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sábado, 14 de janeiro de 2017

Moradores da Zona Oeste de SP têm ajuda de sapos e peixes contra mosquitos Praça Homero Silva, na Pompeia, conta com lago repleto de animais que ajudam a combater proliferação de pernilongos e mosquito da dengue na região.

Moradores da Praça Homero Silva, mais conhecida como Praça da Nascente, na Zona Oeste de São Paulo, não estão muito preocupados em comprar produtos para repelir pernilongos e outros mosquitos, como Aedes Aegypti.
 http://g1.globo.com/sao-paulo/
Sapos e peixes atuam como 'inseticida natural' para moradores da região da Praça Homero Silva, na Zona Oeste de SP (Foto: Reprodução/TVGlobo)
O local conta com um inseticida natural: sapos, peixes e outros animais que fazem o controle da infestação de insetos. 

Em 2013, o coletivo Ocupe e Abrace adotou a praça que estava abandonada. 

Os moradores até evitavam passar pelo local, mas hoje o panorama mudou e eles próprios ajudam a cuidar daquela que é umas das poucas áreas verdes da cidade. 

A praça concentra oito nascentes do córrego Água Preta, que foi canalizado. Elas foram restauradas e hoje abastecem esse lago criado artificialmente pelo coletivo. Dentro do lago vivem pelo menos 80 espécies de animais que têm um importante papel no ecossistema local. 
O lago funciona como uma espécie de armadilha para pernilongos e para a procriação do Aedes Aegypti. 

O mosquito da dengue gosta de depositar seus ovos na água parada, só que quando ele faz isso no lago da Praça da Nascente, os girinos e peixes que lá vivem tratam de devorá-los quase que imediatamente. 

O lago é supervisionado pelo biólogo Sandro Von Matter, que também soltou no local alguns sapos e pererecas para ajudarem no serviço de controle populacional dos mosquitos.

 “O sapo tem um papel essencial. Ele ataca o mosquito nas várias fases de vida dele”, explicou.

'Superdelação' da Camargo Corrêa deixa o governo em alerta Segundo a revista 'Veja', 200 pessoas, entre políticos e funcionários públicos, estão na mira, entre elas o presidente Michel Temer e ministros como Mendonça Filho e Gilberto Kassab. Eles estariam envolvidos em esquema de trocas de favores, favorecimentos em votações no Congresso e pagamentos direto aos envolvidos.

EDUCAÇÃO - Salários de professores terá reajuste de 7,64% em 2017 - O piso salarial dos professores em 2017 terá um reajuste de 7,64%. Com isso, o menor salário a ser pago a professores da educação básica da rede pública deve passar dos atuais R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80.

O anúncio feito pelo Ministério da Educação é válido em todo o país. O ajuste deste ano é menor que o do ano passado, que foi de 11,36%. O valor representa um aumento real, acima da inflação de 2016, que fechou em 6,29%. 
A expectativa é que os salários dos professores da educação básica estejam equiparados aos de outros profissionais com escolaridade equivalenteArquivo/Elza Fiúza/Agência Brasil

O novo valor começa a valer a partir deste mês.

A expectativa é de que até 2020, sexto ano da vigência da lei do Plano Nacional de Educação (PNE), os salários dos professores da educação básica pública estejam equiparados aos salários de outros profissionais com escolaridade equivalente.

De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Educação Básica de 2014, publicado pelo movimento Todos Pela Educação e pela Editora Moderna, um professor com graduação em nível superior no Brasil recebe, em média, 51,7% do salário de outro profissional com a mesma formação.

Mas como é calculado o valor do piso? O que fazer se municípios ou estados não pagarem o valor? Pensando nessas e em outras questões recorrentes sobre o tema, o Portal EBC preparou uma série de perguntas e respostas para ajudar você a entender o que é e como funciona o piso salarial nacional do magistério. Confira:

Piso: o que é?
O piso salarial profissional para os profissionais do magistério público da educação básica é o valor mínimo que os professores em início de carreira devem receber. A quantia é atualizada anualmente. A regra vale para todo o país. 

Esses profissionais devem ter formação em magistério em nível médio (ou antigo curso normal) e carga horária de trabalho de 40h semanais, e atuar em estabelecimentos públicos de ensino na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio, em todo o país.

O piso salarial nacional do magistério foi instituído pela Lei n° 11.738, de 16 de julho de 2008, regulamentando uma disposição já prevista na Constituição Federal (alínea ‘e’ do inciso III do caput do artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias) e na Lei de Diretrizes e Base da Educação – LDB (Lei nº 9.394/96). 

Esta lei também fixou limites para o trabalho de interação com os alunos na composição da jornada docente: 

professores devem passar no máximo dois terços (2/3) da carga horária em sala de aula, e no mínimo um terço (1/3) da jornada de trabalho deve ser destinado às chamadas atividades extraclasse, como planejamento de aulas, reuniões pedagógicas, correção de atividades etc.

Definição do valor
O valor do piso salarial nacional do magistério é calculado com base na comparação da previsão do valor aluno-ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb dos dois últimos exercícios. 

O valor aluno-ano é o valor mínimo estabelecido para repasse do Fundeb (que envolve recursos provenientes da arrecadação de estados e municípios e também da União, quando houver necessidade de complementação financeira) para cada matrícula de aluno na Educação Básica por ano.

Para calcular esse valor aluno-ano, cabe ao Ministério da Educação apurar o quantitativo de matrículas que será a base para a distribuição dos recursos (o que é feito pelo Censo Escolar da Educação Básica); e com o Tesouro Nacional fica a responsabilidade de estimar as receitas da União e dos Estados que compõem o fundo; além de definir o índice de reajuste.

Assim, foi dividido o valor aluno vigente em 2015 (e relativo a 2014) de R$ 2.545,31, pelo valor que vigorou em 2014 (referente a 2013), de R$ 2.285,57, para se chegar à variação percentual de 11,36% que constitui o índice de atualização do piso salarial dos professores em 2015.

Piso, salário e remuneração são diferentes
O piso é a menor remuneração que uma categoria recebe pela sua jornada de trabalho. No caso do piso salarial nacional do magistério, esse valor é correspondente a uma jornada de 40 horas semanais.

O salário é a contraprestação que o funcionário recebe ao final do mês pelos serviços prestados ao empregador. Compreende o próprio salário-base, que pode ser o piso (vencimento inicial) da categoria, se estiver em início de carreira, ou salário maior conforme o tempo de serviço, nível de formação, entre outros fatores que podem influenciar positivamente no monante.

Já a remuneração corresponde à soma de tudo aquilo que o trabalhador recebe ao final do mês, isto é, é o salário acrescido dos demais ganhos do trabalhador, como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, 13º salário, férias remuneradas, abono e rendimentos do PIS/Pasep.

No caso específico do piso nacional do magistério, a Lei n° 11.738 fala que o vencimento inicial da categoria será atualizado todos os anos para, gradualmente, equiparar o salário dos professores das escolas públicas às demais categorias com nível de formação equivalente (veja na questão 2 sobre como é definido o valor do piso). 

Ou seja: o piso não deve ser confundido com remuneração e a conta do valor mínimo não pode incluir adicionais pagos ao docente como gratificações.

O reajuste salarial também ocorre anualmente, mas a partir da livre negociação da categoria ou de seus representantes, como sindicatos e federações, com os empregadores, a fim de recompor parte das perdas sofridas pela inflação e aumento do custo de vida, para preservar o poder aquisitivo do trabalhador na comparação de um ano para outro. 

Além do reajuste, as negociações salariais com o empregador podem envolver ainda um aumento real, que é um valor que, embora seja independente ao do reajuste, comumente é acrescido a ele nas negociações.

Outros profissionais da educação têm direito
A Lei n° 11.738 contempla com o piso os profissionais do magistério público da educação básica. 

A lei diz que essa categoria compreende, além daqueles que desempenham as atividades de docência, como os professores, também “os profissionais que atuam no suporte pedagógico à docência, exercendo atividades de direção, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais, exercidas no âmbito das unidades escolares de educação básica, em suas diversas etapas e modalidades, com a formação mínima determinada pela legislação federal de diretrizes e bases da educação nacional”.

Assim, o piso salarial nacional deve ser o vencimento inicial para professores, diretores, coordenadores, inspetores, supervisores, orientadores e planejadores escolares em início de carreira, com formação em magistério ou normal e carga horária de 40 horas semanais.

Embora trabalhem na escola, o secretário ou auxiliar administrativo, a merendeira, entre outros profissionais, não têm careira no magistério pelas legislações vigentes.

Proporcionalidade
A lei que instituiu o piso salarial nacional do magistério prevê que haja proporcionalidade entre o valor do vencimento inicial destinado ao docente que trabalha mais ou menos que 40 horas semanais.

Cumprimento do piso
Menos da metade dos municípios e 17 estados, além do Distrito Federal, declararam conseguir pagar em 2016 ao menos o mínimo estabelecido em lei aos professores de escolas públicas da educação básica de suas respectivas redes de ensino, de acordo com o MEC. http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-01/menos-da-metade-dos-municipios-declararam-cumprir-o-piso-dos-professores-em

O que fazer quando o estado ou município não paga o piso?

A Lei 11.738, que trata do piso salarial nacional do magistério, não prevê nenhuma punição expressa para o estado ou município que descumprir a norma.

Com isso, vários estados e municípios, por dificuldades diversas, ainda não cumprem o pagamento do piso salarial nacional do magistério. 

Ou pagam o piso e não asseguram ao docente cumprir 1/3 de sua jornada com atividades extraclasse.

Compete ao Ministério Público, por iniciativa própria ou denúncia dos cidadãos, fiscalizar a aplicação da lei.

Os profissionais da educação que se sentirem lesados também podem recorrer à Justiça e entrar com uma ação contra o estado ou município que estiver infringindo a legislação.


Responsabilidade do governo federal
No artigo 4º da Lei 11.738 há a indicação para que a União complemente as verbas dos entes federativos que não tenham condições de arcar com os custos do pagamento do piso nacional do magistério, mediante a comprovação da insuficiência de recursos.

A lei também estipula que o governo federal será responsável por cooperar tecnicamente com os estados e municípios que não conseguirem assegurar o pagamento do piso, lhes assessorando no planejamento e aperfeiçoamento da aplicação de seus recursos.

Para discutir o alinhamento do investimento salarial para os professores com a receita dos entes federados, em novembro último, foi instalado o Fórum Permanente para o Acompanhamento da Atualização Progressiva do Valor do Piso Salarial Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica. 

O fórum acompanha uma das estratégias da meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata do piso.

O fórum tem a participação de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e do Ministério da Educação.

*Com informações de Fernanda Duarte do Portal EBC
Liria Jade - Repórter da Agência Brasil
Edição: Armando Cardoso

Itaquaquecetuba - abre cerca de 260 vagas em cursos - (segunda-feira, dia 16/01/2017) - Aulas de manicure, pintura em tecido, padaria artesanal, entre outras atividades, começarão em fevereiro.

Na segunda-feira, dia 16, o Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba, comandado pela primeira-dama Joerly Nakashima, abrirá cerca de 260 vagas para oficinas de qualificação profissional e geração de renda. 
Foto: Antônio Márcio/Divulgação
Manicure e pedicure, pintura em tecido, artesanato, corte e costura, padaria artesanal, depilação e designer de sobrancelhas, são as oportunidades disponíveis gratuitamente neste momento. 
 
Para preencher uma das vagas, basta ser morador do município e ter idade mínima de 15 anos.
 
As aulas terão início já no dia 6 de fevereiro. 

Haverá turmas de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã (das 8 às 12 horas) e da tarde (13 às 17 horas). 

As capacitações duram de dois a seis meses com 80% do método voltado para aulas práticas. 

Os cursos serão ministrados em quatro polos: 

Oficina Escola Karina Yamamoto, no Jardim Nicea; Bazar Solidário, do Fundo Social, no centro; Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Recanto Mônica/Horto do Ipê, no Horto do Ipê, e Igreja Cristo Centro, no bairro Pequeno Coração. 

 Para se inscrever os interessados deverão comparecer no local onde pretendem fazer o curso de sua preferência, munidos de cópias do RG, CPF e de um comprovante de residência. 

As inscrições serão feitas por ordem de chegada e serão encerradas assim que todas as vagas disponíveis forem preenchidas. 

O horário de funcionamento dos quatro polos de oficinas da cidade é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4732-3643.
http://www.portalnews.com.br/

Mogi das Cruzes - Mogianos que estão em busca do primeiro emprego poderão se inscrever, nesta segunda-feira (16/01) às 8 horas no Pró-Hiper, no Mogilar, para uma das 700 vagas do curso gratuito de Qualificação de Atendimento ao Cliente, que será oferecido por meio de uma parceria entre o Emprega Mogi, o Crescer e uma empresa de teleatendimento.


Os candidatos certificados neste curso terão prioridade para a contratação pela empresa, que dispõe de 600 vagas em Mogi das Cruzes.

“Em virtude de toda essa crise que o país enfrenta, estamos bem contentes com essa notícia. 


É um projeto da Prefeitura que visa à qualificação profissional e à inserção no mercado de trabalho. 

O Emprega Mogi tem neste primeiro 700 vagas, mas a parceria manterá a qualificação constante neste ramo de teleatendimento. 

Essa qualificação é muito importante para o jovem que está procurando o primeiro emprego, sendo uma porta aberta para o mercado de trabalho”, disse Glaucia Coutinho, coordenadora do Emprega Mogi.

Glaucia sinalizou ainda a mudança de perfil dos jovens na busca pelo emprego. 


“Tivemos uma época em que o jovem não se preocupava muito com seu ingresso mais cedo no mercado de trabalho. 

Hoje ele precisa ajudar a família”, disse. Segundo a coordenadora, neste mês foram mais de 3 mil atendimentos nos postos do Emprega Mogi dos terminais Estudantes e Central, com uma grande procura por jovens. 

Em 2016 foram contratados por meio do programa mais de 2,5 mil pessoas, 200 jovens através do programa Jovem Cidadão e 80 pessoas com deficiência. 

Inscrições
As inscrições serão feitas pelo Emprega Mogi, no Pró-Hiper (Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 540 - Mogilar), nesta segunda-feira (16/01), onde serão distribuídas as senhas para atendimento. 


O curso tem previsão de início para o final de janeiro e terá duração de 21 dias com aulas de 6h20 de segunda a sábado. A capacitação ficará a cargo do Crescer – Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria Municipal de Educação. Os candidatos certificados e que tiverem bom aproveitamento terão prioridade na contratação.

Para participar do curso é preciso ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo e residir em Mogi das Cruzes. 


No momento da inscrição é preciso levar uma caneta azul ou preta e apresentar as cópias do seguintes documentos:
• RG,
• CPF,
• Título de Eleitor,
• PIS (se tiver),
• Certificado de Reservista,
• Comprovante de endereço (que deve estar em nome do candidato, cônjuge ou pais, deve-se trazer o comprovante e mais contrato de locação),
• Carteira de trabalho (folhas 7 e 8, que contém a foto e informações do candidato)
• Histórico escolar ou comprovante de escolaridade.

Devido ao grande volume de vagas desta primeira etapa, o curso será feito na sede da empresa de teleatendimento


Os alunos receberão certificados do Crescer

A parceria entre a Administração Municipal e a empresa também atenderá as próximas contratações a serem feitas e o curso será realizado no Crescer da Vila Natal.

A coordenadora também anunciou que a partir desta sexta-feira (13/01), o Emprega Mogi disponibilizará as vagas oferecidas em tempo real. “Já tínhamos inovado com a publicação diária, mas acontecia de recebermos o candidato a tarde e a vaga ter sido preenchida pela manhã. 


Em apenas 1h30 de operação neste novo sistema, já tivemos 5 mil acessos”, contou. (KCB)

Emprega Mogi -

Veja a relação de vagas abertas

 

UnicaFisio atende mais de 300 idosos com aulas de hidroginástica e musculação

Em funcionamento há dois meses, a 
Unica – Fisioterapia e Reabilitação 
“Dr. Aristides Cunha Filho” 

já atende mais de 300 idosos com aulas de hidroginástica, musculação e escola da coluna, além de outras atividades e serviços. 

A UnicaFisio é um centro especializado em fisioterapia e promoção da saúde, com foco no atendimento às pessoas com mais de 60 anos, inaugurado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no final do ano passado para complementar a rede do SIS – Sistema Integrado de Saúde no atendimento especializado.

O novo equipamento possui duas frentes de atuação: Reabilitação Fisioterápica, que é a reabilitação motora pré e pós-intervenção terapêutica, reabilitação motora por incapacidade funcional ou déficit de mobilidade física; e Promoção da Saúde, que desenvolve atividades físicas diversas, aulas de dança, informática e orientação nutricional, visando a prevenção de doenças e o aumento da qualidade de vida.

Somente em dezembro, foram realizados 752 sessões de fisioterapia. As aulas de musculação atendem 180 pessoas e outras 160 participam das aulas de hidroginástica. Outras atividades também movimentam a unidade, como a Escola da Coluna, onde são promovidas aulas de RPG, Pilates e Isostretching, uma ginástica postural que reúne simultaneamente alongamento, fortalecimento e respiração com objetivo de melhorar a postura corporal pra prevenir e amenizar problemas decorrentes da má postura, acompanhados ou não de dor.

“Também estamos implantando outras atividades voltadas para a integração e a convivência dos idosos, como aulas de crochê focadas na doação de cachecóis para a Campanha do Agasalho e confecção de brinquedos da infância antiga, como carrinhos de madeira e bonecas de pano, com objetivo de colaborar com a Campanha Natal de Sorrisos”, detalha a coordenadora da UnicaFisio, Luriana Toledo.

Para estimular ainda mais os idosos, a unidade já elaborou um calendário de atividades para o ano todo, focando nas principais datas comemorativas.
O primeiro grande evento será o “Bailão de Máscaras”, marcado para o dia 23 de fevereiro, às 15 horas. As máscaras e adereços que serão utilizados no evento serão confeccionados pelos alunos na semana que antecede o evento, seguindo o mesmo princípio de integração coletiva.

O conceito de participação está presente em outras frentes de trabalho. A nutricionista, por exemplo, está preparando ações práticas para mostrar aos idosos o uso funcional dos alimentos. Na área cultural, a equipe está montando uma pequena biblioteca, onde serão realizadas leituras e apresentações de música e poesia, sempre às sextas-feiras.

A UnicaFisio conta com 1,5 mil metros quadrados distribuídos em dois pavimentos e espaços diversos como academia; área para guarda de macas e cadeiras de rodas; consultórios de fisioterapia, nutrição e terapia ocupacional; piscina; recepção e depósito de materiais de limpeza. Além disso, a unidade possui salas de cinesioterapia, mecanoterapia, eletroterapia, termoterapia e fisioterapia respiratória, além de sanitários com vestiários, entre outros espaços.

Quem quiser participar das aulas precisa ter mais de 60 anos e deve comparecer à unidade munido de atestado médico, Cartão SIS, comprovante de endereço e documentos pessoais. Já as sessões de fisioterapia são marcadas de acordo com os encaminhamentos médicos feitos pelo SIS.
 
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MOGI DAS CRUZES Coordenadoria de Comunicação CALENDÁRIO____________________________________________________________________________________   23/02 Bailão das Máscaras Durante a semana que antecede a festa, os idosos confeccionarão suas próprias mascaras e adereços nas oficinas 

03/03 Comemoração pelo Dia Internacional da Mulher Palestra sobre Incontinência Urinária 20/04 “Interidosos” Evento reunirá idosos da UnicaFisio, Pró-Hiper e Unica de Jundiapeba para um dia de atividades no Parque 

13/05 Comemoração pelo Dia das Mães Café especial, Aula de Zumba, Alongamento e Oficina de Beleza 

23/06 Arraiá da UnicaFisio Concurso de Miss e Mister Caipirinha e Quadrilha Julho Campanha Inverno Solidário Entrega de cachecóis e toucas de lã acrílica para idosos de instituições confeccionados pelos alunos da UnicaFisio 

11/08 Comemoração pelo Dia dos Pais Café especial, bingo e campeonato de jogos de tabuleiro 18 a 22/09 Semana do 1º Aniversário da UnicaFisio Café especial, Pic-nic no Parque, Palestras em Saúde, Dinâmicas Educativas, Aula de Dança, Hidroginástica Recreativa, Sessões de Cinema e Festa de Aniversário com bolo e atividades 

Outubro Comemoração pela Semana do Idoso Atividades multidisciplinares Comemoração pelo Dia das Crianças Campeonato de Pipas no Parque com avós e netos (as pipas serão confeccionadas em atividades nas oficinas) Campanha Outubro Rosa Palestras Novembro Campanha Novembro Azul

Dezembro Natal de Sorrisos Entrega de brinquedos que serão confeccionados pelos idosos ao longo do ano ao Fundo Social Festa de Natal Confraternização

A UnicaFisio fica na rua Francisco Affonso de Melo, nº 635, em Braz Cubas.

Educação, novas metodologias de aprendizagens

Posso confiar em novas metodologias de aprendizagens?

Quadro negro e testes convencionais? Não mais. Responsável por revolucionar a educação, os métodos alternativos de ensino apostam no equilíbrio emocional, físico e espiritual do aluno como fatores primordiais para o aprendizado. 

Aulas didáticas com utilização de tecnologia 3D, músicas e mídias digitais são alguns dos novos aliados dos professores, que buscam o desenvolvimento completo do aluno explorando novas habilidades e metodologias.

Além de facilitar o processo de aprendizado, um ensino diferenciado também estimula a criatividade e possibilita o desenvolvimento de particularidades de cada aluno. 

Mas é possível confiar nesses métodos alternativos? 

É essa a pergunta que alguns pais ainda resistentes à metodologia devem estar se fazendo nesse momento.

Pois para responder a essa questão, pontuamos abaixo vários benefícios de um ensino diferenciado, normalmente disponível nas escolas mais antenadas. Confira!

Habilidades específicas e cognitivas

Investir em métodos alternativos de ensino é ideal para o desenvolvimento de novas habilidades. Apresentações em grupo, simulação de fatos históricos e canto, por exemplo, são métodos não convencionais que resultam em um cenário enriquecedor, pois estimulam a criatividade e exploram características individuais e coletivas dos estudantes. As aulas que transcendem o método tradicional influenciam também no processo de aprendizado, desenvolvendo as seguintes habilidades cognitivas:
  1. Investigação: descobrir ou criar estratégias para solucionar algum conflito ou impasse.
  2. Raciocínio: processo resultante da investigação que implica em ampliar e organizar o que foi descoberto.
  3. Conceituação: após analisar e adquirir conhecimento sobre o assunto, chega-se à formação de um conceito.
  4. Tradução: nessa última etapa, cria-se um significado sobre a descoberta feita na investigação.
Conjunto de habilidades aprendidas em diferentes etapas, de acordo com a evolução física e mental do indivíduo, as habilidades cognitivas possibilitam um conhecimento compreendido e assimilado em vez de simplesmente memorizado.

Motivação por métodos alternativos

Apostar em métodos não convencionais também amplia a motivação dos alunos. 

Acordar cedo e ter uma rotina estudantil não é uma tarefa fácil, sobretudo quando o estudante está desinteressado e as aulas são cansativas. 

Assim, a elaboração de exercícios e atividades baseadas em alternativas diferenciadas proporciona uma dose extra de estímulo para seus filhos irem à escola.

O ensino tradicional é uma metodologia pouco eficiente para as exigências dos dias de hoje, pois foram criadas em outros contextos social e mercadológico. 

Atualmente, é preciso preparar os estudantes para a complexidade do mundo contemporâneo, sendo os métodos alternativos uma solução mais alinhada com essas necessidades.

Habilidades não Cognitivas

Ninguém vive só: esse mantra pode ser aplicado a qualquer âmbito, seja na esfera profissional, no âmbito pessoal ou na vida escolar. O pensamento coletivo e o trabalho em equipe são fundamentais para uma vida em sociedade. Porém, nem todas as instituições adotam práticas que incentivam essa coletividade. Além do mais, métodos que fomentam a importância do trabalho em equipe possibilitam a conscientização dos alunos sobre questões essenciais na atualidade, como cooperação e solidariedade.

Domínio de novas artes

Aprender algum instrumento musical, experimentar uma segunda língua ou até mesmo dedicar-se às artes: as escolas que apostam em métodos alternativos sempre estimulam os alunos a saírem da zona de conforto. 

Oferece-se nessas instituições, inclusive, aulas especiais, como esportes, música e língua estrangeira, que aguçam a percepção e desenvolvem o raciocínio. E vale ressaltar que, como modelo diferenciado, a escola integral é completamente benéfica nesse contexto. Permanecendo dois períodos na instituição, o aluno terá mais contato com atividades relevantes, fator que torna o método mais adequado especialmente diante da opção de deixar o filho em casa sem maiores orientações ou cuidados.

Alunos engajados, curiosos e atualizados

Os métodos de ensino alternativos também têm um impacto na personalidade dos alunos, já que escolas com metodologias diferenciadas reconhecem a importância de se conectar com as novas tendências, apostando nos adventos tecnológicos como instrumentos de ensino. 

Nesse panorama, o uso de plataformas e aplicativos pedagógicos ou não, representa um avanço expressivo no âmbito educacional.

Desde que usada com sabedoria, a tecnologia pode gerar efeitos extremamente benéficos no universo escolar. 

As ferramentas tecnológicas disponibilizam mecanismos que facilitam a compreensão do aluno diante dos diversos cenários e acontecimentos ligados a política, economia, meio ambiente e educação, atiçando sua curiosidade e atualizando-os a respeito do cenário mundial.

Outro ponto que pode ser destacado é o uso das mídias digitais, que possibilita uma interação igualitária entre aluno e professor, criando assim um vínculo positivo de relacionamento interpessoal.

O compartilhamento de informações nas redes também modifica o processo de comunicação educacional, que agora passar a ser horizontal, isto é, tanto docente quanto discente trocam e adquirem conhecimento partindo da premissa de que estão no mesmo nível.

Interação saudável com os pais

Tão importante quanto o processo educacional em si é a interação com os familiares para um ensino de qualidade. 

Ciente dessa realidade, as instituições de ensino com métodos alternativos prezam pela comunicação e pelo contato direto com os responsáveis, estimulando-os a participarem da vida escolar dos filhos. 

Eventos de confraternização, palestras e atividades especiais são algumas das estratégias dos colégios para estreitarem os laços entre profissionais da educação, pais e alunos.

Essa participação dos pais na vida acadêmica dos filhos tem um impacto expressivo no progresso dos alunos, garantindo motivação e contribuindo diretamente para seu rendimento escolar.

Promoção de autoconhecimento

Práticas pedagógicas singulares também são a chave para o autoconhecimento. 

E se conhecer é uma missão árdua, que requer paciência e reflexão. 

Com o autoconhecimento, o indivíduo adquire controle de suas emoções, evitando sentimentos negativos ou de inquietação, conseguindo assim uma vida mais leve e plena. 

Como já argumentava o filósofo Sócrates, somente o autoconhecimento pode promover a evolução do homem

Assim, ter ciência de quais são seus pontos fracos e fortes ajudará solucionar diversos conflitos externos e internos, orientado ações e decisões.

Promovendo a capacidade de sentir, pensar e agir, os métodos alternativos apresentam uma nova realidade educacional, que preza por desenvolver habilidades específicas das crianças, tornando-as aptas a enfrentarem as adversidades do mercado profissional e também da vida pessoal. 

Dessa forma, psíquico, físico e emocional formam o tripé de um ensino diferenciado, que ultrapassa as barreiras dos modelos convencionais.
http://novosalunos.com.br/posso-confiar-em-metodos-alternativos-de-ensino/
 

 

USP oferece 5 cursos gratuitos a distância

A Universidade de São Paulo – USP oferece 5 cursos a distância gratuitos com a mesma qualidade dos cursos de nível superior e MBA, que são dados por professores da instituição. Os cursos estão vinculados ao site Veduca.
Para quem não conhece o Veduca é um portal brasileiro de tecnologia cujo propósito é levar o ensino superior de qualidade a qualquer pessoa que se disponha a aprender.
Confira abaixo a relação dos 5 cursos gratuitos oferecidos pela USP:
Aprimore sua capacidade de liderança, aprenda a tornar processos mais eficientes e acelere o sucesso da sua carreira e da sua empresa. O conteúdo deste MBA é gratuito e aberto a todos. Oferecemos um programa pago de certificação, que inclui orientação individual e outros benefícios exclusivos.
  • Carga Horária: 360 horas, mais período de elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC)
  • Tempo de conclusão do curso:Mínimo de 12 meses e máximo de 30 meses
  • Oferece material: Sim
  • Oferece certificado: Sim
A Matemática estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. Um trabalho matemático consiste em procurar por padrões, formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados.
  • Total de aulas: 16 videoaulas
  • Carga Horária: 60 horas
  • Oferece material: Sim
  • Oferece certificado: Sim
Compreende o estudo e análise do movimento e repouso dos corpos, sua evolução no tempo e seus deslocamentos, sob a ação de forças, e seus efeitos subsequentes sobre seu ambiente.
  • Total de aulas: 25 videoaulas
  • Carga Horária: 60 horas
  • Oferece material: Sim
  • Oferece certificado: Sim
Envolve o estudo da estrutura e dos processos de governo, ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Abrange diversos campos, como filosofia, economia, geopolítica, administração, entre outros.
  • Total de aulas: 9 videoaulas
  • Carga Horária: 60 horas
  • Oferece material: Sim
  • Oferece certificado: Sim
Explica a relação existente entre a eletricidade e o magnetismo. Seu estudo possibilita o entendimento de uma variedade de instrumentos e coisas que fazem parte do nosso cotidiano. Baseia-se no conceito de campo eletromagnético, resultado do movimento de cargas elétricas.
  • Total de aulas: 20 videoaulas
  • Carga Horária: 60 horas
  • Oferece material: Não
  • Oferece certificado: Sim
A palavra Ética é usada nos mais diversos contextos, para justificar comportamentos, escolhas, condutas, valores morais. No entanto, a maioria das pessoas desconhece que o termo pode assumir diferentes sentidos. Conheça as definições de Ética segundo grandes pensadores, como Kant e Nietzsche e reflita sobre seus significados na atualidade.
  • Total de aulas: 13 videoaulas
  • Carga Horária: 60 horas
  • Oferece material: Sim
  • Oferece certificado: Sim
Em caso de dúvida, entre em contato – contato@veduca.com.br
Aproveite esta oportunidade.
Até logo!

Seccional fecha Setor de Homicídios em Itaquaquecetuba Equipe passa a trabalhar na Delegacia de Homicídios em Mogi. Prédio do setor gerava custo para a Prefeitura, segundo seccional.

O Setor de Homicídios de Itaquaquecetuba foi fechado pela Delegacia Seccional . Com isso, a equipe de delegado e investigadores vai passar a trabalhar  no mesmo prédio onde funciona a Delegacia de Combate a Homicídios em Mogi das Cruzes.

Por telefone, o delegado seccional Marcos Batalha explicou que os policiais vão continuar atendendo Itaquaquecetuba do mesmo jeito e que o prédio em Mogi tem estrutura suficiente pra abrigar todos os profissionais.

O delegado disse ainda que a sede do setor que funcionava em Itaquaquecetuba gerava um custo muito alto para a Prefeitura, já que era o município que pagava o aluguel por meio de uma parceria.

A Delegacia de Homicídios em Mogi das Cruzes fica na rua Manoel Joaquim Barbosa, número 115, no Alto do Ipiranga.

Do G1 Mogi das Cruzes e
Suzano com informações da TV Diário

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Atividade econômica medida pelo IBC-Br aumenta 0,2% em novembro

A atividade econômica teve variação positiva após quatro meses consecutivos de retração, segundo dados divulgados hoje (13) pelo Banco Central (BC). 

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) cresceu 0,2%, em novembro, comparado a outubro.

Na comparação entre novembro de 2016 e novembro de 2015, houve queda de 2%. 

No ano acumulado do ano, o IBC-Br acusa queda de 4,59% e, em 12 meses encerrados em novembro, retração de 4,76%, nos dados sem ajuste.

Evolução da atividade econômica
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio, serviços e agropecuária, além do volume de impostos. 

Mas o indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a SelicMarcello Casal Jr/Agência Brasil
O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país.

Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil
Edição: Valéria Aguiar

De cada três novos desempregados no mundo em 2017, um será brasileiro Até 2018, 13,8 milhões de pessoas não terão trabalho no País e o Brasil terá maior aumento de desemprego entre os países do G-20

Foto: Márcio Fernandes/Estadão
GENEBRA - O Brasil terá em 2017 o maior aumento do desemprego entre as economias do G-20 e adicionará 1,4 milhão de novos trabalhadores sem emprego à sociedade até 2018. 

Os dados são da Organização Internacional do Trabalho que, em um informe publicado nesta quinta-feira, alerta que o desemprego no País vai continuar a se expandir para atingir um total de 13,8 milhões de brasileiros até o ano que vem.


Brasil terá a terceira maior população de desempregados entre as maiores economias do mundo em 2018
A OIT estima que, entre 2016 e 2017, o exército de desempregados no planeta aumentará em 3,4 milhões.

Mas o epicentro dessa crise será o Brasil, responsável por 35% desse número, com 1,2 milhão em 2017 e mais 200 mil em 2018. De cada três novos desempregos no mundo, um será brasileiro.
 
Em termos absolutos, o Brasil terá a terceira maior população de desempregados entre as maiores economias do mundo, superado apenas pela China e Índia, países com uma população cinco vezes superior a do Brasil. 

Nos EUA, com uma população 50% superior à brasileira, são 5 milhões de desempregados a menos que no País. 

"As coisas vão piorar no Brasil antes de voltar a melhorar", alertou o economista-senior da OIT, Steve Tobin

Pelos dados da entidade, o número de brasileiros sem empregos passará de 12,4 milhões em 2016 para 13,6 milhões em 2017. Para 2018, o número total chegará a 13,8 milhões. 

Em termos percentuais, o salto no desemprego no Brasil vai ser o maior entre as economias do G-20. A taxa irá passar de 11,5% em 2016 para 12,4% em 2017. 

Ao final de 2018, apenas a África do Sul terá um índice de desemprego ainda superior ao do Brasil. 

Na avaliação de Tobin, existem indicações de que a economia brasileira vai começar a se recuperar em 2018. Mas um impacto no mercado de trabalho não seria imediato, já que empresas tendem a aguardar antes de voltar a contratar.

"Mesmo que o PIB melhore, existe uma reação retardada no mercado de trabalho", explicou. Na avaliação da entidade, a recessão em 2016 no Brasil foi "mais profunda que antecipada" e que essa realidade ainda vai se fazer sentir em 2017. 

Um dos temores ainda da OIT é de que a informalidade no mercado de trabalho brasileiro cresça, assim como a taxa de pessoas em empregos precários.  

Impacto. Na OIT, os economistas não escondem que os números brasileiros tiveram um impacto mundial e afetaram os cálculos gerais. Para a entidade, como consequência, a América Latina tem hoje o maior desafio do desemprego no mundo, diante da recessão e suas consequências em 2017. Além disso, o continente conta ainda com uma população jovem, pressionando o mercado de trabalho. 

No total, a região deve terminar 2017 com uma taxa de desemprego de 8,4%, 0,3 pontos a mais que em 2016. "Isso será amplamente gerado pelo aumento do desemprego no Brasil", disse a OIT, lembrando que a recessão de 2016 foi a segunda em menos de uma década.  

De acordo com a entidade, com uma contração do PIB brasileiro de 3,3% e 2016, o resultado foi um impacto em toda a região e nas exportações de países vizinhos. 

O cenário brasileiro acabou levando o PIB regional a sofrer uma queda de 0,4%. Quanto mais dependente do Brasil, pior foi o resultado para o continente. 

Na América Central, por exemplo, a expansão do PIB foi de 2,4%. Já na América do Sul, a queda foi de 1,8%. 

Uma das consequências deve ser ainda o grau de vulnerabilidade, mesmo entre aqueles com trabalho. Entre 2009 e 2014, esses problemas foram alvo de amplas melhorias. 

Mas com o fim do crescimento regional em 2015, a taxa de trabalhadores em condições precárias aumentou de novo e passou de 90,5 milhões naquele ano para uma estimativa de 93 milhões ao final deste ano. 
 
No médio prazo, a OIT ve a região com certo otimismo. A tendência aponta para uma estabilização dos preços de commodities e as "incertezas políticas e macroeconômicas começam a diminuir". O resultado seria uma volta do crescimento do PIB na região já em 2017, de cerca de 1,6%. 

Mas, ainda assim, a pressão sobre o mercado de trabalho vai continuar e o número de desempregados aumentará. Isso por conta da expansão da população jovem continuar a um ritmo mais acelerado que a criação de postos de trabalho.  

Mundo. Pelo mundo, a OIT alerta que o desemprego também deve aumentar em 2017, mas apenas de forma marginal. No total, serão 3,4 milhões de novos desempregados, uma taxa de 5,8%, contra 5,7% em 2016.
 
Isso significa que um total de 201 milhões de pessoas estarão sem trabalho neste ano, um número que irá aumentar em outros 2,7 milhões em 2018.  

Se no início da década a explosão no desemprego foi gerado pela crise nos países ricos, agora os números apontam para os emergentes. 

Nas economias desenvolvidas, o número total de desempregados passará de 38,6 milhões de pessoas para 37,9 milhões entre 2016 e 2017. 

Mas, no mundo em desenvolvimento, ele subirá de 143,4 milhões para 147 milhões. 

Para Guy Ryder, diretor-geral da OIT, o crescimento da economia mundial continua a ser "frustrante", o que deve criar sérios problemas para que mercados gerem postos de trabalho.  

Além do desemprego, a OIT alerta para o fato de que 42% daqueles com um trabalho ocupam postos com alta taxa de vulnerabilidade, baixos salários e nenhum direito.

 "Nos países emergentes, quase um em cada dois trabalhadores vivem uma situação de vulnerabilidade", disse Tobin, economista da OIT. 

Sem um crescimento suficiente da economia mundial, essa população com trabalhos precários deve aumentar em 11 milhões de pessoas. 

O número de trabalhadores ganhando menos de US$ 3,10 por dia deve também aumentar e mais de 5 milhões em apenas dois anos. 
http://economia.estadao.com.br/

FGV indica continuidade da estagnação econômica em patamar negativo

Para economistas da Fundação Getúlio Vargas, apesar do crescimento de novembro, a economia segue estagnada
O indicador que monitora o comportamento do Produto Interno Bruto do país pela Fundação Getúlio Vargas (Monitor do PIB-FGV de janeiro), divulgado hoje (13),  mostra crescimento de 0,67% em novembro na comparação com outubro.

Apesar do resultado positivo, a taxa trimestral móvel do Monitor do PIB-FGV, também de novembro, sinaliza recuou de 0,87% na comparação com o trimestre imediatamente anterior (junho, julho e agosto).

Na avaliação dos economistas da FGV, apesar do crescimento de novembro frente a outubro, a economia brasileira “continua estagnada em patamar bastante negativo”.

Para o coordenador do Monitor do PIB-FGV, Claudio Considera, isto acontece porque “os dois principais componentes da demanda - que poderiam ser os motores para a recuperação econômica do país -, consumo das famílias e formação bruta de capital fixo, têm apresentado, regularmente, taxas de variação negativas ao longo dos últimos trimestres”.

Taxas menos negativas
A publicação da FGV indica que a taxa acumulada em 12 meses do PIB (a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) continua apresentando taxas menos negativas, tendo fechado no acumulado até novembro em -4%, a taxa menos negativa ao longo de 2016.

A FGV alerta para o desempenho de quatro componentes, em particular, que apresentaram taxas acumuladas em doze meses maiores em cerca de 1 ponto percentual em novembro comparativamente a outubro: transformação (de -7,3% para -6,3%); comércio (de -7,8% para -6,9%). 

Formação Bruta de Capital Fixo (de -12,5% para -11,5%); e a de importação (de -14,0% para -12,9%).

O Monitor do PIB-FGV estima mensalmente o PIB brasileiro em volume. Ele foi criado para prover a sociedade de um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio

Temer diz que objetivo do governo é levar inflação para o centro da meta em 2017


O presidente da República, Michel Temer, disse hoje que o objetivo do governo é fazer com que a inflação fique em 4,5%, centro da meta fixada pelo Banco Central para 2017. 

Ele ressaltou que em seu mandato já foram feitas duas reduções nas taxas de juros Selic e estimou que se as reduções continuarem a taxa deve sair dos dois dígitos.

As declarações foram feitas durante a inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Fued Temer, na Praia Grande, município da Baixada Santista. Temer lembrou ainda que a inflação caiu de 10,70% no ano passado para 6,29%, abaixo do teto estimado para a meta.

Na quarta-feira (11), o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, cortou a taxa Selic em 0,75 ponto percentual, de 13,75% para 13% ao ano.

“Nós já reduzimos a taxa de juros e há uma projeção, nada certo evidentemente, de que os juros venham caindo paulatinamente, porém responsavelmente. Isso já teve repercussão no mercado financeiro. 

Os bancos já começaram a reduzir também suas taxas de juros. Nosso trabalho já tem começado a dar resultados. 

Somado à questão da queda da inflação, que no ano passado era de 10,70% e agora está em 6,29%”, disse.

O presidente disse que o governo não reduziu o orçamento das áreas da educação e saúde

Segundo ele, basta saber ler para verificar que os recursos para as duas áreas são maiores este ano do que foram em 2016.

“Nós vemos algumas afirmações de que o presidente vai acabar com a educação e a saúde e reduzir as verbas. Contra o argumento, eu apresento o documento. 

Nós estamos revalorizando, para o Orçamento do ano que vem [2017], os valores da saúde e da educação. 

O documento que apresento é precisamente a peça orçamentária que nós estamos mandando para o Congresso Nacional”.

O orçamento foi sancionado na quarta-feira (11) , com uma previsão de R$ 115,3 bilhões para a saúde e R$ 85,7 bilhões para a educação, para o ano de 2017.
 
Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil
Edição: Fernando Fraga

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