Pesquisar este blog

sábado, 24 de maio de 2025

Memes


 

Charges do Jordi Atelier

 


genildoronchi Sebastião Salgado merece todas as honras do mundo!


 

Charges do Clayton - Sebastião Salgado, um dos maiores nomes da fotografia mundial, morre aos 81 anos

 




















Clayton Rebouças

Kakay prevê Bolsonaro julgado e condenado ainda este ano

 


Memes

 


Memes

 


Memes


 

Charges do Nando Motta


 

Charges do Carlos Latuff

 


Memes

 


Charges do Ladino


 

Charges do Clayton

 


Charges do Fraga


 

Memes

 


Charges do Ladino

 


Lula critica atravessadores da Petrobras no comércio de gás: "alguém está ganhando muito dinheiro"

 

O presidente confirmou que o governo vai anunciar um programa para disponibilizar gás de graça para 22 milhões de brasileiros

Conteúdo postado por:

247 - Durante o lançamento do Programa Solo Vivo, em Campo Verde (MT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou empresas que atravessam o comércio de gás da Petrobras. Segundo Lula, esses atravessadores tentam alcançar grandes lucros na distribuição de gás, o que faz com que o produto chegue caro na casa dos consumidores.

“Botijão de gás é vendido pela Petrobras às empresas por 37 reais. Não tem explicação ele chegar a 120 reais. Alguém está ganhando muito dinheiro com isso. Comprei no primeiro mandato a Liquigás para regular o preço. Hoje 4 empresas controlam 90% da distribuição de gás, criticou. 

Na sequência, o presidente anunciou que o governo federal vai implementar um programa que vai disponibilizar gás de graça para cerca de 22 milhões de brasileiros. 

“Agora nós vamos fazer com que o gás chegue bem mais barato para as famílias que estão no CadUnico. As pessoas que estão no CadUnico não vão precisar nem pagar. Vai ser aproximadamente 22 milhões de famílias beneficiadas. Isso vai ser anunciado nesse mês”, disse Lula. 

 Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br

https://www.brasil247.com/brasil/lula-critica-atravessadores-da-petrobras-no-comercio-de-gas-alguem-esta-ganhando-muito-dinheiro 



Lula celebra nova conquista do cinema nacional em Cannes

Presidente destaca o orgulho nacional após Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho vencerem prêmios no festival francês



24 de maio de 2025, 15:46 h
Conteúdo postado por:

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, neste sábado (24), o reconhecimento internacional do cinema brasileiro após a conquista de dois importantes prêmios no Festival de Cannes. Em publicação nas redes sociais, Lula exaltou a vitória do diretor Kleber Mendonça Filho e do ator Wagner Moura pelo filme O Agente Secreto, que recebeu os troféus de Melhor Direção e Melhor Ator.

“Hoje é dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. De comemorar o reconhecimento que nossa arte tem no mundo. E de curtir a felicidade de viver em um país que tem gigantes do porte de @kmendoncafilho e Wagner Moura”, afirmou o presidente. 

A produção, que aborda temas políticos e históricos com uma estética marcante, foi aclamada pela crítica e se destacou entre os grandes nomes do cinema mundial. Lula reforçou a importância da conquista como uma demonstração do valor e da qualidade da produção cultural brasileira.

“Os dois prêmios que O Agente Secreto conquistou há pouco no festival de Cannes – melhor diretor e melhor ator – mostram que o cinema de nosso país não deve nada para ninguém”, escreveu. E concluiu: “Seguiremos encantando os públicos e os críticos ao redor do planeta com filmes que mostram nosso talento, nossa cultura e capítulos importantes de nossa própria história”. 

 

Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br

https://www.brasil247.com/cultura/lula-celebra-nova-conquista-do-cinema-nacional-em-cannes 

Trabalhar demais pode mudar a estrutura do seu cérebro, aponta pesquisa

Exames mostram que áreas responsáveis por funções como memória e processamento de linguagem foram afetadas

 24/05/2025 | 06h00

Por Samuel Fernandes

(Folhapress) – Um estudo verificou que mais de 52 horas de trabalho semanal pode estar associado ao desenvolvimento de alterações no cérebro. 

As mudanças registradas foram em diferentes funções do cérebro, como controle de emoções e memória. 

As conclusões foram restritas a profissionais da saúde, mas um autor do estudo acredita que os resultados também podem afetar pessoas que atuam em outras áreas.

O excesso de trabalho e seu impacto na saúde humana é um tópico bem documentado no meio científico. 

Doenças cardiovasculares, problemas na saúde mental e distúrbios metabólicos já foram associados com pessoas que trabalham por longas horas.

Um novo artigo publicado no dia 13 deste mês buscou entender o impacto da dedicação excessiva ao trabalho no cérebro humano. 

A pesquisa analisou 110 profissionais de saúde que foram divididos em dois grupos. 

O primeiro totalizou 32 indivíduos e envolveu aqueles participantes que trabalhavam mais de 52 horas semanais, classificados com excesso de trabalho. 

O outro grupo era composto por aquelas pessoas que trabalhavam menos que isso.

cerebro

Trabalhar mais de 52 horas semanais pode estar desenvolvendo alterações no cérebro, diz pesquisa (Foto: Reprodução)

Pesquisa da estrutura do cérebro

Os pesquisadores acompanharam a estrutura do cérebro dos participantes por meio de imagens neurológicas a fim de verificar possíveis alterações na estrutura desses órgãos. Os dados foram analisados considerando diferentes fatores, como idade e sexo, incluindo se havia histórico de trabalho excessivo ou não.

Ao comparar os grupos, pesquisadores observaram que aqueles com um maior registro de horas semanais no trabalho apresentaram alterações no cérebro não vistas entre os outros participantes. 

Por exemplo, indivíduos com maior carga horária de trabalho exibiram, em média, um aumento de 19% no giro frontal médio, o que pode afetar negativamente funções como atenção, memória e processamento de linguagem.

Essa alteração, em conjunto com outras, é um alerta para os problemas que excesso de trabalho pode causar. 

Mas uma mudança registrada no estudo pode ser benéfica: o aumento da massa cinza do cérebro.

Wanhyung Lee, professor do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Chung-And, na Coreia do Sul, e um dos autores do estudo, explica que o incremento nessa região cerebral às vezes pode ser indicativo da neuroplasticidade benéfica ao órgão, como a partir do aprendizado de novas habilidades.

“No entanto, no contexto do estresse ocupacional crônico, não está claro se tais aumentos representam um fortalecimento verdadeiramente benéfico do cérebro ou, ao contrário, um mecanismo temporário de enfrentamento que precede a tensão ou dano a longo prazo”, completa o pesquisador.

Além dessa dúvida em aberto, também não se sabe por que exatamente o trabalho excessivo leva a essas alterações no cérebro. 

Uma hipótese é que, frente a longas horas de trabalho, o cérebro tenta se adaptar a tal condição.

“Inicialmente, essas respostas adaptativas podem ajudar os indivíduos a manter seu funcionamento cognitivo e emocional sob estresse. No entanto, os efeitos a longo prazo dessas adaptações permanecem incertos; elas podem eventualmente contribuir para a fadiga cognitiva ou sofrimento emocional se a exposição ao estresse continuar sem períodos de recuperação suficientes”, explica Lee.

Informações do estudo

O estudo só considerou informações de profissionais de saúde. Uma das razões de incluir somente esses trabalhadores é por causa da carga de trabalho maior e situações estressantes as quais essa classe pode ser submetida, como plantões hospitalares. Resta saber se os resultados seriam os mesmos para outros profissionais. Lee arrisca que a possibilidade existe.

“Acreditamos que os efeitos neurobiológicos do estresse prolongado causado pelo excesso de trabalho provavelmente não são exclusivos do ambiente de saúde. Impactos semelhantes podem ser esperados em muitas outras profissões caracterizadas por estresse […] e longas jornadas de trabalho, embora pesquisas adicionais sejam necessárias para confirmar isso”, afirma o pesquisador. 

https://iclnoticias.com.br/trabalhar-demais-pode-mudar-a-estrutura-cerebro/

Me sinto profundamente triste com o falecimento de Sebastião Salgado, ocorrido na manhã desta sexta-feira.(LulaOficial)

 Seu inconformismo com o fato de o mundo ser tão desigual e seu talento obstinado em retratar a realidade dos oprimidos serviu, sempre, como um alerta para a consciência de toda a humanidade.

Salgado não usava apenas seus olhos e sua máquina para retratar as pessoas: usava também a plenitude de sua alma e de seu coração.

Por isso mesmo, sua obra continuará sendo um clamor pela solidariedade. E o lembrete de que somos todos iguais em nossa diversidade. Aos seus amigos e familiares, deixo meu forte abraço.


📸 @ricardostuckert


Internautas revisitam ‘O sal da Terra’ em homenagem a Sebastião Salgado



‘O sal da Terra’ se torna o elo digital de luto por Sebastião Salgado, até durante a madrugada, segundo dados do Google Trends

Conteúdo postado por:

247 - A morte do fotógrafo Sebastião Salgado na sexta-feira (23) provocou um forte aumento nas buscas por sua obra no Google, especialmente pelo documentário “O sal da Terra”. Os dados foram extraídos da plataforma Google Trends e indicam uma intensificação expressiva do interesse popular por volta das 21h26 do dia 23 de maio, horário de pico para o nome do fotógrafo. As informações são do Google Trends.

O documentário “O sal da Terra”, lançado em 2014 e dirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo, narra a jornada de vida e carreira de Sebastião Salgado. O filme retrata seu percurso desde a atuação como economista até a consagração como um dos maiores fotógrafos documentais do século, explorando seus projetos emblemáticos como “Êxodos” e “Gênesis”, além de sua atuação ambiental. 

Explosão de interesse por “O sal da Terra”

De acordo com os gráficos analisados, a expressão “O sal da Terra” apresentou múltiplas oscilações de interesse entre a tarde e noite do dia 23, com um pico absoluto às 21h16, indicando o valor máximo de 100 na escala do Google Trends. Esse comportamento sugere que muitos internautas recorreram ao documentário como forma de reverenciar a obra de Salgado logo após a divulgação de sua morte.

O gráfico demonstra picos intercalados por quedas abruptas, seguidos por momentos de silêncio total — ou seja, de ausência de buscas — especialmente nas primeiras horas da madrugada do dia 24. Um novo pico ocorreu logo após as 5h da manhã, também sinalizando como o luto e o interesse atravessaram a noite nas redes. 

Onde o interesse foi maior

No recorte por sub-regiões, a Paraíba lidera com o valor máximo de 100 pontos, seguido pelo DF, Rio de Janeiro, Piauí e São Paulo (72). Esses dados demonstram uma concentração de interesse nos centros urbanos com maior densidade de cobertura midiática e tradição no consumo de documentários culturais.

Salgado também foi amplamente buscado

O nome “Sebastião Salgado” também apresentou uma curva nítida de crescimento nas pesquisas. O maior volume de interesse foi registrado às 17h48 do dia 23, pouco após a confirmação de sua morte. O gráfico dessa busca mostra um pico único de 100 pontos, seguido por um movimento de queda lenta e contínua ao longo das horas seguintes, o que reforça o impacto imediato da notícia e o uso do Google como principal fonte de informação e homenagem.

materia
Interesse ao longo do tempo ("Sal da Terra")

 

materia
Interesse por sub-região ("O sal da Terra"
materia
Interesse ao longo do tempo ("Sebastião Salgado")

 

Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

https://www.brasil247.com/cultura/internautas-revisitam-o-sal-da-terra-em-homenagem-a-sebastiao-salgado

“Um gênio que serviu aos pobres e oprimidos”, diz Dilma sobre Sebastião Salgado

“Um gênio que serviu aos pobres e oprimidos”, diz Dilma sobre Sebastião Salgado

'Foi mais do que um grande profissional da fotografia', destacou a presidente do Banco do Brics 





Conteúdo postado por:
Leonardo Lucena
247 - Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (Banco do Brics), Dilma Rousseff lamentou nesta sexta-feira (23) a morte de Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos brasileiros de todos os tempos.

“A morte de Sebastião Salgado nos priva não apenas de um dos maiores fotógrafos de todos os tempos. Reconhecido no mundo inteiro como um gênio, ele foi mais do que um grande profissional da fotografia. Colocou suas lentes a serviço da natureza, da humanidade e sobretudo dos pobres e oprimidos”, afirmou Dilma em nota. 

“Ao longo de uma carreira de meio século, fotografou em mais de 130 países, e ninguém conseguiu melhor do que ele capturar a alma do povo brasileiro. Minhas condolências à sua companheira Lélia, aos parentes, amigos e aos milhões de admiradores que Sebastião Salgado conquistou”.

Nascido em Aimorés (MG), em 1944, único filho homem entre sete irmãs, Salgado formou-se economista por pressão do pai, como ele chamado Sebastião, um fazendeiro e criador de gado. 

Uma bolsa de estudos o levou, junto com a esposa Lélia, a Paris, onde acabaram se radicando, ele trabalhando para a Organização Internacional do Café. Uma câmera de presente de Lélia e as viagens a trabalho acabaram desviando o economista rumo à fotografia em tempo integral. Salgado se tornou, então, um dos mais premiados e conhecidos fotógrafos do mundo.

Suas lentes acompanharam sagas humanas como êxodos, migrações, secas, deslocamentos decorrentes de guerras e genocídios, registrados em séries a que ele dedicou longos anos.

Um dos últimos de uma geração de fotógrafos tradicionais que imprimiam fotografias, Salgado considerou fácil a transição do filme para o digital, mas admitiu, em entrevista em 2013, que ainda editava suas fotos à moda antiga, usando folhas de contato.

"Toda a minha vida, eu tentei fazer minhas fotos, completamente em coerência com o meu modo de vida, com a minha ética, com as ideologias, e eu tive conforto, tirando minhas fotos", afirmou ele na entrevista antes da exposição "Gênesis", em Londres. 

As mais famosas fotografias de Salgado mostram o lado mais sombrio da vida em comunidades de refugiados e operários em todo o mundo, como foi o caso das imagens que captou em 1986 dos mineiros da Serra Pelada, no Pará, a escavarem a terra como se fossem formigas.

Estão também, por exemplo, aquelas que fez da tentativa de assassinato do então presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, em 1981, e que são os únicos registros do momento histórico (com Reuters).

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br. 
https://www.brasil247.com/brasil/um-genio-que-serviu-aos-pobres-e-oprimidos-diz-dilma-sobre-sebastiao-salgado

Charges do Fraga

 


Um #tbt de uma charge antiga pra não deixar passar em branco a justiça, ainda que tardia, a grande @dilmarousseff

 Charges do Nando Motta


Charges do Renato Aroeira...........Ui!

 


lávio Dino, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), tem o dom de abordar assuntos sérios mantendo o bom humor. Durante sessão, nesta quinta-feira (22), ele leu uma mensagem ofensiva que recebeu por meio da ouvidoria da Corte, que o chamava, entre outros adjetivos, de “rocambole do inferno”.

 


Governo Lula lançará medidas para atrair pesquisadores afetados por Trump nos EUA

Iniciativa pretende aproveitar perseguição a cientistas nos EUA para fortalecer produção científica nacional, com foco em vacinas e inovação na saúde

Conteúdo postado por:

247 - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará nos próximos dias uma série de medidas para atrair pesquisadores e cientistas que estejam sendo impactados pelas ações do governo Donald Trump nos Estados Unidos. A ofensiva brasileira ocorre em meio a uma escalada de ataques do presidente norte-americano contra centros de pesquisa, universidades e projetos científicos.

Em entrevista ao colunista Jamil Chade, do UOL, neste sábado (24), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o pacote brasileiro será estruturado em três eixos principais: 

 Vacinas e tecnologia mRNA: O governo antecipará investimentos em plataformas de pesquisa com foco na tecnologia mRNA – a mesma que foi central no desenvolvimento das vacinas contra a covid-19. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan receberão recursos para expandir laboratórios e atrair especialistas do setor, especialmente os que estão sendo desligados nos EUA após cortes nos centros de pesquisa.

 Facilitação da pesquisa clínica no Brasil: Com a regulamentação do novo marco legal das pesquisas clínicas, sancionado por Lula em 2024, o país busca agilizar e flexibilizar processos de aprovação e execução de estudos científicos. A ideia é criar um ambiente mais atrativo para pesquisadores que buscam estabilidade institucional, apoio financeiro e liberdade acadêmica.

 Novo edital de fomento e cooperação internacional: O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação lançará um edital específico para brasileiros que queiram retornar ao país ou colaborar à distância. A proposta contempla financiamento, bolsas e parcerias com a indústria farmacêutica nacional.

De acordo com o ministro, desde 2023, cerca de 2.500 cientistas já passaram a utilizar mecanismos criados pelo governo para fomento à pesquisa. A nova medida ampliará esse esforço, com foco específico nos Estados Unidos.

Trump x Ciência 

Desde que retomou o poder em 2025, Trump suspendeu bilhões de dólares em repasses para pesquisas, revogou vistos de cientistas estrangeiros e passou a ameaçar universidades públicas e privadas. Harvard, uma das principais instituições acadêmicas do mundo, teve o credenciamento para estudantes internacionais revogado e entrou na Justiça contra o governo, denunciando retaliações políticas e ataques à liberdade acadêmica. 

Diante desse cenário, a União Europeia lançou recentemente um fundo de 500 milhões de euros para atrair pesquisadores afetados. O Brasil, agora, segue estratégia semelhante.

Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br. 

https://www.brasil247.com/brasil/governo-lula-lancara-medidas-para-atrair-pesquisadores-afetados-por-trump-nos-eua

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

  agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page