aprimorar a produção. A associação está crescendo e a tendência é aumentar a produção e ampliar os mercados, gerando emprego e renda. As perspectivas para a próxima safra são boas", afirma Adriano Martins, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano.
Os apicultores vendem o mel e produtos como favo com mel, pão de mel, extrato de própolis, pólen e materiais apícolas em feiras. 
Para incrementar a renda familiar, alguns dos produtores também estão formando meliponário, com abelhas sem ferrão.
Para o presidente da Agriapsi, Mauricio Benedito Ignácio, o apoio do Colmeias tem sido fundamental para o crescimento da associação e união dos apicultores da região. 
"O suporte na gestão e no manejo são muito importantes, assim como as oportunidades geradas em eventos nas cidades em que a Suzano atua", finaliza.

João Doria - Indústria: a confiança voltou - O Governo de São Paulo faz sua parte para criar, proteger e garantir empregos. E acredita e apoia a livre iniciativa.

Entre a eleição e a posse como governador, recebi notícias pouco animadoras sobre a indústria automotiva em São Paulo e no Brasil. 
Duas grandes montadoras tinham planos de deixar o país, investimentos estavam suspensos e demissões comprometeriam 25 mil empregos.
O setor automotivo representa 22% do PIB industrial do país. Se a indústria automobilística de São Paulo desacelerar, trabalhadores do Brasil inteiro serão prejudicados.
Com apenas 60 dias de governo, colocamos em prática um plano que mudou radicalmente o panorama da indústria de veículos - o IncentivAuto. A política industrial de São Paulo foi o gatilho que montadoras precisavam para voltar a acreditar no mercado nacional, voltando a ser estratégico para novos negócios.
O primeiro e maior investimento foi da GM, que anunciou aporte de R$ 10 bilhões até 2024 e mais de 1,2 mil novos empregos. Em setembro, a Toyota confirmou investimento de R$ 1 bilhão, em 2020, em um novo modelo global de automóvel. Serão 300 novos empregos diretos na fábrica de Sorocaba e outros 3 mil indiretos.
Em agosto, a montadora Volkswagen confirmou investimento de R$ 2,4 bilhões na fábrica de São Bernardo do Campo, com 1,5 mil novos empregos diretos. A Scania vai promover, a partir da fábrica de São Bernardo, uma nova geração de caminhões na América Latina. Investimento de R$ 1,4 bilhão, com 40 novas vagas.
Seis das 15 montadoras instaladas no Estado de São Paulo anunciaram novos investimentos. A Caoa deve concluir com sucesso sua negociação com a americana Ford para preservar empregos e retomar a produção de caminhões em São Bernardo.
Após seis meses do IncentivAuto, podemos contabilizar 71 mil novos postos de trabalho, diretos e indiretos, que foram criados ou garantidos pelo programa. Entre eles, há 400 empregos da nova fábrica da Honda, em Itirapina, que deve chegar a 2021 em operação total, com 2 mil trabalhadores.
Ações de políticas públicas, diálogo e visão de médio e longo prazos, confiança nas relações governo-indústria, regras seguras e marcos jurídicos claros. O Governo de São Paulo faz sua parte para criar, proteger e garantir empregos. E acredita e apoia a livre iniciativa. 

Mogi das Cruzes - Transporte por aplicativo - Motoristas firmam parceria com PM

Os trabalhos para redução dos índices criminais contra os motoristas que oferecem serviço de viagem por meio de aplicativo via celular continuam intenso em Mogi das Cruzes. 
Isso porque o alto comando do 17º Batalhão de Polícia Militar esteve em uma reunião na manhã de ontem com a Associação de Motoristas por Aplicativo da Região do Alto Tietê (Amarati), na qual foi tratada estratégias e alternativas para a diminuição no número de assaltos e sequestros contra a categoria. 
Apenas no mês passado, houve registro de três mortes de motoristas na região, além de assaltos e sequestros. 
No encontro, solicitado pela associação, firmou-se uma linha de contato direto entre o batalhão e a associação que representa os motoristas, não só na questão da segurança, mas também em outras pontos vistos como primordiais para os profissionais da área.
Além disso, os motoristas apresentaram ainda qual é o modo de atuação dos criminosos, com o intuito de traçar planos de combate a esses crimes.
"A reunião é muito importante para nós, por isso, já temos outras reuniões marcadas para continuar trabalhando para a segurança dos motoristas", ressaltou o presidente da Amarati, Maicon Silva.
O representante da categoria informou ainda que na próxima semana está agendada uma reunião com o coordenador do Polo Digital, Rodrigo Garzi, para introduzir a tecnologia no combate a criminalidade na região. 
"Quero expor essa possibilidade para trabalhar com tecnologia com a segurança", destacou o representante da categoria, Silva. (F.A.)

Mogi é favorável à instalação de uma escola cívico-militar - Prefeito Marcus Melo se mostrou interessado em aderir programa federal e crê que ação trará mais disciplina - "Sou favorável ao modelo das escolas cívico-militares. Do meu ponto de vista, elas trazem ordem para a sociedade e vemos muitas situações Brasil afora em que os alunos faltam com respeito aos professores. Creio que uma escola desse modelo vai fortalecer a educação"

O prefeito Marcus Melo (PSDB) revelou ontem à Imprensa que vai solicitar uma unidade de uma escola cívico-militar em Mogi das Cruzes.
 
A informação foi divulgada na avenida Cívica, durante início do treinamento das tropas da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), de Caçapava, que devem ficar no município até esta sexta-feira. 
Na semana passada, o governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou a adesão de São Paulo ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, uma das principais propostas do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).
Para a vinda de uma instituição cívico-militar em Mogi será necessário investimentos do governo federal. 
Ainda não há data para obras da unidade, apenas há confirmação de que a implantação desse modelo de educação será em uma escola estadual. 
"Vamos solicitar uma unidade no município, mas dependemos de forças do governo federal. Os alunos merecem ter uma educação com formação e aprendizado da mesma forma como é feito em escolas militares, com disciplina e ordem de todos os brasileiros", disse o chefe do Executivo mogiano.
Até sexta-feira, as cidades interessadas em participarem do processo para aderir as escolas cívico-militares poderão se inscrever. 
A data limite do processo de inscrição para se adequar ao modelo, já no próximo ano, havia sido finalizada em 27 de setembro, mas o governo decidiu prorrogar o prazo, já que o Estado de São Paulo estava em análise sobre a adesão.
De acordo com o governo federal, até 2023, a meta é de implantar o modelo em 216 escolas, sendo 54 por ano, sendo o Ministério da Educação (MEC) responsável por repassar a verba que permitirá a realização de infraestruturas nas unidades de ensino cívico-militar.
"Sou favorável ao modelo das escolas cívico-militares. Do meu ponto de vista, elas trazem ordem para a sociedade e vemos muitas situações Brasil afora em que os alunos faltam com respeito aos professores. Creio que uma escola desse modelo vai fortalecer a educação", disse Melo.
Tiro de Guerra
A aproximação do Exército com o município possibilitará uma parceria junto ao Tiro de Guerra. "Temos uma relação muito próxima com o Tiro de Guerra e quando eles têm uma atividade de maior complexidade e precisam de apoio, nós acolhemos. Por exemplo, na sexta e no sábado passados, os atiradores de Mogi foram ao nosso estande de tiro para treinar", contou o coronel Heli Figueiredo Moreira Junior, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Leve (BIL).

Exército dá início aos treinamentos

Durante cinco dias, cerca de 350 militares da Tropa da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), de Caçapava, estarão em Mogi das Cruzes participando de diversos treinamentos na área rural, operação denominada como Exercício Poço Preto VII

A ação faz parte das atividades de formação dos militares e devem acontecer, principalmente, durante a noite. Além de caminhões e ônibus, o Exército também enviou um helicóptero EC 725 Jaguar, com capacidade para transportar 28 pessoas. 
Além de Mogi, também há tropas em Biritiba Mirim e Guararema.
De acordo com o coronel Heli Figueiredo Moreira Junior, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Leve (BIL), há dois pelotões participando da atividade: o efetivo profissional, que passou 60 dias no Rio de Janeiro durante o período de intervenção militar, e a companhia de efetivo, ou seja, jovens militares que não tiveram contato com esse tipo de atividade anteriormente. 
"As missões serão sempre à noite até pelo fato de ter sigilo de luzes e ruídos, isso faz parte do processo de formação dos militares, sendo que todo treinamento ficará concentrado nas áreas rurais", disse o comandante.
Alojamentos e outras estruturas necessárias para os militares foram fornecidas pelo poder público. 
Em Mogi, por exemplo, o grupo está alojado no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão.
Nesse período, os militares serão capacitados para atuar em operações de apoio a órgãos governamentais, levanto em conta atividades de Garantia de Lei e da Ordem. 
Dentre as atividades estão treinamentos estratégicos, interdição de área, ações em vias terrestres e aquáticas, e operações de busca e apreensão. Os militares também devem realizar uma Ação Cívico Social. (L.P.)

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

USP terá centro de pesquisa na área de inteligência artificial - Iniciativa nasceu a partir de proposta elaborada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e será financiada pela Fapesp e IBM

Universidade de São Paulo (USP) contará com um novo centro dedicado para o desenvolvimento de estudos na área de inteligência artificial
O projeto, que surgiu de uma proposta elaborada pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), foi selecionado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela empresa IBM e receberá recursos de US$ 1 milhão anuais durante um período máximo de dez anos.
O espaço funcionará no prédio do InovaUSP, na Cidade Universitária, na capital, e está voltado para o desenvolvimento de pesquisas sobre algoritmos e sistemas de inteligência artificial, com foco em recursos naturais, saúde, agronegócio, ambiente e setor financeiro.
Mais de 60 pesquisadores de 14 unidades da USP estarão envolvidos no projeto, que será coordenado pelo professor da Escola Politécnica (Poli), Fabio Gagliardi Cozman. 
O início das atividades está previsto para o início de 2020.
“Este é um ponto de partida para criarmos um grande centro na área de inteligência artificial. Estamos no mundo do conhecimento, das grandes informações, dos grandes dados, do qual a universidade não pode ficar de fora”, explica ao Jornal da USP o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.
Atividades
Vale destacar que o novo núcleo deverá desenvolver pesquisas básicas e aplicadas, além de estratégias de transferência da tecnologia para a sociedade. 
Também estão previstos estudos sobre as implicações socioeconômicas da inteligência artificial na sociedade, contribuindo para debates que envolvam questões sobre ética, relação, privacidade e trabalho.
Sylvio Roberto Accioly Canuto salienta que a proposta apresentada teve origem em um projeto desenvolvido pela universidade. 
Em outubro de 2018, a Pró-Reitoria de Pesquisa lançou um edital para o financiamento de pesquisas realizadas por unidades, museus e institutos especializados relacionadas à área, que recebeu 112 inscrições.
Ao todo, foram selecionados 43 trabalhos que fazem uso de sistemas digitais inteligentes, com recursos de inteligência artificial ou aprendizado de máquina, sobre políticas de saúde, medicina de precisão, cidades inteligentes, sistemas econômico-financeiros, ética e sociedade, mobilidade, modelagem molecular, planejamento de fármacos, energias renováveis, avaliação de dados gerais, entre outros.
A Pró-Reitoria de Pesquisa investiu, no programa, recursos da ordem de R$ 1,5 milhão. 
“A USP se insere fortemente nessa área, que é fundamental e estratégica para o futuro de qualquer país. Para nossa surpresa, o número de projetos inscritos no edital foi muito superior ao esperado, o que demonstra o grande potencial da Universidade”, avalia o pró-reitor.

Unesp firma parceria com a Universidade da Califórnia em diversas áreas - Workshop em São Paulo aproximou pesquisadores das instituições em setores como imunogenética e evapotranspiração

Representantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade da Califórnia (UCDavis), em Davis, nos Estados Unidos, participaram de uma reunião em São Paulo para discutir interesses comuns de pesquisa, em biologia de vetores, imunogenética, produtos farmacêuticos vegetais, câncer e evapotranspiração.
O workshop contou teve a participação do assessor-chefe de Relações Externas da Unesp, professor José Celso Freire Júnior, dos assessores da Pró-Reitoria de Pesquisa, Paulo Noronha, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Maurício Bacci, e de dez pesquisadores e de dez alunos de doutorado e pós-doutorado.
Ações
A UCDavis contou com a presença do vice-reitor de Assuntos Globais, Michael Lazzara, e cinco pesquisadores. Já existem três iniciativas de parceria em andamento entre as duas instituições que foram estabelecidas por meio do projeto Capes PrInt Unesp. A ideia também é submeter propostas conjuntas para editais Fapesp/National Institute of Health (NIH), USA, e Sprint Fapesp.
“Temos três pontos como ações concretas do evento. O primeiro é a assinatura de um acordo de cooperação formal. O segundo é a decisão de organizar o Dia da Unesp, na Davis, no começo de 2020, com financiamento do PrInt. O terceiro é tentar construir uma aliança global, envolvendo alguns dos nossos parceiros comuns na área de produção animal”, explica o professor José Celso Freire Júnior.
“Nosso programa ‘Educação Global para Todos’ é o que chamamos de uma das grandes ideias da UCDavis. Ele olha para o futuro como forma de impulsionar o desenvolvimento da universidade. Nosso objetivo é criar experiências globais de aprendizagem para 100% dos nossos alunos, sejam acadêmicos ou profissionais e, portanto, para fazer isso, as parcerias são uma parte, realmente, importante”, salienta Michael Lazzara, vice-reitor de Assuntos Globais da UCDavis.
“Estamos muito felizes porque acreditamos que podemos desenvolver várias oportunidades para mobilidade de alunos e estágios. A Unesp será uma grande parceira no projeto”, avalia Michael Lazzara, vice-reitor de Assuntos Globais da UCDavis.
Linhas de financiamento
O professor Walter Leal, da UCDavis, também destacou a importância da iniciativa para as duas instituições. “Nós já estamos, então, desenhando maneiras de como vamos angariar recursos para trabalharmos juntos. Existe já algumas linhas de financiamento envolvendo a Fapesp e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional. Trabalharemos nessas aplicações”, diz.
“O evento foi muito importante porque colocou os pesquisadores já financiados pelo Capes PrInt e que têm redes de pesquisa internacional em contato com os pesquisadores de Davis e com os pesquisadores da própria Unesp, para organizar, lá em Davis, no próximo janeiro, um Unesp Day”, enfatiza o professor Maurício Bacci, assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp.
“O plano estratégico de internacionalização da Unesp tem três pilares. Um é formar as pessoas para o mundo global. O segundo representa a pesquisa. O terceiro consiste na questão das parcerias. Estamos tentando requalificar as parcerias, buscando instituições parceiras para desenvolver a nossa internacionalização”, aponta professor José Celso Freire Júnior.

Fatecs - Oito cursos da Fatec alcançam nota máxima no Enade - Faculdades mantêm bom desempenho em prova aplicada a alunos de todo o país; curso de Marketing é o em 1º entre as instituições públicas

As Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) tiveram bons resultados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2018. Os dados foram divulgados na sexta-feira (4) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação. Dos cursos avaliados nas Fatecs, oito alcançaram pontuação máxima, ou seja, conceito 5. Outros 29 obtiveram nota 4 no exame, que avalia instituições de Ensino Superior em uma escala de 1 a 5.
Veja também

A análise dos dados do Inep feita pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que 64% das avaliações de cursos feitas nas universidades federais resultaram em notas 4 ou 5. No caso das universidades estaduais esse percentual é de 48%. Já nas faculdades avaliadas do Centro Paula Souza, a porcentagem de notas 4 ou 5 é de 71%.
O Enade tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares das universidades, centros universitários e faculdades de todo o País. É aplicado em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando terminam a graduação.
Nota máxima
O curso de graduação tecnológica de Marketing foi avaliado em 235 unidades de Ensino Superior do País. A Fatec Sebrae, na capital paulista, ficou em primeiro lugar entre as públicas do Brasil.
O curso de Gestão Empresarial da Fatec São Paulo, que oferece a modalidade EaD, conquistou a melhor nota entre as públicas do Estado e a quarta melhor entre as públicas do país. Ao todo, foram avaliadas 262 unidades com esse curso no Brasil.
Na análise do curso superior de tecnologia em Logística, as Fatecs Zona Leste (capital), Americana e Guarulhos ficaram entre as cinco melhores instituições públicas do Brasil e entre as 18 melhores na classificação geral do país. Os dados do Inep mostram que 388 unidades que oferecem o curso foram avaliadas em 2018.
Entre os dez melhores cursos de graduação tecnológica em Gestão Comercial do País, dois são de Fatecs – Assis e Ipiranga (na capital). O total de unidades avaliadas no Brasil foi de 197.
A Fatec Ipiranga também se destacou com o curso de Gestão de Recursos Humanos, alcançando o primeiro lugar entre as públicas do Brasil e 11º no ranking geral nacional. No País, 599 unidades participaram do Enade com esse curso.
Conheça as Fatecs com as melhores avaliações no Enade 2018:
Curso
Faculdade
Conceito Enade(1 a 5)
Logística
Fatec Americana
5
Fatec Baixada Santista
4
Fatec Bebedouro
4
Fatec Botucatu
4
Fatec Zona Leste (Capital)
5
Fatec Guaratinguetá
4
Fatec Guarulhos
5
Fatec Jundiaí
4
Fatec Lins
4
Fatec Mauá
4
Fatec Mogi das Cruzes
4
Fatec São José dos Campos
4
Fatec Sorocaba
4
Fatec Zona Sul (Capital)
4
Gestão Empresarial
Fatec Catanduva
4
Fatec Cotia
4
Fatec Guaratinguetá
4
Fatec Indaiatuba
4
Fatec Jales
4
Fatec Piracicaba
4
Fatec Presidente Prudente
4
Fatec São Paulo
5
Fatec São Sebastião
4
Fatec Tatuí
4
Fatec Zona Leste (Capital)
4
Fatec Zona Sul (Capital)
4
Gestão Comercial
Fatec Assis
5
Fatec Ipiranga (Capital)
5
Fatec Santana de Parnaíba
4
Gestão de Recursos Humanos
Fatec Ipiranga (Capital)
5
Fatec Mogi das Cruzes
4
Marketing
Fatec Sebrae
5
Comércio Exterior
Fatec Barueri
4
Fatec Indaiatuba
4
Fatec Praia Grande
4
Fatec Zona Leste (Capital)
4
Gestão Financeira
Fatec Osasco
4

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

  agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page