AS INFORMAÇÔES MAIS RELEVANTES DO BRASIL E DO MUNDO. HÁ 14 ANOS, JUNTO COM VOCÊ DO ALTO TIETÊ
Pesquisar este blog
sábado, 22 de abril de 2023
Os alvos de Bolsonaro e Lula na CPMI do 8 de janeiro
| Metrópoles
Jair Bolsonaro e Lula já definiram seus alvos prioritários na CPMI dos atos antidemocráticos. A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito será instalada no Congresso na próxima quarta-feira (26/4).
A estratégia dos bolsonaristas é centrar fogo em Flávio Dino. A suposta omissão do ministro da Justiça, avaliam, é a chave para responsabilizar Lula e isentar Bolsonaro de culpa.
Já os governistas atuarão com foco em Anderson Torres, ministro da Justiça na gestão de Bolsonaro. Eles acreditam que mensagens e ligações no celular de Torres colocarão as digitais do ex-presidente nas invasões aos Três Poderes.
https://www.metropoles.com/colunas/paulo-cappelli/os-alvos-de-bolsonaro-e-lula-na-cpmi-do-8-de-janeiro
"Não devemos relacionar qualquer tipo de violência a pessoas com deficiência", diz Lula
"Gostaria de pedir desculpas sobre uma fala que fiz na semana passada, durante reunião sobre violência nas escolas", escreveu Lula, em suas redes sociais
22 de abril de 2023, 18:24 h

247 - O presidente Lula publicou uma sequência de tuítes em suas redes sociais, para tratar da repercussão de sua fala acerca do público PcD intelectual, pessoas com deficiência intelectual.
Na última quarta-feira (19), Lula reuniu ministros e governadores para discutir a pauta da violência nas escolas. Na ocasião, o presidente afirmou que "pessoas com deficiência mental têm um problema de desequilíbrio de parafuso".
"Não devemos relacionar qualquer tipo de violência a pessoas com deficiência ou pessoas que tenham questões de saúde mental. Não vamos mais reproduzir esse estereótipo. Tanto eu quanto nosso governo estamos abertos ao diálogo", destacou Lula.
Ele iniciou as postagens destacando que entre os acordos assinados em sua visita a Portugal, está a criação de mecanismos para o intercâmbio de boas práticas na promoção e defesa dos direitos de pessoas com deficiência, para Brasil e Portugal atuarem juntos na promoção de mais direitos para a população PCD.
"Destaco esse acordo também pois gostaria de pedir desculpas sobre uma fala que fiz na semana passada, durante reunião sobre violência nas escolas. Conversei e ouvi muitas pessoas nos últimos dias e não tenho vergonha de assumir que sigo aprendendo e buscando evoluir", escreveu Lula, se retratando.
E segue: "É por isso que quero me retratar com toda a comunidade de pessoas com deficiência intelectual, com pessoas com questões relacionadas à saúde mental e com todos que foram atingidos de alguma maneira por minha fala".
"Como presidente de um país com uma grande parcela da população de PCDs, estou disposto a aprender e fazer o possível para que todos se sintam incluídos e respeitados. É assim que avançamos enquanto pessoas, país e sociedade", conclui.
https://www.brasil247.com/brasil/nao-devemos-relacionar-qualquer-tipo-de-violencia-a-pessoas-com-deficiencia-diz-lula
"Governo não vai aparelhar a CPMI", afirma Rogério Marinho - Congresso em Foco
IARA LEMOS
22.04.2023
Antes mesmo de ser instalada oficialmente, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos golpistas de 8 de janeiro já deflagrou uma disputa acirrada entre governo e oposição na busca pelos principais cargos do colegiado. A oposição, que foi a principal articuladora do pedido da CPMI, promete não abrir mão de ter a relatoria do colegiado, considerado o cargo mais importante.
“A CPMI está consolidada e agora o governo agora vai tentar aparelhar e controlar a comissão. Não irá conseguir”, enfatizou ao Congresso em Foco o líder da Oposição no Senado, senador Rogério Marinho (PL-RN).
A sessão do Congresso para a instalação do colegiado está marcada para ocorrer na próxima quarta-feira (26). Só após é que serão escolhidos os parlamentares que irão compor a estrutura do colegiado, divididos entre Câmara e Senado. As duas casas também se dividem entre os cargos mais importantes, que são a presidência e a relatoria. Nos bastidores, os parlamentares da oposição já admitem abrir mão da presidência, mas não da relatoria.
Essa, os opositores do governo Lula não querem perder a chance de comandar, ainda mais depois que o governo se viu obrigado a aceitar a instalação do colegiado. A mudança de postura do governo ocorreu que o general Gonçalves Dias deixou o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), diante do vazamento de gravações das câmeras de segurança do Palácio do Planalto, que revelaram ele e outros oficiais do GSI circulando pelo prédio em meio à invasão, e interagindo com os golpistas.
O ministro era encarregado de orientar a segurança do presidente da República e responsável por chefiar o serviço de inteligência. Diante da tensão gerada com o vazamento das imagens, o próprio governo mudou o tom e passou a defender a instalação da CPMI, cujos aliados trabalhavam até o começo da semana para a retirada das assinaturas.
“Os fatos são muito fortes e irão aparecer mais”, disse Marinho, que complementou: “Ficou impossível deter a instalação. Por isso a mudança do discurso”.
Dentro da CPMI, quando formada, a estratégia trabalhada pelo governo é de indicar quadros que atuarão de forma exclusiva nas investigações, formando juntos uma “tropa de choque” governista. O núcleo dessa equipe será o antigo G7, como ficou conhecido o grupo majoritário na pandemia da covid-19. “
Nós vamos com muita energia para essa CPMI. Estamos separando os melhores quadros para estar lá. No Senado, já temos uma turma com Renan Calheiros, Randolfe Rodrigues, Humberto Costa, Omar Aziz. Vamos preparar os melhores”, disse o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), em nome da bancada governista no Congresso Nacional.
https://congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso-nacional/governo-nao-vai-aparelhar-a-cpmi-afirma-rogerio-marinho/
Chico Alves - CPMI e Anderson Torres aumentam chances de Bolsonaro parar na cadeia
Chico Alves
Colunista do UOL
22/04/2023
Durante os quatro anos que passou na Presidência, Jair Bolsonaro cometeu uma extensa coleção de barbaridades que já o teria encaminhado para o xilindró, não fosse o Brasil um país tão afeito à conciliação.
Campanha contra a vacinação em plena pandemia de covid-19, abandono de indígenas a uma condição crítica de saúde, apoio a bandidos que desmatam a Amazônia, uso do cargo para tentar descredibilizar o processo eleitoral, além do incentivo e coordenação do golpismo são apenas alguns itens dessa antologia de crimes.
Terminado o mandato de Bolsonaro, a apuração de suas infâmias ficou a cargo do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Polícia Federal, que fazem um trabalho lento e discreto, que somente em momentos cruciais chega ao conhecimento da imprensa.
Beneficiado pelo passar do tempo, o ex-presidente e seus apoiadores consideravam cada vez mais remota a possibilidade de que ele fosse preso.
Já contabilizavam como certa a pena de inelegibilidade e comemoravam. Afinal, não é nada desprezível a força de Bolsonaro para transferir votos ao candidato que escolher.
Até mesmo o governo Lula estava conformado com esse roteiro.
Após a depredação das sedes dos poderes da República, no dia 8 de janeiro, alguns aliados do petista sugeriram a criação de uma CPI para investigar quem organizou e financiou os golpistas.
A ideia não prosperou.
A ordem era tratar de política e realizações e deixar com o STF o teor criminal da gestão Bolsonaro.
Nos últimos dias, porém, a trama tomou outro rumo.
A ideia maluca da oposição bolsonarista de criar CPMI para investigar uma suposta omissão do governo nos ataques de 8 de janeiro — na verdade, uma tentativa de inverter a culpa, diante da péssima repercussão que a depredação golpista teve até entre os eleitores da direita —, recebeu o reforço do vídeo divulgado pela CNN Brasil, com imagens internas do Palácio do Planalto no dia da invasão.
As cenas em que o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, aparece perdido entre os golpistas e a estranha cordialidade com que seus funcionários trataram os invasores tiveram efeito explosivo.
Com a repercussão, Dias pediu demissão e deixou aos bolsonaristas os argumentos que precisavam para criar uma crise com potencial de abalar o governo.
Porém, a reação dos governistas foi rápida — e acertada.
Passaram a apoiar a criação da CPMI e vão brigar para dominá-la.
Se realmente conseguirem, planejam mudar radicalmente o foco imaginado pela oposição: pretendem detalhar todos os movimentos do ex-presidente e seus apoiadores que motivaram os golpistas a invadirem as sedes dos Três Poderes.
Nesse caso, o potencial de catalisar a opinião pública que é característico de uma CPMI como essa seria usado para explorar em detalhes as seguidas agressões de Bolsonaro e seu grupo à democracia, culminando no 8 de janeiro.
Uma conjunção astral fez com que um novo depoimento de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro e parceiro do ex-presidente em quase todos os seus gestos contra as instituições democráticas, fosse marcado para segunda-feira (24).
Dessa vez, em condições bem mais desfavoráveis que os anteriores.
Abatido, deprimido, cada vez mais inconformado com a prisão, Torres cedeu à PF a senha da nuvem do celular que providencialmente havia "perdido" nos Estados Unidos.
A expectativa é de que informações comprometedoras para Bolsonaro venham à tona.
O conteúdo a ser revelado e o novo depoimento do ex-ministro bolsonarista poderão dar subsídios ainda mais contundentes à investigação policial.
Se o governo conseguir o domínio da CPMI, terá uma rica matéria-prima para destrinchar no Congresso, sob a atenção de grande audiência.
Assim, a possibilidade de Bolsonaro parar na cadeia ficaria bem menos distante.
A comoção criada por uma investigação parlamentar pode pavimentar o caminho do ex-presidente até à cela.
Os próximos dias serão decisivos para sabermos se as peças desse quebra-cabeças, que parecia tão favorável à oposição, formaram uma cena em que os bolsonaristas se arrependam profundamente de terem sugerido uma CPMI.
Se é que já não se arrependeram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2023/04/22/cpmi-e-anderson-torres-aumentam-chances-de-bolsonaro-parar-na-cadeia.htm
'Suplício' de Anderson Torres apavora Bolsonaro
Josias de Souza -
Colunista do UOL
A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes de manter Anderson Torres na prisão não inquietou apenas o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro.
O despacho deixou alvoroçados também o ex-chefe do preso e alguns dos seus operadores políticos.
Em privado, Bolsonaro disse a aliados estar convencido de que Moraes, seu antigo desafeto, prolonga o "suplício" de Torres para forçar o ex-auxiliar a incriminá-lo nos inquéritos sobre o 8 de janeiro.
Formulado pela defesa de Anderson Torres, o pedido de liberdade foi endossado por um parecer favorável da Procuradoria-Geral da República.
Em seu despacho, divulgado na quinta-feira, Alexandre de Moraes justificou o indeferimento com argumentos ácidos. Mencionou, por exemplo, os "fortes indícios" da ligação de Anderson Torres com a "minuta do golpe", documento apreendido pela Polícia Federal num armário da casa do investigado.
Moraes citou a operação realizada pela Polícia Rodoviária Federal para tentar bloquear o acesso de eleitores às urnas no segundo turno das eleições presidenciais.
Classificou a ação executada durante a gestão de Anderson Torres na pasta da Justiça como uma "operação golpista" urdida "para tentar subverter a legítima participação popular".
Referindo-se à fase em que Anderson Torres chefiava a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Moraes também realçou o que chamou de "conduta omissiva" do investigado em relação ao acampamento de bolsonaristas na frente do Quartel-General do Exército. Para o magistrado, a omissão de Torres potencializou o '"risco" que "culminou nos fatídicos atos do dia 8 de janeiro".
Nesse trecho, Moraes citou o "possível envolvimento" de Anderson Torres "na autorização para mais de cem ônibus dirigirem-se ao Setor Militar Urbano [de Brasília] e prepararem-se para a prática dos atos criminosos".
Por ordem de Moraes, a Polícia Federal intimou Anderson Torres para prestar novo depoimento nesta segunda-feira.
Será a terceira inquirição do preso.
Ocorrerá 72 horas antes do interrogatório do próprio Bolsonaro, marcado para a próxima quarta-feira.
Em avaliação compartilhada com seus aliados, Bolsonaro insinuou que a proximidade não é casual.
Acha que o encadeamento de datas visa "arrancar" de Anderson Torres informações que, eventualmente, poderiam ser usadas pela Polícia Federal como munição para o seu interrogatório.
Para Bolsonaro, Moraes estaria mimetizando no caso de Anderson Torres um comportamento análogo ao que foi imputado pelo próprio Supremo à antiga força-tarefa da Lava Jato.
Nessa versão, Moraes prolongaria a prisão de Torres com o objetivo de obter dele um comportamento colaborativo.
Alexandre de Moraes, como que antevendo o veneno bolsonarista, providenciou uma vacina.
Anotou na ordem expedida à Polícia Federal que o ex-ministro de Bolsonaro será ouvido dessa vez na condição de "declarante", não de investigado.
O ministro anotou que "a obrigação de comparecimento e a exigência de prestar seu depoimento como declarante não significa possibilidade de coação direta ou indireta para obtenção de uma confissão ou assunção de responsabilidade, quebrando-se a necessária 'participação voluntária' na produção probatória".
Acrescentou que o interrogado tem o "direito ao silêncio e a garantia de não autoincriminação, se instado a responder a perguntas cujas respostas possam resultar em seu prejuízo".
Ecoando Bolsonaro, um integrante da Executiva nacional do PL, o partido do capitão, disse ter estranhado a "sintonia" entre os movimentos de Alexandre de Moraes e do ministro da Justiça, Flávio Dino.
Referia-se à entrevista na qual Dino esmiuçou, na quinta-feira, dados sobre os bloqueios promovidos Polícia Rodoviária Federal no segundo turno de 2022.
Num momento em que Moraes indeferiu o pedido de liberdade de Anderson Torres e ordenou um novo interrogatório, Flávio Dino achegou-se aos refletores para declarar: "Tivemos vários dados que convergem em relação àquilo que muitos noticiaram. Temos comprovação empírica agora pela PRF, no sentido de que houve um desvio de padrão em relação à atuação rotineira, ordinária, à atuação normal da PRF."
De acordo com o levantamento divulgado por Dino, a região Nordeste, onde Lula foi mais votado, concentrou praticamente a metade (46,5%) de todos os ônibus fiscalizados pela Polícia Rodoviária Federal no segundo turno da disputa presidencial.
No dia 30 de outubro do ano passado, 324 ônibus foram "fiscalizados" pela PRF na região Nordeste. Bem mais do que no Centro-Oeste (152), no Sudeste (79), no Norte (76) e no Sul (65).
Sob Bolsonaro, o governo havia reservado R$ 3,6 milhões para financiar as operações da PRF nos dois turnos da eleição.
Graças à intensificação das fiscalizações no segundo turno, fase em que o número de candidatos é menor e o fluxo de eleitores inferior, gastou-se muito mais: R$ 7 milhões.
A Polícia Federal descobriu que, por ordem de Anderson Torres, a pasta da Justiça mapeou, entre o primeiro e o segundo turno, as localidades onde Lula recebeu mais votos na primeira rodada da disputa.
Coube à então diretora de inteligência do ministério, Marília Alencar, coordenar o levantamento que norteou os bloqueios feitos pela PRF no segundo turno.
Foi graças a esse conjunto de dados que Alexandre de Moraes avançou na análise do mérito da atuação da PRF, classificando o trabalho como "operação golpista", planejada "para tentar subverter a legítima participação popular".
Dissemina-se no Supremo a percepção de que Anderson Torres apenas seguiu ordens de Bolsonaro.
Daí o receio do capitão de que a Polícia Federal use o ex-ministro da Justiça como degrau para chegar ao seu pescoço.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
https://noticias.uol.com.br/colunas/josias-de-souza/2023/04/22/suplicio-de-anderson-torres-apavora-bolsonaro.htm
Josias de Souza - Caso das imagens do Planalto expõe falhas da investigação sobre o 8/1
O interesse tardio pelas imagens captadas pelo circuito interno de filmagens do Palácio do Planalto expõe uma incômoda evidência: os responsáveis pela condução dos inquéritos sobre o 8 de janeiro falharam clamorosamente.
Por que só agora?, eis a pergunta que a Polícia Federal, a Presidência da República e, no limite, até o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes precisam responder.
No depoimento de quase cinco horas que prestou à Polícia Federal, o general Gonçalves Dias declarou que entregou, sem cortes, todas as imagens registradas pelas câmeras de segurança do circuito interno do Planalto às "instituições de Estado". A própria PF, seguindo ordens de Moraes, recolhera as gravações na noite do quebra-quebra. Já la se vão mais de 100 dias. A interrogação ressoa: Por que só agora?
O súbito interesse foi despertado por reportagem da CNN. A emissora expôs trechos desconhecidos das fitas. Neles, um aparvalhado Gonçalves Dias, então chefe do Gabinete de Segurança Institucional, aparece desfilando sua complacência em meio aos criminosos que destruíam o prédio que ele deveria proteger. As cenas exibem subordinados do general confraternizando com vândalos. Um deles, o major José Eduardo Natale de Paula Pereira, dá uma garrafinha d'água a um invasor.
Gonçalves Dias foi inquirido nesta sexta-feira, em pleno feriado, por ordem de Alexandre de Moraes. O ministro tinha pressa. Fixara na quarta-feira, mesmo dia em que Gonçalves Dias foi exonerado da chefia do GSI, um prazo de 48 horas para a realização do interrogatório. As indagações retinem: Por que só agora? Por que os investigadores não assistiram às imagens que constavam dos autos? Por que Moraes, relator dos inquéritos, não notou que as investigações corriam sem ocorrer?
Em 12 de janeiro, quatro dias depois da intentona bolsonarista, Lula declarou que assistiria a todas as imagens, pois estava convencido de que os responsáveis pela segurança do Planalto foram coniventes com os invasores. "A porta do Planalto foi aberta para essa gente entrar", afirmou o presidente na ocasião. Na última quinta-feira, em entrevista à GloboNews, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, soou constrangedoramente contraditório.
Pimenta disse que as imagens assistidas por Lula não continham as cenas que escancaram a inoperância de Gonçalves Dias e a confraternização dos membros da equipe do general com os invasores. Segundo Pimenta, Lula chegou a perguntar, na semana da invasão, "sobre as imagens daquela câmera que fica voltada para a entrada da área do gabinete presidencial." Foi informado de que as filmagens não existiam. "Essas imagens ele não conhecia", sustentou Pimenta. Especulou-se que a câmera estaria quebrada. Mas essa versão foi pulverizada pelo noticiário.
Num esforço para blindar GDias, como o amigo de duas décadas de Lula é chamado, Pimenta declarou na entrevista: "Acho que o general não sabia da existência dessas imagens." Ora, o próprio Gonçalves Dias disse no depoimento à PF que entregou às instituições de Estado a íntegra do acervo de filmagens. Ou a versão de Pimenta é inverídica ou a Presidência da República virou, sob Lula, uma sucursal da Casa da Mãe Joana.
A certa altura, Pimenta declarou, em timbre categórico, que a Polícia Federal recolheu as imagens no dia 8 de janeiro. "A PF, quando chega no dia 8, faz a cópia de todas as imagens. As imagens do inquérito estão completas. Portanto, essas imagens estão no inquérito. Eu tive o cuidado de buscar essa informação. Não há nenhuma imagem que não esteja à disposição das autoridades." Ora, por que Gonçalves Dias sonegaria ao amigo Lula as cenas fornecidas à PF?
Há no Gabinete de Segurança Institucional uma sindicância aberta para apurar os indícios de conivência que até Lula havia farejado. As perguntas saltam da conjuntura como pulgas no dorso de um cão sarnento. Quer dizer que os responsáveis pela investigação interna do Planalto, assim como Lula, não assistiram às imagens que fizeram explodir a crise? Em mais de três meses de governo ninguém alertou Lula sobre a inconveniência de manter o filmado Gonçalves Dias na poltrona de ministro?
Num despacho assinado nesta sexta-feira, Alexandre de Moraes deu prazo de 48 horas para que Ricardo Capelli, ministro interino e interventor do GSI, envie ao Supremo cópia da sindicância do Planalto. Na decisão, Moraes ordenou também a Capelli que entregue à Suprema Corte, no mesmo prazo, "todo material existente" do circuito de câmeras da Presidência referente ao dia 8 de janeiro.
Ora, no dia do quebra-quebra Moraes já havia determinado à PF que recolhesse "todas as imagens das câmeras do Distrito Federal que possam auxiliar no reconhecimento facial" dos envolvidos na intentona bolsonarista. Numa evidência de que uma colônia de pulgas instalou-se no dorso de sua orelha, Moraes havia determinado à Polícia Federal, na última quarta-feira, que informasse se sua ordem foi cumprida "integralmente".
Moraes indagou especificamente se as gravações à disposição da PF incluem os trechos levados ao ar na reportagem da CNN. Perguntou também aos responsáveis pelo inquérito se foram realizados laudos periciais "e quais as providências tomadas". Por que só agora?
Exibindo uma produtividade inusual para um feriado, Alexandre de Moraes quebrou nesta sexta-feira o sigilo das imagens que registraram o quebra-quebra dentro do Planalto. Em fevereiro, ainda sob o comando do general Gonçalves Dias, o GSI havia imposto sigilo de cinco anos. Alegou que a divulgação das gravações colocaria em risco a segurança das instalações da Presidência. As mesmas instalações que ele não foi capaz de proteger em 8 de janeiro. Hoje, sabe-se o que o general queria esconder.
Moraes anotou na sua decisão que "à consagração constitucional de publicidade e transparência corresponde a obrigatoriedade de o Estado fornecer as informações necessárias à sociedade." O ministro realçou que "inexiste sigilo das imagens, com base na Lei de Acesso à Informação, sobretudo por serem absolutamente necessárias à tutela jurisdicional dos Direitos Fundamentais, ao Regime Democrático e Republicano, que foram covardemente desrespeitados no ataque criminoso à nossa Democracia, no dia 8 de janeiro de 2023".
Ricardo Capelli, o interventor do GSI, enviou para Alexandre de Moraes os nomes dos servidores pilhados nas cenas divulgadas pela CNN em flagrantes de inação ou confraternização com os invasores do Planalto. O ministro do Supremo ficou sabendo que, além do general Gonçalves Dias, aparecem nas gravações outros nove militares. São eles:
1) Major do Exército José Eduardo Natale de Paula Pereira, aquele que aparece dando água para um invasor.
2) General Carlos Feitosa Rodrigues
3) Coronel do Exército Wanderli Baptista da Silva Júnior.
4) Coronel do Exército Alexandre Santos de Amorim.
5) Coronel do Exército André Luiz Garcia Furtado.
6) Tenente-coronel do Exército Alex Marcos Barbosa Santos.
7) Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Marcus Vinicius Braz de Camargo.
8) Capitão do Exército Adilson Rodrigues da Silva.
9) Sargento da Aeronáutica Laércio da Costa Júnior.
De posse dos nomes, Alexandre de Moraes deu prazo de 48 horas para que a Polícia Federal interrogue todos os militares filmados no contrapé. De novo: por que só agora se a Polícia Federal já dispunha das imagens desde 8 de janeiro?
É benfazeja a tentativa de promover uma correção de rumos. Fica evidente, entretanto, que seria conveniente investigar a investigação. Não basta punir o bolsonarismo golpista. É preciso arrastar para dentro das sentenças condenatórias também os militares e servidores que contribuíram com o golpismo por incompetência ou cumplicidade.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
https://noticias.uol.com.br/colunas/josias-de-souza/2023/04/22/caso-das-imagens-do-planalto-expoe-falhas-da-investigacao-sobre-o-81.htm
Apavorado, Bolsonaro acusa Moraes de prolongar "suplício" de Anderson Torres para forçar delação
Moraes, do STF, decidiu manter a prisão preventiva de Anderson Torres
22 de abril de 2023, 12:45 h

247 - Jair Bolsonaro está apavorado com a crescente possibilidade de seu ex-ministro da Justiça Anderson Torres delatá-lo e expor seu papel nos atos do 8 de janeiro, quando terroristas bolsonaristas invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.
A informação é do jornalista Josias de Souza, do portal UOL.
O jornalista cita a recente decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que manteve a prisão preventiva de Torres. O despacho deixou, além de Bolsonaro, operadores políticos do ex-chefe de governo "alvoroçados", segundo o jornalista.
"Em privado, Bolsonaro disse a aliados estar convencido de que Moraes, seu antigo desafeto, prolonga o 'suplício' de Torres para forçar o ex-auxiliar a incriminá-lo nos inquéritos sobre o 8 de janeiro", escreve.
Torres foi preso em 14 de janeiro investigado por omissão durante os atos terroristas. As investigações citam ainda a 'minuta do golpe' encontrada pela Polícia Federal na casa do ex-ministro. O documento continha as instruções para decretar um "estado de defesa" na sede do Tribunal Superior Eleitoral para contestar a vitória do presidente Lula sobre Bolsonaro nas eleições presidenciais.
Em meio à pressão para uma delação de Torres, um membro do clã Bolsonaro, Eduardo, filho de Jair, chegou a dizer que o ex-ministro teria "procurado se suicidar" na prisão. Aliados do ex-chefe de governo deram início a um monitoramento do quadro emocional do ex-ministro nos últimos dias.
https://www.brasil247.com/brasil/apavorado-bolsonaro-acusa-moraes-de-prolongar-suplicio-de-anderson-torres-para-forcar-delacao
Relação de Deltan Dallagnol e Sergio Moro está estremecida, denuncia Hilde Angel
Em artigo publicado no Brasil 247, a jornalista Hildegard Angel fala que as relações de Deltan Dallagnol com Sergio Moro ficaram estremecidas
Macron articula "cúpula da paz", e Brasil vê plano de forma positiva
Jamil Chade -
Não há data marcada, nem local, nem agenda. Não existe nem sequer um consenso entre as potências ocidentais sobre o tema. Mas o presidente da França, Emmanuel Macron, tenta articular uma "cúpula da paz", na esperança de iniciar um diálogo para colocar fim à guerra na Ucrânia. O projeto, segundo diplomatas, é visto de forma positiva pelo Brasil, que também defende o estabelecimento de uma espécie de G20 com a meta de buscar soluções para o conflito.
Por meses, Macron foi considerado dentro do Palácio do Planalto como um "aliado secreto" dentro do bloco europeu. De fato, no dia seguinte à recepção fria que o projeto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na Casa Branca por Joe Biden, ainda em março, o francês foi às redes sociais saudar a insistência do Brasil em falar de paz.
Agora, a ideia da cúpula foi revelada pelo jornal Le Monde, que indica que Macron iniciou um processo de consultas com líderes internacionais, justamente para evitar que seu projeto seja alvo de ruídos ou entendido com uma ameaça contra a soberania ucraniana.
O UOL confirmou que as autoridades brasileiras estão cientes do projeto. Do lado do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, há uma disposição de debater "qualquer ideia que leve à paz". Também é visto como positivo por parte de Brasília a ideia de que Macron não quer um evento que represente a derrota da Rússia, repetindo os erros do Tratado de Versalhes.
Paris, porém, tem conduzido o processo com cuidado. Macron não quer convocar o encontro e nem ter uma data para o evento, sem que antes o projeto não esteja costurado com seus principais parceiros e, principalmente, com os ucranianos.
O temor da diplomacia francesa é a de que sejam alvos de uma sabotagem do próprio campo ocidental. Por isso, a primeira etapa está sendo a de construir um grupo favorável ao caminho proposto.
Dentro do governo brasileiro, a disposição de Macron e suas últimas intervenções deixaram negociadores moderadamente entusiasmados com a possibilidade de que haja uma voz entre os europeus que fale abertamente na busca de um outro caminho que não seja a derrota militar e política de Putin.
A notícia chega num momento em que mais de 50 aliados ucranianos se reuniram na Alemanha nesta sexta-feira para conseguir um compromisso de que esses governos continuarão a oferecer assistência militar às autoridades de Kiev. Depois de superar o inverno em uma atitude de resistência, o governo ucraniano prepara uma ofensiva militar para recuperar uma parcela do território invadido pelos russos.
Mesmo os franceses consideram que, neste momento, o tempo é ainda o do conflito militar. Mas, segundo o jornal Le Monde, Macron já mencionou a ideia de inicial um processo de dialogo ao conversar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no último dia 15 de abril.
O processo seria conduzido por "etapas", enquanto os ucranianos insistem que uma paz apenas pode começar a ser desenhada com a retirada - por força ou negociada - das tropas russas.
Para os negociadores de Paris, o projeto de uma cúpula de paz teria maior chance de prosperar entre os aliados ocidentais se Kiev estiver em uma posição de força, algo que as capitais ocidentais esperam que possa ocorrer nas próximas semanas.
Nesta sexta-feira, na reunião em uma base militar alemã, os aliados de Kiev sinalizaram com o envio de mais armas. A Polônia, por exemplo, criará um centro para atender os tanques de batalha Leopard que estão sendo enviados para a Ucrânia, disse o Ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksiy Reznikov.
"Hoje, assinamos a Carta de Intenções para o estabelecimento de um Centro de Manutenção e Serviço na Polônia para os principais tanques de batalha do Leopard 2 da Ucrânia. Ela contribuirá para o fortalecimento de nossa cooperação e das capacidades dos defensores ucranianos", disse Reznikov.
Já os Estados Unidos começarão a treinar as forças ucranianas sobre como usar e manter os tanques de Abrams nas próximas semanas.
Papel do Brasil
Diplomatas brasileiros estimam que o Brasil pode ter um papel, principalmente diante da capacidade que manteve de continuar a manter um canal de diálogo com o Kremlin. Fontes do mais alto escalão revelaram ao UOL que Moscou sinalizou que existe espaço para a diplomacia. Mas europeus e americanos terão de fazer "sua parte".
A última conversa entre Macron e Putin ocorreu em setembro de 2022, e Paris sabe que fazer chegar mensagens ao Kremlin hoje depende de vozes como a de Xi Jinping, do turco Recep Erdogan e do governo Lula. Não por acaso, os três governos foram contatados por parte de Paris.
A questão que ainda preocupa os emergentes é a persistência dos europeus e americanos e não considerar que, num plano de paz, as considerações russas terão de ser incorporadas, até mesmo para que haja um diálogo.
Também preocupa Pequim, Brasília e Ancara o fato de que americanos têm minado os esforços do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, para negociar possíveis espaços para um cessar-fogo.
Ainda no ano passado, o UOL revelou que mediadores das Nações Unidas propuseram o seguinte plano:
- Transformar a Ucrânia num país armado, mas neutro. Ou seja, Kiev poderia ter seu exército, mas sem formar parte da OTAN.
- A região de Donbass permaneceria na Ucrânia, mas um grau mais elevado de autonomia seria garantido.
- Um congelamento da crise na Crimeia, anexada por Moscou em 2014. Ou seja, não haveria um reconhecimento internacional de que a região passa a fazer parte da Rússia. Mas não haveria um questionamento sobre o fato de que, na prática, a região está controlada e administrada por Moscou.
Entre os ocidentais, porém, uma das insistências em relação ao governo Lula é de que haja uma posição clara de que não existe como equiparar a responsabilidade de ucranianos e russos na guerra, como sugeriu o presidente brasileiro.
O Itamaraty nega que esteja minimizando a dimensão da agressão russa. Mas, para as capitais europeias, o Brasil precisa ser "consistente" nesse aspecto.
Desde que assumiu, Lula tentou construir seu espaço no debate fazendo gestos a ambos os lados.
- Votou ao lado de americanos numa resolução na ONU condenando a agressão dos russos contra a Ucrânia.
- Assinou uma declaração com Biden na qual condenava a agressão russa.
- Assinou declaração conjunta com o alemão Olaf Scholz apoiando a perspectiva da Europa na guerra.
- Disse que a Rússia fez erro histórico ao invadir a Ucrânia.
- Aceitou dialogar com Zelensky
- Amorim visitará Kiev.
Mas Lula deu sinalizações aos russos quando:
Votou ao lado de Moscou numa resolução no Conselho de Segurança pedindo uma investigação sobre a explosão do gasoduto no Mar do Norte.
Recebeu o chanceler Serguei Lavrov e não rebateu a declaração do russo de que os dois países têm a mesma perspectiva sobre a guerra.
Sinalizou apoio ao plano de paz chinês
Equiparou Ucrânia e Rússia na responsabilidade pela continuação do conflito
Disse que europeus e americanos prolongam a guerra.
Sugeriu que a retomada da Crimeia fosse abandonada pelos ucranianos.
Criticou as sanções impostas contra Moscou.
Segundo o jornal Le Monde, o "caminho para a paz" foi alvo dos debates entre Macron e Xi, numa viagem que ocorreu dias antes da chegada de Lula em Pequim e que foi considerada pelo Itamaraty como positiva para os objetivos do Brasil.
Os franceses ainda receberam o assessor especial do Planalto, Celso Amorim, para uma conversa com o conselheiro diplomático de Macron, Emmanuel Bonne. O francês ainda conversou com Wang Yi, ex-chanceler chinês
Não existe uma data para a cúpula desejada por Macron. Mas um dos esforços é o de permitir que, até meados do ano, os parâmetros da reunião possam ser estabelecidos. Na esperança, entre os franceses, que os ucranianos avancem militarmente.
https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/04/22/macron-articula-cupula-da-paz-e-consulta-brasil.htm
A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.
agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...

-
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Paty Avine ♡ (@patricia_avine)
-
Charges do Renato Aroeira BOLSONARO TENTA ENGANAR Moraes e QUEBRA A CARA! https://m.youtube.com/watch?v=AJEcjQsNDLo
-
►
2025
(4738)
- ► 09/14 - 09/21 (54)
- ► 09/07 - 09/14 (144)
- ► 08/31 - 09/07 (171)
- ► 08/24 - 08/31 (145)
- ► 08/17 - 08/24 (162)
- ► 08/10 - 08/17 (186)
- ► 08/03 - 08/10 (68)
- ► 07/13 - 07/20 (134)
- ► 07/06 - 07/13 (224)
- ► 06/29 - 07/06 (190)
- ► 06/22 - 06/29 (136)
- ► 06/15 - 06/22 (174)
- ► 06/08 - 06/15 (172)
- ► 06/01 - 06/08 (193)
- ► 05/25 - 06/01 (170)
- ► 05/18 - 05/25 (119)
- ► 05/11 - 05/18 (104)
- ► 05/04 - 05/11 (124)
- ► 04/27 - 05/04 (113)
- ► 04/20 - 04/27 (109)
- ► 04/13 - 04/20 (113)
- ► 04/06 - 04/13 (120)
- ► 03/30 - 04/06 (76)
- ► 03/23 - 03/30 (127)
- ► 03/16 - 03/23 (155)
- ► 03/09 - 03/16 (143)
- ► 03/02 - 03/09 (106)
- ► 02/23 - 03/02 (128)
- ► 02/16 - 02/23 (192)
- ► 02/09 - 02/16 (134)
- ► 02/02 - 02/09 (92)
- ► 01/26 - 02/02 (117)
- ► 01/19 - 01/26 (105)
- ► 01/12 - 01/19 (147)
- ► 01/05 - 01/12 (91)
-
►
2024
(7406)
- ► 12/29 - 01/05 (122)
- ► 12/22 - 12/29 (103)
- ► 12/15 - 12/22 (103)
- ► 12/08 - 12/15 (127)
- ► 12/01 - 12/08 (65)
- ► 11/24 - 12/01 (141)
- ► 11/17 - 11/24 (220)
- ► 11/10 - 11/17 (118)
- ► 11/03 - 11/10 (123)
- ► 10/27 - 11/03 (117)
- ► 10/20 - 10/27 (109)
- ► 10/13 - 10/20 (118)
- ► 10/06 - 10/13 (141)
- ► 09/29 - 10/06 (140)
- ► 09/22 - 09/29 (85)
- ► 09/15 - 09/22 (90)
- ► 09/08 - 09/15 (158)
- ► 09/01 - 09/08 (128)
- ► 08/25 - 09/01 (111)
- ► 08/18 - 08/25 (105)
- ► 08/11 - 08/18 (155)
- ► 08/04 - 08/11 (136)
- ► 07/28 - 08/04 (160)
- ► 07/21 - 07/28 (146)
- ► 07/14 - 07/21 (104)
- ► 07/07 - 07/14 (185)
- ► 06/30 - 07/07 (116)
- ► 06/23 - 06/30 (102)
- ► 06/16 - 06/23 (75)
- ► 06/09 - 06/16 (137)
- ► 06/02 - 06/09 (110)
- ► 05/26 - 06/02 (29)
- ► 05/19 - 05/26 (126)
- ► 05/12 - 05/19 (205)
- ► 05/05 - 05/12 (142)
- ► 04/28 - 05/05 (97)
- ► 04/21 - 04/28 (123)
- ► 04/14 - 04/21 (123)
- ► 04/07 - 04/14 (142)
- ► 03/31 - 04/07 (143)
- ► 03/24 - 03/31 (165)
- ► 03/17 - 03/24 (220)
- ► 03/10 - 03/17 (232)
- ► 03/03 - 03/10 (280)
- ► 02/25 - 03/03 (226)
- ► 02/18 - 02/25 (243)
- ► 02/11 - 02/18 (192)
- ► 02/04 - 02/11 (199)
- ► 01/28 - 02/04 (203)
- ► 01/21 - 01/28 (157)
- ► 01/14 - 01/21 (173)
- ► 01/07 - 01/14 (136)
-
▼
2023
(10703)
- ► 12/31 - 01/07 (105)
- ► 12/24 - 12/31 (131)
- ► 12/17 - 12/24 (108)
- ► 12/10 - 12/17 (150)
- ► 12/03 - 12/10 (91)
- ► 11/26 - 12/03 (177)
- ► 11/19 - 11/26 (87)
- ► 11/12 - 11/19 (123)
- ► 11/05 - 11/12 (192)
- ► 10/29 - 11/05 (104)
- ► 10/22 - 10/29 (189)
- ► 10/15 - 10/22 (199)
- ► 10/08 - 10/15 (162)
- ► 10/01 - 10/08 (153)
- ► 09/24 - 10/01 (226)
- ► 09/17 - 09/24 (259)
- ► 09/10 - 09/17 (255)
- ► 09/03 - 09/10 (202)
- ► 08/27 - 09/03 (252)
- ► 08/20 - 08/27 (306)
- ► 08/13 - 08/20 (216)
- ► 08/06 - 08/13 (247)
- ► 07/30 - 08/06 (197)
- ► 07/23 - 07/30 (195)
- ► 07/16 - 07/23 (198)
- ► 07/09 - 07/16 (266)
- ► 07/02 - 07/09 (199)
- ► 06/25 - 07/02 (189)
- ► 06/18 - 06/25 (186)
- ► 06/11 - 06/18 (175)
- ► 06/04 - 06/11 (179)
- ► 05/28 - 06/04 (160)
- ► 05/21 - 05/28 (195)
- ► 05/14 - 05/21 (239)
- ► 05/07 - 05/14 (234)
- ► 04/30 - 05/07 (217)
- ► 04/23 - 04/30 (282)
-
▼
04/16 - 04/23
(192)
- Ciência diz que é possível evitar cabelos brancos
- LULA PEDE PERDÃO, BOLSONARO MISERICÓRDIA E GLOBO S...
- Em viagem à Portugal, Lula diz que Brasil quer paz...
- Charges do Miguel Paiva
- Villa: Pedido de prisão de Moro, CPI do 8/1, guerr...
- Loterias CAIXA - 22/04/2023
- Os alvos de Bolsonaro e Lula na CPMI do 8 de janeiro
- "Não devemos relacionar qualquer tipo de violência...
- "Governo não vai aparelhar a CPMI", afirma Rogério...
- Chico Alves - CPMI e Anderson Torres aumentam chan...
- Charges do Renato Aroeira
- Charges do Jota camelo 🐪
- 'Suplício' de Anderson Torres apavora Bolsonaro
- Josias de Souza - Caso das imagens do Planalto exp...
- Apavorado, Bolsonaro acusa Moraes de prolongar "su...
- Relação de Deltan Dallagnol e Sergio Moro está est...
- A defesa dramática da democracia, com Cristiano Za...
- AO VIVO | Lula participa de cúpula luso-brasileira
- Em Visita oficial a Portugal Lula faz declaração à...
- Macron articula "cúpula da paz", e Brasil vê plano...
- "Tenho dúvidas se essa CPI vai ter relevância", di...
- "Defendi a CPI pelo Senado. CPI mista produz menos...
- Bolsonaristas atravessam a rua para pisar numa cas...
- CPI do 8 de janeiro no DF intimará Anderson Torres...
- Governo quer Renan Calheiros ou Omar Aziz no coman...
- Moraes mostra à oposição que só tem um lado culpad...
- Grupo do presidente da Fiesp anuncia parceria com ...
- Queda nas vendas paralisa montadoras e faz setor d...
- Pacheco diz que arcabouço será aprovado, mas suger...
- Prêmio da Mega-Sena acumula e pode chegar a R$42 m...
- Charges do Miguel Paiva
- Celso Amorim visitará a Ucrânia a pedido de Lula
- Lenio Streck explica como Sergio Moro pode perder ...
- Parte da imprensa decidiu apontar a cumplicidade d...
- Múcio defende que GSI mude de nome, mas fique sob ...
- TORRES E JAIR NA PF! CPI VAI CONVOCAR CARLUXO!
- SpaceX confirma que acionou comando para explodir ...
- Charges do Amarildo
- Charges do Jota Camelo 🐪
- Moraes tira sigilo sobre imagens do 8 de janeiro; ...
- FGTS é do trabalhador e precisa ter correção mínim...
- Por que o depoimento de Tacla Duran é fundamental ...
- Cappelli: enviaremos ao STF o material solicitado ...
- "Nós sabemos o que vocês fizeram no verão passado!...
- OS INTERESSES EXTERNOS NA MARCHA DA CONSPIRAÇÃO
- Antes de se afastar, desembargador garantiu proteç...
- Câncer de intestino se torna mais comum em grupos ...
- Dias diz à PF que retirou extremistas de área do P...
- Moraes quebra sigilo de imagens do Planalto no dia...
- Ex-ministro do GSI Gonçalves Dias deixa a PF após ...
- Ritmo de aumento do nível do mar global dobrou, ap...
- Pedido de vista de Moraes suspende julgamento sobr...
- Petrobrás quer ampliar refinarias para aumentar pr...
- Tacla Duran pede ajuda de Dino para vir ao Brasil ...
- TCU apura indícios de ilegalidade em isenção de tr...
- Fraude nas eleições! PRF comandada por Bolsonaro f...
- Desembargador ligado a Moro que atuou na prisão de...
- Ministro diz que ocupações do MST "estressaram" re...
- Moraes determina depoimento de Anderson Torres sob...
- Lula desembarca em Lisboa com previsão de assinar ...
- Moraes nega pedido de liberdade e Anderson Torres ...
- Charges
- Alexandre de Moraes determina que PF ouça o ex-min...
- Josias de Souza / Erros de Lula forçam governo a d...
- “Vocês fizeram jornalismo”, diz Padilha à CNN sobr...
- Charges do Renato Aroeira
- Charges do Amarildo
- Charges
- Juliana Dal Piva vence intimidação de advogado Fre...
- Veja imagens sem cortes do ex-ministro do GSI nos ...
- Villa - É preciso desbolsonarizar as Forças Armada...
- REVIRAVOLTA! CPI VIRA TIRO NO PÉ! - ICL NOTÍCIAS 2...
- PowerPoint da mamata do Clã Bolsonaro
- Áudios inéditos revelam chefe da Receita pressiona...
- Reinaldo Azevedo20/04/23
- Jornalista da CNN que vazou imagens foi assessor d...
- A Biden e líderes mundiais, Lula diz que não há su...
- Alckmin se encontra com presidente da Toyota, que ...
- Shein anuncia investimento de R$ 750 milhões para ...
- Ações da PRF: ministros da Justiça e da CGU falam ...
- 'Falou em nazismo ou ameaçou escola, estamos pedin...
- Dino encaminha pedido para criação de Secretaria d...
- Moraes dá 48h para PF ouvir G. Dias sobre 8 de jan...
- Foguete da Space X explode durante tentativa de po...
- Biden anuncia US$ 500 milhões para Fundo Amazônia
- Presidente Lula na cerimônia para liberação de rec...
- Lula deve adaptar discurso sobre Ucrânia em viagem...
- Reinaldo: Lula foi o primeiro a falar em conivênci...
- Reinaldo: Dudu, o Valentão, e a volta da teoria co...
- Reinaldo: A demissão de Gonçalves Dias e a canalhi...
- Villa: CPMI dos atos transformaria Congresso em ci...
- Villa: Vídeos mostram infiltração bolsonarista no ...
- Villa: Eduardo Bolsonaro mostra seu baixo nível in...
- AS MUITAS PERGUNTAS SOBRE A QUEDA DO GENERAL DO GS...
- usuários criticam emissora e "Armação da CNN" fica...
- Josias de Souza / Planalto cai de ponta-cabeça na ...
- Ministro acusa Bolsonaro de cultuar torturador, e ...
- Santos Cruz: vídeo de Dias não prova nada; culpa d...
- STF forma maioria para tornar réus 100 denunciados...
- Eduardo Bolsonaro surta e ataca deputado do PT! Ve...
- ► 04/09 - 04/16 (237)
- ► 04/02 - 04/09 (233)
- ► 03/26 - 04/02 (192)
- ► 03/19 - 03/26 (232)
- ► 03/12 - 03/19 (252)
- ► 03/05 - 03/12 (276)
- ► 02/26 - 03/05 (195)
- ► 02/19 - 02/26 (153)
- ► 02/12 - 02/19 (184)
- ► 02/05 - 02/12 (212)
- ► 01/29 - 02/05 (249)
- ► 01/22 - 01/29 (192)
- ► 01/15 - 01/22 (281)
- ► 01/08 - 01/15 (354)
- ► 01/01 - 01/08 (224)
-
►
2022
(9720)
- ► 12/25 - 01/01 (237)
- ► 12/18 - 12/25 (191)
- ► 12/11 - 12/18 (169)
- ► 12/04 - 12/11 (207)
- ► 11/27 - 12/04 (185)
- ► 11/20 - 11/27 (162)
- ► 11/13 - 11/20 (156)
- ► 11/06 - 11/13 (201)
- ► 10/30 - 11/06 (210)
- ► 10/23 - 10/30 (280)
- ► 10/16 - 10/23 (212)
- ► 10/09 - 10/16 (158)
- ► 10/02 - 10/09 (186)
- ► 09/25 - 10/02 (231)
- ► 09/18 - 09/25 (225)
- ► 09/11 - 09/18 (219)
- ► 09/04 - 09/11 (197)
- ► 08/28 - 09/04 (176)
- ► 08/21 - 08/28 (224)
- ► 08/14 - 08/21 (194)
- ► 08/07 - 08/14 (122)
- ► 07/31 - 08/07 (181)
- ► 07/24 - 07/31 (237)
- ► 07/17 - 07/24 (229)
- ► 07/10 - 07/17 (242)
- ► 07/03 - 07/10 (242)
- ► 06/26 - 07/03 (231)
- ► 06/19 - 06/26 (217)
- ► 06/12 - 06/19 (150)
- ► 06/05 - 06/12 (157)
- ► 05/29 - 06/05 (235)
- ► 05/22 - 05/29 (171)
- ► 05/15 - 05/22 (139)
- ► 05/08 - 05/15 (185)
- ► 05/01 - 05/08 (234)
- ► 04/24 - 05/01 (213)
- ► 04/17 - 04/24 (169)
- ► 04/10 - 04/17 (214)
- ► 04/03 - 04/10 (176)
- ► 03/27 - 04/03 (173)
- ► 03/20 - 03/27 (132)
- ► 03/13 - 03/20 (122)
- ► 03/06 - 03/13 (183)
- ► 02/27 - 03/06 (127)
- ► 02/20 - 02/27 (112)
- ► 02/13 - 02/20 (155)
- ► 02/06 - 02/13 (192)
- ► 01/30 - 02/06 (164)
- ► 01/23 - 01/30 (197)
- ► 01/16 - 01/23 (128)
- ► 01/09 - 01/16 (118)
- ► 01/02 - 01/09 (153)
-
►
2021
(10481)
- ► 12/26 - 01/02 (193)
- ► 12/19 - 12/26 (187)
- ► 12/12 - 12/19 (229)
- ► 12/05 - 12/12 (124)
- ► 11/28 - 12/05 (133)
- ► 11/21 - 11/28 (87)
- ► 11/14 - 11/21 (165)
- ► 11/07 - 11/14 (197)
- ► 10/31 - 11/07 (150)
- ► 10/24 - 10/31 (165)
- ► 10/17 - 10/24 (149)
- ► 10/10 - 10/17 (171)
- ► 10/03 - 10/10 (194)
- ► 09/26 - 10/03 (138)
- ► 09/19 - 09/26 (193)
- ► 09/12 - 09/19 (139)
- ► 09/05 - 09/12 (355)
- ► 08/29 - 09/05 (275)
- ► 08/22 - 08/29 (239)
- ► 08/15 - 08/22 (277)
- ► 08/08 - 08/15 (280)
- ► 08/01 - 08/08 (192)
- ► 07/25 - 08/01 (185)
- ► 07/18 - 07/25 (227)
- ► 07/11 - 07/18 (219)
- ► 07/04 - 07/11 (217)
- ► 06/27 - 07/04 (243)
- ► 06/20 - 06/27 (229)
- ► 06/13 - 06/20 (198)
- ► 06/06 - 06/13 (208)
- ► 05/30 - 06/06 (211)
- ► 05/23 - 05/30 (233)
- ► 05/16 - 05/23 (169)
- ► 05/09 - 05/16 (182)
- ► 05/02 - 05/09 (208)
- ► 04/25 - 05/02 (214)
- ► 04/18 - 04/25 (202)
- ► 04/11 - 04/18 (188)
- ► 04/04 - 04/11 (183)
- ► 03/28 - 04/04 (262)
- ► 03/21 - 03/28 (225)
- ► 03/14 - 03/21 (261)
- ► 03/07 - 03/14 (181)
- ► 02/28 - 03/07 (198)
- ► 02/21 - 02/28 (183)
- ► 02/14 - 02/21 (169)
- ► 02/07 - 02/14 (137)
- ► 01/31 - 02/07 (201)
- ► 01/24 - 01/31 (243)
- ► 01/17 - 01/24 (284)
- ► 01/10 - 01/17 (232)
- ► 01/03 - 01/10 (157)
-
►
2020
(4662)
- ► 12/27 - 01/03 (116)
- ► 12/20 - 12/27 (141)
- ► 12/13 - 12/20 (190)
- ► 12/06 - 12/13 (149)
- ► 11/29 - 12/06 (115)
- ► 11/22 - 11/29 (159)
- ► 11/15 - 11/22 (148)
- ► 11/08 - 11/15 (143)
- ► 11/01 - 11/08 (100)
- ► 10/25 - 11/01 (122)
- ► 10/18 - 10/25 (119)
- ► 10/11 - 10/18 (129)
- ► 10/04 - 10/11 (87)
- ► 09/27 - 10/04 (116)
- ► 09/20 - 09/27 (119)
- ► 09/13 - 09/20 (137)
- ► 09/06 - 09/13 (122)
- ► 08/30 - 09/06 (117)
- ► 08/23 - 08/30 (121)
- ► 08/16 - 08/23 (87)
- ► 08/09 - 08/16 (94)
- ► 08/02 - 08/09 (139)
- ► 07/26 - 08/02 (106)
- ► 07/19 - 07/26 (152)
- ► 07/12 - 07/19 (103)
- ► 07/05 - 07/12 (128)
- ► 06/28 - 07/05 (158)
- ► 06/21 - 06/28 (112)
- ► 06/14 - 06/21 (136)
- ► 06/07 - 06/14 (111)
- ► 05/31 - 06/07 (122)
- ► 05/24 - 05/31 (131)
- ► 05/17 - 05/24 (112)
- ► 05/10 - 05/17 (97)
- ► 05/03 - 05/10 (55)
- ► 04/26 - 05/03 (28)
- ► 04/19 - 04/26 (5)
- ► 04/12 - 04/19 (12)
- ► 04/05 - 04/12 (16)
- ► 03/29 - 04/05 (48)
- ► 03/22 - 03/29 (58)
- ► 03/15 - 03/22 (30)
- ► 03/08 - 03/15 (4)
- ► 03/01 - 03/08 (17)
- ► 02/23 - 03/01 (25)
- ► 02/16 - 02/23 (27)
- ► 02/09 - 02/16 (13)
- ► 02/02 - 02/09 (36)
- ► 01/26 - 02/02 (33)
- ► 01/19 - 01/26 (16)
- ► 01/12 - 01/19 (1)
-
►
2019
(3535)
- ► 12/01 - 12/08 (22)
- ► 11/24 - 12/01 (26)
- ► 11/17 - 11/24 (48)
- ► 11/10 - 11/17 (68)
- ► 11/03 - 11/10 (125)
- ► 10/27 - 11/03 (73)
- ► 10/20 - 10/27 (82)
- ► 10/13 - 10/20 (105)
- ► 10/06 - 10/13 (23)
- ► 09/29 - 10/06 (106)
- ► 09/22 - 09/29 (79)
- ► 09/15 - 09/22 (72)
- ► 09/08 - 09/15 (63)
- ► 09/01 - 09/08 (100)
- ► 08/25 - 09/01 (38)
- ► 08/18 - 08/25 (64)
- ► 08/11 - 08/18 (70)
- ► 08/04 - 08/11 (73)
- ► 07/28 - 08/04 (113)
- ► 07/21 - 07/28 (51)
- ► 07/14 - 07/21 (68)
- ► 07/07 - 07/14 (80)
- ► 06/30 - 07/07 (103)
- ► 06/23 - 06/30 (155)
- ► 06/16 - 06/23 (59)
- ► 06/09 - 06/16 (68)
- ► 06/02 - 06/09 (65)
- ► 05/26 - 06/02 (116)
- ► 05/19 - 05/26 (65)
- ► 05/12 - 05/19 (138)
- ► 05/05 - 05/12 (99)
- ► 04/28 - 05/05 (112)
- ► 04/21 - 04/28 (114)
- ► 04/14 - 04/21 (73)
- ► 04/07 - 04/14 (88)
- ► 03/31 - 04/07 (112)
- ► 03/24 - 03/31 (98)
- ► 03/17 - 03/24 (104)
- ► 03/10 - 03/17 (79)
- ► 03/03 - 03/10 (31)
- ► 02/24 - 03/03 (56)
- ► 02/17 - 02/24 (27)
- ► 02/10 - 02/17 (26)
- ► 02/03 - 02/10 (16)
- ► 01/27 - 02/03 (48)
- ► 01/20 - 01/27 (46)
- ► 01/13 - 01/20 (46)
- ► 01/06 - 01/13 (42)
-
►
2018
(2524)
- ► 12/30 - 01/06 (44)
- ► 12/23 - 12/30 (32)
- ► 12/16 - 12/23 (15)
- ► 12/09 - 12/16 (29)
- ► 12/02 - 12/09 (21)
- ► 11/25 - 12/02 (17)
- ► 11/18 - 11/25 (37)
- ► 11/11 - 11/18 (42)
- ► 11/04 - 11/11 (64)
- ► 10/28 - 11/04 (58)
- ► 10/21 - 10/28 (63)
- ► 10/14 - 10/21 (69)
- ► 10/07 - 10/14 (23)
- ► 09/30 - 10/07 (23)
- ► 09/23 - 09/30 (11)
- ► 09/16 - 09/23 (4)
- ► 08/12 - 08/19 (27)
- ► 08/05 - 08/12 (66)
- ► 07/29 - 08/05 (59)
- ► 07/22 - 07/29 (27)
- ► 07/15 - 07/22 (101)
- ► 07/08 - 07/15 (71)
- ► 07/01 - 07/08 (30)
- ► 06/24 - 07/01 (59)
- ► 06/17 - 06/24 (90)
- ► 06/10 - 06/17 (104)
- ► 06/03 - 06/10 (108)
- ► 05/27 - 06/03 (122)
- ► 05/20 - 05/27 (101)
- ► 05/13 - 05/20 (70)
- ► 05/06 - 05/13 (71)
- ► 04/29 - 05/06 (71)
- ► 04/22 - 04/29 (74)
- ► 04/15 - 04/22 (66)
- ► 04/08 - 04/15 (103)
- ► 04/01 - 04/08 (127)
- ► 03/25 - 04/01 (87)
- ► 03/18 - 03/25 (53)
- ► 03/11 - 03/18 (54)
- ► 03/04 - 03/11 (42)
- ► 02/25 - 03/04 (44)
- ► 02/18 - 02/25 (34)
- ► 02/11 - 02/18 (12)
- ► 02/04 - 02/11 (7)
- ► 01/28 - 02/04 (14)
- ► 01/21 - 01/28 (13)
- ► 01/14 - 01/21 (30)
- ► 01/07 - 01/14 (35)
-
►
2017
(2281)
- ► 12/31 - 01/07 (10)
- ► 12/24 - 12/31 (36)
- ► 12/17 - 12/24 (35)
- ► 12/10 - 12/17 (28)
- ► 12/03 - 12/10 (31)
- ► 11/26 - 12/03 (38)
- ► 11/19 - 11/26 (34)
- ► 11/12 - 11/19 (54)
- ► 11/05 - 11/12 (36)
- ► 10/29 - 11/05 (45)
- ► 10/22 - 10/29 (48)
- ► 10/15 - 10/22 (39)
- ► 10/08 - 10/15 (40)
- ► 10/01 - 10/08 (65)
- ► 09/24 - 10/01 (39)
- ► 09/17 - 09/24 (23)
- ► 09/10 - 09/17 (42)
- ► 09/03 - 09/10 (20)
- ► 08/27 - 09/03 (40)
- ► 08/20 - 08/27 (19)
- ► 08/13 - 08/20 (31)
- ► 08/06 - 08/13 (19)
- ► 07/30 - 08/06 (40)
- ► 07/23 - 07/30 (26)
- ► 07/16 - 07/23 (21)
- ► 07/09 - 07/16 (36)
- ► 07/02 - 07/09 (25)
- ► 06/25 - 07/02 (45)
- ► 06/18 - 06/25 (51)
- ► 06/11 - 06/18 (49)
- ► 06/04 - 06/11 (61)
- ► 05/28 - 06/04 (58)
- ► 05/21 - 05/28 (84)
- ► 05/14 - 05/21 (54)
- ► 05/07 - 05/14 (72)
- ► 04/30 - 05/07 (49)
- ► 04/23 - 04/30 (51)
- ► 04/16 - 04/23 (57)
- ► 04/09 - 04/16 (107)
- ► 04/02 - 04/09 (52)
- ► 03/26 - 04/02 (56)
- ► 03/19 - 03/26 (60)
- ► 03/12 - 03/19 (21)
- ► 03/05 - 03/12 (41)
- ► 02/26 - 03/05 (24)
- ► 02/19 - 02/26 (70)
- ► 02/12 - 02/19 (42)
- ► 02/05 - 02/12 (44)
- ► 01/29 - 02/05 (33)
- ► 01/22 - 01/29 (34)
- ► 01/15 - 01/22 (54)
- ► 01/08 - 01/15 (57)
- ► 01/01 - 01/08 (35)
-
►
2016
(2712)
- ► 12/25 - 01/01 (6)
- ► 12/18 - 12/25 (46)
- ► 12/11 - 12/18 (41)
- ► 12/04 - 12/11 (27)
- ► 11/27 - 12/04 (30)
- ► 11/20 - 11/27 (41)
- ► 11/13 - 11/20 (34)
- ► 11/06 - 11/13 (86)
- ► 10/30 - 11/06 (56)
- ► 10/23 - 10/30 (15)
- ► 10/16 - 10/23 (59)
- ► 10/09 - 10/16 (44)
- ► 10/02 - 10/09 (23)
- ► 09/25 - 10/02 (36)
- ► 09/18 - 09/25 (48)
- ► 09/11 - 09/18 (39)
- ► 09/04 - 09/11 (38)
- ► 08/28 - 09/04 (50)
- ► 08/21 - 08/28 (13)
- ► 08/14 - 08/21 (33)
- ► 08/07 - 08/14 (46)
- ► 07/31 - 08/07 (29)
- ► 07/24 - 07/31 (63)
- ► 07/17 - 07/24 (42)
- ► 07/10 - 07/17 (27)
- ► 07/03 - 07/10 (50)
- ► 06/26 - 07/03 (47)
- ► 06/19 - 06/26 (33)
- ► 06/12 - 06/19 (59)
- ► 06/05 - 06/12 (95)
- ► 05/29 - 06/05 (96)
- ► 05/22 - 05/29 (55)
- ► 05/15 - 05/22 (119)
- ► 05/08 - 05/15 (126)
- ► 05/01 - 05/08 (101)
- ► 04/24 - 05/01 (73)
- ► 04/17 - 04/24 (70)
- ► 04/10 - 04/17 (90)
- ► 04/03 - 04/10 (94)
- ► 03/27 - 04/03 (115)
- ► 03/20 - 03/27 (78)
- ► 03/13 - 03/20 (58)
- ► 03/06 - 03/13 (51)
- ► 02/28 - 03/06 (48)
- ► 02/21 - 02/28 (51)
- ► 02/14 - 02/21 (37)
- ► 02/07 - 02/14 (39)
- ► 01/31 - 02/07 (42)
- ► 01/24 - 01/31 (21)
- ► 01/17 - 01/24 (37)
- ► 01/10 - 01/17 (39)
- ► 01/03 - 01/10 (16)
-
►
2015
(594)
- ► 12/27 - 01/03 (16)
- ► 12/20 - 12/27 (12)
- ► 12/13 - 12/20 (12)
- ► 12/06 - 12/13 (22)
- ► 11/29 - 12/06 (15)
- ► 11/22 - 11/29 (5)
- ► 11/15 - 11/22 (4)
- ► 11/08 - 11/15 (1)
- ► 11/01 - 11/08 (2)
- ► 10/25 - 11/01 (3)
- ► 10/18 - 10/25 (20)
- ► 10/11 - 10/18 (3)
- ► 10/04 - 10/11 (32)
- ► 09/27 - 10/04 (12)
- ► 09/20 - 09/27 (11)
- ► 09/13 - 09/20 (14)
- ► 09/06 - 09/13 (7)
- ► 08/30 - 09/06 (12)
- ► 08/23 - 08/30 (32)
- ► 08/16 - 08/23 (15)
- ► 08/09 - 08/16 (8)
- ► 08/02 - 08/09 (18)
- ► 07/26 - 08/02 (3)
- ► 07/19 - 07/26 (3)
- ► 06/07 - 06/14 (6)
- ► 05/31 - 06/07 (8)
- ► 05/24 - 05/31 (4)
- ► 05/17 - 05/24 (5)
- ► 05/10 - 05/17 (16)
- ► 05/03 - 05/10 (17)
- ► 04/26 - 05/03 (40)
- ► 04/19 - 04/26 (27)
- ► 04/12 - 04/19 (2)
- ► 04/05 - 04/12 (61)
- ► 03/29 - 04/05 (44)
- ► 03/22 - 03/29 (38)
- ► 03/15 - 03/22 (11)
- ► 03/08 - 03/15 (13)
- ► 03/01 - 03/08 (2)
- ► 02/15 - 02/22 (3)
- ► 02/08 - 02/15 (3)
- ► 01/25 - 02/01 (5)
- ► 01/18 - 01/25 (7)
-
►
2014
(552)
- ► 12/28 - 01/04 (3)
- ► 12/21 - 12/28 (1)
- ► 12/14 - 12/21 (1)
- ► 11/30 - 12/07 (2)
- ► 11/02 - 11/09 (5)
- ► 10/26 - 11/02 (4)
- ► 10/12 - 10/19 (3)
- ► 10/05 - 10/12 (16)
- ► 09/28 - 10/05 (12)
- ► 08/31 - 09/07 (13)
- ► 08/24 - 08/31 (10)
- ► 08/10 - 08/17 (17)
- ► 08/03 - 08/10 (5)
- ► 07/27 - 08/03 (4)
- ► 07/20 - 07/27 (33)
- ► 07/13 - 07/20 (15)
- ► 07/06 - 07/13 (18)
- ► 06/29 - 07/06 (32)
- ► 06/22 - 06/29 (48)
- ► 06/15 - 06/22 (33)
- ► 06/08 - 06/15 (44)
- ► 06/01 - 06/08 (43)
- ► 05/25 - 06/01 (20)
- ► 05/18 - 05/25 (24)
- ► 05/11 - 05/18 (10)
- ► 05/04 - 05/11 (18)
- ► 04/27 - 05/04 (17)
- ► 04/20 - 04/27 (9)
- ► 04/13 - 04/20 (16)
- ► 04/06 - 04/13 (8)
- ► 03/02 - 03/09 (1)
- ► 02/23 - 03/02 (8)
- ► 02/16 - 02/23 (17)
- ► 02/09 - 02/16 (14)
- ► 01/26 - 02/02 (5)
- ► 01/19 - 01/26 (4)
- ► 01/12 - 01/19 (17)
- ► 01/05 - 01/12 (2)
-
►
2013
(1526)
- ► 12/29 - 01/05 (10)
- ► 12/22 - 12/29 (8)
- ► 12/15 - 12/22 (45)
- ► 12/08 - 12/15 (17)
- ► 12/01 - 12/08 (21)
- ► 11/24 - 12/01 (29)
- ► 11/17 - 11/24 (14)
- ► 11/10 - 11/17 (8)
- ► 11/03 - 11/10 (10)
- ► 10/27 - 11/03 (21)
- ► 10/20 - 10/27 (17)
- ► 10/13 - 10/20 (12)
- ► 10/06 - 10/13 (13)
- ► 09/29 - 10/06 (6)
- ► 09/22 - 09/29 (30)
- ► 09/15 - 09/22 (9)
- ► 09/08 - 09/15 (19)
- ► 09/01 - 09/08 (28)
- ► 08/25 - 09/01 (41)
- ► 08/18 - 08/25 (28)
- ► 08/11 - 08/18 (15)
- ► 08/04 - 08/11 (13)
- ► 07/28 - 08/04 (16)
- ► 07/21 - 07/28 (12)
- ► 07/14 - 07/21 (1)
- ► 07/07 - 07/14 (2)
- ► 06/30 - 07/07 (6)
- ► 06/23 - 06/30 (15)
- ► 06/16 - 06/23 (34)
- ► 06/09 - 06/16 (22)
- ► 06/02 - 06/09 (30)
- ► 05/26 - 06/02 (25)
- ► 05/19 - 05/26 (30)
- ► 05/12 - 05/19 (17)
- ► 05/05 - 05/12 (53)
- ► 04/28 - 05/05 (31)
- ► 04/21 - 04/28 (94)
- ► 04/14 - 04/21 (38)
- ► 04/07 - 04/14 (25)
- ► 03/31 - 04/07 (56)
- ► 03/24 - 03/31 (61)
- ► 03/17 - 03/24 (51)
- ► 03/10 - 03/17 (21)
- ► 03/03 - 03/10 (34)
- ► 02/24 - 03/03 (59)
- ► 02/17 - 02/24 (57)
- ► 02/10 - 02/17 (39)
- ► 02/03 - 02/10 (56)
- ► 01/27 - 02/03 (44)
- ► 01/20 - 01/27 (67)
- ► 01/13 - 01/20 (62)
- ► 01/06 - 01/13 (54)
-
►
2012
(1758)
- ► 12/30 - 01/06 (47)
- ► 12/23 - 12/30 (45)
- ► 12/16 - 12/23 (75)
- ► 12/09 - 12/16 (100)
- ► 12/02 - 12/09 (94)
- ► 11/25 - 12/02 (59)
- ► 11/18 - 11/25 (107)
- ► 11/11 - 11/18 (36)
- ► 11/04 - 11/11 (25)
- ► 10/28 - 11/04 (3)
- ► 10/21 - 10/28 (7)
- ► 05/20 - 05/27 (11)
- ► 05/13 - 05/20 (25)
- ► 05/06 - 05/13 (20)
- ► 04/29 - 05/06 (30)
- ► 04/22 - 04/29 (39)
- ► 04/15 - 04/22 (24)
- ► 04/08 - 04/15 (13)
- ► 04/01 - 04/08 (22)
- ► 03/25 - 04/01 (44)
- ► 03/18 - 03/25 (109)
- ► 03/11 - 03/18 (18)
- ► 03/04 - 03/11 (26)
- ► 02/26 - 03/04 (22)
- ► 02/19 - 02/26 (35)
- ► 02/12 - 02/19 (50)
- ► 02/05 - 02/12 (76)
- ► 01/29 - 02/05 (246)
- ► 01/22 - 01/29 (281)
- ► 01/15 - 01/22 (33)
- ► 01/08 - 01/15 (27)
- ► 01/01 - 01/08 (9)
-
►
2011
(1349)
- ► 12/25 - 01/01 (30)
- ► 12/18 - 12/25 (21)
- ► 12/11 - 12/18 (33)
- ► 12/04 - 12/11 (25)
- ► 11/27 - 12/04 (24)
- ► 11/20 - 11/27 (32)
- ► 11/13 - 11/20 (14)
- ► 11/06 - 11/13 (6)
- ► 10/30 - 11/06 (14)
- ► 10/23 - 10/30 (12)
- ► 10/16 - 10/23 (23)
- ► 10/09 - 10/16 (23)
- ► 10/02 - 10/09 (25)
- ► 09/25 - 10/02 (31)
- ► 09/18 - 09/25 (47)
- ► 09/11 - 09/18 (8)
- ► 09/04 - 09/11 (23)
- ► 08/28 - 09/04 (32)
- ► 08/21 - 08/28 (51)
- ► 08/14 - 08/21 (15)
- ► 08/07 - 08/14 (22)
- ► 07/31 - 08/07 (28)
- ► 07/24 - 07/31 (31)
- ► 07/17 - 07/24 (6)
- ► 07/10 - 07/17 (65)
- ► 07/03 - 07/10 (89)
- ► 06/26 - 07/03 (149)
- ► 06/19 - 06/26 (61)
- ► 06/12 - 06/19 (81)
- ► 06/05 - 06/12 (67)
- ► 05/29 - 06/05 (46)
- ► 05/22 - 05/29 (40)
- ► 05/15 - 05/22 (55)
- ► 05/08 - 05/15 (18)
- ► 05/01 - 05/08 (25)
- ► 04/24 - 05/01 (26)
- ► 04/17 - 04/24 (19)
- ► 04/10 - 04/17 (19)
- ► 04/03 - 04/10 (7)
- ► 03/27 - 04/03 (3)
- ► 03/13 - 03/20 (3)
-
OS LESA-PÁTRIA! Cada dia que passa os vassalos de Trump se revelam mais antipatriotas. É Eduardo Bolsonaro, o deputado homiziado nos EUA, ...
-
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por ADM Bruno Afonso Ferreira (@janjaprimeiradama)
-
Leonardo Trevisan: Trump rompeu relação produtiva entre Brasil e Estados Unidos de duzentos anos
-
@afanadordejoias Hugonaoseimporta respondendo a Globo #CONGRESSOINIMIGOPOVO #taxaçãodossuperricos #hugomottainimigodopovo ♬ som orig...
-
Trump anuncia tarifas de 50% ao país 09/07/2025 | 19h04 O presidente dos Estados Unidos , Donald Trump, elevou a tensão diplomática c...