Pesquisar este blog

sábado, 20 de janeiro de 2024

Tempo e Temperatura em São Paulo sp

 


Notícias - CGE

20/01/2024 21:04 - Sábado

A noite segue com tempo instável na Capital. Segundo imagens do radar meteorológico, chove fraco nos bairros da Zona Norte e Leste da Cidade. Há presença de áreas de instabilidade no interior do estado em direção da Região Metropolitana, podendo trazer mais chuva, variando entre fraca e moderada intensidade nas próximas horas e no decorrer da madrugada.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (21) a propagação da frente fria pelo litoral paulista mantém o tempo instável, provocando chuvas alternadas com períodos de melhoria no decorrer do dia. Os ventos passam a soprar de sul e sudeste, causando declínio das temperaturas e amenizando o calor dos últimos dias. Os termômetros devem variar entre mínimas de 20°C e máximas que não devem superar os 23°C.

Na segunda-feira (22) a frente fria se afasta do litoral paulista, mas os ventos úmidos do oceano ainda causam muita nebulosidade e chuviscos, principalmente durante a madrugada. No decorrer do dia o sol aparece entre nuvens, o que favorece a gradativa elevação das temperaturas. As mínimas devem oscilar em torno dos 19°C, enquanto as máximas podem chegar aos 25°C.

  • .

https://www.cgesp.org/v3/noticias.jsp?id=47656

Clayton Charges

 


No #JornalDaCultura deste sábado (20), você vai ver como a desigualdade social atrapalha o crescimento do Brasil. O país recebeu nota zero em igualdade econômica em pesquisa divulgada no Fórum Econômico Mundial, na Suíça. Veja também: pesquisadores alertam que mudanças climáticas colocam em risco a preservação da maior biodiversidade do planeta. E ainda, BNDES promete mais investimentos em infraestrutura e transição energética, mas especialistas apontam que valores ainda estão muito abaixo do necessário.

 


MÍDIA PREPARA ATAQUE! - PGR parece ser o novo fantasma dessa gente. Revelações dos tempos do porão voltam à tona.

 

Paulo Pimenta parte pra cima da mídia: "cúmplices da perseguição odiosa ao PT"

O ministro Paulo Pimenta. Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil
Por Julinho Bittencourt
POLÍTICA 20/1/2024 ·

Paulo Pimenta, o Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi pra briga. 

Em tuíte publicado na manhã deste sábado (20), ele comentou a reação de parte da imprensa à fala de Lula durante a retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco.

Pimenta lembrou que “as relações da Força Tarefa da Lava Jato com os Estados Unidos são fartamente documentadas e objeto de investigações aqui e nos EUA. 

Os Golden Boys e Sérgio Moro agiram sempre em sintonia com os interesses econômicos que sustentaram os interesses da Lava Jato”.

Alvos prioritários

Segundo ele, “a Petrobrás, a Odebrecht, a JBS e a Embraer foram os alvos prioritários e isso é facilmente comprovado e inclusive confessado pelos ‘rapazes do Dallagnol’. Os mecanismos de remuneração para o serviço prestado contra o Brasil são públicos. Bilhões pagos ilegalmente para ‘agradecer’ a colaboração dos lesa pátria. Então porque está reação da mídia corporativa diante da fala do Lula?”

“Por uma razão muito simples: assim como foram cúmplices do golpe em 64 foram cúmplices e artífices do golpe de 2016 e da perseguição odiosa ao PT e a Lula”, responde. “Deu tudo errado e essa aliança espúria pariu Bolsonaro. Calaram diante dos desmandos e crimes da Lava Jato. Silenciaram diante das atrocidades judiciais contra Lula e sentem vergonha quando são lembrados que triste papel cumpriram neste período histórico. Bom, tudo isso aconteceu e os milhares de empregos perdidos e a destruição de boa parte do parque industrial brasileiros são as provas que não nos permitem esquecer. É um debate que precisa ser feito sempre!!”, encerra. 

https://revistaforum.com.br/politica/2024/1/20/paulo-pimenta-parte-pra-cima-da-midia-cumplices-da-perseguio-odiosa-ao-pt-152553.html


Pesquisa Nós e as Desigualdades

 Precisamos falar sobre desigualdades no Brasil. Somos um dos países mais desiguais do mundo, com gigantesco abismo entre ricos e pobres, e esses níveis extremos de desigualdades são incompatíveis com uma sociedade democrática. Nossos relatórios anuais com dados, indicadores e reflexões sobre as desigualdades de renda, raça e gênero no Brasil têm como objetivo contribuir com o debate público, apontando os principais problemas e pensando as melhores e mais eficientes soluções.

Inmet divulga alerta laranja para tempestades em 11 estados brasileiros - ICL Notícias

 20 de janeiro de 2024

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para chuvas intensas e tempestades. Os temporais devem atingir, ainda hoje, onze estados. O órgão utiliza três tipos de alerta: amarelo — perigo potencial; laranja — perigo; e vermelho — grande perigo. A informação é da Agência Brasil.

Os estados que deverão ser atingidos pelas chuvas intensas e tempestades são Santa Catarina (região norte); Paraná e São Paulo (todas as regiões); Mato Grosso do Sul (sul); Minas Gerais (sul, central e leste); Rio de Janeiro e Espírito Santo (regiões oeste); Mato Grosso (noroeste); Amazonas (sul, leste e oeste); Rondônia (nordeste) e Pará (sudoeste).

VOLUMES
Segundo o Inmet, a área mais afetada pelos maiores acumulados diários de chuva, neste sábado, deverá ser a faixa leste de São Paulo — incluindo a capital e região metropolitana — e áreas do litoral. São esperadas precipitações entre 80 mm e 100 mm.

Já no domingo, as chuvas mais volumosas deverão ocorrer entre o litoral norte paulista e áreas do sul e leste do estado — incluindo a capital e região metropolitana –, além da região serrana do Rio de Janeiro e na Zona da Mata de Minas Gerais. Poderá chover de 70 mm a 90 mm em alguns pontos.

MORTES EM SP

Em 24 horas, o Estado de São Paulo foram registrou três mortes. Uma idosa de 74 anos morreu nesta madrugada após o carro em que estava ser arrastado pelas fortes chuvas que atingiram a cidade de Sorocaba. 

https://iclnoticias.com.br/inmet-divulga-alerta-laranja-para-tempestades-em-11-estados-brasileiros/

Charges do Renato Aroeira

 Pastoreiro 



Charges do Renato Aroeira

 


https://www.brasil247.com/charges/hoje-e-dia-de-niara-yzko98uo#google_vignette

Esclareça as principais dúvidas sobre o Concurso Unificado

 Madu Toledo

 atualizado 

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem colorida de pessoa fazendo prova concurso nacional unificado - Metrópoles

O Concurso Nacional Unificado (CNU), também conhecido como “Enem dos Concursos”, teve seus editais divulgados em 10/1). A prova, prevista para ocorrer no dia 5 de maio em 220 municípios, será dividida em três etapas e, ao todo, oferece mais de 6 mil vagas de nível médio e superior para 21 diferentes órgãos públicos. De acordo com o governo, são esperados 5 milhões de candidatos.

Nesta matéria você encontra:

  • Informações sobre as inscrições e os blocos temáticos;
  • Os órgãos públicos que participam do CNU e os salários previstos para cada vaga;
  • Por onde começar a estudar;
  • E dicas dos professores.

Metrópoles conversou com o professor de direito constitucional, Douglas Oliveira, e com o professor de direito administrativo e fundador do Direção Concursos, Erick Alves, para que as principais dúvidas sobre o concurso fossem sanadas.

Inscrição e blocos temáticos

As inscrições para o Concurso Nacional Unificado começam no dia 19 de janeiro e se estendem até 9 de fevereiro. Através do site do Governo Federal, os candidatos deverão preencher formulário e anexar os documentos previstos no edital.

A taxa da inscrição para as vagas de nível médio é R$ 60, já para as de nível superior será cobrado R$ 90. Há isenção do valor para pessoas que forem beneficiárias do CadÚnico, doadoras de medula óssea, bolsistas do Prouni e pessoas financiadas pelo Fies.

Sobre candidatos que terminam o ensino superior em dezembro de 2024, o professor Erick Alves, fundador do Direção Concursos, afirma que é necessário saber que a previsão inicial de posse é para 5 de agosto.

“Sabemos que concursos públicos em geral estão sujeitos a alguns atrasos. Os cargos que possuem curso de formação demorarão mais para dar posse aos aprovados, o que pode dar um fôlego para que o interessado termine a graduação. De toda forma, conheço alguns casos de concurseiros que acertaram cronogramas especiais com instituições de ensino para conquista do diploma em tempo hábil. Converse com a sua faculdade”, aconselha o professor.

Erick ainda explica que o CNU será dividido em blocos temáticos. “O governo tentou agrupar carreiras com atuações minimamente semelhantes e agrupou em blocos temáticos. Os cargos de nível médio, por exemplo, estão todos em um único bloco, com vagas para IBGE, Funai e MAPA”, explica o professor Erick Alves.

Ao todo serão 8 blocos:

  • Bloco 1: Administração e Finanças Públicas;
  • Bloco 2: Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação;
  • Bloco 3: Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário;
  • Bloco 4: Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Bloco 5: Políticas Sociais, Justiça e Saúde;
  • Bloco 6: Trabalho e Previdência;
  • Bloco 7: Dados, Tecnologia e Informação;
  • Bloco 8: Nível Intermediário.

“O candidato deverá escolher um dos blocos temáticos e depois indicar os cargos desejados e a prioridade dentro dos oferecidos em cada bloco”, diz Douglas Oliveira, professor do Direção Concursos. Os participantes podem se inscrever para mais de uma vaga, desde que as carreiras façam parte do mesmo bloco. Cada bloco tem um edital próprio.

Caso necessário, a alteração de área deve ser feita até o final do período de inscrição, ou seja até o dia 9 de fevereiro.

Confira as vagas disponíveis em cada bloco:

Divulgação/GOV

Divulgação/GOV

Divulgação/GOV

Divulgação/GOV

Divulgação/GOV

Divulgação/GOV

Divulgação/GOV

Divulgação/GOV

Divulgação/GOV

Divulgação/GOV

Divulgação/GOV

Divulgação/GOV

Divulgação/GOV

Divulgação/GOV

Divulgação/GOV

Divulgação/GOV

https://www.metropoles.com/brasil/esclareca-as-principais-duvidas-sobre-o-concurso-unificado

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Tempo e Temperatura em São Paulo sp





TENDÊNCIA PARA

 OS PRÓXIMOS DIAS:

A propagação de uma frente fria pelo litoral paulista organiza as instabilidades sobre o Estado de São Paulo, provocando chuvas mais generalizadas.

O sábado (20) segue com sol entre nuvens e tempo abafado. As temperaturas devem variar entre mínimas de 21°C e máximas que podem superar os 27°C. A propagação de áreas de instabilidade associadas com a aproximação de uma frente fria provoca chuvas generalizadas com raios e rajadas de vento, principalmente entre a tarde e o decorrer da noite.

No domingo (21) a propagação da frente fria pelo litoral paulista mantém o tempo instável, provocando chuvas alternadas com períodos de melhoria no decorrer do dia. Os ventos passam a soprar de sul e sudeste, causando declínio das temperaturas e amenizando o calor dos últimos dias. Os termômetros devem variar entre mínimas de 20°C e máximas que não devem superar os 24°C. 

https://www.cgesp.org/v3/noticias.jsp?id=47646

Professor João Cezar Castro Rocha explica o sistema metódico de apropriação do dinheiro público

 


Ações contra Moro devem ser julgadas até semana que vem para garantir quórum


Lei eleitoral exige quórum máximo de sete julgadores para casos como a cassação de mandato, mas ao menos três magistrados do TRE-PR devem encerrar o mandato na próxima semana

Sergio Moro
Sergio Moro (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

247 O julgamento das duas ações impetradas pelo PT e pelo PL que pedem a cassação do mandato de senador do ex-juiz suspeito Sergio Moro (União Brasil-PR) devem ser julgadas até a próxima semana para garantir o quórum máximo necessário. Segundo a coluna da jornalista Malu Gaspar, de O Globo, a situação gira em torno do fim do mandato do juiz Thiago Paiva, representante da classe dos advogados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), marcado para a próxima terça-feira (23). A legislação eleitoral exige quórum máximo de sete julgadores para análise de processos como a cassação de mandato.

De acordo com a reportagem, caso não haja uma resolução antes do término do mandato de Paiva, o tribunal pode não conseguir reunir o quórum máximo exigido pela legislação eleitoral para o julgamento dessas ações. O relator das ações, o desembargador Luciano Carrasco Falavinha, ainda não liberou os processos para julgamento, mas sinalizou que o fará "em breve". 


Paiva, que ocupa uma das vagas do TRE-PR reservadas a juízes oriundos da advocacia, poderia ser substituído por dois colegas da mesma origem. Contudo, tanto José Rodrigo Sade quanto Roberto Aurichio Júnior, os possíveis substitutos, também encerram seus mandatos na próxima semana, mais especificamente no sábado (27). Se as ações não forem julgadas antes do fim dos mandatos dos substitutos de Paiva, o TRE-PR não terá o quórum necessário para discutir o caso de Sergio Moro. 

“Caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado por Moro no âmbito da Lava-Jato, nomear quem vai para a vaga de juiz titular no lugar de Thiago Paiva. Mas para isso é preciso que o TSE aprove a lista tríplice já enviada pelo TRE paranaense, que contém os nomes de Sade e Junior”, destaca um trecho da reportagem. A lista, porém, está parada no TSE, sem previsão de análise pelo plenário do tribunal.


No mês passado, o Ministério Público Eleitoral pediu a cassação de Moro e sua inelegibilidade por oito anos, alegando abuso do poder econômico nas eleições de 2022. O PT e o PL acusam Moro de caixa 2, abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação social.

https://www.brasil247.com/regionais/sul/acoes-contra-moro-devem-ser-julgadas-ate-semana-que-vem-para-garantir-quorum

No Jornal da Cultura desta sexta-feira (19), você vai ver: Pacheco confirma acordo no governo para revogar MP da reoneração; Advocacia-geral e Tribunal de Contas da União formam grupo de trabalho pra discutir fim da isenção de tributos para líderes religiosos; Diferença da média salarial entre homens e mulheres atinge 10%; Brasil registra chuvas intensas sob influência do fenômeno El Niño. …

 


Mais um: Roberto Jefferson é denunciado pela PGR por ligação com 8/1

 OUTRA VEZ...

Mais um: Roberto Jefferson é denunciado pela PGR por ligação com 8/1

Ex-deputado e líder do antigo PTB bolsonarista, que está preso por ter dado tiros de fuzil em policiais federais, tem mais um problema para sua extensa ficha 



Por Henrique Rodrigues
Escrito POLÍTICA  19/1/2024 · 18:59 hs

O ex-deputado Roberto Jefferson, que foi também presidente do antigo PTB no período em que a sigla se transformou num satélite bolsonarista, tem mais um problema judicial para lidar. Agora, ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal por vínculos com a tentativa de golpe do 8 de janeiro de 2023. Jefferson está preso desde outubro de 2022, depois de atirar com um fuzil em policiais federais que foram cumprir um mandando de busca em sua propriedade no município de Comendador Levy Gasparian, no Rio de Janeiro.

Apontado como um “elo relevante” na rede que culminou com os ataques golpistas realizados por bolsonaristas, a manifestação feita pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, diz ainda na denúncia que Jefferson tentou “fragilizar” a estrutura democrática do país fazendo uso na estrutura partidária do PTB, comandando por ele entre os anos de 2016 e 2021, período em que a legenda deu uma ruidosa guinada à extrema direita. 

“Os fatos imputados ao reu Roberto Jefferson podem ser vistos como elo relevante nessa engrenagem que resultou nos atos violentos de 8 de janeiro de 2023. Essa perspectiva se fortalece na consideração de que se atribui ao réu, além de haver utilizado parte da estrutura partidaria financiada pelo erário para fragilizar as instituições da República, ter formulado publicamente túrpidos ataques verbais contra instituições centrais da República democrática, num esforço que a visão deste momento permite situar como estratégia dirigida a fomentar movimento de rompimento condenável da ordem política”, cita o PGR em sua denúncia apresentada ao STF.

Engana-se quem pensa que estes são os dois únicos processos por crimes graves aos quais responde o ex-líder do PTB. Jefferson é ainda réu no Supremo por incitar crimes contra a segurança nacional, calúnia e homofobia. 

https://revistaforum.com.br/politica/2024/1/19/mais-um-roberto-jefferson-denunciado-pela-pgr-por-ligao-com-81-152531.html

Certificado de vacinação de Bolsonaro é falso, conclui CGU

 Investigação começou a partir de um pedido à Lei de Acesso à Informação (LAI)

 19 de janeiro de 2024

Uma investigação da Controladoria Geral da União (CGU) concluiu que é falso o registro de imunização contra a Covid-19 que consta do cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro. A investigação originou-se de um pedido à Lei de Acesso à Informação (LAI) formulado no fim de 2022.

Os dados atuais do Ministério da Saúde, que aparecem no cartão de vacinação, apontam que o ex-presidente se vacinou em 19 de julho de 2021 na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Peruche, na zona norte de São Paulo. A CGU, no entanto, constatou que Bolsonaro não estava na capital paulista nessa data, e que o lote de vacinação que consta no sistema do Ministério da Saúde não estava disponível naquela data na UBS onde teria ocorrido a imunização.

Segundo registros da Força Aérea Brasileira (FAB), o ex-presidente voou de São Paulo para Brasília um dia antes da suposta vacinação e não fez nenhum outro voo até pelo menos 22 de julho de 2021. Os auditores também tomaram depoimentos de funcionários da UBS, que afirmaram não terem visto Bolsonaro no local na data informada e negaram ter recebido pedidos para registrar a imunização.

Entre as pessoas ouvidas, estava a enfermeira indicada no cartão de vacinação. A funcionária não apenas negou o procedimento, como comprovou, por meio de documentos, não trabalhar mais na UBS na data que consta nos registros do Ministério da Saúde. Os auditores da CGU também verificaram os livros físicos mantidos pela UBS para registro da vacinação da população e não encontraram a presença do ex-presidente no local em 19 de julho de 2021.

FRAUDE ESTADUAL

A CGU concluiu que a fraude ocorreu no sistema estadual. Segundo as investigações, todos os funcionários da UBS dividiam o mesmo login e senha do sistema VaciVida, mantido pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Como não foi possível encontrar um agente público responsável, a CGU recomendou o arquivamento do caso, mas enviará os resultados das investigações às autoridades do estado e do município de São Paulo para a adoção das providências cabíveis.

A Controladoria informou ter feito diligência no Ministério da Saúde e confirmado a segurança do sistema mantido pela pasta para recebimento das informações enviadas pelos estados e pelos municípios, com a impossibilidade de os dados terem sido inseridos em nível federal. Os auditores não encontraram suspeitas que algum servidor público federal tenha alterado os dados.

OUTROS REGISTROS

Esse não foi o primeiro cadastro de vacinação contra a Covid-19 atribuído a Bolsonaro. Outros dois registros, que teriam ocorrido em Duque de Caxias (RJ), foram efetuados por agentes municipais e cancelados antes da investigação da CGU. As suspeitas de um esquema de fraude em cartões de vacinação, que envolveria um secretário municipal, levaram à Operação Venire da Polícia Federal, que resultou na prisão do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República em maio do ano passado.

Na época da prisão de Mauro Cid, a defesa de Bolsonaro afirmou não haver provas suficientes de envolvimento direto do ex-presidente no caso. Em depoimento à Polícia Federal em maio do ano passado, Bolsonaro afirmou estar à disposição da Justiça e negou ter fornecido quaisquer orientações a subordinados para mudar seus registros de vacinação.

Com informações da Agência Brasil

https://iclnoticias.com.br/certificado-de-vacinacao-de-bolsonaro-e-falso-conclui-cgu/

Sisu: inscrições para 1ª edição de 2024 começam na segunda-feira

 São 264 mil vagas em cursos de graduação de 127 instituições públicas 

19 de janeiro de 2024

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024 começarão na próxima segunda-feira (22) e poderão ser realizadas até 23h59 de 25 de janeiro.

Este processo seletivo oferta vagas em cursos de graduação, em todo o Brasil, disponibilizadas por instituições públicas de educação superior participantes do sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), como universidades e faculdades. O Sisu também disponibiliza vagas pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Ao todo, nesta primeira edição do Sisu 2024, serão disponibilizadas 264.360 vagas, em 127 instituições pública de educação superior participantes do programa, nos níveis federal, estadual e municipal. A lista com o número de vagas do Sisu 2024 por instituição pode ser conferida no site.

INSCRIÇÕES
Para concorrer a uma vaga no curso escolhido, o candidato deverá fazer a inscrição gratuitamente diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com login e senha para acesso ao portal Gov.br do governo federal.

Podem se inscrever eletronicamente todos que participaram da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que obtiveram nota na prova de redação maior do que zero.

O sistema do Sisu fará a seleção dos estudantes com base na nota obtida na última edição do exame, até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

Os participantes do Enem na condição de treineiro (que ainda não finalizaram o ensino médio no ano do exame) não podem utilizar suas notas para ingressar na universidade.

No ato da inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil e escolhe até duas opções de curso, entre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de escolha durante todo o período de inscrições. Mas, a inscrição válida será a última registrada no sistema.

VAGAS
A maioria das vagas ofertadas é de instituições federais (universidades e institutos). Nesta primeira edição de 2024 do Sisu, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a que mais oferece vagas (9.240 vagas). Em seguida, estão a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 7.750 oportunidades.

Entre as instituições públicas estaduais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem o maior número de vagas, com quase 6 mil vagas. O segundo lugar ficou com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com 4.215; e o terceiro, com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que oferecerá 2.610.

A única instituição municipal de educação superior participante do programa é a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama), no Paraná, com 86 vagas.

REDE FEDERAL
Em 2024, o Sisu teve a adesão de 29 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Dom Pedro II, que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Na oferta vagas em cursos de graduação, se destacam o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com 5.520 vagas; do Ceará (IFCE), com 5.342; e da Paraíba (IFPB), 3.290.

Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

CRONOGRAMA
De acordo com o MEC, o resultado da chamada regular dos inscritos no Sisu 1/2024 será divulgado pelo Ministério da Educação em 30 de janeiro.

No dia seguinte (1º/2) até 7 de fevereiro, os selecionados deverão realizar as matrículas nas respectivas instituições com a apresentação da documentação necessária.

E o prazo para participar da lista de espera do no Sisu 1/2024 será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

https://iclnoticias.com.br/sisu-inscricoes-para-1a-edicao-de-2024-comecam-na-segunda-feira/

Japão faz pouso na Lua e se torna o quinto país do mundo a conquistar feito

 

Japão faz pouso na Lua e se torna o quinto país do mundo a conquistar feito

Agência de Exploração Aeroespacial considerou a missão 'bem-sucedida'


19 de janeiro de 2024

O Japão acaba de se tornar o quinto país do mundo a pousar na Lua — até então, apenas Estados Unidos, a antiga União Soviética, China e Índia haviam pousado no satélite da Terra.

A sonda não-tripulada SLIM — modulo de pouso inteligente para investigar a Lua — fez a alunissagem — pouso lunar — por volta das 12h20, horário de Brasília, desta sexta-feira (19).

De acordo com o diretor do Instituto de Ciências Espaciais e Astronáuticas da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa), Hitoshi Kuninaka, o pouso foi considerado “bem-sucedido”.

“A espaçonave enviou dados de telemetria, o que significa que a maioria dos equipamentos a bordo está operando”, destacou Kuninaka.

A sonda, no entanto, apresenta problemas. Apesar de estar se comunicando com a Terra, os painéis solares não estão gerando eletricidade e dependem da carga das baterias, que devem durar apenas algumas horas.

Batizado de Moon Sniper (Atirador Lunar), o módulo foi desenvolvido com o objetivo de ser capaz de realizar o “pouso mais preciso” já realizado. 

O Japão tem grandes expectativas sobre a avaliação do SLIM que determina a capacidade de realizar um pouso de alta performance na Lua. O prazo para o resultado leva por volta de um mês, diz Jaxa.

PRECISÃO

O pouso estava planejado para a cratera Shioli, próxima ao equador lunar, e teve uma precisão de alunissagem de apenas 100 metros de diâmetro, uma conquista que supera os métodos convencionais que têm uma margem de apenas dezenas de quilômetros.

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) expressou a expectativa de que o sucesso da missão representaria a transição de uma era de “aterrissar onde pudermos” para uma era de “aterrissar onde quisermos” em futuras explorações lunares.

O feito, se confirmado, destacará a habilidade do Japão em realizar pousos precisos em locais estratégicos, possibilitando uma exploração mais eficiente e focada em áreas específicas.

SLIM

O SLIM, conhecido pelo seu tamanho compacto, tem aproximadamente 1,7 metro de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,4 metros de altura. O nome SLIM é um acrônimo em inglês que reflete sua característica magra.

Durante a descida, o módulo utilizou seus “olhos inteligentes”, um sistema equipado com algoritmos, imagens e mapas pré-carregados, permitindo a determinação precisa de sua localização acima da superfície lunar. Essa precisão foi crucial, considerando o terreno inclinado e a necessidade de evitar obstáculos, como rochas, durante o pouso.

Após a aterrissagem bem-sucedida, o SLIM desacoplará dois mini-robôs: um veículo saltador do tamanho de um forno de micro-ondas e um rover do tamanho de uma bola de beisebol.

Desenvolvidos em colaboração com a empresa de tecnologia Sony, esses dispositivos terão a tarefa de capturar imagens do módulo, proporcionando um estudo da superfície lunar.

CORRIDA ESPACIAL

O Japão recentemente se uniu à corrida espacial lunar. No entanto, essa não foi a primeira tentativa do país de chegar ao satélite natural. No ano passado, uma sonda da empresa japonesa Ispace tentou uma alunissagem, mas perdeu a comunicação minutos antes de concluir a missão.

Caso bem-sucedida, a Ispace teria se tornado a primeira empresa privada a pousar uma sonda na Lua, mas o feito ainda não foi alcançado. Outras nações também estão na corrida lunar, como a Índia, que obteve sucesso em sua tentativa em 2023. Os Estados Unidos, por meio do módulo Peregrine, também buscaram um pouso suave na Lua em 2024, embora tenham enfrentado desafios técnicos.

Essa competição tem como motivação facilitar o acesso aos recursos naturais e científicos que orbitam a 384.400 km de distância da Terra. O polo sul da Lua é particularmente visado, pois possui crateras permanentemente na sombra, onde as temperaturas extremamente baixas possibilitam a acumulação estável de gelo de água ao longo do tempo.

A Nasa já confirmou a presença de água, em estado sólido e líquido, nas partes iluminadas e sombreadas da Lua. A origem dessa água ainda intriga os cientistas, com teorias que incluem impactos de cometas antigos, micrometeoritos gelados e interações com o vento solar.

A existência de gelo lunar em quantidades significativas tem implicações importantes. Além de ser uma potencial fonte de água potável para futuras explorações, o gelo poderia ser decomposto para produzir hidrogênio como combustível e oxigênio para respiração, apoiando missões espaciais mais ambiciosas, como a exploração de Marte e a mineração lunar.

A corrida lunar não só apresenta uma nova etapa crucial na exploração espacial, mas também oferece uma oportunidade  para testar ferramentas, equipamentos e tecnologias que serão cruciais em futuras missões tripuladas, como as metas do programa Artemis, dos Estados Unidos, que almejam a exploração humana de Marte no futuro.

https://iclnoticias.com.br/japao-faz-pouso-na-lua-e-se-torna-o-quinto-pais-do-mundo-a-conquistar-feito/

Advogado abandona defesa de Moro, alvo de ações que pedem sua cassação


Ações do PT e PL correm no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR)

Charges do Renato Aroeira

 




























h

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

  agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page